Páginas

Páginas

sábado, 27 de janeiro de 2018

Bloco Red Cross

Conforme prometido Sábado passado, aqui estão os outros 2 blocos do BOM Squared Away.

Um bloco formado com  9 quadrados e 16 HST (Half Square Triangles). 

A construção do bloco  como se fosse um Nine Patch, facilitou muito. 


Para  não ter unidades com medidas fracionadas, já que usei o sistema métrico, a base destes blocos são quadrados medindo 7,5cm. Resultando em blocos com tamanho final no quilt de  30cm (aproximadamente 12").

Ah sim, verdade seja dita, não segui as orientações em relação aos tons (claros e pálidos) a serem usados, pois aproveitei os retalhos que eu tinha, e fiquei muito feliz com isso. Gostei do resultado.

Estes são meus 3 blocos na cor Azul 

Um quilt feito com este bloco fica muito interessante. Principalmente se for feito com retalhos, o que acham?


Voltando ao bloco, ele foi catalogado em 1906 por Clara Stone - no livro Pratical Needlework Quilt Patterns vol. III Nº 2, com o nome de Red Cross (Cruz Vermelha), penso eu que  provavelmente como   referência a Organização Cruz Vermelha Internacional.

Então, nada mais justo do que fazer um bloco com a cruz vermelha, concordam? 
Como Janeiro é o mês da Cor Azul para as participantes do Rainbow Scrap Challenge, aqui está meu bloco Red Cross com azul, medindo 6" .
Notem que utilizei alguns retalhos que sobraram da construção dos  blocos maiores.

Provavelmente em alguns dias saberemos qual será a cor a ser trabalhada em Fevereiro e no próximo Sábado, qual será o bloco do Squared Away Sampler.


Para ver e se inspirar com a produção das demais participantes deste desafio, eu te convido a visitar a link party promovida por Angela. Afinal Sábado é dia de ScrapHappy Saturday.



Visite também Oh Scrap - onde trabalhos, em andamento ou terminados, feitos com retalhos são compartilhados todos os Domingos no blog da Cynthia Brunz: Quilting is more fun than housework.

domingo, 21 de janeiro de 2018

Bastidores

Todos os Domingos a Link Party promovida pela Kathy,  celebra a arte dos trabalhos manuais.
Em um mundo totalmente voltado para a tecnologia ter uma agulha em mãos e com ela criar lindas peças é algo cada vez mais raro.
Eu adoro bordados em geral, principalmente ponto cruz; patchwork, já me aventurei também fazendo hexágonos e aplicações;  o crochê voltou há menos de  um ano para a minha vida;  sei fazer também tricô e tear de pregos embora já há  alguns anos não os faço.
Para mim o trabalho manual é um hobby, um divertimento, um passatempo,  uma terapia ocupacional, um comprometimento com projetos como o Love Quilts Brasil e  Quadradinhos de Amor São Paulo. Fazer o que se gosta e levar carinho para quem passa por uma situação difícil é maravilhoso e faz muito bem ao nosso coração.

E por falar em coração, neste domingo estou fazendo alguns corações de crochê e pretendo transformá-los em Granny Squares.

Hoje a novidade é que a Kathy está promovendo o Desafio Fotográfico # 1 Mostre seu bastidor.
Vamos lá, eu tenho alguns:

10"

Estes são os que mais frequentemente uso para bordados em geral.






6"
4"
Os menores são ideal para quando o espaço a ser bordado é pequeno.  Por serem menores são também mais leves, pontos para eles.



5" X 9" e 3 ½" X 5"


Já usei muito também estes em formato oval para bordar ponto cruz,  mas atualmente tenho feito ponto cruz segurando o próprio bordado na mão.








12 " X 6" 
E o Scroll Frame  foi deixado de lado por ser muito pesado para  manusear, o ideal seria que ele tivesse um pé.









Algo que nunca tentei é fazer quilting a mão, quem sabe um dia eu me aventure, afinal o bastidor eu já tenho, é o maior de todos com 16" de circunferência.


E você utiliza algum tipo de bastidor para fazer seus trabalhos manuais?



Para ver o que outras pessoas estão fazendo neste Domingo com agulhas na mão e também como usam seus bastidores visite Slow Sunday Stitching e se inspire. Você  verá lindos trabalhos manuais em crochê, tricô, bordados e quilting

sábado, 20 de janeiro de 2018

Tudo Azul

Penúltimo Sábado de Janeiro, quem diria que iria passar tão rápido, mal consegui me organizar e quando olho no calendário levo até um susto!! Meus Deus! Como é isso?

Embora eu ainda não tenha terminado todo os blocos para os quilts que iniciei durante o RSC de 2016
Como em 2017 fiquei boa parte do ano sem participar, espero ter fôlego para dar andamento e terminar os blocos que faltam, conforme as cores forem sendo liberadas mês a mês este ano.






Enquanto isto,  Por que não? - Iniciar novos trabalhos!!
Afinal ninguém é de ferro. E fica realmente difícil de resistir...

Assim sendo, fiz esta semana meu  "bloco teste"  para o RSC Sampler de 2018 Squared Away.






Aqui está ele:
Estou apaixonada por ele, não é lindo?

Outros blocos que surgiram, também por estes dias, foram estes  tradicionais, utilizando vários retalhos na cor azul:

54 blocos Four Patch:


54 blocos String:


Creio que é um bom começo, não acham?
Assim sendo, já estamos no dia 20, e está Tudo Azul por aqui!


Para ver e se inspirar com a produção das demais participantes deste desafio, eu te convido a visitar a link party promovida por Angela. Afinal Sábado é dia de ScrapHappy Saturday.





Visite também Oh Scrap - onde trabalhos, em andamento ou terminados, feitos com retalhos são compartilhados todos os Domingos no blog da Cynthia Brunz: Quilting is more fun than housework.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Margem de Costura perfeita - PATCHWORK

No Brasil e nos países que usam o sistema métrico a margem de costura utilizada nos blocos de Patchwork é 0,75 cm. Quando o sistema de medida utilizado for a Jarda então é usado 1/4 de polegada como margem de costura.

A Margem de Costura é muito importante, ela é a  margem de segurança nos blocos de patchwork. Se ela ficar torta por exemplo,   não será possível fazer um bloco perfeito e se ficar muito estreita  o tecido irá esgaçar e você  perderá seu lindo trabalho. Já pensou acontecer de sua colcha ou qualquer outro trabalho de patchwork ter um dos blocos com a costura aberta?  Nossa! Dá um calafrio só de pensar, não é mesmo? 

É muito comum ouvirmos dizer que deve-se utilizar o pézinho da máquina como guia de margem de costura.

Só que nas máquinas de costura reta,  o pézinho calcador  é estreito, bem fininho mesmo e com ele não se consegue  uma boa margem de segurança.

Então não dá pra fazer patchwork com uma máquina de costura antiga?

Dá sim!!! 

Vejam neste vídeo quais os acessórios que podem ser utilizados para te ajudar a conseguir a margem de costura perfeita.


É possível  fazer patchwork em uma máquina standard, antiga, que só faz costura reta  conseguindo excelentes resultados. Eu faço muitos blocos de patchwork na minha Vigorelli, e também na Elgin Futura.

Faça lindos e perfeitos blocos de patchwork com sua máquina de costura antiga, no vídeo acima eu te mostro como.

Para saber como calcular o tamanho das partes que compõe um bloco de patchwork clique aqui.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Retalhos pra que te quero?

Eu adoro retalhos!
Fico muito feliz quando consigo juntar alguns para montar blocos de patchwork. E quando são blocos para alegrar as crianças do Love Quilts Brasil, melhor ainda.

Esta semana fiz a primeira série de blocos em patchwork do ano.  Será utilizado no quilt de uma criança cuja mãe escolheu o tema Anjos.

Consegui cortar somente 12 quadrados medindo
11,5 X 11,5 cm ( 4 ½" X  4 ½")  do tecido com a estampa de anjinhos, e  procurei outros retalhos que combinassem com as cores da estampa.

Vejam que para o bloco que será utilizado na
almofada  precisei improvisar, e surgiu um bloquinho Four patch para substituir o tecido com a estampa de anjinhos.

E uh-lá-lá!! 13 blocos Nine Patch prontos para fazer mais uma criança sorrir!






Para atender ao pedido de outra garota que escolheu o tema "Meu mundo é preto" recebi a inspiração semana passada quando vi o Bloco Escada (ladder block) que Cynthia Bruns compartilhou no Oh Scrap!
Muito Obrigada Cynthia! ♥

Como os blocos para o projeto medem 30cm (12")  peguei as tiras com 9 cm (3 ½") e rapidamente separei e cortei todas as unidades para comporem os 13 blocos de patchwork.








No detalhe mostro pra vocês os tecidos que usei:
Preto com branco e branco com preto. Creio que estão de acordo com o pedido de uma mocinha cujo  Mundo é Preto.

Como na montagem do quilt  estes blocos serão usados tendo blocos  em ponto cruz  bordados com motivos pretos, só preciso decidir se eles ficarão melhor na Vertical ou na Horizontal... o que acham?

Não deixe de visitar a Linky Party Oh Scrap deste Domingo, para ver trabalhos maravilhosos feitos com retalhos e se inspirar.

Granny Square moderno - Quadradinho da Vovô com círculo

Com um estilo moderno, este é o Granny Square que estou fazendo,   tendo  um círculo colorido no centro.
Estou usando a lã que tinha disponível, mas garanto a vocês que quanto mais coloridos os círculos centrais mais interessante ficará seu trabalho.  

Neste  vídeo que fiz  tem o tutorial de como fazer este  Granny Square Moderno.

Então, vamos crochetar?  
Hoje é Domingo, dia de diminuir o ritmo e também de se fazer o que se gosta.  Por que não fazer crochê?
Por aqui é verão,  mas a temperatura está bem amena para a estação, dias chuvosos e de pouco sol, tudo perfeito para estar com  lãs e agulha de crochê  fazendo os Quadradinhos da Vovó para as mantinhas do projeto 
Quadradinhos de Amor São Paulo
Em breve novas entregas serão agendadas em diversos asilos e fico feliz em poder colaborar, para aquecer os idosos.


Para ver o que outras pessoas estão fazendo neste Domingo com agulhas na mão, visite Slow Sunday Stitching e se inspire. Você verá lindos trabalhos manuais em crochê, trico, bordados e quilting.

domingo, 7 de janeiro de 2018

Retalhos que fizeram várias crianças sorrirem em 2017

Como vocês sabem coordeno o projeto Love Quilts Brasil
há 17 anos.

Montamos colchas com blocos  em ponto cruz e patchwork, feitos pelas voluntárias do projeto, para crianças com graves problemas de saúde.


Em 2017 foram entregues 143 quilts!!


Tive a honra de contribuir com alguns blocos bordados em ponto cruz e diversos jogos de blocos em patchwork.


Em todos os blocos de patchwork que fiz, utilizei retalhos e pequenas sobras de tecidos.

Na foto acima mostro para vocês os 53 quilts que foram entregues com bloquinhos e  alguns também com bordas em patchwork  que eu fiz.

Gostei demais do resultado final destes:

além de aproveitar muitos retalhos variados, eles ficaram muito bonitos, concordam?

Venha conhecer o Love Quilts Brasil !
Se você faz patchwork ou borda ponto cruz eu te convido a participar. 
Também aceitamos doações de material, tecidos e manta acrílica para a confecção dos quilts.
Os teus retalhos poderão nos ajudar a colocar lindos sorrisos nos rostos das crianças do projeto.

Para ver lindos trabalhos que estão sendo feitos com retalhos, e se inspirar visite
Oh Scrap!