domingo, 15 de setembro de 2013

Máquina de Costura VIGORELLI

Anos atrás ganhei de meu irmão e cunhada uma máquina de costura reta, marca Vigorelli.
Produzida pela Metalúrgia Vigorelli na cidade de Jundiaí – SP. A empresa pediu concordata em 1982 e teve sua falência decretada quatro anos depois.

Comecei a pesquisar na Net, para tentar descobrir em que ano minha máquina foi fabricada e acabei descobrindo que no Brasil existe um Museu  de Máquinas de Costura – Museu Ângelo Spricigo em Concórdia – SC  com um acervo de mais de 900 máquinas de 100 marcas diferentes.

Foi lá que encontrei as duas únicas fotos de máquinas de costura semelhantes a minha. 
Uma delas possui o espelho do regulador de ponto mais moderno (?) e esta que parece realmente ser gêmea da minha.

Infelizmente  nas fotos do Museu não há nenhuma referência quanto ao ano de fabricação.

Como a empresa fabricante aqui no Brasil faliu, ficou difícil descobrir, mesmo  tendo o  número de série no corpo da máquina.

De qualquer forma , uma coisa é certa: foi antes da falência em 1986, o que já lhe dá no mínimo 27 anos!

Fiquei pensando  que ela já deve ter trabalhado bastante, tendo-se em vista as marcas de uso, ou seriam marcas de maus tratos?

Logo que ela chegou, fiz uma limpeza superficial, coloquei óleo e pedalei algumas vezes. Restaurei um String Quilt e outros pequenos trabalhos em paper piecing... Mas pra ser bem sincera acabei vencida pela modernidade e comprei uma máquina eletrônica.  E a Vigorelli  teve novo período de descanso, ficou lá, com seu gabinete servindo de apoio para várias coisas.

Resolvi dar uma nova chance para a minha Vigorelli.

Hora de fazer uma manutenção, para que ela possa desempenhar de uma forma mais adequada o seu papel. E vejam só o que encontrei:

muita poeira e sujeira incrustada
Foi um dia de muita paciência. Com um arsenal de palitos de dente, hastes flexíveis, escova de dente, chave de fenda e óleo de máquina de costura. Comecei a desincrustar depósitos e mais depósitos de material seco, poeira, restos de linha e manchas ressecadas de óleo. 
O Antes e o Depois
Limpeza dos dentes, área da bobina, lançadeira e engrenagens. Barra da Agulha, barra do Pé Calcador, pézinho, etc, etc, etc  Até o volante foi removido e limpo para que a trava da agulha  funcionasse na função encher bobina.
E para completar ela ganhou uma nova correia de couro.
os ossos do ofício
Algumas partes não são originais, já que as originais ou foram perdidas antes que a máquina chegasse a mim ou estão danificadas.  Talvez eu consiga encontrar peças para reposição em alguma empresa especializada em conserto e manutenção de máquinas de costura. Pena que aqui onde moro não existe este serviço. Preciso procurar pelas redondezas.

Por enquanto o resultado é este:
Testando a tensão do ponto
É uma máquina de costura simples. Não tem decalques dourados, a pintura não é a clássica, mas em sua simplicidade ela ficou muito mais charmosa e pronta para costurar por muitos e muitos anos por vir. Essas máquinas antigas são mesmo surpreendentes. 
Ah e eu adoro o "V" centralizado na base. 

E pelo visto, a Teka também aprovou!!
perfeito prá uma sonequinha básica.
Leiam também: 
MANUAL DE INSTRUÇÕES DA MÁQUINA DE COSTURA VIGORELLI
Parte 1 - Conhecendo a Máquina de Costura Vigorelli
Parte 2 - Como passar a Linha na Máquina de Costura Vigorelli ** COM VIDEO **
Parte 3 - Regulagem do ponto
Parte 4 - Limpreza e Lubrificação
Parte 5 - Como encher a bobina
Parte 6 - Agulhas para Máquinas de Costura

Parte 7 - Dentes Impelentes - como abaixar

Editado para incluir este link com a História da Vigorelli no Brasil: UM GIGANTE DERROTADO (grata a Sulinha Diniz pela dica!)

182 comentários:

Jussara Machado disse...

Ivani!!!

Que tesouro essa máquina! Eu sou louca ppor máquinas e essa é linda.
Interessante que o que lhe chama a atenção é o mesmo que chama a minha, o "V" de vigorelli no meio do corpo da máquina.
Linda, simplesmente!

Beijos e parabéns por ser a dona dela.

Jussara

Ivani disse...

Obrigada Jussara. Estou curtindo muito.
bjs

Anônimo disse...

IVANI EU TAMBÉM TENHO UMA MAQUINA IGUAL A SUA,A DIFERENÇA É QUE A MINHA É PRETA. ADOOOOORO ELA. GOSTARIA QUE VOCE ME TIRASSE UMA DÚVIDA. AQUELE BOTÃO QUE FICA NA BASE DA MAQUINA,ELE TEM DUAS FUNÇÕES: UMA É PRA COSTURA RETA NORMAL, VIRANDO ELE, OS DENTES DA MAQUINA SE ABAIXAM.AÍ ESTÁ MINHA DUVIDA . PARA QUE SERVE ESTA FUNÇÃO?



Ivani disse...

Para bordar e também para fazer quilt livre é necessário abaixar os dentes da máquina, só assim é possível movimentar livremente o trabalho em qualquer direção.

Anônimo disse...

IVANI TENTEI FAZER O QUILT ,MAS A LINHA FICA TODA EMBOLADA NA BOBINA.VOCE PODERIA ME ORIENTAR COMO DEVO QUILTAR?DESDE JÁ AGRADEÇO.

Ivani disse...

1 - revise todo o caminho da linha até chegar na agulha, e verifique se colocou a bobina de modo correto no porta bobina.
2 - no modo costura reta a tensão está correta? Não aparecem alças nos pontos nem em cima nem embaixo da costura?
Se a linha está embolando na própria bobina provavelmente a bobina foi colocada de maneira errada na caixa da bobina . Faça o seguinte teste: Retire a caixa de bobina da máquina. coloque-a na palma de tua mão esquerda e com a direita pegue o fio e suspenda a caixa da bobina. Se a bobina cair da caixa, é porque você a colocou do lado errado.. O normal é ela escorregar um tanto e parar, Lembre-se para cada tipo ou marca de linha a tensão provavelmente precise ser ajustada. Solucionando o problema da tensão acredito que você consiga quiltar. Que tipo de quilting você está querendo fazer, o reto ou o livre? Se for o reto não abaixe os dentes, deixe na posição de costura reta. Se for o livre lembre-se o segredo é treinar...treinar...treinar, faça um sanduiche (forro, manta acrílica e tecido superior e exercite (gostaria de saber teu nome, é gostoso saber com quem estou trocando informações). Boa sorte e bom quilting!

Anônimo disse...

meu nome é Ligia ,mandei minhas mensagens como anonimo,porque não consegui mandar com meu nome.Não tenho muita prática em mandar mensagens ainda.Obrigada pelas dicas

Ivani disse...

Oi Lígia, depois me conta os resultados, tá? Abraços

Unknown disse...

Eu tenho uma máquina dessa igualzinha verde com regulagem para o tecido

Anônimo disse...

HERDEI UMA MAQUINA VIGORELLI E TENTEI FAZER COSTURA RETA, MAS O PONTO NÃO ESTA SAINDO PERFEITO, É COMO SE A LINHA DE CIMA PASSASSE RETA NO TECIDO E A LINHA DE BAIXO (CANELA), FIZESSE UM LAÇO E APARECESSE EM NA COSTURA NA PARTE DE CIMA DO TECIDO. POR EXEMPLO A LINHA DA AGULHA É BRANCA E A LINHA DA CANELA E PRETA, NA HORA DA COSTURA A LINHA BRANCA PASSA RETA E A LINHA PRETA APARECE O LAÇO EM CIMA JUNTO COM LINHA PRETA.
O QUE DEVE SER FEITO?

Ivani disse...

Que bacana Junior. Faça bom uso de tua Vigorelli.

Ivani disse...

Olá (Anônimo), Parabéns pela herança. Tenho certeza que assim que você conseguir ajustar a tensão da linha, fará bom uso de tua Vigorelli.
1° passo - revise todo o percurso da linha superior para ter certeza que ela está colocada corretamente.
2° passo - As alças que aparecem na parte superior da costura indicam que a tensão da linha superior está muito apertada. A solução é reduzir a tensão girando o botão controlador de tensão para um número mais baixo.
Faça o seguinte teste: Coloque o mesmo tipo de linha tanto para o fio superior quanto o da bobina (canela) podem ser de cores contrastantes para facilitar o ajuste. Lembre-se diferentes marcas de linha, podem indicar variação de grossura do fio, sempre que mudar de tipo (e ou marca) de linha a tensão deverá ser ajustada novamente. Quando a tensão da linha está correta o ponto fica perfeito tanto no avesso como no direito da costura.
Depois me conte se deu certo, OK?

Unknown disse...

Boa Tarde Ivani!
Nós do Museu Angelo Spricigo ainda não conseguimos identificar a data de fabricação das maquinas Vigorelli. Como você mencionou, a fabrica não existe mais. Com isto fica difícil de buscar mais informações.
Ficamos a disposição para outras informações que o Museu possui.
Convidamos para visitar nosso Museu. Hoje já temos mais de 1.000 unidades de maquinas de costura.
Att.
Valdecir Giotto
Gestor do Museu Angelo Spricigo

Unknown disse...

Boa Tarde Ivani!
Agradecemos vossa visita em nosso site.
Nós não temos a informação que você procurou. Conforme você mencionou, a fabrica da Vigorelli não existe mais. Estamos buscando parcerias com universidades ou outras instituições para buscar mais informações sobre as diversas marcas de maquinas de costura de nosso acervo.
Convidamos você a visitar nosso Museu. Hoje já ultrapassamos as 1.000 unidades de maquina de costura.
Att.
Valdecir Giotto
Gestor do Museu Angelo Spricigo

Ivani disse...

Olá Valdecir, agradeço por sua visita ao meu blog. Está em meus planos uma viagem futura para o Sul do Brasil, incluindo Concórdia, para conhecer pessoalmente o Museu e se possível o Sr, Angelo Spricigo. Parabéns pelo acervo do Museu. Espero que as pesquisas deem bom resultado. Abraços

Fabiana disse...

Hj foi meu primeiro dia de costura e tive a sorte de ussr uma Vigarelli. O problema é que ela fucou muito tempo parada e agora está embolando a linha e esquentando o motor. Não quero estraga ela, entao levare ela num tec assim que passar o reveion. Vou torcer p qu3 ele me cobre um preço justo.

Ivani disse...

Olá Fabiana, é sempre bom fazer uma manutenção. O óleo necessário para o funcionamento da máquina, quando esta fica muito tempo parada acaba ressecando. É aconselhável que você faça uma limpeza e lubrifique todas as engrenagens antes de usá-la. O problema de embolar a linha deve ser solucionado com o ajuste da tensão da linha e a correta colocação da linha superior e da bobina. Agora quanto ao motor talvez ele esteja esquentando por conta do esforço extra com as engrenagens sem lubrificação adequada. Mas vale sim, levar em um técnico se você não está conseguindo resolver a situação. Peça um orçamento e só autorize a execução do serviço quando ele te passar o preço. Boa sorte com a tua Vigorelli ! Abraços

Unknown disse...

Ivani, tenho uma máquina muito querida que precisa de uma reforma igual a da sua Vigorelli, é uma pretinha Singer 12C de quase 50 anos. Que produtos vc utilizou para a limpeza das peças ? conhece algum livro ou tutorial na net que ensine como fazer ? obrigado

Ivani disse...

Olá Antonio Belinaro, Usei somente óleo Singer, cotonetes, escova e palito de dente, .Ah sim, também, papel toalha, flanela, chave de fenda e pinça. O óleo Singer além de lubrificar ajudar a dissolver crostas antigas .Não use spray tipo WD. Siga as instruções de lubrificação do manual da Singer. Não é complicado, com um pouquinho de paciência tua máquina Singer ficará linda e perfeita para trabalhar por muitos e muitos anos ainda. Vale super a pena você fazer uma limpeza e manutenção de tempos em tempos. Boa sorte!

ANMIC disse...

Oi Ivani, meu nome é Tatiana. Conprei uma vigorelli preta hoje e estou superansiosa esperando ela chegar. Adorei seu post e assim que chegar a minha te conto o resultado. Abraço.

Ivani disse...

Que bacaba Tatiana. Você adquiriu uma ótima máquina de costura. Isso, conta sim. Ficarei feliz em saber. Boa sorte com sua nova "amiga" de trabalho. Abraços

ANMIC disse...

Chegou hoje minha Vigorelli Ivani, estou tão feliz! Amei, é linda, funciona perfeitamente. Só preciso aprender a mexer. Mas vi que você deu algumas dicas. Adorei seu blog, espero poder compartilhas as lindas coisas que farei com minha nova amiga com você. Um beijo e obrigada.

ANMIC disse...

Oi Ivani, minha Vigorelli chegou! Estou tão feliz, é linda, funciona perfeitamente, acho que vou explodir de tanta felicidade. rsrsrs Agora só preciso me acostumar com ela. Espero poder compartilhar com você todas as coisas lindas que farei com minha nova amiga. Um beijo.

Ivani disse...

Oi Tatiana, que legal !!! Logo logo você estará craque com ela e fazendo muita coisa bonita, tenho certeza. Claro que vou adorar ver suas artes. Qualquer dúvida que você tenha, se eu souber, será um prazer poder ajudar, ok? Abraços

ANMIC disse...

Eu que agradeço pelo apoio e tanta boa vontade em ajudar. Abraços.

Anônimo disse...

Oi Ivani ,´é a Ligia , tudo bom com voce? Gostaria de mais uma informação,minha máquina tem uns descascadinhos,voce sabe se tem algum produto que cobre estes descascados ?,ou algum tipo de tinta que de certo nessas máquinas antigas? um abraço Ivani.

Ivani disse...

Oi Lígia, se você notar a minha também tem. São marcas da idade. Acredito que a pintura das máquinas sejam parecidas com as pinturas de geladeira, fogão, automóveis. Se você for passar algo vai ficar feio e não conheço ninguém aqui no Brasil que faça esse tipo de serviço, talvez você até encontre um pintor mas, e ai como fica a área dos decalques, do nome Vigorelli etc, né? E o serviço de um restaurador provavelmente será caro. Eu curto até esses pequenos defeitos na pintura da minha Vigorelli, como te disse acima, são marcas da idade. Se decidir fazer alguma coisa, depois nos conta o resultado, tá? Abraços

Anônimo disse...

Voce tem razão são marcas da idade ,mas não quero pintar ela inteira,iria tirar toda a beleza dela,só queria no descascados (que também não são muitos ,é que gosto das coisas tudo muito certinho) mas como voce disse ,um restaurador é muito caro. Até mais Ivani,e obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

oi ivani fiz uma troca com uma maquinaq siger e ainda dei 150 reais estou com uma vigarelli porque faço concerto de roupas, poi minha máquina esta impancando no botão girador e lea tem motor vou tentar lubrificar com óleo singer pra ver se fica ótima; pois não sei manuseiar ela direito obrigado pela atenção DEUS TE ABENÇOE.

Ivani disse...

Espero que a lubrificação ajude e sua máquina fique perfeita. Não entendi direito qual é o botão girador que você se refere ao dizer que ela está impacando. Se não ficar boa com a lubrificação talvez fosse bom você levá-la a um técnico para ajustá-la e ela ficar 100%. Que ela te traga um ótimo retorno com os consertos das roupas. Suce$$o!! Abraços

Anônimo disse...

(RODRIGO)
Olá Ivani boa tarde, tenho uma máquina Vigorelli do mesmo modelo seu mas é preta, gostaria de saber quando que foi fabricada você sabe me informar um site, ou algum lugar que consegue localizar o ano de fabricação pelo número de série?

Ivani disse...

Olá Rodrigo, infelizmente também não tenho essa informação. Eu também gostaria muito de saber quando a minha foi fabricada. O Museu Ângelo Spricigo está tentando conseguir essa informação, o que é bastante difícil devido a falência da empresa Vigorelli aqui no Brasil. Abraços

Anônimo disse...

Olá Ivani, sou Cláudia, li todo seu blog e estou amando!!!! muita informação e coisas legais. Acabei de ganhar uma vigorelli dessa pretinha, por fora está bonita, mas tem dezenas de anos e por dentro está maltratada, com muita ferrugem e sujeira. Pretendo limpar e consertar o que for possível pra poder usar. Não consegui descobrir como fazer para isolar ou abaixar os dentes impelentes e poder fazer quilt livre, você sabe como faz? Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento, bjs

Ivani disse...

Olá Cláudia, fico feliz em saber que você está gostando e tem encontrado informações úteis por aqui. Agradeço por ter escrito. Acredito que você conseguirá colocar sua Vigorelli para funcionar, uma boa limpeza e lubrificação provavelmente a deixará "nova" outra vez, Verifique na postagem Conhecendo a Máquina de Costura Vigorelli: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/12/conhecendo-maquina-de-costura-vigorelli.html
Se o modelo da tua máquina tiver o botão assinalado com o Nº 23, é só virar o botão que os dentes impelentes abaixam. Se a sua máquina não tiver esse botão então você deverá usar (comprar) uma plaquinha de metal para cobrir e isolar os dentes e poder fazer quilt livre. Espero que você faça bom uso e utilize bastante sua Vigorelli. Abraços

Unknown disse...

Oi Ivani, agora tenho uma Vigorelli que foi da minha Bizavó. Minha mãe era quem fazia artes aqui em casa de costura à decoração. Ela faleceu em Janeiro deste ano, e com isso a Vigorelli passou a ser minha. estou ainda dando os primeiros passos, estou feliz por isso. E foi você quem contribuiu para isso!!! Beijos e obrigada!!

Ivani disse...

Oi Anne Caroline, que super especial sua Vigorelli. É uma ótima máquina!
Fico muito feliz em poder ter contribuído de alguma forma. Espero que você faça coisas lindas e que ela fique ainda por muitos e muitos anos em tua família. Abraços.

Regina disse...

oi Ivani, ganhei uma vigorelli de minha sogra,fazia quase 40 anos sem uso,levei pra manutenção
ficou maravilhosa. agora estou aprendendo a usar não tenho pratica com costura, más amei ter
encontrado seu site, pois me ajudou muito imprimi o manual e agora já aprendi muita coisa.
muito obrigada pelas dicas.há como faço pra encher canelinha de linha. grata.

Ivani disse...

Olá Regina, que legal ! Você tem em mãos uma excelente máquina de costura, e com criatividade tenho certeza que você fará trabalhos lindos com ela. Fico feliz em saber que o material que você encontrou aqui está te ajudando. Farei uma postagem ainda esta semana sobre como encher a bobina (ou canelinha). Aguarde só um pouquinho OK? Abraços.

Ingrid Menezes disse...

Ola. Minha avó deixou de herança uma vigorelli para minha mãe e agora está comigo. O problema é que nunca costurei. Nem sei ao certo como manusear, mas mexendo aqui e ali descobri como se mexe. Mas não sei qual o caminho todo que a linha de cima tem que fazer. Quando tento costurar a linha debaixo embola toda e fica embolado até dentro da bobina. Os botões não tem nomes pois se perdeu com o tempo e não dei de fato como mexer. Sei que não está quebrada porque minha mãe sempre usou e lubrificou. Help!

Ivani disse...

Olá Ingrid, provavelmente a linha está embolando porque foi passada errada. Dê uma olhadinha nesta postagem que fiz sobre como passar a linha:
http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/01/como-passar-linha-na-maquina-de-costura.html
Clique nas fotos para ver ampliadas. Acredito que irão te ajudar a solucionar esse probleminha. Depois me conta se deu certo. Fico na torcida para que sim e que você possa aproveitar bastante a Vigorelli que foi da tua avó. Abraços

Anônimo disse...

Com referencia ao texto inicial, minha mãe, antes do seu falecimento, doou para a minha esposa uma máquina VIGORELLI de cor preta que já tem aí seus quarenta e oito anos de idade funcionando bem. Fico pensando em como as coisas eram feitas para durar e feitas com capricho...

Ivani disse...

Que bacana, a Vigorelli é mesmo uma máquina de costura que passa de geração em geração em uma mesma família.Com toda certeza irá durar e costurar por muitos e muitos anos por vir. Você tem razão atualmente a maioria dos produtos incluindo máquinas de costura, são descartáveis. Parabéns a sua esposa pela herança recebida.

Anônimo disse...

...É, o melhor de tudo, entre outras coisas boas, são as lembranças familiares que ficam: lembro-me que minha mãe fez nessa máquina, muitas roupas para a família, inclusive uniformes escolares que eram exigidos, camisas brancas e calças azuis- marinho. Consertava as roupas do meu falecido pai e, de vez em quando, ganhava uns trocados consertando roupas para as pessoas que a solicitavam. Em resumo existe uma Historia que foi transferida e é muito legal olhar para trás no tempo. Há também um valor sentimental... Fique com Deus !

Ivani disse...

Muito bacana ter tantas recordações boas junto de sua Máquina de Costura Vigorelli. Com certeza o valor sentimental agregado a torna muito mais especial. Abraços

Sabrina disse...

Eu tenho uma máquina dessa que comprei de uma senhora ...mas não tenho noção de como se enfia a linha nela...rsrsrs
vc tem algum desenho ou "manual" explicativo ????

Ivani disse...

Olá Sabrina, você fez uma excelente compra a Vigorelli é uma ótima máquina de costura, Dê uma olhadinha nesta postagem que fiz sobre como passar a linha:
http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/01/como-passar-linha-na-maquina-de-costura.html
Espero que te ajude. Abraços

Capim Dourado disse...

Boa Noite, Ivani!

Vi um comentario sobre uma máquina que possui um botão para baixar os dentes.Todos os modelos possuem este botão?

Ivani disse...

Boa Noite, Capim Dourado! Não, não são todos os modelos de máquinas que possuem o botão para abaixar os dentes impelentes. Mas quando não existe o botão, é usado uma plaquinha metálica (em outros modelos, uma plaquinha plástica) para isolar os dentes impelentes. Se a sua máquina de costura não tiver o botão e você não tenha a plaquinha, acredito que a encontre para venda em casas especializadas em manutenção de máquinas de costura. Abraços

Capim Dourado disse...

Eu não tenho a máquina mas gostaria de ter. Sabe de alguém que esteja vendendo?

Anônimo disse...

Boa noite, Ivani!

(capim Dourado)Pode me ajudar vi uma máquina que tem um desenho parecido com uma pizza próximo ao desenho da máquina, este modelo baixa os dentes? Pela foto parece que tinha o botão, mas ele não está mais alí pode-se colocar outro botão no lugar?

Ivani disse...

Boa Noite Capim Dourado. O Botão fica na base da máquina próximo ao logotipo da Vigorelli (desenho de uma máquina com um circulo e a letra V) que como você disse parece uma pizza. Veja nesta postagem http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/12/conhecendo-maquina-de-costura-vigorelli.html. O botão é indicado pelo item 23. Se o que estiver faltando for somente o botão, sim daria para adaptar outro. Observe se próximo ao local onde deveria estar o botão existe alguma marcação:
do lado direito, do local onde deveria estar o botão alguns tracinhos --- indicando pontos de costura; e
do lado esquerdo um quadriculado # que é a opção para baixar os dentes impelentes, Abraços

Anônimo disse...

Boa Noite, Ivani!

(Capim Dourado)Consegui uma maquina de costura que baixa os dentes, me parece em perfeito estado. Agora é aguardar e tentar produzir.
Obrigada pelas dicas.

Ivani disse...

Que ótima notícia, Capim Dourado!!!
Boa produção e Sucesso com sua máquina de costura.
Abraços

Anônimo disse...

Oi Ivani, minha máquina Vigorelli que herdei da minha tia avó tem manual de instruções e comprovante de compra datado de 1962, e está funcionando muito bem, só gostaria de saber se neste modelo tão antigo consigo baixar os dentes para fazer quilt, já que ela não possui o botão na base. Patrícia.

Ivani disse...

Olá Patricia, você poderia me passar o Nr. de série da tua máquina, por favor? Sua máquina é verde ou preta?
Bem, se ela não tem o botão de base não dá pra baixar os dentes, você teria que comprar uma plaquinha que encaixa na placa da agulha e cobre os dentes impelentes.

Anônimo disse...

Ivani,

Você não imagina a ajuda que você me deu com estas informações sobre a Vigorelli, tenho uma verde que é da minha mãe, com suas dicas vou aprender a mexer nela rapidinho.

Bjs, Elaine

Ivani disse...

Que bom Elaine, fico feliz em saber, Faça bom uso da Vigorelli de sua mãe. Abraços

Anônimo disse...

Oi Ivani, mim chamo Catarina e ganhei uma vigorelli de minha mãe, e gostaria de saber algumas coisinhas. primeiro como trocar a agulha, a parte reta fica para traz como todas as outras? E que tipo de agulha usar? Industrial ou domestica? Qual a diferença entre elas? E gostaria também de saber se da pra usar sapata de zíper invisível nela.

Ivani disse...

Catarina, a parte reta da agulha deve ficar de lado encostada na barra da agulha. Na Parte 6 do Manual, que você poderá achar clicando na aba Máquinas de Costura você encontrará uma postagem que fiz só sobre as agulhas. http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/05/agulhas-para-maquinas-de-costura.html
Use sempre agulhas para máquinas domésticas. Quanto ao pezinho para ziper tem que ser um específico para o modelo da máquina OK? Boas costuras!

Anônimo disse...

Tenho uma Vigorelli ZZA mas nao sei usar ela tem uns discos para bordar mas nao sei como usar vc pode me ajudar obg
claudete

Ivani disse...

Olá Claudete, encontrei algumas informações que talvez te ajudem. Dê uma olhadinha: http://www.briansews.com/2010/05/vigo-what-vigo-who.html E assista a este video: https://www.youtube.com/watch?v=n1ijx5K41Lk
Espero ter te ajudado. Sucesso com com a tua Vigorelli Robot ZZA.

Anônimo disse...

Obg pela ajuda, estou encantada com a Vigotelli vou manda-la para uma manutençao.
bjs claudete.

Ivani disse...

Olá Claudete, puxa que bom!! Faça isso sim, você não vai se arrepender. Faça bom uso de sua Vigorelli.Abraços

Anônimo disse...

Ola Ivani
Onde que fica o numero de serie da maquina Vigorelli?
Estou ajudando fazer uma pesquisa de trabalho de escola ( filha -09 anos), e infelizmente não temos dados desta maquina, pelo fato da fabrica ter falido.
na máquina mostra somente o numero 01.
Agradeço imensamente pela ajuda, segundo parentes a maquina tem uns 65 anos.

Loyda Macedo disse...

Ivani comprei hoje minha vigorelli antiga, preta com dourado, de pedal (amo isso de ser a pedal ) só falta a correi que ja vou pedir no mercado livre, ela está costurando, amei conhecer seu blog :) uma dúvida que tenho é se ela regula o ponto, vi que a elgin antiga aumenta ou diminui o tamanho do ponto, vc sabe se a vigorelli tem essa função tbm?

Ivani disse...

Oi Loyda, que legal! Você tem em mãos uma ótima maquina de costura. Sim, dá pra regular o tamanho do ponto. Na aba Máquinas de Costura você encontrará um artigo: Conhecendo a Máquina de Costura Vigorelli, na foto o item 21 é a alavanca reguladora do tamanho do ponto.
Espero que você faça lindos trabalhos com sua nova máquina! Fico feliz em saber que você gostou do blog. Abraços.

Ivani disse...

Olá (Anônimo), há partir de um certo momento (que não sei precisar) o número de série passou a ser gravado em números em baixo relevo na parte de baixo do corpo da máquina. As mais antigas não tem número algum. Abraços

Anônimo disse...

Oi Ivani! Sou a Thaisy :) Acabo de comprar uma Vigorelli pretinha antiga e adaptada com motor. Ainda não sei manipular, seu blogue está ajudando de mais.Parabéns pela sua generosidade !
Gostaria de saber se é possível costurar qq tecido nela. Se posso adaptar de alguma forma a costura de reta para ziguezague ou algum ponto para malhas e tecidos que esticão.
Já Agradeço a atenção e paciência :)

Ivani disse...

Oi Thaisy, fico feliz em saber que estou podendo ajudar Parabéns pela aquisição de sua Vigorelli. Tecidos tipo malha e outros que esticam não ficam bons com costura reta, e a Vigorelli pretinhanão tem opção para ponto zig-zag, só faz costura reta mesmo. Aliás o ideal para costurar tecidos desse tipo seria uma máquina overloque. Qualquer outra dúvida estou a disposição. Espero que você faça lindos trabalhos com sua "nova" máquina. abraços

Unknown disse...

OLÁ ..GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO UM MANUAL DA MAQUINA VIGORELLI CLAUDIA ZZ-A .GANHEI UMA DA MINHA IRMÃ MAS NÃO CONSIGO USA ,SEI QUE ELA TEM VARIOS TIPOS DE PONTOS ,MAS ACREDITO QUE NÃO ESTA REGULADO ..SE PUDER ME AJUDAR COM ALGUMA DICA FICO AGRADECIDA .ABRAÇOS

Ivani disse...

Olá Lory, sobre a Vigorelli ZZA encontrei algumas informações que talvez te ajudem. Dê uma olhadinha: http://www.briansews.com/2010/05/vigo-what-vigo-who.html E assista a este video: https://www.youtube.com/watch?v=n1ijx5K41Lk
Espero ter te ajudado. Sucesso com com a tua Vigorelli Robot ZZA Abraços.

Unknown disse...

Olá ivani preciso de sua ajuda herdei de minha avó uma máquina vigorelli verde de pedal mas nao sei o que esta acontecendo nao esta formando o ponto so perfura o tecido me ajude por favor

Ivani disse...

Olá Catiane, você verificou se a agulha está na posição correta? A linha foi passada corretamente? A bobina foi colocada na posição certa? Aqui no blog você encontrará outras postagens sobre estes temas. Dá uma revisada em todos os passos. Estando tudo certinho ela fará os pontos. Qualquer outra informação adicional, me escreva. Boa sorte. abraços

Unknown disse...

Oi Ivani,ganhei uma máquina vigorelli,o número de serie dela é 927418,e gostaria de saber se da para costurar qualquer tecido e se precisa trocar a agulha dependendo do tecido?

Ivani disse...

Olá Aline, estou deduzindo que sua máquina é modelo standat, é isso mesmo? Se ela for realmente do modelo standart ela só faz costura reta, então você poderá costurar nela tecidos de lã, flanela, algodão: tricoline, popeline, cretone, percal, jeans etc. Tecidos com tramas flexiveis como malha de algodão, moleton, lycra e outros do tipo não, para estes tecidos o ideal é ter uma máquina tipo overloque. Você pode usar a agulha modelo universal código 2020 para costuras em geral. Dê uma consultada em minha postagem "Agulhas para máquinas de costura", aqui no blog mesmo, pois dependendo da grossura do tecido, você deverá usar agulhas mais finas ou mais grossas. Qualquer outra dúvida estou a disposição. Boas costuras na tua Vigorelli.
abraços.

Aparecida disse...

Boa tarde , meu nome e Aparecida , comprei uma vigorelli zig zag ponteio n de serie 31573 ( nao sei ao certo pois alguns nr nao da pra ver direito) , mas nao consegui usar pois ela so funciona em retrocesso e eu nao entendo nada de máquinas de costura. Comprei no olx e nao tem como encontrar a pessoa q me vendeu para perguntar.Vc poderia me ajudar?

Ivani disse...

Olá Aparecida, provavelmente ela deve estar ajustada para fazer retrocesso, você teria como tirar uma foto dela para que possa visualizar os botões e tentar descobrir se é isso mesmo? envie para ivani.lovequilts(a)gmail.com
Abraços

drezzahbeattriz@hotmail.com disse...

Ganhei uma Vigorelli preta há 1 ano, toda original....mudei apenas o gabinete pq estava com cupim, ela veio até com certificado de garantia por 15 anos, foi comprada em setembro de 1954, teve apenas uma dona......e agora coloquei um motor nela....nossa ficou ótima...!!!!!

Ivani disse...

Que bacana drezzahbeatriz. Parabéns!!! Faça lindos trabalhos com sua Vigorelli. Abraços

Loyda Macedo disse...

boa tarde Ivani, sinto o pedal da vigorelli um pouco resistente, teria como "amaciar" ele? ou ele tem mesmo uma cerca resistência ao pedalar?

Ivani disse...

Olá Loyda, talvez você precise trocar ou ajustar a correia, laceando ou apertando um tantinho. O pedal deve ser suave e atender ao comando. Se você pedala em falso ou seja pedala mas ele patina e não faz a máquina funcionar provavelmente a correia está com folga. Veja também se a parte metálica do próprio pedal não precisaria de alguma lubrificação para que os movimentos da estrutura metálica fique suave. Abraços

Anônimo disse...

Oii Ivani.... fiquei mto feliz em saber que está máquina é boa, pois meu sonho era ter uma máquina de costura, qdo solteira eu ajustada, fazia barras.... enfim me virava com uma bem velhinha que minha mãe tinha, nem lembro mais qual era a marca, mas era mto ruim... pontos frouxos embuxava td as linhas. Eu ia comprar uma nova, mas aí meu pai me disse que o amigo drle estava doando uma máquina. Cheguei lá vi uma cabeça de máquina verdinha e pensei.... poxa será que compensa arrumar? Hoje levei no conserto especializado da Singer, mas a minha e Vigorelli. Então Ivani eu li tudo o que vc relatou aqui sobre a máquina e fiquei feliz... pois estava com uma dúvida... será que vale a pena arrumar ou comprar uma nova? Vi tbm uma moça que esteve na Fátima Bernardes ela se chama Alana e faz suas costuras em uma dessas velhinhas costura reta tbm Singer. Agora tô feliz. Mto feliz!!! Vou passar horas arrumando, customizando minhas roupas. Obrigada por tirar nossas dúvidas!! Bjos.

Anônimo disse...

Oi Ivani td bem?
Nossa eu fiquei mto feliz com tudo o que vc colocou aqui sobre a máquina Vigorelli, pois ganhei uma.
Era o meu sonho ter uma máquina de costura e o amigo do meu pai estava doando uma e eu ia comprar uma nova. Cheguei lá e no uma cabeça de máquina Antiga Verde e pensei... será q compensa arrumar? Agora estou mto feliz, pois td o que vc relatou aqui tiraram nossas dúvidas. A minha levei para o reparo hoje... provavelmente vai ficar uns $140, 00 para arrumar e por motor. Não vejo a hora de buca-la!! Agora preciso de uma overlok... será que consigo ganhar uma? Rsrs.... Mto obrigada pelas dicas! Abraços.

Ivani disse...

Olá Silvia, tenha a certeza que você irá se surpreender com a sua Vigorelli. Vale a pena arrumar sim, pois é uma máquina muito boa. E depois você mesma poderá lubrificar de tempos em tempos e deixá-la sempre pronta pro trabalho. Fico feliz em saber que meu blog te ajudou. Boas costuras!!

Ivani disse...

Tomara que você ganhe e realize seu sonho, Silvia. Não sei te informar se o valor cobrado está alto ou não, mas considerando que você irá colocar motorzinho e fará uma manutenção geral, acredito que esteja valendo a pena. Abraços

Unknown disse...

Pteciso de ajuda p usar minha vigorelli claudia zig zag....

Ivani disse...

Olá Sueli, infelizmente não tenho essa máquina para poder te ajudar. Espero que você consiga o manual. Se você levá-la em uma loja que venda máquinas de costura usadas provavelmente conseguirá boas dicas com o técnico. Boa sorte. Abraços

Unknown disse...

Oi, boa tarde, estou tendo problemas com uma vigorelli antiga, ela esta embolando a linha na onde fica a bobina, eu abro pra dar uma olhada, limpo tudo, quando vou rodando com a mao aparentememte vai tudo normal mas quando ligo ela começa a embolar tudo de novo, o que pode ser? Tento achar algo na internet mas esta difícil.

Ivani disse...

Olá Mithelly. A linha enroscada na caixa da lançadeira pode ocorrer por ter sido a máquina usada sem tecido debaixo do calcador, ou por ter começado a costura de forma errada, sem segurar os dois fios de linha atrás do pé calcador. Remova os pedaços de linhas e fiapos que estejam enroscados na lançadeira e inicie novamente.
Verifique também se a Caixa de Bobina foi colocada corretamente.
Veja aqui no blog: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/01/como-passar-linha-na-maquina-de-costura.html
Se mesmo tomando estes cuidados o problema continua pode ser que a lançadeira da máquina esteja com algum problema, o que é difícil de acontecer.
Boa sorte, espero que você consiga detectar o que está causando o problema. abraços

Unknown disse...

Eu tenho uma vigorelli em casa,ela faz vários pontos e é elétrica e pedal mas ta com alguns problemas.

Viviane disse...

Boa tarde!! Obrigada pelo post Ivani! Estou iniciando meus trabalhos com a costura e tenho amado tudo.. A vó do meu marido me passou uma vigorelli pretinha que estava há muito tempo parada, chamamos um técnico e ele destravou ela enfim.. minha maior dificuldade está sendo em regular o ponto! O tensor é um terror para mim ,.. e eu já não posso chamar o técnico para regular já que ele cobra por cada visita.. ai menina, a linha da bobina aparece em cima, e tipo já mexi, mexi testei teste e nada... pode me dar uma dica prática para chegar nesse ponto perfeito que você nos mostrou?!

Ivani disse...

Olá Andressa, talvez um técnico em máquina de costura possa regulá-la, acredito que valerá o investimento, pois é uma máquina muito boa. Abraços

Ivani disse...

Olá Viviane, puxa que coisa o técnico deveria ter deixado a máquina ajustadinha para ser usada, que pena que ele não fez isso. Não desanime, regular a tensão do ponto é realmente uma tarefa chatinha, principalmente porque pode variar de uma linha para outra e de um tecido para outro, e é sempre um Deus nos acuda rsrs Tenha a certeza de ter colocado a linha superior corretamente. Vale a pena revisar todos os passos. Se a linha da bobina está aparecendo na parte de cima da costura ou a linha superior parecer reta (esticada) e aparecerem laçadas na parte de cima do tecido, isto indica que a linha superior está com muita tensão. Gire o botão do dispositivo de tensão para um numero menor (gire o botão para a esquerda, ou para o lado de trás da máquina). Gire um pouquinho só e faça uma costura de teste, se ainda não estiver ok gire mais um pouquinho e teste novamente até conseguir um ponto perfeito, é assim que eu faço. Boa sorte ai, espero que você tenha paciência suficiente e consiga encontra o ajuste correto. Boas Costuras!

Sulinha Diniz disse...

Ivani eu tenho uma que deve ter sido fabricada após a sua, e o ano de fabricação dela é 1956, então a sua deve ter sido anterior a isto.
a minha tem ate um aparador para segurar o tecido enquanto costura,é eletrica, por este motivo acho que é mais nova que a sua, tenho certeza da data pq meu pai comprou qdo eu nasci e nela tem o selo do ano de fabricação e tenho certeza que a sua é bem mais rara e anterior a minha. temos relíquias. se quiser fotos eu te envio é so me mandar um email ou me procurar no Face.
abraços

Sulinha Diniz disse...

Angelo a minha tem selo de fabricação de 1956 ela ja era elétrica nesta epoca tem um gabinete de mesa com extensor para tecidos, suponho que as outras sejam fabricadas até antes desta data

Ivani disse...

Olá Sulinha Diniz, que legal!!!! Se você puder me enviar as fotos eu gostaria sim ♥
pode enviar para ivani.lovequilts(a)gmail.com Desde já muito obrigada!

Sulinha Diniz disse...

Amanha eu tiro fotos dela e te envio

Unknown disse...

Oi Ivani !! Kkkk estou com 65 anos e só hoje soube desse " quilt livre " ! Que que ę isso meu Pai do céu !!! Kkkkkk meconte pra que serve !!

Unknown disse...

Tenho minha Vigorelli e amooo !! Comprei de minha irmã em 1972, pra fazer consertos caseiros , mas costuro de tudo , só não sabia desse tal de " quilt ! Kkk vivendo e aprendendo ! Por favor , me ensina o que é e pra que serve ! Beijos !

Unknown disse...

Esqueci de dizer ! Minha Vigorelli é pretinha e tinha um móvel lindo em verniz de duas tonalidades com gavetas abauladinha ! Linda ! Mas me mudei muitas vezes de cidade e acabou danificando a madeira . , mas eu nuca quiz colocar gabinete ou outro modelo de caixa ! Quando eu souber como fazer , te mando foto ! É bem antiga e não é elétrica !

Ivani disse...

Olá Maria Aparecida, o quilting livre é uma das formas de acolchoar um quilt. Para fazê-lo os dentes impelentes da máquina deverão ser abaixados para que você possa comandar o andamento do trabalho e mover livremente formando desenhos com a costura. Falo mais um pouquinho sobre ele aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2012/04/patchwork-quilting-e-outras-definicoes.html
abraços

Ivani disse...

Que bacana Maria Aparecida! E você sabe em que ano sua irmã comprou essa máquina? Acredito que no inicio dos anos 60, não? abraços

Ivani disse...

é uma preciosidade, não é mesmo? E o ponto dela é maravilhoso, perfeito. Que bom que você manteve o móvel original. Adoraria ver a todo da tua Vigorelli, se não conseguir me enviar através do email. coloca a foto no teu G+. Vamos trocando informações. bom dia pra você!

Unknown disse...

oi ivani estou com um problema ninha vigarelli está com o botão isolador folgado pra frente e para trás e a agulha não funciona por favor mim ajude Deus lhe abençoe

Ivani disse...

Olá Maria Joselita, não sei ao certo como te ajudar. A folga foi no botão ou no eixo do botão? Você diz que a agulha não funciona, como assim ? ela não abaixa e levanta, é isso? Quem sabe com mais algumas informações a gente consegue uma luz, para solucionar. Abraços

Andréia disse...

Boa Noite Ivani, eu ganhei de minha avó uma maquina dessa, preta, e ela esta embolando a linha no carrinho(bobina) ela não puxa a linha para cima, já verifiquei o carrinho, ele está rodando para o lado certo, vc tem alguma ideia do que possa ser. Tem como vc me enviar por email o manual dela, se possível com as fotos

Ivani disse...

Olá Andréia, que bacana você ganhar a máquina Vigorelli que foi da tua avó.♥
Verifique se a agulha foi colocada corretamente. A parte plana do cabo da agulha deverá ficar encostado na barra da agulha. O olho da agulha fica de lado e a linha deve ser passada da esquerda para a direita. Segure a linha superior e abaixe a agulha rodando o volante, a linha de cima deverá laçar a linha da bobina.
Infelizmente não tenho o manual original da Vigorelli, aqui no blog você pode encontrar o manual que fiz, todas as páginas poderão ser impressas clicando no botão verdinho "Print PDF" em baixo de cada artigo. Espero que você consiga resolver o problema. Se possivel me conte se deu certo. Abraços

Unknown disse...

Boa noite Ivani, te agradeço pelo carinho em responder, fiz tudo que ensinou, inclusive imprimi suas informações, e desmontamos a preciosa(assim que apelidei minha máquina), lubrificados, e ufa enfim a Preciosa está funcionando e eu muito feliz, muito obrigada. Bjos carinhosos

Ivani disse...

E realmente ela é Preciosa! Que bom que deu certo e que ela está funcionando, fico muito feliz em saber. Espero que você faça lindos trabalhos com a sua Preciosa Vigorelli. Abraços

Anônimo disse...

Olá, minha mãe tem uma maquina vigorelli, a linha da canelinha não esta subindo para junto a outra do tubo.
Se souber qual é o problema e/ou o que devo fazer me fala por favor.
OBS: já conferir se a bobina esta colocada corretamente e está.

Ivani disse...

Olá! Verifique se a agulha foi colocada corretamente. A parte plana do cabo da agulha deverá ficar encostado na barra da agulha. O olho da agulha fica de lado e a linha deve ser passada da esquerda para a direita. Segure a linha superior e abaixe a agulha rodando o volante, a linha de cima
deverá laçar a linha da bobina. abraços

O Antiquário disse...

Bom dia Ivani
Parabens por juntar todo esse povo em torno de uma Vigorellii!! Posso aproveitar teu texto inicial em meu blog (postagem "quem conhece a Vigorelli?", fazendo a referencia? Obrigado.

Ivani disse...

Olá "O Antiquário". Pode sim, agradeço se colocar um link para este artigo. Abraços

O Antiquário disse...

Boa noite Ivani
Juntei tua matéria em meu blog, colocando o linck. Obrigado

O Antiquário disse...

Boa noite Ivani
Mais uma vez por aqui. Descobri em Santa Cruz do Sul/RS, em antiquario, um luminoso da Vigorelli registrando: " a máquina de costura da familia brasileira".
Vale o registro como curiosidade para os apreciadores da Vigorelli.

Ivani disse...

Super legal! ♥

Unknown disse...

A sua é irmã da minha. Idêntica. Meu marido vai mandar conserta ela pra eu aprender a coaturar.ela tem muito tempo que não foi usado. Ela deve ter mas de 30 anos. Era da minha sogra.

Ivani disse...

olha só que bacana!!! É ideal mesmo que seja feito uma manutenção para deixá-la pronta para uso. Boas costuras na sua Vigorelli!

rolladesouza@gmail.com disse...

Ivani, acabei de resgatar a máquina da minha avó. Uma vigorelli linda, onde ela passou parte da vida costurando. A dela ainda tem o manual e tudo! Parabéns pelo blog.

Ivani disse...

Que preciosidade Natasha!!! Parabéns!!! Você sabe em que ano sua avó comprou a máquina? Adoraria ver uma foto dela. Que você faça lindos trabalhos com a Vigorelli da vovó. Abraços

Priscilasantos_ipda@hotmail.com disse...

Oi Ivani tenho uma vigorelli zig zag V75 sera que acho o manual? Pode me dar uma dica... obrigada
Me responda Priscilasantos_ipda@hotmail.com

Ivani disse...

Olá Priscila, Infelizmente não tenho o manual da Vigorelli V75, pra poder conpartilhar com você. Mas creio poder te ajudar se você me enviar uma foto que dê bem para ver os botões de ajustes.
Abraços

Unknown disse...

ola Ivani, me tira uma duvida quais os ponto q a vigorelli costura reta faz, que tipo de tecido ela costura, sou iniciante e comprei uma maquina pra mim tem 2 semanas e desde então venho procurando matérias sobre ela pois não sei costurar ainda kkkkk, desde já quero te parabenizar pois o blog é mara. bjs

Ivani disse...

Olá Tatyane, a Vigorelli tradicional só faz a costura reta mesmo. somente as máquinas mais modernas que fazem também zig-zag - algumas só fazem o ponto zig-zag mesmo.- outras tem uma vasta gama de pontos decorativos. Ela costura tecidos normal de algodão, lã e até sintéticos. Como é uma máquina resistente consegue costurar também tecidos mais pesados como Jeans, tecidos de estofamento e já ouvi dizer que algumas pessoas até fazem artesanato em couro com ela. Apenas tecidos com a trama em malha não são indicados por exigirem uma costura mais flexível como a overlock. Qualquer outra dúvida me escreve, se eu souber ficarei feliz em poder te ajudar. Bons trabalhos com sua Vigorelli. Abraços

Unknown disse...

Olá Valdecir, Sou Milena de Jundiai, minha vó trabalhou na fabrica vigorelli quando era solteira... hoje ela está com 86 anos e lúcida. Pelo que ela me falou ela cuidava de algum setor do escritório. Eu tenho uma máquina de pedal, base de ferro completa e conservada, restaurei a madeira. Mas não tem data de fabricacao.. somente uma numeração de série em uma etiqueta e o número 8 em baixo relevo na base de ferro Se puder ajudar de alguma maneira.
Att.

Ivani disse...

Olá Milenaa, eu sou a Ivani, que bacana você ter alguém tão próximo que fez parte da história da Vigorelli. Pois é dificil descobrirmos a data de fabricação das máquinas da Vigorelli. Alguns detalhes ajudam muito. Sua máquina é de que cor? Qual a numeração de série dela? Você teria como me enviar uma foto, pra eu poder ver alguns detalhes? abraços

magaly disse...

bom dia.tenho uma vigoreli programatic e nao consigo ajustar os pontos dela

Ivani disse...

Olá Magaly, ajustar a tensão do ponto realmente exige um pouco de paciência e persistência, eu não tenho o manual da Programatic mas sugiro a você que coloque a tensão no zero e faça uma costura reta, ai aumente um pouquinho a tensão e faça outra costura paralela, e vá aumentando a tensão e fazendo nova costura até conseguir o ajuste ideal. Boa sorte ai. abraços

Anônimo disse...

Boa Noite Ivani! Tenho uma Vigorelli (passando de geração para geração), mas ela apresentou um problema, ao girar o volante não há movimento na barra de agulha, é coo se algo tivesse se soltado, gira normal mas a barra da agulha nem movimenta. O que você acredita que possa ser?? Me ajude... por favor...rsrsrs ... Bjs

Ivani disse...

Olá "Anônimo", verifique se o botão no centro do volante não está solto.
Para encher as bobinas temos que liberar o volante e talvez ele tenha ficado nessa posição, ai a barra da agulha não se movimenta. Se for isso aperte o botão e a máquina voltará a funcionar normalmente. Se possível depois me diz se era isso mesmo. Abraços e boas costuras em sua Vigorelli.

Francisco L. Takats disse...

Ola Ivani, meu nome e Francisco e eu ja lhe escrevi uma vez a respeito da Vigorelli Robot, nao sei se voce lembra. Mas voce passou meu e-mail para a Flavia de Minas Gerais onde ela pede o manual da Robot ZZ-A. Como eu tente levantar alguns dados desta maquina acabei descobrindo uma fabricada na Italia que tem quase as mesmas caracteristicas, entretanto nao sei quem a lancou de fato. O importante e que agora eu possou 3 destas preciosidades incriveis. Detalhe, eu nao costuro mas possuo cerca de 28 maquinas em perfeito estado, funcionando. Tudo começou como um hobby que acabou virando coisa seria. Hoje faço restauraçoes e recuso-me a permitir que algumas acabem parando nos sucateiros a nao ser que nao haja mais soluçao a vista. E olhe que e inacreditavel o que se joga fora!!!. Mas meu contato hoje nao e para ficar me gabando mas sim, lhe dar uma boa noticia, caso alguen necessite o manual original da Robot 45, eu posso deixa-lo a disposiçao de todos pois sei como e dificil inclusive obter-se qualquer informaçao a respeito. Eu acho tambem que a Vigorelli, infelizmente, nasceu, cresceu e morreu no pais errado, no lugar errado e na data errada. Uma verdadeira pena.
Abracos
Francisco

Ivani disse...

Olá Francisco, Muito bacana você estar "salvando" estas máquinas pois elas foram fabricadas para durar, não são produtos descartáveis. Bacana você disponibilizar o manual da Robot 45. Onde o pessoal poderá encontrar, na tua página do G+ ? Talvez essa máquina italiana tenha sido fabricada pela Vigorelli da Itália. Abraços

Anônimo disse...

Olá Ivani,tenho uma Vigorelli que era da minha mãe "relíquia" não estou conseguindo usar, giro o volante e a agulha nao puxa a linha, a linha nao passa pela lançadeira a agulha nem desse, pode me ajudar po favor?
Obrigada! Lia

Ivani disse...

Olá Lia. Puxa que estranho. Será que o volante não está solto, na posição indicada para encher a bobina? Nessa posição a agulha não deve descer. No centro do volante tem um botão prateado, é o botão isolante, verifique se ele está apertado (veja aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/04/como-encher-bobina.html )
Depois disso verifique se a agulha está colocada corretamente. A parte plana do cabo deve ficar encostada na barra da agulha para que ela lace a linha da bobina.
Espero que você consiga solucionar o problema e faça lindas costuras com a tua "relíquia". Se der certo me conte. abraços

Anônimo disse...

Olá Ivani,já verifiquei o botão isolante está apertado,a agulha pelo que vi acho que está ok, quando disse a "agulha não desce" acho que não disse corretamente, a agulha desce só até perto dos dentes,não chega a dar a laçada na linha,a linha não passa pela lançadeira.O que pode ser?
Obrigada! Lia.

Ivani disse...

Oi Lia, pode ser que tenha pedaços de linha travando a lançadeira. Tente movimentar o volante para frente e para trás enquanto observa a área do porta bobina para ver se tem algo lá. Normalmente isso acontece quando por exemplo a linha quebra e fica enroscada em partes da lançadeira. Removendo os pedaços de linha deve liberar o funcionamento.

Ivani disse...

Letícia, estou tentando conseguir.

Unknown disse...

Oi Ivani, ontem ganhe de presente una maquina Vigorelli portátil, pero não sei nada de nada e hoje encontre seu blog maravilhoso que ajuda a muitas pessoas. Eu quero encontrar um manual de esta maquina, pois é bem difícil para mim, so conheço a Singer antiga que era mia mãe. Agradeço qualquer ajuda. Obrigada Clara

Ivani disse...

Olá Clarissa, que maravilha de presente!
Você poderia me enviar uma foto da tua máquina Vigorelli portatil para eu ter certeza de qual o modelo dela? envie para ivani.lovequilts(a)gmail.com
Fico no aguardo para poder te ajudar. abraços

lilica disse...

obrigada sua postagem sobre vigorelli me ajudou bastante,já estava desistindo de usar minha máquina.Muito obrigada felicidades sempre.

Ivani disse...

Que bom Lilica, fico feliz em saber. Faça bom uso de sua máquina.
Abraços

Anônimo disse...

Oi amiga costureira. Não troco minhas máquinas singer e vigorelli antigas por essas máquinas modernas que são todas de plástico. Infelizmente a vigorelli faliu e a singer decaiu fabricando essas máquinas de péssimas qualidade.Quanto a limpeza de sujeiras encrustadas eu lavo minhas máquinas com querozene e depois de secar eu lubrifico, ficam macias para costurar.

Anônimo disse...

Não troco minhas máquinas antigas singer e vigorelli por máquinas novas fabricadas em plásticos. Infelizmente a singer decaiu fabricando máquinas a base de plástico. Quando minhas máquinas necessitam de limpeza eu as lavo com querozene e depois de secas eu as lubrifico. Ficam execelentes.

Ivani disse...

Nunca precisei usar querosene, mas se está dando resultado pra você, é bom saber. Grata pela dica.

Ivani disse...

Realmente "Anonimo" as antigas sim eram feitas para costurar muito e durar a vida inteira e mais um pouco. Nunca utilizei querosene na limpeza, agradeço a dica.

Anônimo disse...

Ivani tudo bem sou eu novamente a Dalileia te enviei até um e-mail...agora meu problema é outro na minha vigorelli..quando vou costura que o calcador e os dentinhos não puxa o tecido como de costume eu que tenho que ajudar o tecido a correr oque está errado é claro.minha vigorelli não tem o botão que regula os dentinhos como devo prosseguir... porque não dá pra eu costurar tendo que puxar o tecido me ajuda desde já agradeço de coração

Ivani disse...

Oi Dalileia, Provavelmente soltaram algum parafuso na parte de baixo da máquina, no mecanismo que aciona os dentes impelentes. Vou dar uma pesquisada e se encontrar como resolver esse problema te escrevo. Se não conseguir creio que será melhor você levá-la em um técnico de máquina de costura.

Unknown disse...

Boa tarde Ivani, adorei o seu post sobre a Vigorelli, herdei de minha mãe uma Vigorelli Robot, ficarei imensamente feliz se soubesse como obter o seu manual. Desde já agradeço. Rosangela.

Ivani disse...

Olá Rosangela, me passa teu e-mail que te envio o que tenho da Robot. Abraços

Diariodeunflojo disse...

Boa tarde Ivani eu tenho uma Vigorelli Zigzag YM-40. Eu preciso obter o seu manual, pode me ajudar?

Ivani disse...

oLÁ "Diariodeunflojo" Não tenho esse manual, pra te falar a verdade nem tenho certeza de qual modelo seria esse, com a referência YM-40, Você poderia me enviar uma foto? Envie para: ivani.lovequilts(at)gmail.com Os modelos da Zig-Zag mudaram bastante esteticamente mas as funções continuam as mesmas.

Anônimo disse...

Eu tenho uma igualsimha,ta embolsando linha não sei se e a agulha não acho agulha em lugar algum qual agulha compatível,o motor esta bom so a mola do tenso quebrou e a borracha de encher ad bobinas arrebentou.

Lúcio disse...

Olá Ivani! Sou aprendiz e ganhei recentemente uma Vigorelli pretinha, aquele modelo que tem na base um botão que regula a altura dos dentes, estou com dois problemas, pois a caixa da bobina, não fica fixa onde deve e o disco menor que trava e destrava o maior para rebobinamento, está colado, não solta, pode me ajudar?

Ivani disse...

Olá Lúcio, embora a sua seja pretinha deve ser o mesmo modelo, ou parecida com a minha que também tem o botão que regula a altura dos dentes. Será que o tipo de bobina ou o tipo de caixa de bobina é o correto? Verifique isso. O disco que você fala é o botão isolador que fica no centro do volante?

Unknown disse...

Oi Ivani boa noite, minha vigorelli é zig zag e a cor dela é azul claro, não sei se ela é standard ou universal, então a posiçao da agulha é de lado? Só estou tendo problemas com isso.bjs

Ivani disse...

Não, se ela faz zig zag muito provavelmente a posição da agulha é com o furo virado pra você, mas da mesma forma a parte reta do cabo deverá encostar na barra onde a agulha fica presa. Se o tensor da tua máquina é frontal o furo da agulha também deverá ser. Depois me conta se conseguiu.

Unknown disse...

Olá, boa tarde a todos.
Ganhei da minha vó uma Vigorelli verde, nunca costurei com ela, só me lembro de quando eu era criança e brincava de carrinho em baixo dela e onde vai a correia era meu volante...kkkk estou desmontando com muito cuidado para limpar e lubrificar tudo, estou empolgado para aprender a mexer nela. Gostaria de saber qual a diferença dela que é verde para a preta. Obrigado, Juan

Ivani disse...

Olá Juan, sua Vigorelli é verde como a minha ou é verde Oliva?
O tensor dela é lateral ou frontal?
A Vigorelli comercializou e fabricou a máquina de costura reta em várias cores, as mais comuns eram pretas ou verde oliva. Aparentemente por estética. Não sei te dizer se mecanicamente elas são idênticas ou se existe alguma diferença.
Bacana tuas lembranças, cuide de sua Vigorelli com carinho.

Unknown disse...

Bom dia Ivani, obrigado pela atenção. Consegui limpar ela toda, já está funcionando. Como disse, nunca costurei, más já estou praticando, estou apanhando bastante...rs...RS... Principalmente quando paro de pedalar e quando eu volto ela costura para trás. A minha é igualzinha a sua, porem um verde mas escuro.

Viviane disse...

Boa noite Ivani
Encantada com tudo que li aqui sobre a Máquina Vigorelli, adquiri uma igual a sua, só q na cor branca mais o botão de baixar os dentes, é os desenhos da maquina é idêntico, gostaria muito ďe achar uma da mesma cor q a minha, mais até agora só achei, verde igual a sua é uma q é um vermelho meio alaranjado, gostaria muito de enviar uma foto da minha "filha" rsrs
Ela está em bom estado só o botão que abaixa os dentes que está travado na posição de costura reta.
Obrigado por compartilhar com a gente suas descobertas .
Beijos Viviane

Ivani disse...

Olá Viviane Sua máquina deve ser linda!!! Se puder envia a foto para
ivani.lovequilts(a)gmail.com
Vou adorar conhecê-la.
Fico feliz em saber que você gostou dos artigos que escrevi.
Abraços

Elder Sandim disse...

Boa noite! Como vai? Minhas duas Vigorelli Aerodinamica e Robot não tem nenhuma inscrição dizendo que elas sejam Made In Brazil ou Made In Italy. Somente tem o número de série e nada mais. A Vigorelli Aerodinâmica tem número de série:32-004656 será que a minha Aerodinâmica seria Italiana ou já produzida no Brasil?

Ivani disse...

Olá Elder, boa noite!! Boa pergunta, não faço a menor idéia quanto a Aerodinâmica. Entretanto a robot italiana é verde e as nacionais tem cores mais suaves e o design é um pouco diferente no cabeçote.

Olindina disse...

Boa noite, eu tenho uma dessa, VERMELHA. Amo minha vermelhinha. Moro em Pesqueira-PE.

Ivani disse...

Olá Olindina, ah tem que amar mesmo super especial.

Ingrid Abreu disse...

Olá Ivani. Cheguei no seu blog depois de muito pesquisar sobre a Vigorelli. Eu herdei uma máquina de minha vó, que faleceu ano passado com 92 anos, eu criança a via costurar na máquina e já desejava um dia herdá-la, e minha vó a deixou mesmo para mim. A questão é, estou diante de uma situação aparentemente ainda mais difícil do que a maioria dos proprietários de uma Vigorelli que chegam aqui, pois na verdade a máquina da minha vó não é Vigorelli, é VIGOR, porém tem o V característico da marca na base da máquina, a inscrição "Vigor" no lugar onde a de vocês tem "Vigorelli", o pé de ferro tem um desenho que forma um V no pedal, e as laterais (os pés propriamente ditos) tem o V característico da Vigorelli. Não tem a inscrição "Vigorelli" no meio da estrutura da mesa de ferro (como já vi em muitas ao pesquisar na internet), ali no meio não tem inscrição. Ela é verde oliva e está bem desgastada, inclusive os desenhos dela (que parecem ter sido um dia dourados) também estão quase apagados. Eu não tenho certeza de nada, mas me parece que ela é bem mais antiga que a maioria das Vigorelli que já vi pela internet afora, até mesmo pelo nome "Vigor", seria um modelo antiquíssimo? Queria tanto saber de que ano é...

Ivani disse...

Olá Ingrid, Já vi algumas fotos da VIGOR, cheguei a pesquisar sobre elas mas não consegui informações. Tanto pode ser uma 2a. marca produzida pela propria Vigorelli como pode ser uma marca de outra fábrica para competir com a Vigorelli.
Você encontrou em algum lugar o número de série dela?
Você leu o artigo sobre as pioneiras no Brasil?
http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2017/01/maquinas-de-costura-as-pioneiras-no.html
Sei que a Vigorelli produziu máquinas de costura reta de outras cores, além da tradicional preta, na cor verde olíva, elas começaram a ser comercializadas a partir de 1955.
Antigamente era comum as noivas ganharem de presente de casamento uma máquina de costura, você sabe em que ano seus avós se casaram? Pode ser um ponto de referência a ser considerado, principalmente se tiver sido em 1955 ou nos anos seguintes.
Abraços

Unknown disse...

Oi Ivani,tenho uma vigorelli preta, mas não consigo achar nenhuma que tenha o mesmo gabinete,portanto não sei se ele é original. Gostaria de saber em que ano foi fabricada e noção de preço para venda, será que você pode me ajudar, por favor? Obrigada

Ivani disse...

Oi, a Vigorelli vendia as máquinas com pelo menos 3 opções de gabinetes. No caso da modelo standard pretinha ela foi comercializada desde o início até a empresa falir, com algumas alterações na pintura e logotipo, mas bem difícil de precisar a época em que foi fabricada. Poderia me enviar uma foto de sua máquina e o número de fabricação dela?

Elder Sandim disse...

Ivani, as Vigorelli Standard ou BR de volante com detalhe cromado foram os primeiros modelos a serem fabricados tanto no Brasil como na Itália. São as mais antiga, até a peça de deixar o volante solto para encher a caixa de bobina era em detalhe cromado como nas Singer pretinha. Elas se parecem muito uma com a outra (Singer pretinha e Vigorelli Pretinha nesta época).

Unknown disse...

Ivani quero comprar uma máquina dessas mas a que está ao meu alcance é manual porém quando mexe o volante e tals, mas a agulha não se mexe o rapaz demonstrou o estado dela mas eu queria identificar o problema para saber o que fazer para arrumar-la.

Ivani disse...

Oi, verifique no volantinho se o botão isolador não está solto.
Quando ele está solto para encher a bobina a agulha não sobe e desce. Veja neste artigo.
http://ivani-arteemcasa.blogspot.com/2014/04/como-encher-bobina.html


Ivani disse...

Oi Elder, sim mas elas continuaram sendo feitas nesse design por todo o período em que a Fabrica esteve aberta em Jundiai. Alguns poucos detalhes mudaram, posição e tamanho do logotipo, decalques dourados ou amarelo ouro, mas a pretinha Standard foi carro chefe em toda vida útil da Vigorelli no Brasil

Ivani disse...

você pode comprar um motor elétrico e instalar, caso resolva o problema da agulha não estar abaixando.

Unknown disse...

Sou um hobbista e entusiasta no conserto e ajustes de máquinas de costura, tenho 2 vigorelli, uma pretinha e uma V76 com mais de 20 pontos decorativos, consegui adaptar as engrenagens da lançadeira em ferro e bronze, calcanhar de aquiles dessas máquinas.

Ivani disse...

Que maravilha! Elas merecem ser recuperadas.

Elder Sandim disse...

Que pena ele não ter deixado o contato, eu tenho Vigorelli ZZ/A Robot e as engrenagens utilizadas em todas as máquinas Vigorelli que tem Zig Zag e mais pontos decorativos são as mesmas engrenagens. É um tamanho padrão de engrenagens para todas.

Ivani disse...

Olá Elder. Quem sabe ele ainda veja os comentário e deixe algum contato. Pelo que entendi as engrenagens que ele adaptou são da lançadeira. Vamos torcer e aguardar.

Elder Sandim disse...

As engrenagens originais da Vigorelli de fábrica são de plástico mais resistente. Já as engrenagens atuais paralelas dizem que a durabilidade é menor. Se tiver como adaptar outra engrenagem de metal seria melhor. Porque o metal é mais durável, mesmo que gere mais barulho. A caixa de engrenagens da lançadeira tem tampa de aço e isso ajuda a vedar bem o som. Minha Vigorelli ZZ/A Robot ainda esta com as engrenagens inteiras e funcionando. Mas é bom saber que se pode adaptar peças de outras modelos nela e assim mantê-las por mais tempo funcionando. Estas engrenagens são o ponto mais crítico destas máquinas. O restante é super robusto sendo bem lubrificado. Eu mantenho as engrenagens de plástico da lançadeira sempre com graxa branca, que protege do ressecamento e aumenta a vida útil delas. Graxas comuns a base petróleo pode ressecar o plástico e causar a quebra das mesmas.

Ivani disse...

Perfeito Elder.

Eliane Aparecida disse...

Olá Ivaí Vieira, meu nome é Eliane Ferreira tenho 37 anos aprendi a costurar em uma destas verdinha da V tenho boas lembranças de minha mãe me ensinando não conseguir ler todos os comentários e não sei se vc descobriu o ano de fabricação de sua máquina mas uma coisa te falo a da minha mãe e da mesma da sua e está da minha mãe já tem 41 anos, pois lembro de minha mãe falar que as de meus irmãos mais velhos foi embanhada nela, atualmente eu estou com ela até hoje ela tava guardada pois minha mãe faleceu há 7 anos desde então tava guardada aqui em casa,hoje resolvi dar uma limpada e lubrificar e acredite ela costurou

Ivani disse...

Que bacana Eliane, adorei conhecer sua história com a Vigorelli que você herdopu da tua mãe.♥
Puxa, é mesmo ? 41 anos!!!
Você poderia me dizer qual o número de série da tua ?
Ah! com certeza ela iria costurar. São máquinas que foram fabricadas para durar uma eternidade!!!
Abraços