segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BLOCOS DE PATCHWORK A 4 MÃOS

Alguns acolchoados das crianças de 2012, do Love Quilts Brasil já estão sendo preparados, uma vez que pudemos apresentá-las  com o acolchoado fechado para inscrições por termos blocos bordados com o tema solicitado.  E quando temos jogos de blocos de patch que possam ser usados melhor ainda. Nessa fase verificamos os tecidos disponíveis também para as bordas e forro e que permitam a composição de um conjunto harmonioso.






No caso do Rodrigo, tínhamos blocos bordados e em patch perfeitamente de acordo. A voluntária Maria Apparecida foi muito feliz na escolha dos tecidos e no tipo de bloco. Os 13 blocos de patch que ela enviou caíram como uma luva para o tema do acolchoado do Rodrigo.







Entretanto os blocos precisariam ser refilados e notei que após fazer isso eles ficariam com menos de 30cm. 
Foi preciso então decidir...ou descartava a utilização desse jogo de blocos ou teria que dar um jeito. 
Para o Love Quilts Brasil o ideal é ter blocos que antes de serem costurados no acolchoado meçam 
31,5 X 31,5cm e que então resultem num bloco com 30cm.  
Eu não gosto de mexer nos trabalhos das voluntárias, (já fiz isso algumas vezes, embora não me sinta confortável, pois as voluntárias poderão não gostar ou não entender) mas esse jogo de patch era o ideal para este acolchoado, esta era a melhor opção, então o jeito foi "colocar a mão na massa". 

Colocar uma moldura nos 4 lados, seria uma solução fácil, só a moldura teria que ser estreita ou os blocos originais teriam que ter seus tamanhos drasticamente reduzidos, assim optei  por colocar apenas em 2 dos lados (inferior e lado direito)

Pesquisei nas sobras de tecidos o que poderia ser usado e encontrei alguns retalhos do tecido quadriculado branco e preto que lembra a bandeira utilizada nas corridas de F-1, e que havia sido utilizado anos atrás na montagem do acolchoado do Natanael em 2005, como os retalhos eram realmente pequenos, não eram suficientes para fazer as faixas da moldura, o jeito seria usar um pequeno quadrado e um outro tecido para as molduras horizontal e vertical. Como não tinha aqui tecido azul no tom exato aos dos blocos de patch nem no tom do tecido que será usado nas bordas do acolchoado, acabei escolhendo um tecido, neutro, tontom manchadinho, vermelho.

Fiz o seguinte:
1. blocos originais foram cortados com 26.5 X 26.5cm
2. tecido quadriculado cortado com 6.5 X 6,5cm
3. tecido vermelho cortado com 6,5 X 26.5cm
resultado:

Ficou interessante, não ficou? Espero que a voluntária Maria Apparecida aprove e que o Rodrigo goste. Logo mais o acolchoado dele já estará seguindo para preparação/confecção e em breve esperamos ver um lindo sorriso no rostinho dele, no momento da entrega.
Para termos uma idéia de como o acolchoado do Rodrigo ficará, aqui está o lay-out da montagem do topo central, com os blocos no meu Design Wall:


6 comentários:

Cantinho da Aracy disse...

Ficou mesmo interessante Ivani, curti bastante, parabéns!!!
Beijos no coração

AnaCristina disse...

ivani do ceu!!! eu to babando no acolchoado!! ta MARAAVILHOOSO!!! minha mãe tambem AMOU! quando enviarmos algo que for preciso mexer nao tem problema...pedimos desculpas por ter te dado serviço extra rsrsrs medimos e medimos mas como nao tinhamos experiencia em patch acho que nao entendemos muito bem! mas ainda bem que voce salvou os tecidos e ele poderao ser usados!...essa é a boa noticia....a nao boa é que enviamos o que sobrou e voce vai ter mais serviço extra rsrsr

Jussara Machado disse...

Pois é, às vezes o errado dá mais certo do que poderíamos imaginar.
Essa "arrumação" ficou simplesmente linda!
Parabéns!
Beijos
Ju

Unknown disse...

Bem legal! E que criatividade! Parabens! Ficou otimo!
bjs

Nice disse...

Ficou lindo Ivani! Beijos, Nice

artes e arteirices disse...

que lindo que ficou..
bjs