domingo, 26 de janeiro de 2014

Slow Stitching Sunday - The Garden

Último domingo de Janeiro. 
O que? Como pode isso? 
O tempo está passando mais depressa ou o que está acontecendo? 
Olhei novamente no calendário e é sério, hoje é o último domingo do mês de Janeiro de 2014 que começou outro dia mesmo.

Tudo bem, sem estresse, afinal hoje é dia de relaxar, de dar alguns pontinhos e curtir um dia maravilhoso.



Neste Slow Stitching Sunday estive fazendo aplique. 


Tenho ainda alguns blocos do quilt The Garden para serem aplicados  e não poderia ter oportunidade melhor para dar continuidade neste trabalho.






Cá estou eu, no meu quintal,  confortavelmente sentada sob a sombra de uma árvore, dando meus pontinhos e observando os passarinhos que estão vindo comer frutas.

A natureza é maravilhosa, não é mesmo? Não me canso de admirá-la. Me sinto tão privilegiada por morar  num local onde posso viver tão pertinho da natureza e observar tantos pequenos detalhes lindos. Agradeço a Deus diariamente por isto.

Faça deste último domingo de Janeiro um domingo agradável e produtivo.
Bons pontinhos!

OBS: Se você quiser ver e saber mais sobre o quilt One Block Wonder que costurei o viés no  Slow Stitching Sunday da semana passada, clique aqui.

Objetivo de Janeiro - OK One Block Wonder Quilt - Feito! com tutorial e bônus

Eu sempre achei bonito os quilts com a técnica de caleidoscópio. Em 2009 no 
9º Terê Quilt, iniciei meu primeiro trabalho com caleidoscópio, uma toalha individual americana. Que mostrei aqui.


Foi em abril de  2010 que descobri o One Block Wonder.  Gostei muito de ter aprendido esta nova técnica, por isto estou compartilhando com vocês este tutorial de como eu fiz (incrível estas fotos foram tiradas em 2010!).

O tecido que escolhi para testar a técnica foi este:


Em um mesmo tecido estampado, são localizadas as repetições, juntam-se 6 tiras idênticas.
Então, os triângulos de 60º são cortados. 
Cada jogo de triângulos formará um hexágono. (Veja como fiz na sequência abaixo)

Hora de costurar os triângulos formando 1/2 hexágonos, unindo 3 triângulos idênticos, na última foto abaixo, não costurei as 2 partes com 3 triângulos para formar o hexágono, ele está apenas alfinetado no centro, só porque eu queria ter uma idéia de como ele ficaria :


A montagem do quilt  é diferenciada,  costura-se primeiro as colunas formadas por meio hexágonos. 

E na sequência costura-se uma coluna a outra para formar o topo do quilt.
Em maio de 2010 o topo estava feito. Mostrei aqui.

Algumas coisas acontecem e nem tenho explicação para dizer porque este trabalho acabou se tornando um Ufo, mas o fato é que ele ficou por quase 4 anos aguardando pacientemente que eu estivesse determinada a completá-lo, e o tirasse do baú dos Ufos.


Como decidi que 2014 será o ano de Ufos Bursting Challenge (= Desafio de Queima de Ufos) e como pretendo ter  A lovely year of Finishes (= Um lindo ano de trabalhos finalizados) estabeleci a meta de terminá-lo em Janeiro -confira AQUI .
No 3º domingo de 2014 ele estava pronto! Mas fiquei aguardando a Finishes Party! January (= Festa de encerramento de Janeiro ) para mostrá-lo. Agora é a hora. Vamos festejar!! Aqui está ele:



Dados Ténicos:

Técnica: Cadeidoscópio, One Block Wonder (também conhecido como Stack and Slash).

Tamanho: 76cm X 66cm ( 30" X 26").

Quilting: feito com o Walking foot para  os variados padrões, na área Central fiz Overlapping Circles (= Circulos sobrepostos) que formaram folhas, e nas bordas quilting reto desenhando hexágonos, na parte com tecido original; pontas de estrelas, nos cantos e linhas retas. 

Binding: Viés Francês,  costurado a máquina e finalizado com pontos invisíveis a mão.




E como bônus. Terminei também este que era, sem dúvida o 1° Ufo de Patchwork do baú.

Uma toalha individual americana, montada na primeira aula de patchwork que fiz em 2000. Ele estava lá, no baú,   porque eu não sabia o que fazer com ele. Não gostava antes e gosto ainda menos agora da combinação dos tecidos usados, e sinceramente imaginava que nunca ele seria finalizado.

Quando o montei, não fui orientada que estes tecidos juntos  não faziam o par perfeito, e olha que os comprei na própria  loja onde assisti as aulas, que coisa... 
Enfim, isto também fez parte do aprendizado! 



E então no inicio do mês  eu o encontrei lá no fundo do baú, peguei e enquanto pensava: O que farei com isto? Será que seria mais viável desmanchá-lo e aproveitar os retalhos em alguma outra coisa? Tive  então uma idéia repentina:

Feio por feio, melhor um trabalho feio feito do que um inacabado.

Então mãos a obra, afinal só faltava quiltar. Marquei algumas linhas e a aventura começou.


Pronto, aqui está ele (feio mas acabado!):


Longe, muito longe da perfeição, aqui está mais um trabalho concluído. 
E depois de ter tido a coragem de mostra-lo para vocês, ainda preciso confessar que fiquei muito feliz por terminá-lo.

Janeiro-/2014 - Goal: terminar o quilt One Block Wonder. 
Resultado alcançado: 1 Ufo  2 Ufos Terminados. 
Objetivo atingido! 
Você consegue imaginar o quanto estou feliz?

Com esta postagem estou participando de:
2014 - A Lovely Year of Finishes
My Button
Can I get a Whoop-Whoop?
Link a Finished Friday -  Richard and Tanya Quilts

Today is the Day - Ufo Busting Challenge






domingo, 19 de janeiro de 2014

Slow Stitching Sunday - binding

Domingo passado não teve Slow Stitching Sunday para mim.  Mas foi por um bom motivo: Viajamos para ir ao casamento de minha sobrinha neta.

A cerimônia foi linda,  os noivos estavam radiantes. Sofremos um pouco com o calor, quem mora nas montanhas quando vai para um local mais quente, sente ainda mais calor, mas valeu a pena. Muito bom encontrar com pessoas, familiares e amigos que não víamos há bastante tempo. Abraçar os sobrinhos e passar um dia festivo em família. 
Que Deus abençoe abundantemente a vida de Thássila e Cleiton.


Hoje estou costurando o viés em um quilt,  mais alguns pontinhos e estarei cumprindo meu objetivo de Janeiro!!! Tendo o quilt One Block Wonder terminado antecipadamente (antes do final do mês).  

Por enquanto tenho que fazer suspense e aguardar a festa de encerramento do mês para mostrá-lo publicamente. 
Mas quero que vocês vejam o andamento do "gran-finale". U-lá-lá !!

Desejo que todas possam diminuir o ritmo neste domingo e curtir seus pontinhos: de bordado, costura, tricô ou crochê. Para mim está sendo uma alegria e estou super motivada  em participar a cada domingo do Slow Stitching Sunday.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Mosaico de Gelatina com Flan de Coco

Hoje trago pra vocês uma receita simples,  econômica, divertida e refrescante, que sempre faz sucesso no verão, aqui em casa. 

MOSAICO DE GELATINA COM FLAN DE COCO

Ingredientes:
4 ou 5 embalagens de gelatina em pó de sabores variados, eu utilizei desta vez: Morango, Uva, Maracujá e Limão
1 envelopinho de gelatina incolor
1 embalagem de leite condensado
a mesma medida de água filtrada
1 vidro pequeno de leite de coco

Prepare as gelatinas separadamente, usando menos água do que o normal: 150ml de água fervente e 150ml de água fria. Coloque em refratários, espere esfriar e leve para gelar.

Quando a gelatina estiver bem consistente, prepare o Flan de Coco.
1 - coloque a gelatina incolor em um refratário pequeno com 5 colheres de água.
2 - dissolva em banho maria.
3 - Bata no liquidificador o leite condensado, a água e o leite de coco, acrescentando a gelatina líquido com o liquidificador funcionando, até ficar homogêneo
4 - reserve

Retire a gelatina da geladeira e passe a faca formando cubinhos.
Coloque todos os cubos, misturando as cores,  em um refratário grande.

Despeje a mistura do Flan por cima e leve para gelar novamente, até ficar consistente. Sirva gelado.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Os Doze Pontos de Ouro

Sempre que um novo ciclo se inicia, as pessoas fazem uma lista de  metas a serem alcançadas. Por experiência, não adianta colocá-las no papel e esperar que tendo sido relacionadas elas sejam atingidas.

É preciso se organizar para atingir o objetivo e definir quais tarefas deverão ser feitas para conseguir a meta. Enquanto pensava sobre isto, lembrei de um livro que li há alguns anos atrás e decidi ler novamente.

Na primeira linha da introdução do livro DOZE PONTOS DE OURO - Aliske Webb (título original TWELVE GOLDEN THREADS), encontrei a seguinte frase:

"Se você tiver sorte possui um quilt que herdou de uma avó ou talvez de uma bisavó. E em seu bordado toda a história da família. Os delicados pontos ligam você às tias, mãe, irmãs e demais antecessoras numa elaborada configuração de amor e criatividade."

Eu não tive exatamente esta sorte. Embora minha mãe fosse super hábil em trabalhos manuais: costura, tricô e crochê. Nunca se dedicou ao Patchwork.


Tenho sim lindos trabalhos em crochê. Esta linda colcha ela fez especialmente para mim. Aprendi com ela a fazer tricô, crochê e bordar. 

Minha tia sim fez alguns trabalhos com retalhos, mas infelizmente não herdei nenhum. Em março de 2009 ajudei a recuperar um String Quilt que ela fez, e que herdado por meu irmão e cunhada Mostrei aqui.

Mas, tive sim muita sorte. 
Não é qualquer pessoa que tem uma colcha linda como esta feita pela mamãe!

Quanto amor, paciência e criatividade colocado em cada ponto! É um lindo trabalho de amor.

Neste inicio de ano quero assumir o compromisso de dar vida a alguns trabalhos iniciados em anos anteriores e que não puderam ser concluídos até hoje. Não quero me desfazer de nenhum deles. Mas também não quero que eles fiquem para meus filhos como trabalhos inacabados e acabem sem nenhum valor. Eles foram colocados de lado por algum impedimento momentâneo como a falta do tecido adequado para usar no forro, o encantamento por algum novo projeto ou até por algum problema de saúde que me impediu de continuar trabalhando neles.  Mas como gosto muito de todos, só preciso dar um jeito de dar vida a eles, para que eles possam ser úteis, usáveis e que um dia sejam herdados e levem recordações e amor as gerações futuras. Sim, porque sempre colocamos amor em cada pontinho!
Não digo que irei terminar todos (são muitos), são trabalhos que estão parados em diversas fases e muitos deles requerem um grande volume de trabalho e tempo, não dá pra fazer do dia pra noite, mas vou me esforçar, para a fila andar. Subir um degrau por vez e não a escada toda em um único passo. Estou acreditando que será possível, estou entusiasmada e disposta a criar hábitos úteis, importantes para que a meta seja atingida.

Quando a pessoa acredita que pode fazer algo, ela faz! não é mesmo?
Ponto de ouro Nº 1: Assumir um compromisso.
Ponto de ouro Nº 2: Estabelecer uma meta
Estou me juntando ao "A Lovely Year of Finishes - 2014", este é meu objetivo em 2014, ter um Lindo Ano de Trabalhos Terminados.

Meu objetivo para Janeiro é terminar o quilt One Block Wonder  que foi iniciado em abril de 2010. 

Topo ficou pronto  em 17 de maio do mesmo ano.

Depois disso ele entrou no baú dos Ufos e nunca mais saiu de lá.

O que precisa ser feito:
Montar o sanduíche, acolchoar e colocar o viés.

Vamos ao trabalho!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Mistério Revelado

Bloco 54-40 ou Fight  e  Bloco Birthday Girl
Bonnie Hunter nos surpreendeu revelando o  segredo final  do Celtic Solstice Mystery Quilt  no primeiro dia do Ano Novo. Estes são os dois primeiros blocos que montei só para conferir o resultado.

Ao ver o quilt original fiquei ainda mais feliz por ter decidido participar. Ele é simplesmente MARAVILHOSO, confira aqui.

O quilt é composto por dois blocos intercalados: Bloco 54-40 ou Fight e  Bloco Birthday Girl.

Eu estou muito satisfeita por ter seguido, dentro de minhas limitações, as cores indicadas por Bonnie. Dizem que as cores influenciam os estados de espírito das pessoas, transmitindo ou aumentando vibrações de acordo com o seu uso e combinações. O Verde representa a Saúde, o Azul a Harmonia, o Laranja o Sucesso Financeiro, o Amarelo a Energia e o Branco a Paz. Em se tratando de cores Celtic Solstice é perfeito!

Ainda tenho 10 blocos Birthday Girl para montar e então dar inicio a montagem do topo.
No momento meu Design Wall está assim.

Confira como desenvolvi as outras etapas deste Mystery Quilt:  
Tecidos escolhidos, Clue # 1, Clue # 2 , Clue # 3,  Clue # 4 e Clue # 5


Não estou participando de  uma corrida, estou curtindo, gostando e principalmente desenvolvendo minhas habilidades em cada nova fase deste projeto. Lógico que pretendo terminar logo, a intenção é fazer deste Quilt um presente para uma pessoa muito querida.

Hoje é dia do Monday Link Up - Part 6 para podermos apreciar  os trabalhos de todos os participantes do Celtic Solstice Mistery Quilt ao redor do mundo.

Tenho visto  alguns trabalhos quase prontos e é surpeendente como todos são tão iguais e tão diferentes, são trabalhos únicos. Todos estão de parabéns!

Agradeço de coração a Bonnie Hunter pela generosidade por este presente deslumbrante!

domingo, 5 de janeiro de 2014

English Paper Piecing "Ufo"

Durante esta semana tirei os Ufos (Trabalhos não terminados) do baú. Encontrei coisas que nem lembrava mais. 

Como pode acontecer uma coisas dessas?

Dentro de uma caixinha, o resultado até então de minha primeira investida no English Paper Piecing.

Não tenho certeza em que ano isto foi iniciado. 
Os hexágonos são enormes 1-1/2 polegada em cada lado. Na época usei pequenos retalhos que encontrei, sem me preocupar com combinação de cores ou em montar um padrão específico. São apenas hexágonos!

Mas pela situação deles deve ter sido há uns bons anos.

Vejam só, os alinhavos  ultrapassando os hexágonos!! Nossa, de onde será que eu tirei essa ideia?
É tão mais fácil e prático somente alinhavar o tecido, sem perfurar o papel cartão.  
Observei também que eu não estava preocupada em cortar os hexágonos no tecido com a margem de costura, usava quadrados ou formas semelhantes e simplesmente ia dobrando o tecido sob o hexágono e alinhavando...bem se vê que eu estava aprendendo!

Não sei ao certo o que fazer com este Ufo. Não tenho coragem de descartá-lo, afinal durante algum tempo estive entusiasmada iniciando meu aprendizado  em  uma nova técnica, assim decidi ir usando os hexágonos que já estão preparados e provavelmente preparar outros, agora de uma maneira mais adequada, prometo.

E nada melhor do que  diminuir o ritmo durante um lindo Domingo de verão e dar andamento em algum trabalho manual. 


Slow Sunday Stitching
Esta é a idéia do Slow Stitching Sunday! E com estes hexágonos estou participando do primeiro Slow Stitching Sunday de 2014!

Participando também  do "in hand" EPP Link Party # 4. 
Hydee, fiquei surpresa e muito feliz com o destaque que você deu para o Tutorial Estrela - Enfeite de Natal. Muito obrigada!

Aproveito para mostrar pra vocês o bordado Diligence que ficou pronto:

Como já contei pra vocês este bordado irá compor uma colcha que será  rifada para ajudar o projeto 
Love Quilts Brasil

Você já conhece este lindo trabalho de voluntariado? Montamos colchas com blocos em ponto cruz e patchwork  para crianças com sérios problemas de saúde. Estamos atuando no Brasil desde 2001.  Se você faz patchwork ou borda ponto-cruz participe e faça uma criança doente sorrir!

Bom a conversa está muito boa mas tem um Ufo, me esperando...e vamos aos hexágonos. Bom domingo!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Como passar a linha na Máquina de Costura Vigorelli



Manual de Instruções - Máquina de Costura Vigorelli 

Parte 2 - Como passar a linha na Máquina

Linha Superior:

1 - Coloque o retrós ou carretel de linha  em um dos porta-carretéis.

2 - Passe a linha pela ranhura superior de trás da tampa frontal. 

3 - Em seguida, a linha deverá passar entre os discos de tensão.

4 e 5 - passe a linha sobre o gancho e na mola de tensão.

6 - Leve a linha para cima e passe-a pelo furo do estica-fio (de trás para frente).

7 - Indo para baixo passe a linha no guia-fio que fica no meio da tampa frontal.

8 - Passe a linha no guia-fio da barra da agulha.

9 -Enfie a linha na agulha, da esquerda para a direita, deixando pelo menos uns 15 cm de comprimento.


Linha na Caixa da Bobina


1 - Puxe a chapa corrediça, abra o fecho da caixa da bobina e retire a caixa de bobina.

2 - Coloque uma bobina cheia na caixa de bobina. Passe e puxe o fio pela fenda da caixa de bobina.

3 - Traga a linha para a esquerda, por baixo da mola de tensão da caixa de bobina, até o fio entrar na abertura de saída. 

Importante:  Puxe o fio e verifique se a bobina está rodando no sentido horário.

4 - Recoloque a caixa da bobina. Segure-a pelo fecho aberto, com o bico virado para cima.  Introduza-a até o fundo do pino central da lançadeira, encaixando o bico da caixa de bobina no encaixe superior.

Puxando a linha da bobina para cima para iniciar a costura:

1 - levante a agulha e o pé calcador.

2 - Segure a ponta do fio superior.

3 - Gire o volante  na tua direção com a mão direita, para baixar a agulha e levantá-la novamente.

4 - O fio superior trará o fio da bobina numa laçada, puxe o fio até que a ponta solta do fio da bobina apareça.

5 - Passe os dois fios por entre o pé calcador, para trás, deixando aproximadamente 10 cm de linha.



Parte 1 - Conhecendo sua Máquina de Costura Vigorelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...