quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Retalhos azuis



Só porque o céu é azul, o mar é azul, o planeta Terra é azul, enfim porque eu amo a cor azul, e porque adoro trabalhos de aproveitamento de retalhos.

Vamos então  aproveitar todas as preciosas tiras de retalhos de tecido na cor azul.


Retalhos Azuis - Parte 1

Quer saber o que estou fazendo?
Utilizei tiras com larguras variadas entre 2cm e 4,5cm (¾" e 1 ¾") na cor azul .
Iniciei montando retângulos que foram costurados em Foundation, utilizando papel de uma lista telefônica antiga como base.
Tamanho final de cada retângulo: 10 X 20cm ( 4" X 8")

Costurando as tiras para formar os retângulos:

Prepare o papel de base que não precisa ter a medida exata do bloco final, aliás é interessante e facilitará bastante se a base tiver aproximadamente 9,5cm X 20cm. Cada página da lista telefônica rendeu 3 bases.
OBS - O papel só é usado para dar  estabilidade ao bloco.

1. coloque uma tira de tecido com a parte da frente para cima sobre o papel de base;

2. coloque uma segunda tira de tecido com a parte da frente virado para baixo sobre a 1a. tira de tecido. Alinhe as duas tiras de tecido  para costurar.

3. diminua o tamanho do ponto de costura da máquina, usei 1.8 e faça uma costura reta unindo as duas tiras ao papel de base, eu comecei em uma área central, sem me preocupar se estava exatamente no centro e costurei.

4. abra e passe a ferro, assentando a costura.


5 e 6. adicione novas tiras repetindo os passos  3, 4 e 5 citados acima, até ter pelo menos 21,50cm de tiras costuradas.



Refilando os retângulos:



7, 8 e 9. refile os retângulos, pelo lado do avesso, utilizando a régua e o cortador circular.






10. após refilado cada retângulo deverá medir 11,5 X 21,5cm  e ficará com esta aparência.





Utilize as tiras e retalhos  que você tem disponível e vá montando os retângulos despreocupadamente. Afinal até aqui, isto tem a ver com relax, nada de preocupações com cantos e encontros de costura. É pura diversão!

Em breve os próximos passos. 

4 comentários:

AnaCristina disse...

eu queria tanto fazer isso...costurar pequenos retalhos...mas acho melhor nem me atrever, pois não tenho as reguas nem o cortador circular...mas o papel fica grudado no tecido? não retira depois? e esses retalhos serão utilizados como?

Ivani disse...

Oi Ana Cristina, na primeira fase, costurar os retalhinhos na base de papel nem é necessário usar o material específico de patch, dá pra fazer com tesoura. Ai na hora de refilar seria interessante ter o tapete de corte, cortador circular e a régua pois isto facilitaria bastante, mas nada impede que você marque no avesso com um lápis o lugar dos cortes usando uma cartolina de molde e uma régua comum, e use uma tesoura bem afiada. Depois de unir as partes, então poderá retirar o papel. Tem 1000 maneiras de utilizar, dar algumas idéias em breve. Você tem bastante retalhos? bjs

Kyle disse...

What a fantastic beginning to a string quilt. Your. Blocks are super cute with a wonderful variety of blue fabrics. Can't wait to see what you do next.

Ivani disse...

Thanks Kyle. Scraps of fabric are very precious and can use them in a quilt is fantastic. I love string quilts, I love scraps! Hugs