quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como encher a bobina

Bobina? Canelinha? Carretilha?


Bobina  é esta pecinha  também conhecida como carretilha ou canelinha. Interessante não? Uma só peça com varias denominações.
Então vamos aprender como colocar a linha nela.

COMO ENCHER A BOBINA


1 - Solte o botão isolador do volante, para que a agulha não trabalhe.

2 - Encaixe a bobina no pino do dispositivo do enrolador de bobina.

3 - Abaixe a alavanca para que o anel de borracha encoste no volante. A bobina ficará presa pela alavanca que regula o enchimento da bobina.


4 - Passe a linha na ranhura frontal e no guia fio do enrolador de bobina, subindo agora em direção ao dispositivo do enrolador de bobina. 




5 - Passe o fio em um dos furinhos da bobina de dentro para fora. Segure com a mão essa sobra de linha. Movimente o volante com a outra mão e continue  com o pedal até encher a bobina. Corte o fio inicial rente a bobina caso ele não tenha sido cortado automaticamente enquanto a bobina estava sendo enchida.

6 - Retire a bobina do dispositivo e aperte o botão isolador do volante para a agulha voltar a funcionar.

OBS - Caso você tenha soltado o botão isolador do volante e mesmo assim a agulha continua trabalhando, será necessário limpar a engrenagem do volante.

1 - Solte a correia
2 - remova o parafuso do botão isolante
3 - retire o botão
4 - retire o volante
5 - passe um pano seco dentro
6 - recoloque as peças na mesma ordem

Outras partes do manual da Máquina de Costura Vigorelli poderão ser encontradas na Aba Superior - Máquinas de Costura.

25 comentários :

  1. Adorei a aula, aqui conheço por bobina, e tenho dessas de metal guardadas, já que não servem nas máquinas "modernas", srsrrs

    Bjus 1000 e um finde maravilhoso prá ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pepa, que bom que gostou. Verdade, a maioria das máquinas modernas usam bobinas menores. Bom final de semana pra você também!. Abraços

      Excluir
    2. Amei a aula obrigada!

      Excluir
    3. Que bom! Fico feliz em saber que a publicação está sendo útil.

      Excluir
  2. Olá Ivani,é a Ligia tudo bem?Ivani,suas publicações estão me ajudando muito ,esta sobre como encher a bobina me tirou duas duvidas.A primeira é sobre a ranhura frontal,nunca passei a linha ,pois não sabia pra que servia ,a seguna é sobre o botão isolador ,mesmo com ele solto,a agulha continua trabalhando .Hoje mesmo eu ia te perguntar isto,mas aí vi no final de sua publicação a resposta.Obrigada pelas informações sobre a vigorelli,voce é muito generosa......abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia, que ótimo, fico feliz em ter o teu retorno e saber que estou conseguindo ajudar. Um grande abraço.

      Excluir
  3. Olá, será que consigo usar bobina de plástico nessa máquina?
    Agradeço demais as dicas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, consegue sim, mas as bobinas precisam ser daquelas mais larguinhas, iguais as de metal, com as menores não dará certo. abraços

      Excluir
    2. Adorei ter encontrado o seu blog e muita feliz por ter um lugar que me ajude com a máquina antiga da minha mãe. eu tenho muito que aprender, mas, o problema é que não encontro bobina no tamanho que caiba. Então, pelo que entendi, existe realmente um tamanho maior. eu vou tentar encontrar, pois, só tenho uma de metal original. Obrigada pelas dicas.

      Excluir
    3. Olá! Fico feliz em saber que o conteúdo do blog está te ajudando. Existe sim diferentes tipos de bobinas (carretilhas ou canelinhas). Cada modelo de máquina foi projetado para utilizar determinado tipo de bobina. Procure em lojas de armarinho/artesanato e leve a original para compararar. Espero que isto solucione o problema e você consiga costurar muito com a antiga máquina da tua mãe. Boas costuras. abraços

      Excluir
  4. Oi Ivani ganhei uma máquina da marca vigorelli bem antiga...o problema que não sei mexer muito e a minha linha tá ficando frouxa na parte de baixo e as vezes embola um pouco...Como faço pra arrumar será que eu desregulei a máquina??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karoline, ajustem podem ser necessários constantemente, dependendo dos tecidos e das linhas utilizadas, frequentemente isso pode estar ocorrendo por dois motivos:
      1 - TENSÃO - verifique se a linha superior está sendo passada na máquina corretamente, tem um artigo meu aqui no blog sobre isto.(veja na aba Maquinas de Costura, para encontrá-lo facilmente) Se você checou todos os passos e o problema continua, então, vamos para o 2º passo
      2 - TENSÃO - ajustar a tensão da linha superior. Aumente a tensão da linha superior girando o botão para um número menor, vá girando aos poucos e testando, até conseguir que os pontos fiquem bons tanto na parte de cima, como na parte de baixo da costura. Se a tensão estiver muito fraca a linha de cima fica fazendo grandes laçadas e não puxa a linha da bobina para o meio dos tecidos. Este processo requer um pouquinho de paciência. Espero ter ajudado e que você consiga solucionar o problema. Me conte se deu certo. Abraços e boas costuras na Vigorelli

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por um descuido o comentário da acima da Karoline Landgraf foi deletado. segue abaixo cópia do mesmo:
      "Obrigada Ivani...Já tentei colocar em número menor e a linha de cima continua ficando reta...Será q essa parte do tensor pode estar estragada??pq me parece q não está mudando nem no número menor nem maior...Já fiz de tudo troquei a marca da linha da bobina e da de cima e nada...troquei o tecido pra ver se costura e parece q cada vez mais ela fica mais reta... "
      Desculpe Karoline, por te-lo deletado. Abraços

      Excluir
  6. Ivani obrigada novamente pela atenção...seu blog me ajudou a aprender muitas coisas...e vx é muito gentil e atenciosa...resolvi meu problema chamei o técnico e ele trocou o laçador que não estava funcionando corretamente...falei do seu blog pra ele e ele achou interessante...muito obrigada e estou feliz que existam pessoas como vx que ajuda as pessoas com tanta boa vontade...seu blog já está como meu favorito no meu celular...abraços e tudo de bom e do melhor pra vx!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karoline, que bom que você chamou um técnico e o problema foi corretamente detectado e que agora sua Vigorelli está funcionando!!! Que coisa boa! Quando li teu comentário anterior por um problema com a internet não consegui responder pra você na hora e fiquei pensando aqui o que mais poderia ser, imaginei que poderia ser algo relacionado a caixa de bobina... cheguei perto.(rsrs) Eu é que agradeço por sua atenção e retorno. Qualquer coisa, me escreva. Boas costuras na Vigorelli. Abraços

      Excluir
  7. Ivani, boa noite!
    Eu estava procurando na internet as peças da máquina, pq minha mãe tem uma vigorelli, mas disse que quebrou uma peça que fica no meio do volante, imaginei que seja o botão isolador, ela disse que não dá pra encher a carretilha. Já procurou técnico e não achou. Você sabe onde posso achar um técnico ou uma assistência técnica?
    Obrigada, pelas dicas que deu no seu blog, muito boas e me ajudaram. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Almir, tente fazer a limpeza da engrenagem do volante conforme sugiro na observação contida nesta postagem, normalmente nessa engrenagem acumula um pó preto que acaba fazendo com que a trava do volante não funcione e a agulha continua funcionando e fica mais difícil mesmo para encher a bobina/carretilha. Verifique também se o problema não está na alavanca que faz o anel de borracha encostar no volante. Normalmente nas casas que revendem máquinas usadas tem técnico que prestam serviço de manutenção de máquinas de costura. Em qual cidade/estado vocês residem? Abraços

      Excluir
  8. Boa tarde Ivani. Tenho uma máquina dessa, verde. Herdei de minha avó. Fiz a manutenção, está funcionando. Mexi na peça para retirar a bonina e não sei mais como colocar no lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aninha, dá uma olhadinha na postagem Como Passar a Linha na Máquina de Costura Vigorelli: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/01/como-passar-linha-na-maquina-de-costura.html.
      Siga os passos indicados no item Linha na Caixa de Bobina, veja o esquema que coloquei. Se mesmo assim você não conseguir me avise que tentarei explicar de outra forma. Abraços

      Excluir
  9. ola adorei seu blog, gostaria que colocasse um video de como colocar a linha pois ainda fico muito perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane, vamos providenciar, porém peço que tenha um pouco de paciência pois estou me recuperando de uma cirurgia e me encontro impossibilitada de fazer o vídeo de imediato. abraços

      Excluir
  10. Olá! Estou aprendendo a costurar e ganhei essa máquina Vigorelli antiguinha. Seu post me ajudou muito, porém estou com dificuldade para encher a bobina. Me falta o guia fio pra encher a bobina, vi vídeos no YouTube de gente fazendo sem essa peça, mas eu simplesmente não consigo! Quando vou encher a linha estica, fica elástica e corta! Será que estou fazendo alga coisa errada? Será que preciso mandar arrumar a máquina e colocar essa peça ou consigo improvisar?
    Ah! Tem duas alavanquinhas ali onde a gente coloca a bobina pra encher. Uma delas fica encostada onde vai encher de linha mesmo?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amanda, se a linha está arrebentando provavelmente ela deve estar sendo passada errada, deve estar presa em alguma parte do caminho. Verifique se ela está fazendo o caminho correto para encher a bobina. Nunca tentei encher a bobina sem usar o dispositivo guia. Acredito que você encontre essa pecinha para venda em empresas que fazem conserto e manutenção em máquinas de costura e talvez até pela internet.
      Sobre a alavanca uma fica encostada sim é ela que prende e regula o enchimento da bobina. Espero que você consiga.

      Excluir

Que bom que você vai deixar um comentário.
Seus comentários me incentivam e me fazem feliz.
É bom receber sua visita.
Obrigada!
Your comnents makes me happy. Thanks.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...