segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Manual Elgin FUTURA - modelo B-10 - Parte 1

Depois que falei sobre minha Máquina de Costura Elgin Futura, recebi vários pedidos de pessoas que tinham a máquina mas que não estavam encontrando o manual, então para atender a estas pessoas, e outras que poderão eventualmente passar por aqui procurando pelo manual,  estou iniciando  a série de postagens sobre o manual.

MANUAL DE INSTRUÇÕES ELGIN 
MÁQUINA DE COSTURA FUTURA - modêlo B-10 -  Parte 1
- Controles
- Como colocar a Linha na Máquina (Fio Superior)
- Como encher a Bobina

- Troca da Agulha

CONTROLES
É muito importante que você conheça sua máquina de costura e saiba quais as partes principais da máquina e para que cada um serve.



COMO COLOCAR A LINHA NA MÁQUINA ( FIO SUPERIOR)

COMO ENCHER A BOBINA
TROCA DA AGULHA

Editado para incluir uma observação:
A parte plana da agulha deve ser colocada virada para o lado direito, encostado na barra da agulha (veja detalhe na figura acima).

Parte 2 
Boas costuras!
Ivani

37 comentários:

Alberto Lipinski Filho disse...

Bom dia, por um feliz acaso, ganhei uma maquina desta dia 28. Procurei pelo manual na Internet e encontrei sua postagem da Parte 1 do manual.
Espero com ansiedade o complemento do manual.
Grato ,

Alberto

Ivani disse...

Olá Alberto, Parabéns pela aquisição da Elgin Futura. Logo mais a parte 2 do manual estará pronta e será publicada. Fico feliz por estar podendo ajudar. Boas costuras!

Anônimo disse...

Oi gsnhei uma Elgin robot e não consigo usar os bordados tem como encontrar esse manual ?você pode me ajudar?obrigada.

Ivani disse...

Olá, infelizmente eu não tenho pra poder te ajudar. Já tentou contato com a Elgin? Boa sorte em suas pesquisas.

Monique Nunes disse...

Muito Obrigada!!!!
Estou procurando instruções desta maquina a tempos e nao encontrava!
Fiquei muito feliz em achar aqui!
Sucesso pra você!!!

Ivani disse...

Olá Monique, eu também fique feliz em saber que está sendo útil. A Parte 3 já está disponível desde o início de Outubro, eu é que havia esquecido de ativar o link. Abraços

Belisca Lua disse...

Por favor vc tem manual Elgin standard B3?Ou é igual da Futura?
Obrigada

Ivani disse...

Olá Belisca Lua, embora o design delas seja diferente tem muitas coisas idênticas e outras muito parecidas. Vou providenciar o manual da B-3 pra você. abraços

Unknown disse...

Boa noite Ivani vc tem o manual da Elgin B-9 super pois ganheivfaz anos do meu pai e não sei como colocar a linha na agulha

Ivani disse...

Olá Arlete, não tenho o manual da Elgin B-9 mas se você me enviar uma foto dela acredito que eu possa te ajuda. Abraços

dona lurdes disse...

olá tenho uma dessas vc pode me informar quanta estaria valendo??

Ivani disse...

Olá Dona Lurdes! Não sei informar, mas não deve ser muito. Como elas funcionam super bem acredito que valha a pena continuar com ela. Abraços

Unknown disse...

Eu não acho lindos 2 e 3 ?

Ivani disse...

Claudia aqui está:
https://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2016/09/manual-elgin-futura-modelo-b-10-parte-2.html
e
http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2016/10/manual-elgin-futura-modelo-b-10-parte-3.html
abraços

veart disse...

Minha agulha está quebrando e não sei regular ,8 agulhas direto

Ivani disse...

Se você tem certeza de estar colocando a agulha na posição correta, e não está puxando o tecido enquanto costura, e o tamanho da agulha e compatível com a grossura e linha do tecido que você está costurando então pode ter algo errado com o tempo da máquina, melhor você levá-la para fazer uma manutenção.

Unknown disse...

Olá, obrigada pelo manual, ganhei uma dessa e estou muito feliz, agora é só regular minha queridinha, gostaria de saber qual o ano dessa máquina? E parabéns e obrigada.

Ivani disse...

Olá Marcia,
A minha eu ganhei no início de 1983, deve ter sido fabricada em 1982
Qual o número de série da tua?
Que bom que o manual te ajudou. Fico feliz em saber.

Unknown disse...

Te amando moça, obrigado ajudou muito

Passarinho disse...

Obrigado pela postagem do manual de instrução.... não sabia como colocar a linha...agora consegui!!!😂😂😂

Passarinho disse...

Obrigado por postar o manual... consegui por a linha graças a sua postagem!!!valeu 😂😂😂

Ivani disse...

Que ótimo!!!! Fico feliz por ter te ajudado. Agora, boas costuras!!!

Ivani disse...

eu fico muito feliz em saber. que ótimo!!!

Unknown disse...

Eu tenho um modelo desse só que ela tem outro botão redondo com um desenho de uma risca e outro quadriculado

Ivani disse...

Olá, não é exatamente o mesmo modêlo, mas se esse botão redondo fica na mesa (base) da Máquina? Se for é para abaixar os dentes impelentes para cerzir, bordar ou quilting. Neste modelo não tem esse botão. A tua máquina deve ser alguns anos mais nova.

Liliam disse...

Essa máquina só faz ponto reto ? Ganhei uma dessas e estou com essa dúvida!!
Obrigada!!

Ivani disse...

Sim Lilian, só faz ponto reto.

Marcia disse...

Boa noite Ivani,
comprei uma ELGIN FUTURA BX 2140 por um acaso você tem o manual dela? Ou se você não tiver você sabe onde posso encontrar?

Ivani disse...

Olá Marcia, não tenho e não sei onde vc pode encontrar. Já tentou falar com a Elgin? Boa sorte!

Coralina Moda disse...

Boa tarde Ivani seu manual me ajudou muuuitoooo eu comprei uma máquina Elgin futura mas não sei o modelo ela lembra muito a sua porém só a parte da agulha que na minha não consigo colocar a parte achatada para trás somente para o lado direito. Como faço para saber o modelo da minha? O número de série é 2989367. Vc pode me ajudar? Muito Obrigada.

Ivani disse...

Ola Carolina Moda,
Fico feliz em ter ajudado.
Realmente eu concordo com você, o manual da ELGIN FUTURA no quesito troca da agulha deixou a desejar, o correto é mesmo colocar a agulha com a parte plana para o lado direito.
Abraços

Luendria Angelo disse...

Oi Ivani ! Boa tarde. Adquiri uma Elgin Futura, estou muito feliz. Mas estou com dificuldade em relação a linha estar pocando muito. A linha está entrando na fenda entre os pratos e acaba sendo mastigado e poca. Segui o passo-a-passo do manual de como passar a linha, acredito que tenho passado certo !

Ivani disse...

Oi Luendria Angelo,os discos do tensor tem superfície lisa, não devem ter nenhuma fissura na superfície deles. Não sei se entendi exatamente o problema que você está descrevendo. Tem um outro artigo aqui no Blog sobre problemas que normalmente acontecem com máquinas de costura, que serve para todas as máquinas de costura reta, inclusive da Elgin Futura. Dá uma olhadinha para ver se você consegue identificar a causa do problema que tua máquina está apresentando: https://ivani-arteemcasa.blogspot.com/2020/05/como-resolver-problemas-maquina-de.html Espero que você consiga descobrir o motivo, caso não consiga leve sua máquina para fazer uma manutenção com um técnico especializado, que ele irá colocar tua Elgin Futura para costurar lindamente, vale a pena o investimento. Boa sorte e boas costuras!

Wanessa disse...

Ganhei uma elgin futura, eu não o porque ela não está costurando, a linha da agulha é colocado de frente pra trás ou de traz pra frente.
Me ajudem , sou iniciante no mundo da costura

Ivani disse...

Oi Wanessa, a linha é enfiada na agulha da esquerda para a direita. O lado reto do cabo da agulha deve ficar encostado na barra da agulha. O olho da agulha (o buraquinho, por onde passa a linha) fica de lado. Imprime todo o manual, isso poderá te ajudar. Qualquer outra dúvida, me escreve.
Boas costuras.

Heloisa disse...

Boa noite. Ganhei uma Elgin B3 da minha sogra, mas não consegui encontrar o manual. Você teria esse manual para disponibilizar?
Obrigada.

Ivani disse...

Olá Heloisa, especificamente desse modêlo, eu não tenho o manual, mas o mecanismo da Elgin "pretinha" costura reta é muito parecido com o da Vigorelli, cujo manual está disponível aqui no blog. Veja na aba Máquinas de Costura. Abraços e boas costuras.