sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Montagem do Tensor da Vigorelli



A tensão da linha superior, a linha que passa pela agulha e faz a amarração do ponto é feita através do tensor ou unidade de tensão da máquina.

Para que a máquina funcione adequadamente  o tensor precisa  estar montado corretamente e com suas peças em bom estado.

Hoje falarei sobre a maneira correta de montar o tensor, caso o seu tenha sido desmontado para limpeza ou qualquer outro motivo.




Partes que compõe o tensor da Vigorelli:


1 - Botão com numeração de 0 a 7 com porca de ajuste;


2 - Mola do tensor;

3 - Tampa do botão e base da mola com trava (arruela) para o pino;

4 - 2 discos;

5 - Eixo  de encaixe do tensor com rosca e 1 dos lados bipartido, do lado oposto tem uma pequena canaleta;

6 -  Mola oscilante (arame);

7 - Pino de acionamento dos discos;

8 - Corpo do tensor;

9 - Parafuso fixador.

Colocação das peças:
1 - coloque a mola oscilante (6) dentro do corpo do tensor (8).

2 - coloque o eixo do tensor  (5) dentro do corpo do tensor pelo lado da pequena canaleta do eixo, que deverá engatar no braço interno da mola oscilante (6)  para fixa-la.vá girando o eixo até o engate, agora o eixo entrará facilmente no corpo do tensor.
OBS - a mola oscilante (6) deverá ficar  apoiada na abertura do corpo do tensor.

3 - coloque o pino (7) dentro do eixo (5), com a cabecinha de trava para o lado do eixo bipartido

OBS - A função deste pino é quando o pé calcador for levantado ele é acionado e e libera a tensão dos discos  para que o trabalho que está sendo costurado possa ser removido com facilidade.

4 - Fixe  esta parte colocando o parafuso no pequeno orificio do Suporte do tensor da máquina

5 -  coloque  um dos discos nesta posição [

6 - coloque o outro disco na posição inversa ]

OBS - os dois discos deverão ficar assim: ][  (veja no detalhe da foto abaixo)

7 -  coloque a tampa do botão (3) , que funciona também como uma  trava para o pino (7) , encaixe a arruela no eixo bipartido. A parte  plana da base desta peça deverá ficar para fora para dar apoio a mola.

8 - coloque a mola (2) com a parte mais larga encostada na base plana da tampa do botão (3) encaixe a dobra da mola no centro do eixo bipartido.

9 - coloque o botão (1), rosqueando no eixo

IMPORTANTE - Faça um pequeno teste. Passe uma linha entre os discos, se o pé calcador estiver abaixado os discos deverão prender a linha e ao levantar o pé calcador os discos afrouxam e a linha ficará solta.

SUPER DICA  - Agora será preciso ajustar a altura da mola oscilante.
Com o pé calcador abaixado, levante a agulha, movimentando o volante para que o guia-fio fique na posição mais baixa. A distancia entre a mola oscilante e o guia fio deverá ser de aproximadamente 0,5cm (meio centímetro).

Fixe nesta posição apertando o parafuso que fica na canaleta da base fixa do tensor.

Estando montado o tensor será preciso ajustar a tensão correta da linha para que sua Vigorelli faça uma costura bonita e uniforme, sobre isto leia mais em Regulagem do Ponto.

19 comentários:

AnaCristina disse...

jesusmariajosé...precisam inventar um maquina que a linha entra sozinha

Ivani disse...

estão quase lá, mas parece que os anos não passam para estas "velhinhas" continuam firme costurando a todo vapor e com um ponto reto maravilhoso. Abraços Ana Cristina.

Unknown disse...

Olá, ganhei uma Vigorelli Robot e estou tendo dificuldades de colocar a linha. Help! Kkķkkk... Quero aprender a usar. Obrigada.

Unknown disse...

Olá, tenho uma Vigorelli Robot e estou tendo dificuldades de colocar a linha. Help! Kkķkkk... Quero aprender a usar. Obrigada.

Ivani disse...

Olá Ana Paula, eu não tenho o manual da Vigorelli Robot, mas acredito que posso te ajudar, me envia uma foto da máquina pra que eu possa desenhar o caminho da linha nela e te devolver. abraços

Unknown disse...

A falta da mola oscilante pode fazer a linha arrebentar?Tenho uma vigorelli robot que esta sem esta mola no tensor e esta arrebentando a linha com frequencia.Qual mola oscilante devo comporar?

Unknown disse...

Tenho uma viorelli robot e esta arrebentando muito a linha . Ela esta sem a mola oscilante no tenor pode ser este o motivo ? Onde posso achar a mola para vender ?

Ivani disse...

Olá Gizele, com certeza a falta da mola oscilante faz com que a linha arrebente. Procure em lojas especializadas na venda de máquinas de costura antigas. Normalmente eles tem também um técnico, e vendem peças para reposição das máquinas. Se na tua cidade não tiver uma loja assim procure na internet. Abraços e boa sorte.

Marcel2011 disse...

Tenho uma vigirelli robot e não consigo tirar o parafuso fixador. Parece que está colado o que posso fazer pra tirar esse bendito

Ivani disse...

Marcel não sei te dizer, minha Vigorelli é Standard e talvez as peças do tensor sejam diferentes. Melhor você conversar com um técnico em máquinas de costura. Não force pois a peça poderá quebrar e você terá dificuldade para encontrar peças para Robot.

Unknown disse...

Olha Ivani.. Eu tenho essa vigorelli robot e também estou com esse mesmo problema para passar linha.. tenho fotos dela, para você pode me ajudar?

Ivani disse...

Wallace, dá uma olhada nesta puvlicação: Parte 1 do manual da Vigorelli Robot
https://ivani-arteemcasa.blogspot.com/2018/04/manual-de-instrucoes-vigorelli-robot.html

Anônimo disse...

Oi..IVANI MINHA MOLA ESTÁ FICANDO FROUXA ..E TAMBÉM ELA É DE OUTRO MODELO..

Edison David disse...

Comprei nesta semana, uma Vigorelli Pretinha costura reta, em um antiquário aqui de Campo Limpo Paulista. Como a maquina está em bom estado, gostaria de restaurá-la pra trabalhos em couro, mesmo sabendo que ela não é pra esse uso. Ivani, vc teria os manuais de peça e serviço dessa bela maquina, ou indicar onde posso conseguir uma cópia? Desde já, agradeço a atenção e parabéns pelo site muito bom!!!

Ivani disse...

Olá Edison David, aqui no blog tem um manual da Vigorelli costura reta, do modelo da minha, creio que a unica diferença é o botão de abaixar os dentes impelentes que na tradicional não tem. Você encontra o manual à partir deste link: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com/p/maquinas-de-costura.html
você encontrará vários artigos e também vídeo
Espero que te ajude.

Unknown disse...

Oi! Onde compro esse tensor?

Ivani disse...

Oi! Em empresas especializadas em assistência técnica e manutenção de máquinas de costura. Se na tua cidade não existir, tem várias na internet que poderão te vender o material necessário.

Anônimo disse...

Ivani, você faz um trabalho maravilhoso reunindo e compartilhando informação clara e da melhor qualidade sobre essas joias esquecidas que são as máquinas de costura. Aceite meus parabéns, minha gratidão e minha disposição para ajudar em questões técnicas, porque sou eng. mecânico e restauro máquinas

Ivani disse...

Agradeço por seu generoso comentário.