sexta-feira, 9 de setembro de 2011

APROVEITAMENTO DE RETALHOS

Toda pessoa envolvida com o patchwork ama tecidos, guarda seus tecidos como se fossem jóias raras e sempre está de olho em uma estampa diferente. 
Compramos e guardamos muitas vezes sem nem ter algum projeto específico para usá-lo, logicamente um dia iremos precisar dele e ele estará lá, a nossa disposição. (rsrs)
Quanto mais longe estamos dos grandes centros urbanos onde o comércio oferece uma grande variedade de opções então a coisa aperta. Tudo bem que podemos comprar tecido pela internet, mas nada se compara ao prazer de entrar em uma loja enorme cheia de tecidos e que ainda ofereça um preço super convidativo.
Uma das maneiras de controlar essa ansia, esse desejo de comprar cada vez mais tecidos é aproveitando as pequenas sobras de outros trabalhos. 
Afinal, nada pode ser desperdiçado. E com o tempo fui aprendendo a valorizar retalhos mínimos que, quando inicie no patch, simplesmente eram descartados...que pecado! De um tempo prá cá comecei a guardar todos em saquinhos plásticos, separados por cor.
Agora sei que pequenos retalhos poderão ser de grande utilidade em trabalhos de aplicação, foundation, tiras e pedaços maiores poderão ser usados em diversos outros trabalhos.
Brincando com retalhos bem pequenos,  fiz estas duas necessaires com a técnica do "Quilt as you Go", que consiste em ir costurando os retalhos, como se fosse um trabalho em Foundation, mas no lugar do tecido de base, o trabalho é feito já com a manta e o tecido do forro. 
Depois,  para dar um ar de "Crazy Quilt", escolhi um ponto decorativo da máquina e passei sobre a costura de união dos tecidos.
Uma delícia de fazer! O resultado foi este:
Vale ou não vale a pena guardar todos os retalhinhos?

9 comentários:

Unknown disse...

Vale a pena sim!!!
Ficaram lindos Ivani! Parabéns!
bjs

AnaCristina disse...

ivani do ceu!!! que coisa mais linda o seu trabalho!!! babo de inveja, da boa e da ruim rsrsrsr de quem sabe costurar!! minha vontade de costurar ainda é menor que o medo da maquina!! mas um dia chego la!! bjo

Chari disse...

Hola IVANI, te han quedado preciosos esos bolsitos y además me gusta eso de reciclar las telitas y poder aprovechar los trocitos. bss

Mari Albuquerque disse...

Adorei, Ivani!
O zipper com joaninha, então, deu um look todo especial na necessaire verde. Parece um gramado.
Bjs carinhosos,
Mari

Ateliê da Marina disse...

Ivani,

Que trabalho lindo, adorei!
E aproveitando tudo, melhor ainda!

bj
Marina

Mamy Arteira disse...

Ivani que fofas! Criativas. Adorei. Realmente nada se compara a gente entrar numa loja e sentir o cheirinhos dos tecidos!Bjo

Anônimo disse...

Lindas as necessaires, e o seu trabalho deixou mais lindo ainda, a escolha dos tecidos,colocação ,e os pontos, parabens.
bjcas, com carinho
Tecris

Nice disse...

Adorei!!! Ficaram lindas. Beijos, Nice

Beka&Yel disse...

Ficou lindo mesmo preciso aprender também parabéns.bjos
http://becaeyel.blogspot.com/