sábado, 17 de dezembro de 2011

CHRISTMAS STOCKINGS - Meias de Natal

Dois UFOs  sairam do bau! Eba!!!

Há alguns anos atrás bordei alguns barradinhos para fazer enfeites de Natal. 
Trabalhos da revista Cross-Stitch CHRISTMAS de 1991. 
Aliás tenho que contar um detalhe, foi essa revista que realmente fez com que eu me apaixonasse por Ponto Cruz. Embora eu já bordasse, sentia que faltava alguma coisa, os gráficos até então me pareciam muito simplórios.  
Na época os filhos eram pequenos, na verdade, a Dani ainda era uma bebe, eu quase não mexia com a máquina de costura  e os barradinhos ficaram guardados para um dia  eu montar as mini meias.
Esta semana arrumando meus tecidinhos encontrei um pré estampado  com meias de Natal, fui procurar os barradinhos e num piscar de olhos os enfeites  ficaram prontos.
Tudo bem que os filhos não são mais crianças, mas como sempre coloco as meias na lareira este ano finalmente temos 4.
Fiz um dos lados com aproveitamento de retalhos de tecidos de Natal, que sobraram dos blocos Xmas String Blocks, que comecei a fazer em 2007 e sobre os quais já comentei nesta postagem: 1º Quiltathon
Na montagem não usei manta acrílica apenas um tecido de forro e fui costurando os retalhinhos com a técnica Foundation. 
Para o Danilo coloquei um retalho com tecido de estampa de notas musicais na continuação do barrado e para a Daniela um tecido com estrelas vermelhas.
Pendurei na lareira com o nome deles virado para trás para ser uma surpresa quando eles verem.
Como foram acampar, não sei qual vai ser a reação deles, mas acho que vão gostar. 
Dentro escrevi com canetinha de tinta permanente:
Natal ' 2011 - Feito com Amor por Ivani
E assim unindo Ponto Cruz com Patchwork estou terminando o ano com 2 UFO's a menos no baú e achei que o resultado ficou muito legal. Gostaram?

Sobre as meias de Natal: conta a lenda que em Patras, cidade onde nasceu São Nicolau, havia três irmãs cujo pai não possuía dote para casar as filhas. O pai, então,  decidiu, segundo o costume da época, vendê-las à medida que chegava a idade de casá-las. São Nicolau ficou sabendo do que acontecia e, de noite, aproximou-se às escondidas da janela da cozinha da casa onde morava a família,  e vendo uma meia pendurada a secar junto à lareira sob a chaminé, jogou dentro uma bolsa cheia de moedas de ouro. A mesma coisa fez com a segunda moça. O pai, admirado, quis descobrir o que estava acontecendo, e, quando chegou a vez da terceira filha, ficou espiando durante toda a noite. Dessa maneira reconheceu o bispo Nicolau e contou a todo o mundo sobre sua generosidade. 
Esta lenda deu origem à  fama de ser  São Nicolau o Papai Noel.
A tradição de colocar os sapatinhos na janela ou pendurar as meias próximo a lareira parece ter começado na Holanda e Portugal e se espalhado por toda Europa, embora seja  tradição nos Estados Unidos desde o início do século19. E hoje é costume em muitos países ao redor do mundo usar  o ornamento,  que deverá ser preenchido na noite de Natal com pequenos presentes. 

12 comentários:

Eliete disse...

Lindas as meias Ivani! aqui tb são 4 pessoas e eu com uma meia na lareira ... quem sabe no próximo Natal eu consiga fazer mais 3. Coloquei uma bem grandinha "como coração de mãe" "dá para todos..sempre tem um lugarzinho" O tempo passa .. os filhos crescem ... mas para nós sempre serão "as crianças" e eles vão gostar com certeza. tenha uma ótima semana abraços Eliete (blogdalelete.blogspot.com)

AnaCristina disse...

adorei!

Blog da Leda disse...

Ah! Ivani!! Voce tem meu sonho de consumo "uma lareira" hehehehe!!! quem sabe um dia eu terei netos e meus filhos morem em uma casa com lareira né?? Tudo isso prá te dizer que as meias ficaram lindas hehehe!! beijão

Jussara Machado disse...

Ivani,
eu adorei as meinhas, e a história (eu não conhecia) muito linda!
Beijos
Jussara

Cantinho da Aracy disse...

Ah! Gostei demais, ficaram fofas, mimosas e feitas com seu carinho especial, tudo de bom!!!
Se achar mais algum barradinho e quiser fazer com meu nome eu aceito viu??? rsrsrsrs
Amiga, parabéns por seus trabalhos, obrigada por seu carinho, amizade e acolhida aí em Caldas.
Um Feliz Natal e um 2012 de bênçãos sobre a sua vida e família
Beijos no coração

Mami Potato disse...

Lindas suas meias natalinas, depois de tanto tempo deve ser muito prazeroso terminar um trabalho assim!! Com certeza as "crianças" vão gostar!!!
Baci

PatSloan disse...

Thank you for reading my art saves story!

Unknown disse...

Adorei as meias, acho que os filhotes vao adorar a surpresa (quando eles chegam?) e fiquei mais feliz ainda pq vc ja deu cabo de mais uns ufos!!!! So noticia boa!!!!
bjocas

Mamy Arteira disse...

Ivani que lindo post! Adorei também as meias!
Grande beijo

Anônimo disse...

As meias estão lindas, como tudo o que você faz. Adorei a história. Tb não conhecia. bjs. Elaine Biajo

MARLI RAMIRES disse...

que lindasssss!


adoro essas meias!

já fiz até de pintura country,

mas em tecido ficou mara!

beijus

ATELIÊ BY DOCE CAPRICHO disse...

lindasssss.