sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

De volta ao Ponto Cruz - marcando o bordado

Já fazia algum tempo que eu não conseguia bordar um bloco temático para o Love Quilts Brasil.
O último  penúltimo foi para um acolchoado de flores que foi rifado em 2010. Falei sobre ele Aqui

Desde então bordei vários blocos de assinatura, mas não é a mesma coisa. 

Como para 2013 temos um pedido com tema não muito popular entre as voluntárias, decidi dar um jeito e também me inscrevi para bordar para o Jonesson. Ele escolheu o tema: Pássaros e Aves para meninos, com preferência por Águia, Flacão e Gavião.

Encontrei alguns gráficos relativos ao tema e acabei escolhendo o da revista Wild and Free - Book 22 Stoney Creek pag 20 e 21.

Antes de mostrar o trabalho concluído, quero aproveitar para deixar uma dica pra vocês. 

Essa dica eu aprendi no grupo das voluntárias do projeto há alguns anos atrás. No começo parecia muito complicado mas fui pegando o jeito e posso garantir que facilita muito marcar o etamine.

Material necessário: 

  • Caneta esferográfica ponta fina Pilot BPS preta, pode ser azul ou vermelha, eu prefiro a preta.
  • Jogo de canetas hidrográficas LAVÁVEL Faber-Castell.

Se usar canetas de outras marcas faça um teste antes para não ter surpresas desagradáveis ao terminar o bordado.

1º passo:
Marcar todos os contornos com a caneta Pilot BPS no etamine.

2º passo:
Marcar as cores das linhas a serem bordadas usando canetas hidrográficas com cores contrastantes. Um pequeno pinguinho em cada quadradinho da trama da etamine é suficiente.

Para os passos 1 e 2, escolha um lugar tranquilo. Você precisará estar concentrada para não acabar marcando errado. Se acontecer, use por exemplo a canetinha amarela e marque novamente. Ai você saberá que tem um erro e precisará checar novamente no momento de bordar qual a cor a ser utilizada.
3° passo:
Escolher uma cor de linha e começar bordando todos os pontos marcados para essa cor.
4º passo:
Bordar todos os contornos. Para os contornos internos muitas vezes será necessário acompanhar o gráfico original pois a marcação ficará escondida sob os pontos já bordados

Quando o bordado for concluído, borde  sua assinatura e chegou a hora do banho. (rsrs)

5º passo:
Lavagem do bloco. 

Uso uma tampinha de sabão de coco líquido, deixo o bloco bordado de molho por aproximadamente 30 minutos. Toda a tinta das canetas vai se soltar na água. Não se assuste, não é a linha que está sangrando, embora algumas cores de linha tenham mais tendência a soltar tinta como o vermelho, laranjas etc, mesmo o fabricante garantindo no rótulo que é Cor Firme. Fique atenta.
Enxague bem para remover todo e qualquer resíduo de sabão.


6º passo:
Secagem do bloco. Pendurar no varal

7º passo:
Passar a ferro pelo avesso, sobre uma superfície macia (toalha de banho).

Meu bordado  está pronto, limpinho e cheiroso prá ser usado na confecção de um Acolchoado de Amor do projeto Love Quilts Brasil.

A grande vantagem é que estando com seu bloco marcado, não é preciso mais ficar seguindo o gráfico,  olha aqui, olha ali, conta e olha novamente. Dá para bordar em qualquer lugar, até assistindo TV. Depois de tudo marcado é muito mais fácil e rápido.

Desvantagem: você demorará mais tempo para iniciar o bordado. Mas não se preocupe, a medida que for bordando irá recuperar todo o tempo gasto na marcação.

Experimente em seu próximo bordado marcar os pontos com canetinhas. E depois me conte como foi.

Bons bordados!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

FRIENDS SEWING TOGETHER FOREVER Quilt

Hoje quero mostrar pra vocês o  "Friends Sewing Together Forever" finalizado.
"Quiltado" e montado.  Prontinho!!

Este topo chegou em minhas mãos como doação das amigas Kiki, Maria Regina e Sylvia do grupo Patchwork BR do Yahoo Grupos para o projeto Love Quilts Brasil. A história por trás deste quilt foi contada aqui.

Ele ficou um bom tempo no meu Baú dos UFO's, enquanto eu arrumava um tempinho para poder trabalhar nele e amadurecia e analisava qual seria a melhor forma de montá-lo e qual quilting faria.

Pra começar, poderia ter usado um tecido só no forro, seria o mais fácil e o mais comum, mas... decidi fazer algo diferente. 

Fiz um bloco Friendship Star (=Estrela da Amizade), que me pareceu muito significativo para este quilt e aproveitando que tinha pedaços dos mesmos três tecidos que a Kiki usou na borda feita por ela,  segui o mesmo padrão e fiz outros 2 blocos em tiras para serem colocados  nas laterais da estrela e montei uma faixa completando com outro tecido muito parecido com o que a Regina usou nos blocos. Isto, a meu ver,  resultou em uma harmonia bem bacana entre o topo e o forro.


Forro montado, fiz alguns croquís estudando o que poderia ser quiltado em cada parte,  até optar por estes:

Bloco central  - feito pela Divânia - bloco Churn Dash com bordado em redwork - optei por fazer um quilting in the ditch (= quilting rente as costuras) já que não havia muita área livre.
1a. borda - feita pela Kiki -  Free Motion Quilting - Stippling nos blocos de patchwork e Echo Stitching nos blocos em redwork.
2a. borda - feita pela Maria Regina - Quinting reto nos 4 blocos Spool e Feathers nas áreas neutras.
3a. borda - feita pela Sylvia - Free Motion Micro Stippling e quilting reto nas áreas centrais da celtic appliqué (= aplicação de serpentinas celtas), e Echo Stitching nas laterais das serpentinas.

Foi a primeira vez que fiz quilting livre do tipo Echo Stitching e Feathers. Respirei fundo e encarei este grande desafio. Foi um aprendizado maravilhoso. 

Está pronto!!  

Em breve  ajudará  a colocar sorrisos nos rostinhos de várias crianças atendidas pelo Love Quilts Brasil.

Outros dados:

Tipo de fechamento: Viés Frances duplo
Tamanho da peça: 1,12m X 1,12m
Topo criado por Divânia, Kiki, Maria Regina e Sylvia
Forro, Quilting e Fechamento - feito por mim.

Sugestões de utilização:  manta de sofá, toalha ou sobretoalha de mesa. 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Round Robin - UFO Coletivo

Como comentei, aqui estou trabalhando em um UFO (UnFinished Object) - um trabalho inacabado muito especial.
Sim, um UFO coletivo.
Trata-se de um Quilt trabalhado como Round Robin. Então deixe-me descrever o que vem a ser um Round Robin Quilt para as pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar disso.

Round Robin - é um trabalho interessante feito por pessoas amigas, com um interesse em comum: Ter um trabalho do qual ela propria e varias amigas tenham participado.  É estabelecido a quantidade de participantes (normalmente de 3 a 6). O grupo estabelece as regras e datas, estando tudo definido, cada participante inicia seu próprio trabalho, fazendo, um bloco central. E o trabalho é enviado então para a próxima participante que irá acrescentar a 1a. borda e o encaminhará para a partipante seguinte que acrescentará a 2a. borda e assim por diante até que o trabalho retorne para a pessoa que o iniciou, que poderá então finalizá-lo. Costuma ser muito interessante pois cada participante só  verá como ficou seu quilt quando este retornar para ela. Então é promovido um encontro ou combinado algo virtualmente para que todos os trabalhos finalizados sejam mostrados.

A história do UFO Coletivo
Em 2009 algumas participantes do grupo Patchwork-BR no Yahoo Grupos  decidiram iniciar um Round Robin. Os grupos foram então organizados. Regras e datas estabelecidas, porém em um dos grupos formados (Divânia, Maria Regina, Kiki e Sylvia) um dos trabalhos  passou por todas as participantes e retornou para a pessoa que o iniciou, porém, por algum motivo alheio ao plano inicial, todos os demais trabalhos ficaram parados em mãos da Divânia que não deu andamento nos quilts das amigas. Frustração geral.

Em 2011 (ou será que foi em 2010?), uma das integrantes foi até a casa dela, em outro munícipio para resgatar todos os trabalhos. Foi quando  Divânia decidiu que não deveria ficar com seu próprio quilt e o entregou junto com os demais trabalhos. 

Como cada uma queria apenas ter seu próprio trabalhos de volta, se re-organizaram e decidiram entre si que o topo concluído seria doado ao Love Quilts Brasil, para que dessa forma essa experiência pudesse resultar em algo de bom e pudesse ser útil, de alguma forma.

Elas então se reorganizaram e concluíram suas peças. Mostro abaixo as fotos dos quilts que foram terminados posteriormente por Kiki, Maria Regina e Sylvia.
Ficaram maravilhosos, não?

O trabalho doado ao Love Quilts Brasil chegou então em minhas mãos e entrou em meu famoso Baú dos UFOS.

Agora estou trabalhando nele.
e já que este quilt passou para a categoria de WIP (Work in Progress = Trabalho em Progresso), logo logo estará pronto e poderei mostrar como ficou. Aguardem só mais um pouquinho.

E você tem algum UFO?  já participou de algum Round Robin?

Eu tenho vários UFOs e embora não tenha participando diretamente de nenhum Round Robin, achei muito legal os resultados e estou curtindo muito terminar este quilt para o Love Quilts Brasil.


Vejam quantos UFOs interessantes estão sendo trabalhados: http://freemotionquilting.blogspot.com.br/2012/12/ufo-sunday-marathon-finish.html

sábado, 1 de dezembro de 2012

Retornando

Quanto tempo não escrevo nada ...
Ano complicado este.

No início de 2012 meu irmão passou por uma série de procedimentos cirúrgicos.  Graças a Deus agora ele está bem, mas foi bem difícil. Mesmo confiando que tudo iria dar certo a gente acaba se desestabilizando e  acabei ficando com pouca inspiração para escrever.
No Love Quilts Brasil, tivemos muito trabalho e estamos conseguindo resultados surpreendentes em 2012. Falarei mais sobre isto em outra postagem.
Há um mês nosso gatinho PINGO foi descansar, no céu,  nos braços de São Francisco. Como dói no coração. Ficamos todos muito tristes, inconformados com o que aconteceu. Sentimos muito sua falta , viu Bebezinho? Te amaremos para sempre!
PINGO 26/06/2010 - 31/10/2012

 Nesse meio tempo fiz alguns trabalhinhos que mostro para vocês agora:



A Bolsa Outono foi feita utilizando pequenas sobras de tecidos (tiras) com o método Quilt as you go,  e com a técnica do Braid Quilt ou Trança. 
É uma técnica deliciosa de ser feita.

Foi a primeira bolsa que eu fiz, e gostei muito!








Porta Meadas feitos para o Love Quilts Brasil.  Com espaço para 20 plaquinhas de linhas e 2 bolsos internos, um charme!










Mug Rugs feitos à partir de retalhinhos minúsculos
de sobras de tecidos que foram utilizados na confecção de acolchoados do projeto Love Quilts Brasil. Estes foram entregues para as amigas: Juliana e Thatiana, que participaram de uma brincadeira no grupo de voluntárias do projeto e acertaram a resposta em cheio. 










Pano de Copa Gatinha feito em aplicação com termo colante, caseado e bordado a máquina e pintura em tecido.  (Estou com dó de usar. rsrs)











12 jogos em patchwork com 13 blocos cada  para os acolchoados das crianças de 2012 do projeto Love Quilts Brasil. 2 deles ainda não foram usados.









44 Blocos de assinatura: 1 completo e em 43 bordei apenas o nome da criança para a qual  o Acolchoado de Amor foi montado. 











Iniciei um novo trabalho em
Red & White (Vermelho e Branco)

O que será que vem por ai?









E por último, tirei um UFO coletivo do Baú.


UFO coletivo? Como Assim?

Depois eu explico melhor. (rsrs)






O ano está quase acabando...incrível isso! 
Parece que a cada ano os 365 dias do ano passam mais rápido.

Em 2012 não produzi muita coisa mas também não deixei ele passar em branco, certo? 
Este mês é tudo mais complicado pois as festas de final de ano estão chegando, mas espero ter mais algumas novidades até 31 de dezembro.

Até a próxima postagem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...