quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Testando as canetas Hidrográficas X MAKE +

Como já comentei aqui várias vezes, utilizo as Canetas Hidrográficas Laváveis para marcar o gráfico a ser bordado no tecido. Embora no momento da marcação seja necessário muita atenção é um processo que facilita muito, e o bordado em sí flui mais rapidamente, além de oferecer a possibilidade de se poder bordar em qualquer local sem a necessidade de ficar consultando o gráfico constantemente e ficar contando os pontos.

As canetas hidrográficas que tenho usado são da Faber Castell. Um jogo de 24 cores que comprei há uns 10 anos atrás. Nunca tive problema com nenhuma das cores.

Atualmente no entanto, alguma química foi alterada na fabricação da caneta e algumas amigas observaram que algumas cores, principalmente a rosa pink e azul clara  não saem tão facilmente do tecido exigindo a utilização de produtos especializados para tirar manchas e muita paciência. Além claro de todo o estresse, de que nada resolva e o seu bordado fique marcado para sempre.

No final de agosto, encontrei este estojo com canetinhas hidrográficas fabricadas na China
X MAKE + e decidi comprá-las para fazer um teste.

 O jogo de 24 canetas custou  R$6,90. Um preço bem convidativo se comparado ao produto nacional. Pode ser que a quantidade de tinta em cada caneta seja menor, não sei pois está é uma informação que nunca nos é dada.

Para o teste pintei duas faixas de etamine, uma nova, engomada e uma já lavada.
E deixei as tiras marcadas por 20 dias, simulando que este seria o tempo em que estaria bordando o gráfico.

Ontem coloquei as duas tiras de molho em água pura, sem nenhuma adição de sabão, e de imediato já pude notar as tintas soltando do tecido.




Depois de 1 hora a situação era esta.





Enxaguei em água corrente .
Como podem notar a canetinha rosa neon, deixou marcas.




Troquei então a água e adicionei 1/2 tampa de sabão líquido Coquel.
Deixei de molho por mais 1 hora. Enxaguei

E pronto! Todas as marcas haviam sido eliminadas.

Conclusão: Super aprovada! Posso usar tranquilamente todas as cores para marcar os gráficos, sabendo que não serei surpreendida por marcas indesejáveis.

6 comentários:

AnaCristina disse...

não me arrisco rsrs

Ivani disse...

Eu também não Ana Cristina, por isto mesmo fiz o teste.
bjs

Unknown disse...

Muito boa opção. obrigado ivani por compartilhar.

Ivani disse...

De nada!

Eli Professor disse...

Ivani, adorei a dica! Comprei recentemente a Faber Castell e o problema foi mesmo com a pink, reclamei, trocaram, mas o resultado é o mesmo, dá um trabalhão para sair. Fora o bordado tenho 3 crianças e algumas marcas mancham roupas, a pele, bolsa... é uma tristeza. Bom saber que tem outras opções. Obrigada pelo teste!

Ivani disse...

Oi Eli, é sempre bom fazer o teste antes, assim podemos utilizá-las sem preocupação. Abraços. P.S. - adorei receber a tua visita.