sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

De volta ao Ponto Cruz - marcando o bordado

Já fazia algum tempo que eu não conseguia bordar um bloco temático para o Love Quilts Brasil.
O último  penúltimo foi para um acolchoado de flores que foi rifado em 2010. Falei sobre ele Aqui

Desde então bordei vários blocos de assinatura, mas não é a mesma coisa. 

Como para 2013 temos um pedido com tema não muito popular entre as voluntárias, decidi dar um jeito e também me inscrevi para bordar para o Jonesson. Ele escolheu o tema: Pássaros e Aves para meninos, com preferência por Águia, Flacão e Gavião.

Encontrei alguns gráficos relativos ao tema e acabei escolhendo o da revista Wild and Free - Book 22 Stoney Creek pag 20 e 21.

Antes de mostrar o trabalho concluído, quero aproveitar para deixar uma dica pra vocês. 

Essa dica eu aprendi no grupo das voluntárias do projeto há alguns anos atrás. No começo parecia muito complicado mas fui pegando o jeito e posso garantir que facilita muito marcar o etamine.

Material necessário: 

  • Caneta esferográfica ponta fina Pilot BPS preta, pode ser azul ou vermelha, eu prefiro a preta.
  • Jogo de canetas hidrográficas LAVÁVEL Faber-Castell.

Se usar canetas de outras marcas faça um teste antes para não ter surpresas desagradáveis ao terminar o bordado.

1º passo:
Marcar todos os contornos com a caneta Pilot BPS no etamine.

2º passo:
Marcar as cores das linhas a serem bordadas usando canetas hidrográficas com cores contrastantes. Um pequeno pinguinho em cada quadradinho da trama da etamine é suficiente.

Para os passos 1 e 2, escolha um lugar tranquilo. Você precisará estar concentrada para não acabar marcando errado. Se acontecer, use por exemplo a canetinha amarela e marque novamente. Ai você saberá que tem um erro e precisará checar novamente no momento de bordar qual a cor a ser utilizada.
3° passo:
Escolher uma cor de linha e começar bordando todos os pontos marcados para essa cor.
4º passo:
Bordar todos os contornos. Para os contornos internos muitas vezes será necessário acompanhar o gráfico original pois a marcação ficará escondida sob os pontos já bordados

Quando o bordado for concluído, borde  sua assinatura e chegou a hora do banho. (rsrs)

5º passo:
Lavagem do bloco. 

Uso uma tampinha de sabão de coco líquido, deixo o bloco bordado de molho por aproximadamente 30 minutos. Toda a tinta das canetas vai se soltar na água. Não se assuste, não é a linha que está sangrando, embora algumas cores de linha tenham mais tendência a soltar tinta como o vermelho, laranjas etc, mesmo o fabricante garantindo no rótulo que é Cor Firme. Fique atenta.
Enxague bem para remover todo e qualquer resíduo de sabão.


6º passo:
Secagem do bloco. Pendurar no varal

7º passo:
Passar a ferro pelo avesso, sobre uma superfície macia (toalha de banho).

Meu bordado  está pronto, limpinho e cheiroso prá ser usado na confecção de um Acolchoado de Amor do projeto Love Quilts Brasil.

A grande vantagem é que estando com seu bloco marcado, não é preciso mais ficar seguindo o gráfico,  olha aqui, olha ali, conta e olha novamente. Dá para bordar em qualquer lugar, até assistindo TV. Depois de tudo marcado é muito mais fácil e rápido.

Desvantagem: você demorará mais tempo para iniciar o bordado. Mas não se preocupe, a medida que for bordando irá recuperar todo o tempo gasto na marcação.

Experimente em seu próximo bordado marcar os pontos com canetinhas. E depois me conte como foi.

Bons bordados!!

12 comentários:

AnaCristina disse...

realmente, marcar o etamine facilita muito, pois evita ficar desviando o olhar entre o grafico e o tecido, mas eu ainda nao me adaptei....conforme o desenho eu tento, mas depois eu me assusto na hora de lavar, apesar de estar usando a faber lavavel rsrsrs mas ainda nao desisti dessa tecnica....os proximos vou tentar com o sabao de coco liquido! bjo bjo

Ivani disse...

Oi Ana Cristina, com o sabão de coco rapidamente a tinta vai se soltando do tecido. Você vê a tinta que saiu do tecido na água. Nunca tive problemas com as canetinhas. Tenta sim, como você mesma disse facilita muito mesmo. Abraços

Unknown disse...

Lindo, ainda não consigo fazer assim, vou bordando com aprendi quando jovem,começo por uma ponta do desenho ou pelo meio e assim faço!Tenha um feliz 2013 abençoado! bjs Nina

Jussara Machado disse...

Ivani,


Lindo ficou o bloquinho.
Eu também tenho meu truque, já contei a vc, e esses truques facilitam muito mesmo.
Beijos
Ju

Ivani disse...

Oi Nina e eu quase não consigo mais bordar do jeito tradicional, rsrs Principalmente se for gráfico com maior quantidade de cores. Ai só marcando mesmo. Um lindo 2013 pra você também! Abraços

Ivani disse...

Sim Ju, e super eficiente também. Agradeço pelo carinho e atenção. Abraços amiga.

Unknown disse...

Olá ótima noite!!
Vc teria tela já marcada para bordar?
Fazendo o favor.
Grata
Ana

Ivani disse...

Olá Ana, não tenho.
Marco no etamine quando vou bordar com as canetinhas hidrográficas, conforme expliquei acima.

Unknown disse...

Bom dia, estou com problemas.risquei no etamine, já deixei dois dias de molho no sabão em pó e ainda não saiu toda a tinta?
O que posso fazer para não perder trabalho ?

Ivani disse...

você usou a caneta BPS da Pilot para riscar?
Tente passar sabão de coco com uma escova de dentes.
Nunca tive problemas para remover.

Kathy S. disse...

Beautiful! Thank you for sharing the steps with us!

Ivani disse...

Kathy S. you are welcome!!!
Happy stitching