quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Regulagem do Ponto

Manual da Máquina de Costura Vigorelli
Parte 3 - REGULAGEM DO PONTO

A tensão correta da linha  é importante porque ela afeta diretamente a qualidade dos pontos da costura.
Pouca ou muita tensão produzirá costura frágil ou franzirá o tecido.
Se a regulagem estiver correta a costura será perfeita.  Tanto a linha superior como a da bobina se entrelaçarão no meio dos tecidos e os pontos serão iguais tanto no avesso como na parte de cima, conforme esquema acima.

Antes de iniciar uma costura é recomendado sempre, fazer um teste, para checagem. Use uma amostra com os tecidos e a linha que será usada. 

Existem dois tipos de tensão: a superior (na agulha) e a inferior (na bobina).

Geralmente não será necessário alterar a tensão inferior, sendo suficiente a regulagem da tensão superior. Como fazer isso?


Se a tensão Superior estiver muito baixa, as laçadas aparecerão do lado do avesso (lado de baixo)  e a linha da bobina estará esticada, sem formar os pontos adequadamente.

Para solucionar o problema, aumente a tensão girando o botão do dispositivo de tensão para um número mais alto (gire o botão para a direita - ou para o lado da frente da máquina).

Se a linha superior parecer reta (esticada) e aparecerem laçadas na parte de cima do tecido,  isto indica que  a linha superior está com muita tensão.

Para solucionar, diminua a tensão girando o botão do dispositivo de tensão para um número menor (gire o botão para a esquerda, ou para o lado de trás da máquina).

Nos dois casos, muitas vezes é preciso paciência, pois será necessário repetir e testar o procedimento várias vezes.
Para conseguir um ponto perfeito, tenha o cuidado de regular corretamente a tensão. 

IMPORTANTE:
1 - Para cada tipo ou marca de linha a tensão deverá ser ajustada. Linha mais fina ou mais grossa requer nova regulagem.
Preferencialmente utilize o mesmo tipo/marca de linha tanto na bobina quanto na parte superior.
2 – Gire o botão do dispositivo de tensão para um lado ou para o outro, conforme a necessidade, lentamente e vá testando a cada alteração, até ajustar adequadamente a tensão.

Boas Costuras!

36 comentários:

Lilycreative disse...

Ivani, gracias por tu comentario, como tenemos un quilt en común sin terminar que te parece si nos ponemos de acuerdo y lo terminamos juntas, te dejo mi correo: alcala1626@hotmail.com, gracias.

Patty disse...

Hello! Jan sent me over from Sew and Sow Farm blog!

Anônimo disse...

Oi Ivani,é a Ligia tudo bem ? adorei a explicação sobre os pontos.Informações sobre a máquina vigorelli é sempre muito bem vinda Um grande abraço!!!

Ivani disse...

Oi Ligia, fico feliz que tenha gostado, já estou planejando outras postagens ref, a assuntos relacionados a Vigorelli. E você, tem trabalhando bastante com a tua? Abraços

Anônimo disse...

Olá Ivani,tenho feito algumas coisinhas sim.Fico aguardando sua próxima postagem.Abraços Ligia

Daniela Pereira disse...

Boa tarde Ivani! herdei uma vigorelli da minha mãe, falecida recentemente, quando pedalo nela parece que estamos juntas... mas enfim minha dúvida é sobre um ponto que esta pulando, vc sabe como me ajudar?

Ivani disse...

Olá Daniela, que bom que você pode ter esses momentos que te trazem boas recordações junto da tua máquina de costura, Para esse probleminha,cheque a posição da agulha, se ela está colocada na posição correta, se o problema persistir, troque por uma agulha nova, quando a agulha está "cega", com muito uso isso costuma acontecer, Bons trabalhos com sua preciosa Vigorelli, Abraços

Loyda Macedo disse...

Ivani me socorre, minha vigorelli não faz pontos :( tô arrasada! Fiz tudo certinho e a agulha não laça a linha da bobina, o tecido nao costura, o que pode ser?

Ivani disse...

Oi Loyda, calma que pra tudo se dá um jeito e logo logo você estará costurando maravilhas em sua Vigorelli. Com o problema que você está comentando parece que tua máquina não está conseguindo laçar a linha da bobina para fazer os pontos. Faça a seguinte checagem:
1 - COLOCAÇÃO DA AGULHA - se a agulha não estiver colocada corretamente com a parte plana encostada na barra de agulha da máquina, quando a agulha desce ela não consegue laçar a linha da bobina. Então cheque se a agulha foi colocada da maneira correta mesmo.
2 - BOBINA - verifique se a bobina que você está usando é do tamanho adequado para o modelo da máquina. Sua bobina é de metal? Porque a maioria das bobinas plásticas atualmente são mais baixinhas e não funcionam na Vigorelli costura reta. Encha corretamente uma outra bobina. E cheque se está passando a linha corretamente pela caixa de bobina
3 - CAIXA DE BOBINA - Se estiver tudo bem com a bobina, verifique se e a caixa de bobina está sendo acoplada corretamente a máquina. O porta bobinas (ou caixa de bobina) pode estar com defeito ou não estar encaixada corretamente. Se o problema estiver na caixa de bobinas, é só comprar outra em uma loja de manutenção e venda de peças e máquinas de costura. Custa em torno de R$15,00 e você encontra até pela internet.
4 - LAÇADEIRA - e por último a laçadeira está com problemas . Se tudo isto for checado e o problema continuar pode ser que o problema esteja na lançadeira e ai você terá que substituir a peça, melhor então levá-la a um técnico para fazer uma manutenção.
Espero que você consiga solucionar este problema. Dê notícias. Abraços

Anônimo disse...

Oi sou Maria , gostaria de saber como regular o tempo da minha maquina reta Vigorell.

Ivani disse...

Oi Maria, acho que não entendi direito sua pergunta, que tempo é esse que você quer regular? Abraços

Eu... disse...

Olá... meu nome é Elisangela, minha ganhou uma Vigorelli, mas quando vai costurar os pontos ficam embolados no avesso. O que pode estar errado? Obrigada!

Ivani disse...

Olá Elisangela,
**A tensão superior da linha pode estar fraca. isto poderá ser ajustado girando o botão da tensão para um número menor. No topo da página logo abaixo da foto inicial tem uma aba MAQUINAS DE COSTURA Leia sobre isto na minha postagem Regulagem do Ponto.
**Pode acontecer também quando a linha superior foi mal passada
Verifique o passo a passo da colocação da linha na máquina - Leia sobre isto na postagem Como Passar a Linha na Máquina de Costura Vigorelli
** E verifique também se a bobina foi enchida corretamente. Encha uma nova bobina de forma uniforme e sem encher muito. Veja como fazer na Postagem Como Encher a Bobina.
Espero que você descubra o que está ocasionando esse problema. Abraços

Unknown disse...

Boa tarde.. por gentileza essa maquina vigorelli verde ela muda a agulha
para os lados, caso sim onde e como faço isso acontecer.

grata
Monica

Ivani disse...

Olá Mônica, Ela é uma máquina de costura reta e a posição da agulha é fixa. Somente máquinas mais modernas é que tem as opções de mudança de posição da agulha, normalmente máquinas que também fazem zig-zag e outros pontos decorativos. abraços

Unknown disse...

Olá Ivani! Eu também tenho uma Vigorelli, mas infelizmente a minha está prendendo a lançadeira, eu consigo fazer ela girar mas não consigo retirar a bobina. Poderia me ajudar?

Ivani disse...

Olá Anielle, Tenha a certeza de estar com a agulha na posição mais alta quando for tentar retirar a caixa de bobina, algumas vezes resíduos de fios de linha impedem a retirada. Retire a agulha e vá girando o volante pra frente e pra trás observando se vê algum pedaço de linha que possa ser retirado com a ajuda de uma pinça. Espero ter ajudado. abraços

Unknown disse...

Ivani
A minha quando costuro fica com a linha emboluada a parte de baixo e fica torando a minha e preta obrigada

Ivani disse...

Olá Conceição! Quando a linha embola na parte de baixo o mais provável é que você precise ajustar a tensão da linha superior, que deve estar muito baixa, deixando a linha frouxa. Ajustando a tensão esse problema estará solucionado.
Abraços

Suélen Brito disse...

Olá Ivani, tudo bem? Amei o seu blog. Sempre tive muita vontade de ter uma máquina porém não sei nada de costura e aprendi bastante com o seu blog. Resolvi comprar um Vigorelli Pretinha, mas ela parece que desregulou o ponto e já fiz de tudo, seguindo as suas orientações, mas nada. O ponto fica bom e logo depois fic airregular, a linha arrebenta (já troquei de marca e nada) e por fim do nada ela começa a funcionar sozinha. Estava tão feliz, comprei direto da loja que faz manutenção e consertos, no mesmo dia deu esses problemas. Achei que poderia resolver e não consigo. Frustante!!! Outra dúvida é para que serve a manivela de retrocesso a lado direito? O que isso interfere no ponto e uso da máquina.

Obrigada pela ajuda! bjs su

Ivani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivani disse...

Olá Suélen, Se você comprou a máquina de uma loja que tinha feito a manutenção ela deve ter sido testada e deveria estar funcionando 100%. É a linha Superior que arrebenta, né? Se for, as principais causas são:
1 - A Linha foi passada errada, verifique passo a passo todo o caminho que a linha está fazendo desde o pino porta carretel até a agulha. Procure na aba Máquinas de Costura minha postagem com o passo a passo de como passar a linha superior na máquina, e siga todos os passos. Clique nas fotos para ampliar a imagem e ver direitinho todo o caminho a ser feito.
2 - a linha pode estar também enroscando na passagem ou ou no pino do carrete.
3 - A tensão da linha superior pode estar muito alta (muito apertada), se for isso solte um pouco a tensão.
4 - troque a agulha e a instale corretamente.
Quando você posiciona a alavanga que regula o tamanho do ponto na letra R, sua máquina irá costurar para trás. Alguns tipos de costura exigem uma costura com retrocesso no início e no final como forma de arrematar e não deixar os pontos soltos, evitando que a costura se desfaça.
Espero poder te ajudar. Se você conseguir, ficarei feliz em saber.
Abraços e boas costuras.

cleide pereira do nascimento rodrigues disse...

Comprei uma maquina Vigorelli na década de l970. Como não tinha prática quebrei um disco. Isso interfere no zig-zag? No restante gosto muito dela.

Ivani disse...

Olá Cleide, Não tenho certeza mas imagino que a tua máquina seja a Vigorelli Robot, que usava discos para fazer diferentes pontos de bordado, é isso mesmo?
Eu não tenho esse modêlo da Vigorelli, mas acredito que você não conseguirá fazer apenas o ponto do disco danificado.
Em todo caso seria bom se você verificasse com algum técnico especializado em manutenção e conserto de máquinas antigas, para ter certeza.
Abraços e boa sorte com a tua Vigorelli

Unknown disse...

Boa noite MINHA máquina está batendo agulha na chapinha como consigo arrumar
Muito obrigado desde de ja

Ivani disse...

Karina, verifique se a agulha não está torta, colocando uma agulha nova.

Unknown disse...

Tenho uma vigorelli robot zza, mas só uso ponto reto e zigzag. Era da minha mãe. Na manutenção perderam aponta numerada do tensor de linha. Onde encontro outro pra comprar? Saberia me falar? Por favor!

Ivani disse...

Olá Flávia, Procure por uma empresa especializada em manutenção de máquinas de costura. Como a Vigorelli fechou talvez seja difícil encontrar a peça original.
Abraços

Unknown disse...

Muito obrigada pela dica. Consegui uma da singer que serviu direitinho.

Ivani disse...

Que bom!!! Boas costuras na sua Vigorelli Flávia.
Abraços

Unknown disse...

Olá gostaria de lhe perguntar como ajusta o ponto da maquina vigorelli pois não tô conseguindo, costura normal só que solta um ponto grande no meio da custura desde já agradeço abraço.

Ivani disse...

Olá "Unknown", experimente trocar por uma agulha nova. Quando há falha no ponto,normalmente é a agulha que já ultrapassou o tempo de uso e está cega.

Dryka de Oliveira disse...

Olá Ivani tudo bem?Eu gostaria de saber se vc sabe quantos pontos a vigorelli pretinha do modelo da sua faz por minuto e quantas camadas de jeans ela costura.
Eu ganhei uma da minha avó que faleceu no ano passado e amei
Porém não sei quantas camadas de tecido ela pode costurar e aí fico com medo de danificar a maqumáqvasculhei a internet atrás dessa informação pra me sentir mais segura e não achei quem pudesse me responder então numa tentativa sem esperança achei vc.Quem sabe vc pode me informar ne?No mais agradeço o carinho e a ajuda

Ivani disse...

Oi Dryka de Oliveira, Não sei te informar mas creio que isso varia muito dependendo da potência do motor elétrico instalado nela. Quanto as camadas, sei que ela costura jeans e outros tecidos mais grossos mas nunca trabalhei com esse tipo de material. Fala um teste em alguns retalhos. Cuide bem da preciosa que você herdou da tua avó. Bons trabalhos.

Anônimo disse...

Boa noite tenho uma vigorelli super robot .gostaria de saber como faço para mudar os pontos para costura.desde já agradeço

Ivani disse...

Olá, verifique se com as instruções do Manual da Robot ZZA que disponibilizo aqui no site, você não consegue. http://ivani-arteemcasa.blogspot.com/p/maquinas-de-costura.html
os botões de comandos da Super Robot são iguais ao da Robot de 1963
Infelizmente não tenho o manual nem a máquina da Super Robot para poder colocar aqui.