sexta-feira, 2 de maio de 2014

Agulhas para máquinas de costura



As agulhas são nossas grandes aliadas na arte da costura. Por isso vamos conversar um pouquinho sobre agulhas para máquinas de costura. 


Partes de uma agulha:

Haste - é a parte do corpo da agulha que lhe dá o tamanho.

Cabo - é a parte do corpo da agulha que se encaixa na barra de agulha da máquina, um dos lados é plano e o outro arredondado. Algumas marcas de agulhas são produzidas com inscrições, na parte plana, referentes  as especificações de tamanho e nome do fabricante.

Canaleta – ao longo da haste (do inicio do cabo até abaixo do olho), do lado arredondado do cabo a canaleta é o guia protetor da linha, local onde a linha que alimenta a agulha se acomoda durante a costura.

Cava – do lado oposto a canaleta  há um rebaixamento existente na haste, logo acima da ponta do lado oposto da canaleta onde a linha se acomoda no momento da laçada da linha da bobina.

Olho
– furo que atravessa a haste, é por onde a linha passa.

Ponta - o tipo de ponta da agulha é muito importante e varia de um tipo de agulha para outro, conforme o material que se quer costurar.

Tamanho da Agulha:
O tamanho da agulha é determinado pelo diâmetro da peça, medido na haste da agulha.

Atualmente existem 2 sistemas de tamanho: o Singer ou Sistema Americano e o Sistema Métrico, conhecido como NM = Número Métrico.

Embora no sistema Singer o número seja arbitrário, números mais altos indicam diâmetro maior.

Já o Sistema Métrico mede o diâmetro da agulha em centésimos de milímetros, assim, uma agulha 100 tem o diâmetro de 1 milimetro.

Agulha rotulada como 14/90 ou 90/14 indica que 14 é o indicador do Sistema Singer e 90 é o indicador do Sistema Métrico.

A regra básica é: para tecido mais grosso use sempre uma agulha com numeração maior:

Finalidade das agulhas:
Outra diferença importante entre as agulhas é a finalidade para a qual elas foram desenvolvidas. 

Agulha universal - código Singer 2020 é a agulha mais comum, usada para costura em geral. Sua ponta é afiada mas ligeiramente arredondada. Esta é a agulha que normalmente vem em toda máquina de costura.

Agulha de Ponta esférica (ballpoint) - código Singer 2045,  pode ser facilmente identificada pois seu tronco é dourado, desenvolvida para costurar malhas  e outros tecidos com elasticidade. A ponta arredondada desliza entre os fios das malhas, sem cortá-los.

Agulha para bordado (embroidery) – código Singer 2011, possuem um olho bem grande para que linhas decorativas, que são mais grossas passem  facilmente, evitando constantes quebras da linha, sua ponta é semi afiada.

Agulhas para quilting (betweens) – código Singer 2019,  são menores, o olho é menor, possuem a ponta semi afiada e lamina mais resistente, são específicas para fazer matêlasse ou quilting.

Agulhas para pesponto (topstitching), possuem um olho bem grande para linhas grossas ou até mesmo 2 fios de linha.

Agulha para Jeans (denim), código Singer 2026, com a cava maior e a ponta super afiada, especial para costurar material pesado

Agulha Microtex, código Singer 2023, com a ponta ultra fina, usada para a costura de microfibra e outros tecidos delicados.

Agulha dupla - código  2024, 2025, 2028 são duas agulhas paralelas com um único encaixe para a barra de agulha. São usadas normalmente para decoração. Existem várias larguras separando uma agulha da outra de 1,5mm a 6mm. 
OBS- apenas alguns tipos de máquinas de costura permitem sua utilização, normalmente as que fazem o ponto zig-zag.

Colocação da Agulha:
É muito importante que a parte plana do tronco da agulha esteja corretamente encaixada na barra de agulha da máquina, ou sua costura poderá apresentar pontos falsos. Consulte o manual de sua máquina de costura.

Vida útil da Agulha:
Qual a vida útil de uma agulha? - 12 horas de uso continuo, em costura normal e 6 horas para quilting, mas isto pode variar dependendo  de uma série de fatores.
Defeito -  Se você usa Agulhas de ótima qualidade raramente acontecerá da agulha ter um defeito de fabricação.

Má utilização - Se a agulha entrar em contato durante a costura com alguma parte metálica, como alfinetes a agulha poderá entortar ou até quebrar. Na foto ao lado vocês poderão notar que sei disso por experiência própria.

Costurar papel, como na técnica Paper Piecing poderá deixar a agulha cega mais rapidamente. Agulhas cegas costuma danificar o tecido, puxando fios da trama. Aliás este é um importante sinal que sua agulha precisa ser trocada.


Checagem da Agulha:
Faça uma checagem visual para verificar se a agulha não está torta.  É sempre bom comparar uma agualha nova com a que se está usando. Como fazer isso?

Apoie a parte plana do cabo da agulha sobre uma superfície reta de vidro ou metal. Pressione para que a parte plana fique bem encostada na superfície  e observe se a agulha está com uma distância uniforme da superfície. Observe se ela não está torta.

Lembre-se: Fazer a escolha correta  da ferramenta para a execução de um trabalho tornará o trabalho mais fácil, mais perfeito e mais eficiente.

Assista a este vídeo da Singer sobre Agulhas para máquinas de costura, ele é bem esclarecedor.

17 comentários:

AnaCristina disse...

colocar linha na maquina pra mim é uma tortura...ainda nao consegui entender .... nem me interessar, ja que é so gritar "mãããeeee acabou a linha" rsrsrsr essa semana fui fazer umas costurinhas e tive dificuldades com o pedal...meu pé tava pesado....já tem maquinas automaticas? que é so apertar um botao e ela mantem a velocidade escolhida? tem?? rsrs para quem é mestre na costura deve ser bem sem graça...como os carros automaticos pra mim...é melhor pisar na embreagem rsrsrs bom final de semana, bjo bjo

Ivani disse...

Oi Ana Cristina, o pedal é questão de treino, pense nele como um acelerador, se você pisar fundo o carro dispara não é? acontece o mesmo com a máquina de costura, Ah mas faça o favor, tá na hora de aprender a colocar a linha na máquina, né? Já fiz uma postagem sobre esse assunto: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/01/como-passar-linha-na-maquina-de-costura.html
Dá uma olhadinha lá, não tem como errar.
A sim já tem máquina eletrônica que você escolhe a velocidade e aperta um botão e ela inicia a costurar direto, praticamente sozinha. A minha Brother CS6000i faz isso. Acredita que nunca utilizei esse recurso? Pra você também Ana, bom final de semana. bjs

Jussara Machado disse...

Querida Ivani!


Você nem sabe o quanto me elucidou. Sempre tive um perrengue com relação às agulhas, mas agora estou azeitada graças às suas explicações.
Muitíssimo obrigada! Valeu!
Beijos, beijos e mais beijos
Jussara

Ivani disse...

É mesmo Jú? Puxa que bom que o artigo pode te ajudar, fico muito feliz em saber. Tenha uma linda semana. bjs

Unknown disse...

Eu estou com uma enorme dificuldade de fixa a agulha. Ela parece não entrar por completo e mesmo depois de terminar o processo de troca ela solta sozinha da máquina. E não encontro em lugar algum resposta para esse meu dilema.

Ivani disse...

Olá Mily, será que o parafuso com o aro prendedor da agulha não é de outra máquina e por isso ele, mesmo apertado, não produz pressão suficiente para que a agulha fique presa? Observe se você está colocando a agulha com a parte plana encostada na barra da agulha e então aperte o parafuso fixador da agulha. Mexa na agulha tentando puxá-la para baixo. Ela deverá estar bem firme. A única coisa que me ocorre para o tipo de problema que você está relatando é o de ter sido colocado na tua máquina um parafuso com aro para outro tipo de máquina e por isso não dá a pressão necessária para prender a agulha, ou então o parafuso está soltando e então a agulha perde a pressão e solta. Nos dois casos seria melhor trocar essa pecinha. Você deve encontrar peça de reposição em empresas que consertam máquinas de costura. Espero que você consiga solucionar esse problema e possa costurar. Abraços

Unknown disse...

esta quebrando muito a linha da agulha quando costuro na maquina vigorelli antiga. o que será...

Ivani disse...

Olá Antonia Lopes, normalmente isso acontece quando:
- a linha foi passada de forma errada - confira o passo a passo da forma correta de passar a linha na máquina neste vídeo: https://youtu.be/kCmireY1FWc

- a Tensão da linha superior pode estar muito apertada: solte um pouco a tensão, girando o botão para um número maior - Veja http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/02/regulagem-do-ponto.html

- a agulha pode estar colocada de maneira errada. acerte a posição da agulha ou a agulha está torta - troque por uma agulha nova

Ou a linha é inadequada para a agulha ou para o tecido que está sendo costurado. Linha muito grossa ou muito fina. Verifique se a linha que está usando está compativel com o tamamho da agulha e se a agulha usada é a recomendada para o tipo de tecido que está sendo costurado.
A linha pode estar enroscando no pino do carretel ou em qualquer outra parte do percurso por onde ela tem que passar: desenrosque a linha e passe-a novamente de forma correta.

mariana disse...

Olá, qual a posiçao que a agulha deve ficar na maquina vigorelli?

Ivani disse...

Olá Mariana, se a tua Vigorelli for modelo standard ou universal, que só faz costura reta ela fica com o furo de lado. Você deverá encostar o lado chato do cabo da agulha na barra que segura a agulha.
Veja nesta postagem: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com/2014/01/como-passar-linha-na-maquina-de-costura.html
Abraços

Unknown disse...

Oi ivani minha vigorelli nao costura, nao estou acertando a posição da agulha, a minha é a vigorelli azul zig zag

Ceiça Tuller disse...

Obrigada pela postagem, me ajudou bastante. Estou aprendendo.

Ivani disse...

Que bom Ceiça, fico feliz em poder ajudar. Boas costuras!!

Unknown disse...

Olá, herdei uma vigorelli da minha sogra, igual a tua.. amei achar sua postagem.
A máquina da minha sogra, está com aquela molinha de passar a linha está quebrada, não consigo passar ela .. o que posso fazer pra substituir?
E a alavanca está travada ... Eu nunca costurei e infelizmente ela não morávamos perto e nunca ela pode me ensinar... Mas com as suas dicas eu tive uma boa noção de como passar a linha

Ivani disse...

Procure na internet mola para o tensor da máquina de costura Vigorelli, não é muito caro. Agora, precisa checar por que a alavanca está travada, pide ser que ela esteja encrustrada ou seja algum outro problema mecânico. Seria bom você mandar fazer uma manutenção em um técnico de máquinas de costura. Vale a pena o investimento. Avalie essa possibilidade e boas costuras.

Unknown disse...

Tem como usar agulhas duplas na Vigorelli verdinha?
Preciso fazer barra em bodys...

Ivani disse...

Se a Vigorelli verdinha a qual você se refere é a que só faz costura reta, não. Conforme explicado no texto acima, no parágrafo sobre agulhas duplas.