terça-feira, 4 de janeiro de 2011

UFO's TRABALHOS NÃO ACABADOS

De volta ao blogworld. 
Puxa, levei um tempo depois das festas prá engrenar e o Ano Novo já tem 4 dias!


Final / Início de ano é sempre época de balanço geral, e de planejamento.
Andei verificando meu baú de UFO's e até arrepiei. 


Em 2011 quero começar, fazer e terminar novos trabalhos, mas também quero conseguir um tempo para dar andamento e  terminar alguns dos trabalhos que comecei e que foram encostados ao longo dos anos. 


Por enquanto tenho a esperança de ter 361 dias para realizar muitas coisas. Planos não faltam.


Encontrei 23 trabalhos, de ponto cruz e patchwork, não terminados. Será necessário conseguir terminar pelo menos 2 por mês para equilibrar a balança.  Ai-ai,  será? Não! Pois sei que não  vou conseguir ficar sem  começar novos trabalhos, a tendência é a relação de UFO's aumentar. 


Mas preciso e quero dar um jeito nisto. Chega de acumular coisas inacabadas!
Vamos ver como vou me sair ao longo do ano LIMPANDO meu baú de UFO's.


Por favor me desejem boa sorte! 

A própósito, recebi um email com um texto longo e interessante:



GERENCIE SUA MENTE E VIVA MELHOR         
Autor: Nelson Tanuma               www.nelsontanuma.com.br          


Se ao longo da sua vida você teve  por hábito acumular tarefas inacabadas, juntar papelada inútil em suas gavetas, atulhar sua mesa de trabalho, com projetos que foram abandonados e guarda magoas por problemas de relacionamento interpessoal mal resolvidos, eu diria que você tem sérios problemas relacionados ao acúmulo de lixo mental.

          Saiba que os compromissos não concluídos consomem nossa energia mental, a qual poderia ser usada de forma útil e produtiva através da administração correta da mente, começando pela faxina mental.

          Ao ignorarmos o acúmulo de pequenas pendências acabamos por ter que lidar constantemente com muitos pequenos incêndios que geram crises constantes, que nos sobrecarregam de tarefas a realizar, e que nos transformam em ansiosos crônicos, com preocupação orientada para as incertezas futuras.

          Posso dizer que eu também ainda não consegui me livrar totalmente desse mal, já que estamos no final de 2010, e percebo que acumulei bastante sujeira em minha mente; sendo assim, é chegada a hora de eu por mãos-a-obra  e limpar a minha mente, finalizando, imediatamente, as tarefas pendentes mais urgentes e importantes.

          Todo final de ano, costumamos prometer para nós mesmos, que no próximo ano tudo será diferente, que entraremos na academia para modelar nosso corpo, que nossa alimentação será mais saudável, que seremos capazes de manter nosso controle emocional diante de clientes desagradáveis, colegas chatos, subordinados reativos e sem comprometimento, além dos chefes autoritários e prepotentes,  entretanto, entra ano, sai ano,  e as coisas continuam quase do mesmo jeito, percebemos que pouca coisa mudou, e o pior de tudo, é que quando não conseguimos cumprir os acordos que firmamos com nós mesmos, o estresse aparece.

          A tudo que resistimos persiste. É importante que tenhamos uma idéia clara acerca de quais sejam as nossas prioridades. O momento é agora! Sejamos, pois, generosos para com o futuro dando o melhor de nos no momento presente, e tudo ficará cada vez mais fácil e  melhor em nossas vidas.

          Aos invés de nos preocuparmos apenas em administrar o tempo, é  melhor que comecemos a gerenciar nossa mente, e ocupar nosso precioso tempo nos policiando em relação aos nossos pensamentos, palavras e ações.

         As pessoas ficam esgotadas pelos seguintes motivos:
        - desperdício de energia, pela falta de iniciativa em fazer as coisas acontecerem através de comportamento proativo;
        - pelo excesso de tarefas inconcluidas;
        - falta de organização de lembretes de assuntos pendentes;
         - por deixarem de fazer um inventario completo em relação à hierarquia de relevância de seus objetivos e compromissos.

         Ao me perguntar: Qual a relevância do meu trabalho para os mim e para as pessoas que me são importantes, e  também para a sociedade? O que mais importa para mim? Porque eu estou neste planeta? Qual meu propósito de vida?

          Eu começaria respondendo que a produtividade em meu trabalho é algo importante na medida em que consigo produzir mais com menos esforço, para assim, tornar-me um elemento útil  para a sociedade.

          Já, a motivação para o trabalho tende a aumentar, na medida em que aquilo que fazemos esteja alinhado com nossos valores e objetivos de vida. Tudo tende a melhorar na medida em que gostamos do que fazemos.

          Parece-nos que a “vida de verdade”, esta sempre prestes a começar, e os obstáculos que aparecem a todo instante, cria em nós a ilusão de que as coisas ainda não aconteceram, que a nossa hora ainda não chegou, porque teria algo importante  ainda por acontecer,  por haverem tarefas que ainda não foram finalizadas, ou até por existirem dividas que não foram pagas.

          Para que consigamos ter uma visão mais límpida em relação ao nosso desenvolvimento profissional e crescimento como ser humano, precisamos comecar limpando nosso quarto de bagunças, local onde quardamos as coisas que um dia fizeram parte de nossas vidas e de nossos familiares, já que as bagunça no nosso espaço físico tem reflexos em nosso mundo mental.

         Precisamos criar estratégias de desenvolvimento, pois, de nada adianta você ter um planejamento estratégico de vida e trabalho magnificos, se você não consegue sequer, limpar a edícula da sua casa ou o depósito da sua empresa.

          A administração saudável de sua mente abrirá espaço para a criatividade que é o fator primordial para a quebra de paradigmas paralisantes. Devemos  usar nossa inteligência emocional para conseguirmos manter relações humanas harmoniosas e salutares, para termos mais tempo livre com nossa família e amigos,  enfim, para podermos ter melhor qualidade de vida, com menos  ansiedade e estresse.

7 comentários :

  1. Oi Ivani, desejo que tenha uma ótima produtividade e que finalmente consiga acabar com os UFO's. Adorei o texto. Estou mesmo precisando fazer essa faxina mental.
    Mas antes, como fala no texto, preciso fazer uma limpeza no meu quarto de bagunça, tirando o que é desnecessário e organizar meus UFO's também para que tenha ânimo de terminá-los.
    Vou ver se no final de semana consigo fazer uma faxina na casa (faxina de jogar fora mesmo e doar coisas acumuladas) e organizar minhas coisas para enfim começar o ano com objetivos mais claros.
    Bjoka e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida amiga! Bons ventos traga esse novo ano, para que nós possamos acabar com os UFO'S, que eu tbem os tenho!
    Hoje pela manhã eu estava pensando no assunto, então vou rezar para que nós duas possamos nos livrar das caixas kkkkkkkk
    Beijos para todos
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. amei!

    preciso aprender a gerenciar a minha mente mesmo!

    bjs

    Marli

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivani, parabéns pelo blog.
    Me mande um e-mail no nanidlb@gmail.com pra eu pedir os dados necessários a você pra receber as revistas Mococa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivani, tudo bem com você? Obrigada pela visita e recadinho. Olha, esse texto que você postou é muito bom, já repassei pro grupo e as meninas adoraram, é muito oportuno. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ah Ivani...da uma foitografada nesses ufos ai! Fiquei curiosa que só! kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Pois é amiga, creio que todos nós temos coisas para serem colocadas em dia, muito bom o texto. Que em 2011 consigamos terminar pelo menos umas das coisas paradas a tempos.
    O que mais vier será lucro...hehehe
    Beijos no coração

    ResponderExcluir

Que bom que você vai deixar um comentário.
Seus comentários me incentivam e me fazem feliz.
É bom receber sua visita.
Obrigada!
Your comnents makes me happy. Thanks.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...