segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Round Robin - UFO Coletivo

Como comentei, aqui estou trabalhando em um UFO (UnFinished Object) - um trabalho inacabado muito especial.
Sim, um UFO coletivo.
Trata-se de um Quilt trabalhado como Round Robin. Então deixe-me descrever o que vem a ser um Round Robin Quilt para as pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar disso.

Round Robin - é um trabalho interessante feito por pessoas amigas, com um interesse em comum: Ter um trabalho do qual ela propria e varias amigas tenham participado.  É estabelecido a quantidade de participantes (normalmente de 3 a 6). O grupo estabelece as regras e datas, estando tudo definido, cada participante inicia seu próprio trabalho, fazendo, um bloco central. E o trabalho é enviado então para a próxima participante que irá acrescentar a 1a. borda e o encaminhará para a partipante seguinte que acrescentará a 2a. borda e assim por diante até que o trabalho retorne para a pessoa que o iniciou, que poderá então finalizá-lo. Costuma ser muito interessante pois cada participante só  verá como ficou seu quilt quando este retornar para ela. Então é promovido um encontro ou combinado algo virtualmente para que todos os trabalhos finalizados sejam mostrados.

A história do UFO Coletivo
Em 2009 algumas participantes do grupo Patchwork-BR no Yahoo Grupos  decidiram iniciar um Round Robin. Os grupos foram então organizados. Regras e datas estabelecidas, porém em um dos grupos formados (Divânia, Maria Regina, Kiki e Sylvia) um dos trabalhos  passou por todas as participantes e retornou para a pessoa que o iniciou, porém, por algum motivo alheio ao plano inicial, todos os demais trabalhos ficaram parados em mãos da Divânia que não deu andamento nos quilts das amigas. Frustração geral.

Em 2011 (ou será que foi em 2010?), uma das integrantes foi até a casa dela, em outro munícipio para resgatar todos os trabalhos. Foi quando  Divânia decidiu que não deveria ficar com seu próprio quilt e o entregou junto com os demais trabalhos. 

Como cada uma queria apenas ter seu próprio trabalhos de volta, se re-organizaram e decidiram entre si que o topo concluído seria doado ao Love Quilts Brasil, para que dessa forma essa experiência pudesse resultar em algo de bom e pudesse ser útil, de alguma forma.

Elas então se reorganizaram e concluíram suas peças. Mostro abaixo as fotos dos quilts que foram terminados posteriormente por Kiki, Maria Regina e Sylvia.
Ficaram maravilhosos, não?

O trabalho doado ao Love Quilts Brasil chegou então em minhas mãos e entrou em meu famoso Baú dos UFOS.

Agora estou trabalhando nele.
e já que este quilt passou para a categoria de WIP (Work in Progress = Trabalho em Progresso), logo logo estará pronto e poderei mostrar como ficou. Aguardem só mais um pouquinho.

E você tem algum UFO?  já participou de algum Round Robin?

Eu tenho vários UFOs e embora não tenha participando diretamente de nenhum Round Robin, achei muito legal os resultados e estou curtindo muito terminar este quilt para o Love Quilts Brasil.


Vejam quantos UFOs interessantes estão sendo trabalhados: http://freemotionquilting.blogspot.com.br/2012/12/ufo-sunday-marathon-finish.html

8 comentários:

Cantinho da Aracy disse...

Ficando super lindo, parabéns!!
Siga em frente e depois nos mostre pronto.
Beijos no coração

Mami Potato disse...

Muito legal a ideia, valeu pela explicação, eu não sabia o que era Round Robin....Baci

Nice disse...

Puxa, estou adorando!!! Que trabalhão!!! Beijos,

Anônimo disse...

Eu já participei de alguns Round Robin e também de Row Robins (é feito em tiras emendadas). Mas num deles também aconteceu de uma pessoa (Carmelita Ziggiati)
não ter dado sequência e ficou com vários trabalhos, inclusive o meu....Nesse caso não tivemos o seu final feliz !! rs rs
Ana Coelho

Anônimo disse...

Que lindo o WIP e todos os outros do RR! Um trabalho muito legal, de sintonia com o que foi proposto inicialmente. Bjs

Unknown disse...

Muito bonito , uma ideia legal pra acabar com os encostados bjs Nina

MARLI RAMIRES disse...

oi Ivani!

vc é professora?
rsss
explica tão direitinho! vou aprendendo com vc...

o meu quilt, primeiro e único, tá virando UFO!! mas não vou demorar muito não... espero!

lindo o quilt desse UFO hein!?

beijus

Jussara Machado disse...

Oi Ivani!!!
É por essas e por outras que vc me faz tanta falta por aqui.
Só vc me conta histórias tão pitorescas sobre o patchwork, e eu me delicio com elas.
Os trabalhos, todos, ficaram lindos, e estou esperando o término desse ¨UFÃO¨.
Beijos
Ju