quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Karen Nyberg - Astronauta e Quilter

Ela está prestes a retornar para a Terra no início da próximo semana. Foi para a Estação Espacial em Maio e semana passada a NASA divulgou um vídeo de pouco mais de 5 minutos no qual Karen explica  como fez para  montar um bloco de patchwork, no espaço, com gravidade zero.

"Agora que eu tentei  costurar à mão no espaço eu posso dizer uma coisa com certeza:  É complicado."
A astronauta, engenheira mecânica, e quilter Karen Nyberg levou na missão material de costura , incluindo tecidos, tesoura , linha, cinco agulhas. Ela fez  em suas horas de folga um dinossauro de tecidos para o filho e criou o primeiro bloco de patchwork  feito no espaço.

Para que o material não saísse do alcance de suas mãos, flutuando por lá, ela guardou tudo dentro de uma embalagem plástica tipo ziploc e preparou uma base com velcro para prender tudo.
Para cortar os tecidos ela conta que precisou fixá-los numa superfície com fita adesiva.
Em patchwork a precisão é o segredo e no espaço ela não pode contar com os equipamentos de corte (tapete, cortador circular e régua), máquina de costura ou ferro de passar.  Ela fez à mão e ficou surpresa com o resultado final do bloco devido as circunstâncias em que ele foi feito.

No final do vídeo ela convida quilters de todo o mundo a criarem um bloco de 9,5 polegadas com qualquer combinação de cores, feito com qualquer técnica, dentro do tema ESTRELA. O bloco deverá ser assinado com caneta permanente, incluindo na assinatura o nome e a localização da pessoa. O quilt que será montado com todos os blocos recebidos será exposto no 
40 º Festival Internacional de Quilt, em Houston - EUA.
Envie seu bloco  para:
Star Block Challenge 
Attn: Rhianna Griffin 
7660 Woodway, Ste. 550, 
Houston, TX  77063
USA 








No Pinterest da Karen, encontrei está foto sensacional da Costa Nordeste do Brasil, no Álbum Our Home. Planet Earth (Nosso Lar. Planeta Terra)e tem muitas outras fotos de tirar o folego lá.



6 comentários:

AnaCristina disse...

voce vai enviar?

Mami Potato disse...

Uow, isso é que é costurar com a cabeça na Lua!!kkkk

Ivani disse...

Vai depender de eu conseguir uma horinha livre pra fazer o bloco, já que estou com os pés na Terra. rsrs Obrigada por sua visita Ana Cristina. Abraços

Ivani disse...

Então né?! Acho que jamais conseguiria, aliás não tenho dom pra Astronauta rsrs, imagino que sentiria enjôo o tempo todo rsrs. Bjs Thati,.

Cantinho da Aracy disse...

Que demais!!! Já posso ir pro espaço, dá pra fazer patch mesmo lá...kkkkkkk
Obrigada por compartilhar Ivani, amei. Bjs

Ivani disse...

rsrs pois é Aracy, é o patch dominando o universo rsrs, bacana né? Bjs.