domingo, 13 de abril de 2014

Máquina de Costura ELGIN FUTURA

No início de 1983 ganhei da minha mãe esta máquina de costura. 
Presente surpresa de Casamento. 
Por vários anos eu não compreendi o motivo de minha mãe ter escolhido uma Máquina de Costura para me presentear. Lembro bem dela me dizer: "Toda mulher deve ter uma."  Mas até aquela época eu e  uma máquina de costura éramos seres de diferentes planetas. Sem nenhuma afinidade.

Minha mãe fazia bom uso da dela, uma Mercury preta, com decalques lindos. Sem nunca ter feito um curso de corte e costura ela fazia camisas, calças e vestidos para a família. 
Passei a minha infância e juventude vendo-a pedalar a Mercury. Ainda criança lembro que algumas vezes ela me dava retalhos de tecidos só para que eu "brincasse" de costurar como ela costurava, como eu não alcançasse o pedal, ficava só girando o volante e me sentindo o máximo. Porém quando eu tinha uns 13 anos entrei num curso de corte e costura, que rendeu apenas a confecção de uma saia reta e desisti do curso. Corte e Costura não era a minha praia.
Eu ganhei a ELGIN FUTURA e ela ficou muitos anos guardada dentro do maleiro do guarda-roupas. 
Acolchoado de Amor do "anjinho" Luca

Eu realmente só fui me interessar por costura quando a necessidade chegou. Mas não, não foi para costurar e confeccionar roupas.
Em 2002 para aprender como montar o primeiro Acolchoado de Amor do  Love Quilts Brasil, fui fazer um curso de Patchwork e comecei a usar meu presente de casamento mais assiduamente, depois vieram outras máquinas: a Singer Bella, a Vigorelli que ganhei do meu irmão e cunhada, e a Brother.  Pena que minha mãe faleceu antes disso e não pode ver  as colchas e os blocos de patchwork que venho fazendo.

Esta semana tirei a ELGIN da caixa, fiz uma limpeza, lubrifiquei e a coloquei para funcionar novamente!
Elgin Futura trabalhando novamente

E o Acolchoado de Amor da Victória foi totalmente montado  com a ELGIN FUTURA!


Bem, se toda mulher deveria ter uma, agora eu tenho 4 em uso.
E, quer saber... 30 anos depois, minha primeira máquina de costura continua funcionando como se tivesse sido fabricada ontem. Obrigada Mãe!

41 comentários:

Unknown disse...

Muito linda a sua lembrança da mãe costurando na máquina. Eu tenho a mesma lembrança da minha, só que ela costurava na Singer, que hoje está na minha casa como mesinha de telefone (eu e a máquina também somos de 2 planetas diferentes hehehehe). Se sua mãe pudesse ver você hoje fazendo os acolchoados maravilhosos das crianças ficaria super orgulhosa do seu trabalho. Um beijo pra você Ivani. Bjs Luci

AnaCristina disse...

:-)

Van disse...

As coisas antigas duram bem mais que as modernas. Não me desfaço, também, da minha elgin genius que tenho há séculos, e comprei de segunda mão no jornal rsrs

Vireya disse...

That is a nice-looking machine!

My mother asked me in 1982 when I was first married, "Would you like to have a sewing machine?" I had thought I would like to learn how to sew, so I said I would like it. The Elna Lotus machine she gave me had belonged to an elderly lady who had to move into a nursing home. I'm still using her machine 32 years later (it has lasted much longer than my marriage).

Anônimo disse...

Liiinda história! E o final são crianças felizes, com seus acolchoados de amor. Parabéns, Ivani!
Abçs
Ana Cláudia

Jussara Machado disse...

Que lindo! Que bom é ter uma máquina de costura. Eu sou apaixonada por elas.
Parabéns por ter com tanto amor e carinho essa reliquia que sua mãe deu.
Beijos
Jussara

Paula Louceiro disse...

Que linda história Ivani.
E olha, sua mãe ia ficar muito orgulhosa com tantas coisas lindas e com o carinho que tem com cada peça que você faz.
Beijos

Unknown disse...

Oi Ivani que linda história!!! Como as mães são seres sábios, Deus há criou para ser anjos na terra. Ela já sabia que VC precisaria no futuro.
Eu sempre amei fazer coisas artesanais , minha vida profissional tomou outro rumo , mas o desejo de fazer alguém feliz com meu artesanato é algo maravilhoso (meu hobe , meu refúgio).
Hoje fui na minha sogrinha e comentei que queria muito aprender a costurar e ela disse pode ficar com a minha máquina eu já não consigo costurar mais por causa da visão ... Adivinha ... Vim procurar na internet sobre a máquina ELGIN FUTURA e li seu post .... Agora quero aprender mas nunca mexi e nem sei pilotar a máquina kkkkk .

Ivani disse...

Olá Shirlei, que belo presente você ganhou da sua sogra. Dê uma olhadinha nas postagens que fiz sobre a Vigorelli. Como ambas são máquinas de costura reta, suas partes são bem parecidas e acredito que poderão te ajudar a conhecer um pouco melhor sua nova "amiga" Abraços.

Unknown disse...

Vc tem o manual dessa máquina pois a linha não pega o lançador para costurar VC tem como manda foto do manual tenho igual a sua

Ivani disse...

Olá Marcos, vou providenciar.

Massarte Arte com Estilo disse...

Oie Ivani, tambem ganhei de presente essa maquina!!! Qdo eu tinha 9 anos, p ser meu presente de 15 anos! Kkkkk minha avó era meio doidinha! So que hoje ja estou com 38! KkkkkkSo que perdi o manual e na net nao existe! Meu email eh silvanamasser@hotmail.com obrigado

Ivani disse...

Olá Silvana, vou providenciar. abraços

Vitória disse...

Olá!! Ganhei uma máquina como esta de herança da minha avó, queria muito usa-la mas não tenho a mínima idéia por onde começar!! Você poderia fazer um post falando sobre isso? A máquina é identica :)

Ivani disse...

Olá Vitória, parabéns por ter herdado uma Elgin Futura!! Acredito que o primeiro passo seria você se familiarizar com a máquina, aprendendo a mexer nela. Na aba Máquinas de Costura tem vários artigos que fiz sobre a Vigorelli, Ambas são máquinas que fazem costura reta e acredito que você possa aprender o básico com eles e identificando as peças semelhantes na Elgin. Retire e coloque a agulha, encha a bobina, passe a linha na máquina e utilizando um retalho de tecido faça costuras só para sentir a máquina e ver como está o ponto, se será preciso algum ajuste de tensão, etc Quanto mais você conhecer sua "amiga" mais segurança você terá para trabalhar com ela. abraços

ANDRE SILVA disse...

A minha está martigando o que faço?

Ivani disse...

Olá Andre! Será que ela está com problema nos Dentes impelentes que não estão puxando o tecido adequadamente? Talvez fosse bom você levar em uma assistência técnica, em alguma loja que comercializa máquinas usadas para uma manutenção. abraços

claudiocruz disse...

Quero presentear minha esposa com uma máquina de costura, mas não pide ser uma muito cara, rsrs. Primeiro por a grana ser curta e, dêpois, pq ela ainda não sabe costurar. Apenas diz querer ter ima máquina de costura. Recebi uma promoção de uma Lenox. Mas essa maeca é mal falada em aparelhos eletrônicos. Acho que ela adquire equipamentos chineses e só faz colar a sua etiqueta. Li vc falando de alguns modelos que só tem costura reta.Nao sei quais tipos de costura ela precisará. Por favor, ajude-me.

Ivani disse...

Olá Claudio. Não conheço as máquinas e costura da Lenoxx para poder opinar a respeito. Mas seria importante você saber que tipo de trabalhos tua esposa gostaria de fazer com a máquina de costura. Se ela gostaria que tivesse ponto zig-zag e pontos decorativos ou se uma mais simples apenas com costura reta daria conta do recado. Talvez você encontre alguma máquina de costura usada com preço razoável e com alguns recursos, tem muita máquina boa por ai e ela poderia iniciar nas costuras. Existem no mercado, máquinas mecânicas, máquinas elétricas e máquinas eletrônicas e os preços variam bastante.

Unknown disse...

Olá eu ganhei essa mesma máquina queria aprender a costurar. Aí tem pode me passar manual por favor meu e-mail claudiagualberto346@gmail.com

Ivani disse...

Olá Claudia, o manual está disponível na Aba Máquinas de Costura veja aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/p/maquinas-de-costura.html
abraços

Anônimo disse...

A minha faz muito barulho

Ivani disse...

Olá Anônimo. Mantenha ela lubrificada que o barulho diminui.

Elder Sandim disse...

A Singer Bella você não usa mais? Porque somente mencionou por cima e não detalhou sobre esta máquina de costura.

Ivani disse...

Eventualmente uso Elder, mas prefiro as robustas máquinas com corpo de ferro,(Elgin e Vigorelli) são mais antigas mas costuram que é uma lindeza, principalmente quando necessito de uma costura precisa.

Elder Sandim disse...

São de um tempo em que tudo era construído para ser mais durável e resistente. Não havia esta cultura de consumismo que vivemos nos dias de hoje. Onde somos empurrados a sempre comprar algo mais moderno por uma campanha de marketing. Vivemos a era do descartável. Até o ser humano é descartável no mercado de trabalho, os valores de tudo vem se perdendo com a cultura da tecnologia. Obrigado pela atenção em explicar. Realmente você tem razão de dizer isso, mas máquinas com mecânica toda de metal tem um conceito mais industrial, mesmo sendo máquinas domesticas de baixa produção, mas de alta durabilidade se comparada com as de mecânica de plástico de hoje. São belíssimas em design, cores e tudo, mas não superam as antigas de metal.

Unknown disse...

Se tiver achado o manual e puder disponibilizar. Estou com o.mesmo problema de não saber recolocar a linha.
Ah, história emocionante, parabéns pela lembrança e pela confecção de amor através das máquinas.

Ivani disse...

O manual já está disponível na aba Máquinas de Costura.

Unknown disse...

Minha mãe faleceu e minha irmã falou para eu ficar com a máquina só que eu ñ sei como colocar a linha

Ivani disse...

Dá uma olhadinha no manual que está disponivel à partir deste link: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2016/09/manual-elgin-futura-modelo-b-10-parte-1.html
Assista também ao video, feito com a Vigorelli São máquinas parecidas e o processo de passagem da linha é o mesmo: https://youtu.be/kCmireY1FWc
espero que te ajude.

Unknown disse...

Inacreditável encontrar este manual😁 estou muito feliz!Não ganhei a minha do meu irmão pois comecei um curso e não sabia como utilizar...grata pelo manual.🙏

Ivani disse...

Que bom! Fico feliz em saber que pude te ajudar. Boas costuras!!!

Unknown disse...

Um dia fui na casa da minha tia e tinha uma dessas, acho que estava para ir fora.
Era da minha vó, então pedi pra ela.
Já tem anos isso.
Hoje peguei a maquina e vou mandar pra consertar.
Obrigada por compartilhar o manual.

Unknown disse...

Gainhei uma dessa a und 4 anos nunca uzei hoje em quarententenas pelo o coronaviros eu quero fazermascaraes e nao sei como passar linha na msquina ALGUEM PODE MI AJUDAR TENHO 64 ANOS ? SOU A EVA ALVES .😍

Unknown disse...

M telefone 985060372 dona eva alves

Ivani disse...

Olá Eva, aqui no meu blog tem o manual desta máquina com as instruções de como passar a linha na máquina. Tem um vídeo meu também em que mostro como passar a linha na Vigoelli. É praticamente do mesmo jeito. BOAS costuras. #UseMascara e se possível #FiqueEmCasa

Ivani disse...

Eva, o vídeo em que mostro como passar a linha na Vigorelli você encontra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kCmireY1FWc&t=6s
e o manual da Elgin Futura (modêlo B10) está aqui no blog:
https://ivani-arteemcasa.blogspot.com/p/maquinas-de-costura.html

Unknown disse...

Ela maqui Elgin futura é somente reta ou também funciona zigzag

Ivani disse...

Neste modelo, só costura reta.

Anônimo disse...

Olá que tipo de agulha usava nesse máquina

Ivani disse...

Na aba Maquinas de Costura, tem muitas informações que podem ser úteis, inclusive um artigo sobre os tipos de agulhas e suas finalidades: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/05/agulhas-para-maquinas-de-costura.html