sexta-feira, 20 de abril de 2018

Manual de Instruções - VIGORELLI ROBOT ZZA - parte 2

COMO INICIAR A COSTURA
Pegando bem firme, com a mão esquerda, a extremidade da linha superior, gire o volantinho, sempre na direção de quem trabalha, até que a agulha cumpra um movimento de descida e subida. Puxe então a linha da agulha que sairá do furo existente na chapa da agulha, trazendo a linha infeiror, isto é, a linha da bobina. Fig. 15

Segurando ambos os fios para a frente, ponha o tecido debaixo da agulha, e abaixe a alavanca do calcador para prender o tecido e poder iniciara.
Mantenha seguras com firmeza as extremidades das linhas, até que sejam dados alguns pontos.
Não puxe nem empurre o tecido.

COMO TIRAR O TECIDO
Terminada a costura, espere que a agulha atinja o ponto mais altyo, para a máquina, suspenda o pezinho levantando a alavanca, puxe o tecido para a frente e para a esquerda, e corte as linhas deixando sempre uns 10 cm de fio.


COMO REGULAR A TENSÃO DAS LINHAS

O ajuste de tensão das linhas superior e inferior é de máxima importância. Nas costuras normais, as duas linhas devem possuir uma tensão igual, e essa tensão deverá ser regulada de modo que as linhas, se entrelacem no meio dos tecidos. Fig. 16 

Se mais tensão infeiror é mais forte do que a superior, a linha da lançadeira irá puxar para baixo a linha da agulha, e forma-se assim uma série de laçadas na parte inferior da costura. Fig. 17

Se ao contrário a tensão superior é mais forte que a inferior, formam-se laçadas na parte superior da costura. Fig. 18

Para regular a tensão da linha superior, manobre o botão do disco de tensão Fig. 19; 
girando para a direita, aumenta a tensão da linha, 
girando para a esquerda, a tensão diminui.

Para regular a tensão da linha inferior, tire a caixa de bobina da lançadeira e com uma chave de fenda pequena, vire o parafuso de tensão da mola . Veja Fig. 10 - ind (D). Aperte o parafuso se a tensão estiver fraca ou afrouxe se a tensão estiver forte.

COMO VARIAR O COMPRIMENTO DO PONTO
O comprimento do ponto é regulado através da alavanca regula   ponto, deslocando o pino na própria fenda. Veja Fig. 20 Ind (Z)

Quando estiver na posição "O", o movimento dos dentes impelentes é anulado e o tecido não será puxado pela máquina.
Para fazer pontos largos, solte o parafuso e levante ou abaixe a alavanca de acordo com o comprimento desejado conforme necessitar costurar para frente ou para trás.  O comprimento do ponto será proporcional a distância da alavanca e a posição central "O".
Quando a alavanca estiver abaixada pontos para a frente são feitos. Quando estiver para cima, a direção da costura será revertida.


A mudança do tamanho do ponto poderá ser alterado mesmo enquanto a máquina estiver em funcionamento.

O comprimento do ponto será o mesmo, tanto para frente como para trás, desde que a alavanca seja colocada no mesmo número em qualquer lado da posição "O". 

Procure, tanto quanto possiver manter as seguintes regras:
a) Reverso ou ponto atrás poderá ser  usado para acabamento.
b) quando bordar ou serzir, deixe a alavanca no "O"
c) costure tecidos leves com linhas finas aplicando pontos curtos, e em tecidos grossos e pesados com linhas grossas e pontos compridos.

COSTURA RETA COM UMA AGULHA
A posição dos botões para a costura são:


  • BOTÃO A, com o risco sobre C , costura centralizada, sobre D para fazer costura a direita e sobre L para costurar à esquerda.
  • BOTÃO B, deve ter o marcador no O
  • BOTÃO E , deve estar na posição N


COSTURA RETA COM AGULHA DUPLA
Aplicam-se as mesmas posições da descrição acima, substituindo-se a agulha normal pela dupla.

COSTURA ZIG-ZAG COM UMA AGULHA
O dispositivo para regular a costura Zig-Zag, na máquina de costura VIGORELLI,  é constituido por dois botões: A e B com índice graduado.


  • BOTÃO A  serve para mudar a barra da agulha, do centro da chapa da agulha para a direita ou para a esquerda, observando-se que o índice  coincide respectivamente com a letra D (direita) e com a letra L (esquerda). Na posição C, a barra da agulha é centrada com a chapa da agulha. O ajuste máximo de 0 a 5 é de 4mm.



  • O BOTÃO B, serve para regular o Zig-Zag e determinar a largura lateral do ponto.
  • O índice I é movido sobre a chapa graduada do Nr. 0 ao Nr. 4, que corresponde em mílímetros a largura do ponto. Esta particularidade oferece a possibilidade de criar costuras ornamentais de grandes efeitos, como demonstrado nos esquemas abaixo reproduzidos . Fig. 22


COSTURA EM ZIG-ZAG COM AGULHA DUPLA
Para fazer ponto Zig-Zag com a agulha dupla, observe que a largura do Zig-Zag não seja superior a 2mm. 
Posição do BOTÃO A sobre C e BOTÃO B com o indice I sobre a posição 2. Isto significa que se pode fazer um Zig-Zag até quanto permita o deslocamento do botão B: de zero a dois.

INSTRUÇÔES PARA O USO DA MUDANÇA AUTOMÁTICA
A Vigorelli ZZ/A se distingue das máquinas comuns em Zig-Zag pela grande inovação do grupo de discos incorporados, que servem para obter bordados variados e para poder passar, automaticamente, de um tipo de bordado a outro, ou mesmo de um bordado para o ponto normal, enquanto a máquina trabalha.

Esse grupo é constituído por 6 discos, dos quais 5 para bordados especiais e 1 para a costura em Zig-Zag. Fig. 23

Os 5 discos especiais que acompanham a máquina são intercambiáveis, podendo-se retirá-los do prolongamento em que está preso o disco para a costura em Zig-Zag e substituí-los por outros tantos, que poderão ser encontrados nas concessionárias da Vigorelli.

Para desmontar o grupo dos discos da máquina, é necessário proceder do seguinte modo:
Pressione com a mão esquerda o botão
( F) Fig 24 e com a mão direita afrouxar o botão serrilhado (G), que senti-lo livre. Removendo o botão, todo o grupo de discos sairá do pino do guia da máquina. Para retirar o disco do grupo, é necessário desparafusar o disco grande (H) do bloco de discos. Lembrando sempre que o desparafusamento é feito  conforme a indicação da flecha. Fig.23  Feito isto será possível substituir discos comuns por especiais, inserindo os no prolongamento do disco para Zig-Zag, na ordem que achar mais oportuna, tendo o cuidado de que cada cavilha sejam colocadas  nos correspondentes entalhe.
Em seguida, parafuse o disco (H) no prolongamento porta discos, recoloque-os no eixo  pressionando o botão (F), gire devagar e exercendo uma pressão leve até que todo o conjunto tenha entrado, então aperte o botão (G) e libere o botão (F)



O botão (E) é o responsável pela mudança automática dos discos.
Os números romanos I, II, III, IV e V são os números dos discos dos bordados, enquanto a indicação
N corresponde ao normal e ZZ aos pontos em  Zig-Zag. 

Nas marcas correspondentes as posições intermediárias  entre os números  a máquina  trabalhará em dois discos ao mesmo tempo fazendo os mais variados e impensados bordados.

Veja também:
Modêlos da Vigorelli Robot

Parte 1 do manual


28 comentários:

anagomesco@hotmail.com disse...

Bom dia Ivani,
Com certeza vai ajudar muito.
Obrigada pela ajuda

Elder Sandim disse...

Ivanir boa noite! Com uma Vigorelli de costura reta e uma Vigorelli ZZA Robot(com 6 discos internos) já seria possível trabalhar e produzir peças em Patchwork? Este dois tipos de máquina de costura, mesmo sendo antigas conseguem produzir bons pontos necessários para este tipo de atividade?

Fazer bolsas ou estojos de lápis de Patchwork dá dinheiro e tem bom mercado consumidor? Eu estou fazendo faculdade pública de Pedagogia e preciso ter alguma renda, e emprego no país esta difícil. Por isso pensei em Patchwork, minha tia em Minas Gerais fez um curso na Fundação Bradesco de sua cidade e passou fazer bolsas de patchwork. Produz e vende tudo que faz.

Ivani disse...

Olá Elder, Com toda certeza dá pra fazer patchwork com suas Vigorellis. Dá para você iniciar e ter ótimos resultados, depois se o negócio aumentar você poderá pensar em comprar uma industrial. A Costura reda da Vigorelli é perfeita, ponto lindo. E no meu blog você encontrará também várias dicas sobre patchwork entre elas de como manter uma margem de costura perfeita na montagem de blocos de patchwork dá uma olhadinha: https://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2018/01/margem-de-costura-perfeita-patchwork.html

Maria das Dores disse...

Olá Ivani! Temos uma Vigorelli Robot que era da minha sogra, já falecida, e eu não sabe como dar retrocesso nela para acabamento da costura. Vc saberia me informar como fazer?

Unknown disse...

Boa tarde maravilhoso explicacao me ajudou muito amei.
Obrigada

Adriana Barbosa disse...

Olá, adorei o manual vigorelli porém os discos da minha maquina quebraram sabe onde posso encontra-los?

Ivani disse...

Olá Adriana, procure na internet e em oficinas que fazem nanutenção em máquinas de costura. Boa sorte!

Lucirleidenatura@hotmail.com disse...

A minha aquela aparelhinho que liga a luz e o pedal não funciona direito da disparando a máquina qdo ligo na tomada como faco

Ivani disse...

Olá Lucirleide, Deve estar com mau contato, ou com alguma ligação de fios errada dentro da máquina. Leve em um técnico que faz manutenção em máquinas de costura, creio que seja um problema fácil de resolver. Abraços

Ana disse...

Boa noite Ivani, obrigada por compartilhar e traduzir o manual que Deus abençoe, muito obrigada

Ivani disse...

Olá Ana Gomes, fico feliz em saber que o manual, ainda incompleto está sendo útil. abraços

Unknown disse...

Olá Ivanir. Excelentes essas suas explicações,más tenho um problema:tenho uma máquina vigorelli a simples mesmo, mais já coloquei o ponto no número 4 e mesmo assim o ponto fica bem pequeno porque?

Ivani disse...

Olá, sua Vigorelli tem o botão que abaixa e levanta os dentes impelentes? Se eles estiverem abaixados a máquina não consegue puxar o tecido e os pontos acabam ficando minúsculos.

Anônimo disse...

Ola Ivanir, estou começando neste mundo da costura, e como iniciante não entendo nada sobre máquinas, gostaria de comprar uma para iniciar, vi um anuncio de uma maquina vigorelli robot, você sabe em dizer se com ela posso costurar tecido finos, como viscose, por exemplo?

Unknown disse...

Boa tarde ganhei uma maqumá antiga vigoreli roboti do consigo costurar reta não consigo o zigui zagui tem três botões um marca desenhos outro número do outro e para rematar.como faco.obrigada

Ivani disse...

Olá "Unknown" qual modelo é a tua Robot?
Veja nesta postagem os modelos: https://ivani-arteemcasa.blogspot.com/2018/04/modelos-da-vigorelli-robot.html

ivia disse...

Ola alguém sabe onde encontrar engrenagem de plastico amarela para vigorelli robot por favor

Ivani disse...

Olá Ivia, O que sei é que essa peça costuma quebrar e está cada vez mais dificil encontrá-lá. Tente em estabelecimentos que fazem assistencia técnica e conserto de Máquinas de Costura. Boa sorte!

Unknown disse...

Boa tarde. Ganhei uma Vigorelli ROBOT V mas ela esta com defeito nesta engrenagem que muda os pontos. Parece que quebrou e toda vez que tento consertar os mecanicos de BH-MG dizem que não exisste mais esta peça e que não há conserto. Sera que realmente não conseguirei. Tem alguma indicação para fornecer ou o desenho das pecas internas para tentar fazer outra.

Grata,

ROZANA

Ivani disse...

Olá Rozana, infelizmente as peças de reposição para a as máquinas da Vigorelli estão cada vez mais escassas. Já entraram em contato comigo diversas pessoas falando do problema com a engrenagem. Infelizmente não tenho a Robot V nem como saber como é essa engrenagem para poder te ajudar.

Unknown disse...

Bom dia!!! Adquiri hoje uma vigorelli robot!! Nao consigo costurar pq o tecido vem em direção a costureira. Nao vai pra trás. Pode me ajudar? O que estou fazendo de errado? Obrigada

Ivani disse...

Olá!! Qual o modelo da tua Vigorelli Robot?
Verifique na alavanca que regula o comprimento do ponto Quando a alavanca estiver abaixada pontos para a frente são feitos. Quando estiver para cima, a direção da costura será revertida. Deve ser isso.

Unknown disse...

Valeu muito obrigado por compartilhar esse manual.

Ivani disse...

De nada. Boas costuras!!

Thalissa disse...

Boa noite!!! Esse manual é da 01?

Ivani disse...

Olá Thassila! É da Vigorelli ROBOT ZZA fabricada entre os anos de 1960 e 1962

Jakeline Beraldo disse...

Boa Noite Ivani!! Mesmo nao conhecendo vc pessoalmente, já te considero uma querida! Deixa eu te contar, mamãe ganhou uma Vigorelli Robot daquela que tem o robozinho com bracinho levantado, e vai traze-la pra mim!
Quando comecei pesquisar sobre ela, descobri o trabalho maravilhoso que vc fez nos doando seu tempo, suas pesquisas, sua generosidade sem pedir nada em troca! Parabens e muito obrigada de verdade! Parabéns e que Deus abençoe vc e todos que vc ama com mta saude!
Seu trabalho é perfeito!

Ivani disse...

Ola Jackeline, agradeço por tuas palavras e fico feliz em saber que pude ajudar de alguma forma. ❤ Abraços e boas costuras!