sábado, 29 de outubro de 2011

BOLO DE AIPIM

O bolo de hoje é super fácil de fazer. 
Atendendo ao pedido do Marido, que adora e é um formigão,  hoje foi dia de  


BOLO DE AIPIM


3 ovos
50grs de coco ralado
2 colheres de manteiga
300ml de leite frio
1 embalagem de mistura para bolo Renata, sabor Aipim






Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes.
Bata por 4 minutos na batedeira.
Pre aqueça o forno a 180°C por 10 minutos.
Coloque em forma untada com manteiga e enfarinhada.











Para quem não conhece a marca, a mistura que usei é está aqui:







E o bolo ficou molhadinho,  muito bom e  com sorvete de chocolate ficou...hummmmm delicioso!



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

APPEB - BRASILIA

Compartilho com vocês reportagem feita pelo SBT - Brasilia em 10 - Outubro - 2011 sobre a APPEB - Associação dos Parentes e Portadores de Epidermólise Bolhosa .


Todas as crianças que aparecem na reportagem: Fernanda, Thaís, Daniel, Elenilde e João foram apresentadas no projeto Love Quilts Brasil em 2010, e receberam lindos Acolchoados de Amor, preparados com muito carinho para elas, a entrega aconteceu em uma tarde muito especial e comovente de  Fevereiro de 2011, no HUB (Hospital Universitário de Brasilia) 


Para a Anna Carolina montamos um acolchoado especial, de borboletas roxas que foi entregue  em 2011.


Veja também: Marcha pela Saúde


Uma grande lição de vida!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

RESULTADO DA ENQUETE

Primeiramente gostaria de agradecer a todas as pessoas que participaram da enquete QUAL  LAY-OUT ? (Referente a mensagem do dia 17 de Outubro.) Imaginei que mais voluntárias participariam, mas fico feliz que 31 pessoas, voluntárias ou não, responderam a pesquisa.


As opções para a montagem do Acolchoado da Maria Charliane eram:
E com 64% dos votos o Lay-Out escolhido foi o Nr. 4:
Prometi para  vocês, que após o encerramento da votação eu iria contar  qual era o meu preferido, então, lá vai... eu gostei mais do Lay-Out Nr. 3 (embora eu não tenha votado, já que o que interessava era receber a opinião de vocês). Caso eu não tivesse feito a pesquisa o acolchoado seria montado com ele.


Achei interessante receber os comentários e a opinião de vocês. É uma maneira de todas poderem participar também desta fase do planejamento da confecção do acolchoado.


Então agora mostro a vocês, todos os blocos no Design Wall:
Espero que tenham gostado de participar e principalmente que a Maria Charliane curta muito este acolchoado que será montado para ela com muito carinho e com a união de muitos pontinhos e muitas participações.
Mais uma vez obrigada a todos.

sábado, 22 de outubro de 2011

BOLO DE MAÇÃ

Hoje é Sábado. 
Sábado é dia de bolo!
E o bolo de hoje  é um dos bolos que minha mãe mais frequentemente  fazia quando eu era pequena.


BOLO DE MAÇÃ
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de maisena
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
1 colher (chá) de canela em pó
1 maçã fatiada


Modo de Fazer:


Bater bem a manteiga, o açúcar e as gemas.
Juntar, intercaladamente, a farinha peneirada, com o fermento e a maisena, com o leite.
Por ultimo juntar as claras em neve.
Colocar em uma forma com furo no meio.
Polvilhar as fatias de maçã com a canela e distribuí-las sobre a massa do bolo.
Levar a assar em forma untada e polvilhada com farinha.


Mesmo com as maçãs tendo escorregado para o fundo da forma, ficou muito saboroso e ainda  deixou um aroma delicioso na cozinha.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PONTO CRUZ E PATCHWORK


Esta semana estive trabalhando dando continuidade ao planejamento da apresentação das crianças de 2012 inscritas no LOVE QUILTS BRASIL. Algumas já foram apresentadas no site, e estamos com todo o material para apresentação das crianças  pronto. Logo-logo vocês irão conhecê-las  A Claudia Larosa tem sido uma voluntária dedicada e eficiente,  todas as atualizações do site tem sido feito por ela há já alguns anos. 

Sempre que temos blocos bordados em ponto cruz suficientes para atender a solicitação das crianças, elas são apresentadas com o acolchoado fechado para inscrições. Dessa forma a montagem do acolchoado é agilizada e as crianças recebem o acolchoado mais rapidamente, e isso é muito bom!

Outra etapa é a definição do lay-out de alguns acolchoados, quanto a utilização de qual jogo de blocos de patch e quais tecidos (cor e estampa) usar nas bordas e forro de cada um deles, além disso temos o bloco de assinatura  com o nome da criança que também precisa ser completado ou bordado. Fiquei varias horas esta semana estudando e decidindo sobre isto para vários acolchoados. 

Depois de vários meses sem pegar na agulha, para bordar,  bordei o nome nestes 3 blocos de assinatura:

Sinto tanta falta de bordar... ah como é gostoso passar um tempinho sentada na varanda e admirando a natureza, ouvindo os passarinhos cantando e bordando... que coisa boa! 

Algumas vezes não  temos blocos de patch que combinem com o tema solicitado pela criança, então nesses casos, será necessário montá-los.
Era o caso do acolchoado do ANDREI BRIENNE então o jeito era começar a estudar as possibilidades.

Como temos uma pequena sobra de tecido com estampa de bolas de futebol nas cores preto e branco, pensei em usá-lo.
Peguei todas as outras sobrinhas de tecidos preto e também do branco e até decidi o que ficaria legal, pensei em fazer um bloco Snowball, parecido com o que fiz para a almofada do Kauê em 2010, porem com a bola em listras de tecido preto e preto com branco colocando no centro o tecido com estampa de bolas, mas ai não havia tecidos brancos idênticos suficientes para completar um jogo...oh tristeza...ficaria tão legal... fui obrigada a descartar essa possibilidade.


Dai lembrei de uns retalhos que certa vez foram doados  ao projeto. Comecei a brincar com os tecidos de bolinhas pretas no branco e bolinhas brancas no preto. 
São retalhos irregulares, alguns quadrados outros retangulares e outros ainda de forma indefinida, e todos cortados com aquela tesoura de picote zig-zag.

Comecei juntando 2 a 2 e depois fiz um Four patch com eles, mas acabei caindo no mesmo problema anterior, faltaria tecidos idênticos para fazer as bordas desse Four Patch... e nem montando um Four Patch duplo daria.

Contei mais retalhinhos e como a quantidade seria suficiente decidi que a melhor modo para aproveitá-los seria realmente fazendo um Nine-Patch com algum tipo de moldura.

Enquanto ia unindo estes pequenos retalhos fiquei pensando no trabalho que as primeiras artesãs na arte de unir retalhos tiveram. Hoje em dia é muito mais prático. Cortamos tecidos inteiros usando régua, tapete de corte e cortador circular, mas as pioneiras fizeram trabalhos maravilhosos unindo retalhinhos e muitos foram costurados a mão. Tirei meu chapéu para elas. Levei pelo menos o dobro do tempo para conseguir montar os blocos depois de tudo definido em relação a montagem em sí.  

Acredito que tenha valido a pena. Retalhos foram aproveitados e o bloco me parece bem interessante. Concordam?

Para o acolchoado do ANDREI BRIENNE, mais esta etapa pronta! Agora é torcer para que ele curta muito o Acolchoado de Amor que será montado para ele. O resultado final saberemos quando a entrega do acolchoado dele for feita.

LEMBRETE - aproveito para lembrar que até o próximo domingo dia 23  está aberta a enquete para escolha de um lay-out para o Acolchoado de Amor da MARIA CHARLIANE. Se você ainda não votou, vote. A enquete estará disponível,  até às 18:00hs. Saiba mais sobre isto lendo a postagem 
de 17-Outubro-2011 Dê sua opinião!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SAUDADES DE SENNA

Há 20 anos atrás, Ayrton Senna conquistava o tricampeonato de Formula 1.
É de arrepiar! Ainda hoje me emociono...
(mesmo com todo o falatório do Galvão). 
Vale a pena lembrar! 
GP do Japão 20 de Outubro de 1991

Para sempre o MELHOR!  

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

QUAL LAY-OUT?


 Semana passada  fiquei estudando uma maneira de completar um jogo de patch que a voluntária Claudia A. fez com 7 blocos, e que justamente por esse motivo ainda não haviam sido utilizados, já que para o LOVE QUILTS BRASIL o ideal é que os jogos tenham 13 blocos.


Esbarrei em alguns probleminhas, que não permitiram que os blocos fossem feitos de imediato. Isso pode ser desanimador, principalmente quando se tem um monte de coisas para fazer. Fica dando aquela impressão que o trabalho não deslancha...

Os poucos retalhos que havia com a mesma estampa e cores (branco com poás vermelhos) não eram suficientes para permitirem fazer outros 6 blocos idênticos. 

O que eu poderia fazer?

Mexe daqui, mede dali e resolvi usar um tecido  recém comprado com a cor invertida (vermelho com poás brancos), e que será usado nas bordas do acolchoado, mas esse tecido  ainda precisava ser lavado. 


Enquanto ele ficou de molho para retirar a goma e checar se iria soltar alguma tinta, fui adiantando o expediente,  cortando as partes do tecido branco para serem usados nos blocos.


No dia seguinte preparei as demais partes e que bom que não desanimei. Montei os 6 blocos e agora temos 13 blocos para a montagem do acolchoado da Maria Charliane, criança de 2012.


Agora queria a opinião de vocês em relação a distribuição dos blocos no acolchoado. Claro que eu já tenho um lay-out preferido, mas vamos ver se teremos ou não a mesma opinião. No final da pesquisa prometo revelar qual o que gosto mais.

Nos esquemas abaixo, estão somente os blocos de patch com as bordas, os blocos em branco serão preenchidos com os blocos bordados em ponto cruz e que estão na galeria dela, se quiser ver, clique AQUI. Lembrando que 1 dos blocos feitos pela Claudia A será utilizado na almofada.
Clique na foto para melhor visualização

Qual das 4 montagens é a sua preferida? Dê usa opinião.
Ou participe da enquete que estará aberta para votação até dia 23/Outubro/2011 as 18hs (Horário de Brasília), na barra lateral aqui do blog.
O Lay-Out mais votado será utilizado na confecção do acolchoado da Maria Charliane.
Obrigada.

domingo, 16 de outubro de 2011

BOLO PETELECO

Ontem tive problemas de conexão com a internet, choveu muito por aqui, estávamos precisando de água, mas ai a transmissão via rádio primeiro ficou instável e depois parou de vez. 
Então vamos lá.
Esta receita também é do caderno de receitas da Tia Esther, com uma observação que a receita foi passada pra ela pela  prima Arlete. 
Trata-se de uma receita tradicional em família, já que a Tia Esther era irmã do meu pai e a Arlete é filha da irmã da minha mãe. 
E ontem que foi dia de bolo, fez o maior sucesso aqui em casa!



BOLO PETELECO

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
3 xíc . (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de chocolate em pó
1 xíc. (chá) de óleo
2 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
2 xíc. (chá) de água

Modo de Fazer:
Misturar o açúcar, os ovos e o óleo e bater bem.
Acrescentar os demais ingredientes, alternando lentamente com a água.
Asse em assadeira untada em forno moderado.

OBS: A massa fica mais líquida do que o normal

Cobertura fria para  Bolo:
8 colheres (sopa)  rasas de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga

Misture tudo bem.
Com uma colher de sopa espalhe a cobertura sobre o bolo assim que  o retirar do forno.
Coloque novamente no forno quente desligado, deixe até secar a cobertura.

OBS: Esta cobertura vai bem com qualquer bolo simples.

sábado, 15 de outubro de 2011

RECICLANDO

Esta cadeira espreguiçadeira "vintage" estava com 2 das madeiras do encosto trincadas, foi recuperada pelo Douglas, que adaptou 1 cabo de vassoura e fez a substituição. 
Depois do serviço de marcenaria, ela ainda passou por um processo total de pintura e para completar fiz as almofadinhas do encosto e a do acento utilizando pequenos retângulos de tecido de estofamento que pertenciam a um mostruário de tecidos.
Dessa forma ela foi totalmente reciclada e está pronta e toda charmosa para ser utilizada de forma confortável.
Colocada sob a sombra de uma das árvores do quintal fica ideal para ler um livro ou bordar. 
Adorei.

sábado, 8 de outubro de 2011

BOLO MÁRMORE

Não tô acreditando que o sábado já chegou! 
Credo, parece que o tempo está voando cada vez mais, logo vai atingir a velocidade luz. Socorro!!!
E eu não fiz nada... Melhor dizendo,  fazer eu fiz, um monte de coisas, mas nada palpável ou que eu possa mostrar aqui...que coisa!


Enfim o sábado chegou e hoje é dia de bolo.
Esta receita é da Nair, trabalhávamos na mesma empresa e ela sempre levava bolo para as secretárias na 2a. feira, ela saiu da empresa antes de mim e depois que me aposentei, nunca mais tive notícias dela...saudades... 
Nair, comi uma fatia em sua homenagem hoje! 


BOLO MÁRMORE
3 colheres de manteiga
3 copos de farinha de trigo
2 copos de leite
3 ovos
2 1/2 copos de açúcar
1 copo de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de fermento em pó
Modo de fazer:
Bata as Claras em neve, reserve.
Coloque a gema, o açúcar e a manteiga em uma tigela e bata.
Acrescente a farinha e o leite, misture e bata novamente.
Adicione o fermento e as claras.
Coloque metade da massa na forma.
Na outra metade misture o chocolate em pó e bata bem.
Coloque a massa de chocolate sobre a massa branca.
Leve para assar, até que espertando um palito ele saia limpo.

domingo, 2 de outubro de 2011

CUCA DE BANANA

Ontem foi sábado. Foi dia de bolo.
Estou com uma gripe brava, congestão nasal, febre, pressão nos ouvidos, dor de cabeça, em resumo,  um caco rsrs.  Mesmo assim fiz o bolo, mas faltou coragem para sentar aqui e escrever e posso contar pra vocês que na assadeira agora restam somente 3 fatias...todos aqui em casa gostam , então lá vai a receita:


CUCA DE BANANA
1 ovo
1 xíc. (chá) de açúcar
2 1/2 xíc. (chá de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de fermento 
1 1/2 xíc. (chá) de leite
cobertura:
6 bananas nanicas
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de açúcar


Modo de Fazer:
Junte em uma vasilha, o ovo, a margarina, o açúcar, a farinha e 1 xíc. de leite.
Bata bem.
Dissolva o fermento no restante do leite.
Misture tudo, muito bem.
Despeje em assadeira retangular untada e polvilhada com farinha de trigo.
Corte as bananas em fatias e coloque sobre a massa
Cubra, espalhando, a canela e o açúcar 
Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...