domingo, 20 de setembro de 2015

Bordado Livre - Bluework

Um novo domingo chegou, e com ele uma nova atividade.
Este domingo será dedicado ao bordado livre. 
Chegou a vez do Bluework!

Quando eu era uma menina entre 6 e 12 anos, aprendi a bordar, não sei precisar exatamente quando, pois desde muito novinha sempre via alguém da família bordando, costurando, tricotando ou fazendo crochê.



Minha avó paterna era bordadeira da Ilha da Madeira, e bordava primorosamente. Tenho até hoje um jogo de lençol de casal bordado por ela. Que preciosidade!

Lembro também de admirar minha prima Arlete bordando o enxoval dela, ela também bordava muito bem, pontos minúsculos e perfeitos.

Eu adorava folhear os riscos de bordado da minha mãe e da minha tia Esther. Cheguei a ter um caderno de papel de seda só para os riscos, copiava nele os risco mais bonitos que encontrava.  Uma pena que isto se perdeu no decorrer dos anos.

Tenho outras duas preciosidades. Dois dos meus primeiros bordados livres.

Eu era muito novinha e estava aprendendo a bordar por isso o material não era de primeira. São dois aventais feitos de tecido de saco de farinha! No avesso de um deles ainda tem marcas da impressão. Eu os guardo como a um tesouro!

Depois quando eu tinha uns 11 anos frequentei um curso de bordado com as linhas Varicor. Bordados cheios de rococós, e que fizeram muito sucesso na época. Ainda tenho várias meadas dessas linhas. Outra preciosidade!

E à partir de 88 tenho me dedicado ao ponto cruz, sendo que há 15 anos venho bordando voluntariamente para o projeto Love Quilts Brasil.

Neste domingo, meus pontinhos serão dados em um trabalho em  bluework. Só porque estou numa fase azul!

O Bluework (trabalho em azul)foi o sucessor natural do Redwork (trabalho em vermelho). Trata-se de  bordado livre  feito na cor azul que teve seu apogeu entre os anos de 1910 e 1930 quando linhas de cores firmes na cor azul começaram a ser comercializadas, principalmente nos Estados Unidos.

Quero passar uma dica pra vocês. Se você gosta de bordado livre, conheça o BOM (Bloco do Mês) que Jacquelynne Steves está promovendo este ano: Cozy Afternoon.

Este Block of the Month teve início em Junho, mas todas os riscos e instruções ainda podem ser obtidas gratuitamente. Então não perca tempo e se inscreva para ter acesso a todos os arquivos. É fácil, rápido e grátis.

Agradeço a Kathy do blog Kathy’s Quilt, pela dica e inspiração, e também com ela,  hoje estou conectada ao  Slow Sunday Stitching, curtindo neste domingo ensolarado, meu primeiro bluework.

12 comentários:

scraphappy disse...

Your blue work is beautiful. It will be a treasure.

Ivani disse...

I hope so! Thanks for visiting Angela! Have a wonderful week.
Hugs

CathieJ disse...

Your embroidery is so pretty.

Ivani disse...

Thanks for visitin and leave a comment.
Have a great stitching week Cathie.
Hugs

Gretchen Weaver disse...

I'm saving the Cozy Afternoon blocks but I haven't started them yet. I intend to do mine in bluework also. Blue rocks! Blessings, Gretchen

Feathers in my Nest disse...

I wanted to Thank you for visiting my Blog & leaving me your sweet comment....(((Ivani))) Hugs
Your Blue work is Beautiful!...I Love to embroider too, very relaxing....enjoy.

Ivani disse...

Thanks for visiting Gretchen! I resisted as much as I could. I do not regret having started. Cozy Afternoon ia a beautiful quilt. Let's rock!! Have a blessed week. Hugs

Ivani disse...

Thank you! It is so nice of you stopping by and leaving a comment. Have a great relaxing (stitching) week. Hugs

AnaCristina disse...

eu tambem tive um caderno de folhas de seda com riscos de bordado! minha avó ensinava as meninas na igreja e eu aprendia tambem! era bordado livre e ela queria o avesso mais bonito que o direito! quando ao azul...eu estou sempre na fase azul...azul e violeta, em todos os tons! e um pouco de canadian red :-D

Ivani disse...

É tão gostoso relembrar estas coisas, né? Adorei o Canadian red rsrs bjs

Paula Louceiro disse...

Que lindo bordado Ivani. Eu acho lindo bordado livre, mas ainda não aprendi. Arrisco um pontinho aqui outro ali, mas nunca fiz aula. De bordado mesmo só fiz aula de ponto cruz.
Um dia ainda embarco nesse bordado livre.
Também comecei bem pequena com artesanato. Quando era mais nova adorava ficar desenrolando a linha que minha mãe fazia crochê pela sala inteira e ver como ela chegava rapidinho no novelo (nunca vi alguém crochetar tão rápido, rs).
Naquela época aprendi o ponto cruz e o crochê, mas pra crochê não levo muito jeito, meus pontos não ficam tão uniformes...
Adorei ver seus primeiros trabalhos, mostrando que você sempre teve um super capricho com suas peças.
Ah, e adorei a foto nova do blog lá em cima.
Beijos

Ivani disse...

Oi Paula, se você assistir alguns videos na internet, tenho certeza que você conseguirá bordar. Nossas mães são nossos grandes exemplos e inspiração não é mesmo? A foto da capa é um caminho de mesa feito com pequenas tiras na técnica String Quilt, Uma delícia fazer. Falei sobre ele em uma outra postagem. Beijos e bom final de semana.