sexta-feira, 29 de novembro de 2013

É tempo de Mistério

Estou iniciando hoje meu primeiro "Mystery Quilt".
Nunca havia decidido participar de um, por vários motivos. 
Primeiro de todos...por que iniciar um novo trabalho se há vários por terminar dentro do Baú dos Ufo's? Outro motivo forte que sempre me manteve afastada dos Mistérios, gosto de ver o resultado final, trabalhar com o pé no chão, sabendo onde cada passo irá me levar. Além do meu estoque de tecidos ser pequeno. Mas desta vez é um Mystery Quilt de Bonnie Hunter, a "rainha dos retalhos". E ela tem sempre sido tão generosa, compartilhando quilts e ensinamentos.
 

Estudei as instruções iniciais, chequei as possibilidades e então... 
CELTIC SOLSTICE Mystery aqui vou eu! 

Este ano ela está fornecendo as quantidades de peças para a montagem de dois tamanhos de quilts:king size 111" X 111" e um menor com 75" X 75". Ela sugere que cada um faça do tamanho que melhor lhe convier, incluindo metade dos tamanhos dados. As instruções estarão disponíveis no site  até 1°/06/2014, quando então serão removidas para entrarem em um  novo livro.

Meu plano é ir montando as partes da pista fornecida durante
 a semana  e sempre que uma nova pista for publicada (todas as sextas feiras, durante aproximadamente 2 meses) iniciá-la. mesmo que não tenha sido possível terminar todas as peças do passo anterior. 

A primeira pista, saiu hoje. 
Passei a tarde cortando alguns paninhos e ouvindo Celtic Music no AccuRadio/CelticRadio- Progressive Celtic (tem outras 14 opções lá).
Fiz este teste com Paper Piecing, mas imprimi também os moldes.
Embarcando nesta nova aventura, que com certeza terá muita diversão e muitos desafios a serem vencidos.
Está interessada em participar? 



Instruções para o Celtic Solstice Mystery podem ser encontrados Aqui.





terça-feira, 26 de novembro de 2013

QUIABO e DIABETES

Quando fiz a postagem em 20/Fevereiro/2011 sobre  a receita de QUIABO COM CARNE MOÍDA, não sabia das dicas de que o quiabo ajuda a controlar a taxa de diabetes.
Sábado, a amiga Claudia L. estava pesquisando na net e acabou encontrando um vídeo da KTV Canal 15,  afiliada da TV Cultura na cidade de Cacoal - RO, e percebeu que no decorrer da matéria  minha foto foi incluída (aos 38 segundos e 1:44). 
Quem quiser saber as dicas que deram aqui está o vídeo:

Alimente-se bem. Cuide-se.

Editado em 06/01/2014 para incluir as informações da Dra. Christiane Sobral Coordenadora do Centro de Diabetes do Hosptal Sírio-Libanês (SP)

É necessário tomarmos muito cuidado com reportagens e artigos que revelam que algum alimento, chá ou planta melhoram ou "curam" o diabetes. O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) que necessita prioritariamente de acompanhamento médico e ainda não tem cura.

No novo quadro do programa do Luciano Huck, o que foi apresentado é que o quiabo poderia diminuir a absorção de carboidratos (açúcares) ingeridos, pela seu alto conteúdo de fibras alimentares e, desta forma, impedir uma elevação das taxas de glicose. A ingestão de qualquer alimento não substitui as medicações diárias e necessárias para um ótimo controle do diabetes. Devemos deixar claro que não se pode abandonar o tratamento e o acompanhamento médico da doença utilizando-se um ou outro alimento. Aconselho muita cautela quando ouvirmos notícias com esses parâmetros. Não há nenhuma comprovação científica.

A utilização do quiabo em nossa alimentação é essencial, assim como outros alimentos devido ao seu alto teor de fibras. Eles deixam a digestão mais lenta e reduzem a absorção dos carboidratos da dieta. É o caso, por exemplo, do espinafre  que melhoram a ação da insulina.

Porém, o controle do diabetes depende essencialmente de cinco elementos primordiais: alimentação saudável, perda e /ou manutenção do peso ideal, atividade física (pelo menos três vezes por semana), tomar as medicações indicadas pelo seu médico corretamente e educação sobre diabetes (conhecer mais sobre a doença que não é um bicho de sete cabeças). É importante salientar que as pessoas com diabetes, principalmente crianças com DM1, em sua maioria, necessitam de aplicações diárias de insulina.

Não realizem qualquer alteração no tratamento do diabetes sem antes consultar seu médico endocrinologista.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Final de semana com amigos

Aproveitando o final de semana prolongado um casal amigo veio nos visitar.
Rosana que trabalhou comigo por muitos anos e seu marido Manuel. Foi muito bom estar com eles. Conversamos e rimos muito. Encontramos também com a Bernadete e seus pais.




Mesmo com a alteração da rotina dei inicio a marcação das cores a serem bordadas com as canetinhas hidrográficas fabricadas pela Faber Castell  no bloco que bordarei em ponto cruz: Diligence, do qual falei Aqui.





E embora não tenha nascido mais nenhuma flor vermelha e branca no meu Jardim, a quantidade de hexágonos alinhavados com a técnica EPP (English Paper Piecing) está crescendo e acredito que em breve a colheita será farta.

A produção de domingo faz parte dos hexagonos da carreira inferior na foto ao lado. 

Compartilho com as amigas as reflexões da Kathy neste domingo:

Pensar sobre descansar não ajudará você a se sentir descansada.
Pensar em dar alguns pontos a mão não te trarão benefícios maiores  a menos que você os faça.

Porque só conseguimos progresso em um trabalho manual, quando o pegamos e damos andamento, por menor que seja a quantidade de pontos, melhor pouco do que nada.

Assim, estou participando do Slow Sunday Stitiching.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Linha e Agulha - trabalho manual




Dando prosseguimento  ao trabalho de EPP (= English Paper Piecing) que inicie há alguns dias atrás,(veja AQUI) preparei mais algumas peças e costurei mais algumas florzinhas lindas durante este ensolarado domingo.


E que dia lindo fez hoje. Céu azul com algumas nuvens apenas enfeitando o céu.




Ainda não tenho definido o trabalho final. Vou montando as peças, costurando as flores, sem stress, sem prazo pré estabelecido, só pra relaxar, só por diversão.  E isto me faz tão bem!
25 flores estão prontas e tenho uma boa quantidade de hexágonos preparados. Outras flores logo desabrocharão.

Em breve pretendo iniciar meu bordado em ponto cruz para colaborar com o projeto Love Quilts Brasil. Então, comecei a preparar  o tecido para o bordado com o gráfico DILIGENCE da série Collector's Plate publicado pela revista americana Cross Country Stitching em Abril/2013.
Desta vez usei a caneta Frixion ball da Pilot.   

Antes usava a caneta esferográfica BPS na cor preta, também da Pilot. A Frixion facilita muito, pois qualquer marcação errada poderá ser corrigida na hora, basta passar a ponta do ferro quente sobre o erro que tudo desaparece.  A próxima etapa será marcar as cores a serem bordadas com as canetinhas Hidrocor da Faber-Castell .  Já escrevi sobre a marcação do gráfico de ponto cruz AQUI (tutorial como marcar o tecido para bordar ponto cruz). Marcar o gráfico facilita muito, se você nunca tentou, experimente, você vai gostar!







E por falar em bordado para o Love Quilts Brasil , este bloco ajudou a compor um Quilt com o tema Esportes Radicais.



















Em 06 de novembro o Halisson recebeu este quilt, que ficou muito lindo, não é mesmo?











Estou participando do Slow Stitching Sunday,  e  "in hand" epp link party #2.

sábado, 9 de novembro de 2013

Mini Porta Bijoux

Atendendo a solicitação de uma amiga, confeccionei estes Mini Porta Bijoux  em cores variadas e tecidos combinando. 
Trabalho pronto e entregue


E o mais importante...Cliente satisfeita! 

"chegaram Ivani. lindos, parabens! 
Vamos ver se consigo que sobre um pra mim... rsrsrsrs.
valeu!"

Além de práticos, super charmosos!


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Karen Nyberg - Astronauta e Quilter

Ela está prestes a retornar para a Terra no início da próximo semana. Foi para a Estação Espacial em Maio e semana passada a NASA divulgou um vídeo de pouco mais de 5 minutos no qual Karen explica  como fez para  montar um bloco de patchwork, no espaço, com gravidade zero.

"Agora que eu tentei  costurar à mão no espaço eu posso dizer uma coisa com certeza:  É complicado."
A astronauta, engenheira mecânica, e quilter Karen Nyberg levou na missão material de costura , incluindo tecidos, tesoura , linha, cinco agulhas. Ela fez  em suas horas de folga um dinossauro de tecidos para o filho e criou o primeiro bloco de patchwork  feito no espaço.

Para que o material não saísse do alcance de suas mãos, flutuando por lá, ela guardou tudo dentro de uma embalagem plástica tipo ziploc e preparou uma base com velcro para prender tudo.
Para cortar os tecidos ela conta que precisou fixá-los numa superfície com fita adesiva.
Em patchwork a precisão é o segredo e no espaço ela não pode contar com os equipamentos de corte (tapete, cortador circular e régua), máquina de costura ou ferro de passar.  Ela fez à mão e ficou surpresa com o resultado final do bloco devido as circunstâncias em que ele foi feito.

No final do vídeo ela convida quilters de todo o mundo a criarem um bloco de 9,5 polegadas com qualquer combinação de cores, feito com qualquer técnica, dentro do tema ESTRELA. O bloco deverá ser assinado com caneta permanente, incluindo na assinatura o nome e a localização da pessoa. O quilt que será montado com todos os blocos recebidos será exposto no 
40 º Festival Internacional de Quilt, em Houston - EUA.
Envie seu bloco  para:
Star Block Challenge 
Attn: Rhianna Griffin 
7660 Woodway, Ste. 550, 
Houston, TX  77063
USA 








No Pinterest da Karen, encontrei está foto sensacional da Costa Nordeste do Brasil, no Álbum Our Home. Planet Earth (Nosso Lar. Planeta Terra)e tem muitas outras fotos de tirar o folego lá.



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

EPP - English Paper Piecing

A verdade é que não importa quantos UFO's você tenha, seus olhos sempre vão brilhar para o início de um novo trabalho.

E foi assim que estes hexágonos de 3/4 de polegada tiveram início com a técnica EPP - English Paper Piecing.

Florzinhas lindas estão sendo colhidas.
O que vou fazer com isso? Ah isso já é outro problema, por enquanto é apenas diversão. Quem sabe quando eu me tornar vovó elas estarão enfeitando o meu jardim, já que os quilts  montados com elas são chamados de "Jardim da Vovó".

Os hexágonos eu imprimi em folhas de papel cartão e recortei, encontrei o arquivo  na Página de Free Downloads do site da Abi.

Você já fez EPP?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...