domingo, 25 de maio de 2014

Dentes impelentes - como abaixar

Dentes impelentes são aqueles dentinhos que ficam embaixo do pé calcador e que transportam o tecido quando se está costurando.

Para bordar, cerzir ou fazer quilting livre, é preciso abaixar  ou isolar os dentes impelentes para que o comando de movimentação do tecido fique em suas mãos.


Minha Máquina de Costura VIGORELLI tem um botão na base da máquina. É o Botão dispositivo para abaixar ou erguer os dentes impelentes.

Girando o botão para a esquerda (#) os dentes impelentes abaixam. 

Posicionando o botão para a direita (---) os dentes impelentes sobem, esta é a posição para costura reta.

Alguns modelos da VIGORELLI  e outras máquinas antigas  não possuem este botão. O que fazer?





A minha ELGIN FUTURA também não tem esse botão.

Para isolar os dentes impelentes é preciso usar um acessório isolante, também conhecido como guia isolante,ou placa de cobertura. 




Essa placa de cobertura é instalada no furo da chapa da agulha e fica presa com a chapa corrediça, assim ela cobre e isola os dentes impelentes.



Esse acessório não custa caro e pode ser adquirido em casas especializadas em conserto e manutenção de máquinas de costura. 


Algumas máquinas elétricas de costura, um pouco mais modernas, usam uma plaquinha plástica para cobrir e isolar os dentes.

13 comentários:

Anônimo disse...

como devo fazer para cerzir?

Ivani disse...

Olá Anônimo, coloque a cobertura dos dentes impelentes, com ela instalada você é que irá mexer o tecido de um lado para o outro ou para frente e para trás. Ou se sua máquina tiver o botão dispositivo para abaixar os dentes, abaixe-os. Coloque um tecido sob o local que deva ser cerzido Vá costurando fileiras de pontos em volta do local que quer cerzir. Lembre-se que deve guiar o material, uma vez que os dentes impelentes não estão funcionando.
Comece a costurar para frente e para trás pelo furo da roupa. Faça costuras bem próximas uma das outras e depois em direções diferentes, até estar satisfeita com o resultado. Bons trabalhos.

Anônimo disse...

Então,faço isto que voce está explicando com o próprio pé calcador ou preciso trocar?eu já tentei fazer deste jeito,mas não consigo fazer o tecido se mover.

Ivani disse...

Pode fazer sim com o próprio pezinho calcador da máquina, eu não troco não. Talvez sua máquina esteja com muita pressão no pé calcador e por isso esteja sendo difícil para movimentar o tecido (roupa) que está sendo cerzida. Uma idéia que talvez funcione mas que dará mais trabalho seria costurar, rodar a peça de roupa e costurar no sentido inverso, já que você não consegue movimentá-la. Ou se sua máquina tiver a opção, utilizar o retrocesso. Abraços

Anônimo disse...

Oii como usar essa plaquinha transparente que veio na minha máquina e nem sabia para que servia ? VC poderia demonstrar?

Ivani disse...

a plaquinha transparente deve ser encaixada sobre a chapa da agulha, o vão central é onde a agulha irá passar.

Moda Love Pet disse...

Nossa eu estou o dia todo procurando como usar kkk, Muito obrigada me ajudou muito , so gostaria se possível fazer um vídeo explicando como usar cobertura dos dentes impelentes( essa plaquinha transparente kkk)
fico no aguardo e obrigada.

Elder Sandim disse...

Boa noite! As máquinas Vigorelli Robot são todas de metal. Compensa comprar alguma de segunda mão. Porque as máquinas de costura Singer ZigZag antigas, são mistas com peças de metal e plástico.

Elder Sandim disse...

Eu comprei por uma Vigorelli toda de metal para costura reta, estou terminando de recolocar peças nela. Falta caixa de bobina, prendedor de agulha e fazer uma revisão e testar o motor Arno que é parrudo. A máquina foi vendida por um preço de pechincha. Porque hoje em dia, as pessoas não se interessam mais por costura. Tudo é comprado pronto e manufaturado. Mas eu gosto de antiguidade e quero aprender a costurar um pouquinho só para fazer algum artesanato. Tenho faculdade e estou fazendo outra. Mas tudo que se aprende no dia a dia é bom para o cérebro e para nossa vida. Minha mãe costura um pouco, já costurou mais.

Ivani disse...

Me parece que existem alguma engrenagem interna de plastico, e que justamente essa peça é a que apresenta defeito.

Ivani disse...

Exatamente, e hoje é tudo descartável, quebrou joga-se fora pois não vale a pena consertar, as máquinas antigas como as da Vigorelli funcionam já há muitos anos e continuarão funcionando. Legal que você encontrou uma e a está preparando para voltar a ativa. Aprender é sempre bom. Boas costuras/artesanato pra você!!

Unknown disse...

Boa noite. Gostei muito dessa página, consegui esclarecer minhas dúvidas sobre algumas peças que encontrei da máquina que foi da minha mãe.

Ivani disse...

Que bacana saber disso. Boas costuras!