Máquinas de Costura

Brother CS6000i

Como resolver problemas - máquina de costura


Máquinas de Costura - As Pioneiras no Brasil

Máquina de Costura ELGIN - FUTURA (modelo B-10)
MANUAL DE INSTRUÇÕES DA MÁQUINA DE COSTURA ELGIN FUTURA 
1- Manual Elgin FUTURA - modelo B-10 - Parte 1
2 - Manual Elgin Futura - modelo B-10 - Parte 2
3- Manual Elgin Futura - modelo B-10 - Parte 3


Máquina de Costura VIGORELLI - com pedal (Vigorelli Treadle Machine)

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA MÁQUINA DE COSTURA VIGORELLI
Parte 1 - Conhecendo a Máquina de Costura Vigorelli
Parte 2 - Como passar a Linha na Máquina de Costura Vigorelli + VÍDEO 
Parte 3 - Regulagem do ponto
Parte 4 - Limpreza e Lubrificação
Parte 5 - Como encher a bobina
Parte 6 - Agulhas para Máquinas de Costura
Parte 7 - Dentes Impelentes - Como abaixar
Parte 8 - Montagem do Tensor da Vigorelli

Modêlos da VIGORELLI ROBOT

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA MÁQUINA DE COSTURA VIGORELLI ROBOT ZZ/A

Parte 1 
  • Introdução
  • Advertências Gerais
  • Nomenclatura das Peças Externas do Cabeçote
  • Como limpar e lubrificar a máquina
  • Como girar livremente o volantinho
  • Amostra e Treino
  • Como encher a bobina
  • Como tirar a caixa da bobina e a bobina
  • Como colocar a bobina na Caixa de Bobina
  • Como trocar a agulha
  • Como enfiar a agulha
  • Como enfiar uma agulha dupla

Parte 2    
  • Como iniciar a costura
  • Como tirar o tecido
  • Como regular a tensão das linhas
  • Como cariar o comprimento do ponto
  • Costura reta com uma agulha
  • Costura reta com agulha dupla
  • Costura Zig-zag com uma agulha
  • Costura Zig=zag com agulha dupla
  • Instruções para o uso da mudança automática do ponto

Pezinhos Calcadores

Manual VIGORELLI Claudia


63 comentários:

Anônimo disse...

como consigo o manual (copia) da vigorelli programatic

Ivani disse...

Infelizmente não sei como te ajudar. Não tenho a Vigorelli Programatic. Boa sorte em suas pesquisas.

Anônimo disse...

boa noite
onde posso comprar a mola de regulagem de ponto vigorelli v-79

Ivani disse...

Olá, tente em alguma empresa que faz venda e assistência técnica de máquinas de costura em geral. Boa sorte!

Loyda Macedo disse...

Estou cimprando uma que vem com o manual :)

Ivani disse...

Que ótimo Loyda. Bons trabalhos em sua nova máquina de costura. Abraços

Unknown disse...

VC tem o manual da vigorelli zig zag robot.

Ivani disse...

Não tenho Andreia.

Anônimo disse...

Olá Gostaria do manual da vigorelli zig zag super, vc poderia me ajudar??

Ivani disse...

Olá Anônimo! Infelizmente não tenho este manual para poder te ajudar. Boa sorte em suas pesquisas.

Anônimo disse...

Boa noite comprei uma vigorele robot mais estou perdidada sem saber como mexer me ajude queria saber como colocar no zig e zag e passar a linha

Ivani disse...

Olá, Existem diversos modelos da Vigorelli Robot, para poder te ajudar precisaria saber exatamente qual Robot você tem. Você poderia me enviar uma foto dela? Deixe seu nome e mail para podermos trocar informações.

Elder Sandim disse...

Ivani, as Vigorelli Robot antigas são todas de metal. Mas creio que não tenha tanto recurso de pontos como as novas Máquinas de Costura eletrônicas. A Grande Vantagem se ela for toda de metal será a durabilidade. Máquinas de metal são para toda a vida e poderiam passar de geração para geração. Pena que as pessoas de hoje, poucas ainda cultivam a arte da costura.

Ivani disse...

Olá Elder, se levarmos em conta que a Vigorelli Robot começou a ser comercializada no Brasil por volta dos anos 60, numa época em que as máquinas de costura só faziam costura reta, ela realmente estava a frente de sua época, faz (digo faz, porque muitas ainda estão funcionando por ai) muitos pontos decorativos com estrutura mecânica.
As máquinas Vigorelli realmente foram fabricadas para durar uma eternidade.

Elder Sandim disse...

Bom dia! Você recomendaria a compra de uma Vigorelli ZZA Robot, você acha que seria um bom investimento. Mesmo sendo uma máquina de costura antiga dos anos 60. Afinal estas máquinas como as SINGER 15C, Elgun de aço eram fabricadas para durarem mais de 50 ou até 100 anos costurando. Desde que o proprietário, faça a limpeza e mantenha estas sempre bem lubrificadas.

Ivani disse...

Olá Elder, se a máquina estiver funcionando e dependendo do preço, pode sim ser um bom investimento.

Elder Sandim disse...

Eu tenho lido na internet em blogs no exterior, que as Vigorelli's são consideradas máquinas de costura mais macias e silenciosas do que as Singer. Muitos testemunham que as Vigorelli's italianas eram e ainda continuam superiores as Singer's que dominaram o mercado mundial. Eu ainda estou acabando de colocar peças que vieram faltando na Vigorelli que comprei. Mas ela veio com as peças mais caras como motor Arno original para Vigorelli, base de metal da própria Vigorelli(dispensa uso de caixa de madeira) e ainda funcionando. Eu fiz um teste elétrico ligando o motor direto sem o pedal acelerador, no qual o motor arno gira a máquina no máximo, para testar o funcionamento do motor. E este esta ainda robusta mesmo depois de mais de 50 anos de uso. E a máquina lubrificada roda macia e majestosamente. Como gosto de antiguidade, fiquei apaixonado pela tecnologia. Ela tem o design italiano da Vigorelli ZZ/A Robot, lógico que sem os botões de bordar e zig zag. Mas vem com farol embutido junto a agulha. O projeto dela é superior a uma Singer Pretinha 15C. Quero comprar um pedal novo ou conseguir um pedal arno antigo para deixá-la original. Visto que o pedal original da Arno é mais durável como tudo era na vida nos tempos antigos da minha avó que amava costurar, fazer ternos, bonés sobre uma Singer 15C e de poucos recursos.

Elder Sandim disse...

Minha família é toda de São João Del Rei-MG. E o lá que aprendi desde criança a gostar de máquinas costura, sempre associei a mecânica das pretinhas a mecânica das Maria Fumaças que rodam hoje no trem turístico da cidade.

Elder Sandim disse...

Eu comprei a duas caixas de bobina(Elgin/Vigorelli que são iguais para os dois fabricantes) com 5 carretilhas de metal. Mas a vendedora me enviou caixas de bobinas para Singer 15C(que não se encaixam em Vigorelli) e agora estou aguardando a troca e aproveitei e já comprei as agulhas para a máquina e o prendedor de agulha que veio faltando. Aos poucos a Vigorelli vai voltando ser operacional. Pelo que pesquisei o modelo desta máquina no design, que é idêntico ao Vigorelli ZZ/A Robot deve ser da década de 50. E se for, é bem antiga, mesmo tendo um desenho moderno em relação a Singer 15C. Pena que o espaço aqui não permita postar fotos. Senão colocaria fotos da Vigorelli que comprei e da ZZ/A Robot.

Ivani disse...

Olá Elder, as primeiras máquinas Vigorelli comercializadas aqui no Brasil eram italianas, eram montadas aqui, mas com peças importadas da Vigorelli Italiana somente depois da inauguração da Fábrica em Jundiaí é que a produção passou a ser totalmente nacional, porém alguns modelos continuavam sendo fabricados com o design original italiano.
Olha, eu também já li e já constatei, a Vigorelli realmente é mais macia e silenciosa que as outras marcas e de quebra tem um ponto maravilhoso.
Se você puder me enviar por email as fotos de sua máquina ficarei feliz em poder compartilhar aqui no blog.

Unknown disse...

Gente , mas como fazê-la funcionar?

Ivani disse...

Olá Maria Cristina, . Se for necessário recoloque alguma peça que possa estar faltando, ou substitua as que estiverem danificadas, normalmente uma boa limpeza e lubrificação serão suficientes para que as máquinas antigas estejam prontas para uso

Ivani disse...

Andreia, consegui o manual e disponibilizei aqui no blog. Abraços

Bruna Bonillo disse...

Oi... Adorei saber que alguém conhece a máquina q ganhei... Ganhei uma Vigorelli robótica V, veio com quase todos os componentes, faltando apenas a bobina e a caixa da bobina. Você sabe me dizer se é alta ou baixa a bobina dela?
E TB como faço pra desemperrar o seletor de pontos?

Ivani disse...

Olá Bruna,
a bobina que ela usa é daquelas metálicas alta,como esta: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/04/como-encher-bobina.html
Quanto ao botão seletor de pontos seria melhor você levar a máquina em um técnico de máquinas de costura, e peça para fazer uma manutenção, pois pode ser algo simples como também pode ser algo complicado se vc for mexer e danificar alguma outra peça.
Abraços

barredis disse...

Olá, Ivani:

Com a Vigorelli Robot, eu conseguiria costurar quais tipos de materiais?

Ivani disse...

Olá Barredis, não sei qual o modelo da tua Vigorelli Robot, as mais antigas que tem corpo totalmente de metal por serem mais robustas aguentam trabalhar com material mais pesado. Conheço pessoas que usam a Vigorelli Standard, daquelas antigas, que só fazem costura reta para costurar napa e outros materiais pesados. No manual da Robot ZZA é citado somente tecidos, já que é uma máquina de uso doméstico.

Anônimo disse...

Gostaria que a senhora me enviasse o manual da vigorelli programátic.. Se possível
Aurivaniasoares098@gmail.com

Ivani disse...

Infelizmente, Não tenho esse manual, para poder te ajuda.

beth.rococó disse...

Olá Ivani!Comprei uma haste adaptador baixo para calcador e não servil em minha vigorelli robot zza. Teria algum outro modelo de adaptador?

Ivani disse...

Olá Beth, eu não tenho essa máquina, mas se você comprou a baixa e não serviu creio que só pode ser a haste alta. Pelas fotos do manual realmente parece que é haste alta.

Ana Clara Dorneles disse...

Gostaria de saber se consigo o manual da Vigorelli Programatica?

Ivani disse...

Infelizmente não tenho o manual para disponibilizar.

Elder Sandim disse...

Eu tenho uma Vigorelli ZZ/a Robot. E pesquisando, posso dizer que todas as "Vigorelli ZZ/a Robot, Vigorelli Robot Cláudia", "Vigorelli V75" Vigorelli V77, todas as Vigorelli Zig Zag e Vigorelli Zig Zag Dinâmica(cor branca) utilizam hastes altas ou seja calcador alto. Na mesma altura do calcador de máquina de costura industrial(todas Vigorelli's que bordam ou fazem Zig Zag seguem este padrão italiano ou igual as máquinas industriais ou italianas). A Elgin Ultramatic e Elgin Rotomatic utilizam mecânica da Necchi BU Nova(em algumas peças) e por isso também tem haste alta. É uma peculiaridade de máquinas com tecnologia italiana(exceto as de costura reta da Vigorelli e Elgin da época da Ultramatic). A Vigorelli manteve as haste alta até fechar sua fábrica em Jundiaí, era um padrão italiano da marca.

Unknown disse...

Também preciso muiito!!!!
Alguém tem pra me ajudar?

Ivani disse...

Olá "Unknown", infelizmente não tenho o manual desse modelo para poder te ajudar. Se algum dia eu conseguir um disponibilizo aqui no blog.

Clara Márcia disse...

Olá, tenho uma máquina vigorelli Zig Zag dinâmica, poderia me informar se o manual seria o mesmo da Zig Zag Cláudia?

Ivani disse...

Clara, não sei te informar pois não teno nenhum dos 2 modelos nem os respectivos manuais.

Elder Sandim disse...

Com sua licença Ivani. Clara a Vigorelli Zig Zag Dinâmica só faz costura reta, zig zag e casear. Mas ela não tem pontos decorativos. A Vigorelli Cláudia é uma Vigorelli ZZ/a Robot moderna(Faz costura zig zag, costura reta, casear e tem pontos decorativos). A Cláudia é uma máquina mais completa do que a Dinâmica em termos de recursos. Mas ambas são robustas. Eu tenho uma Vigorelli ZZ/a Robot antiga de volante cromado. E sou fã de Vigorelli, por isso pesquiso sobre as maquinas de costura da Vigorelli

Unknown disse...

comienzo a aprender en una maquina vigorelli zz-a robot y todavia no se bien el mecanimo podias hacer un video sobre su uso

Unknown disse...

Obrigada pela dica. Abraços

cleide pereira do nascimento rodrigues disse...

Tenho uma máquina Vigorelli Robot ZZA e gostaria de saber se tem como conseguir o manual dessa máquina. Infelizmente o meu desapareceu

Ivani disse...

Olá Cleide, o Manual está disponível aqui no blog, veja acima, no artigo, existem 3 liks para as partes 1, 2 e 3 do Manual da Vigorelli Robot ZZA
Abraços

Anônimo disse...

Olá Ivani.
ganhei uma máquina Robot ZZA copieiseu manual,penseiem vende-la o que vocême sugere.
desde já agradeço.

Rosangela Luiz disse...

Ivani,boa noite! Eu ganhei uma máquina de costura da Vigorelli Z\Z UNIVERSALE, que máquina é essa, sera esse nome mesmo a marca dela?Eu baixei um manual seu da vigorelli parte 1,vi que a maquina do seu blog é bem parecida com a minha...Ivani,eu tenho o manual desta maquina mais esta todo em Italiano. Eu agradeço a sua atenção e se puder me responder,agradeço. obg ;)

Rosangela Luiz disse...

Ivani,boa noite! Ganhei uma máquina da Vigorelli Z\Z UNIVERSALE! Ivani, tenho o manual dela,porém esta tudo em italiano,vc poderia me esclarecer que máquina é essa,pois não achei esse nome dela dentro do que pesquisei, achei ZZ Robot, minha máquina é qual? Eu baixei um manual seu parte 1, achei sua máquina do manual bem parecida com a máquina que estou aqui. A minha máquina é verde.obg agradeço sua atenção ;)

Ivani disse...

Olá Rosangela Luiz, sua máquina é a Vigorelli Zig Zag Universal fabricada pela Vigorelli Italiana.

Ivani disse...

Olha, depende muito de sua necessidade, mesmo sendo antiga se estiver funcionando, vale a pena ter.

Unknown disse...

Minha maquina e vigoreli alta costura. Das antigas quebra muito a linha me ajuda a resolver por favor.

Unknown disse...

O que devo fazer com minha maquina que quebra a linha?

Ivani disse...

Olá, verifique se a tensão da linha superior não está muito forte, se a agulha está colocada corretamente e se a linha superior não está enroscando em nenhum lugar. De uma olhada neste artigo:
https://ivani-arteemcasa.blogspot.com/2020/05/como-resolver-problemas-maquina-de.html

Unknown disse...

Bom dia Ivani comprei uma máquina vigorelli progamatic, já vi que nos outros comentários a sima você falou que não tinha o manual. como já foi a muitos anos atrás será que hoje você teria prá me ajudar.desde já agradeço.

Rosangela Luiz disse...

Ivani, obg pelo retorno!Eu fui mexer na máquina, peguei o manual coloquei a linha na bobina e na máquina,e ao começar testar a mesma percebi que ela só faz zig zag,eu mexi nos pontos, mais só saiu ZIG ZAG, desculpe minha falta de conhecimento, mais é isso mesmo,essa máquina só faz ZIG ZAG? Essa máquina estava parada na casa de minha sogra que veio a falecer e eu fiquei com a máquina achando que ela fazia costura Reta! Se puder me responder agradeço. Obg ;)

Ivani disse...

Olá Rosangela, com certeza ela faz ponto reto e zig-zag. Tire uma foto da máquina, que dê bem para ver bem os botões e envie para o meu email ivani.lovequilts(a)gmail.com que explico pra você.

Rosangela Luiz disse...

Ivani,bom dia! Enviei as fotos da minha vigoreli,obg. ;)

Ivani disse...

Oi Rosangela Luiz, te enviei resposta, dá uma verificada no teu email. Qualquer coisa me escreve. abraços

Larissa disse...

Ola, gostaria de saber se vc tem o manual da vigorelli do brasil s.a

Aghata disse...

Olá tbm gostaria se vc a pergunta achar avisa 👍👍 por favor

Sandra disse...

Hola Ivaní. Recién compre de segunda mano una Vigorelli del año 1963. No tengo en manual. Mis intentos por encontrarlo han sido inútiles. Mi pregunta es, si tu sabes que maquina es similar a esta , y que me pueda servir su manual como guía??. Es mi primera maquina con discos, por lo tanto pocas nociones, de como y saber si está bien el funcionamiento que ahora tiene, en cuanto al resultado de las puntadas con los discos. Lo que comprobé es que es una máquina muy suave, de bajo ruido y con una costura recta perfecta. Saludos y mil gracias de antemano.

Ivani disse...

Olá Sandra!
Veja o manual da Robot ZZA.
Sim, o Ponto reto da Vigorelli é maravilhoso.
abraços e boas costuras

michel.rcamargo disse...

ESTOU PROCURANDO O MANUAL DA VIGORELLI ANTIGA, SABE AQUELA PRETINHA COM LETRAS EM DOURADO.
ALGUÉM PODE ME ARRUMAR OU FALAR ONDE POSSO BAIXAR QUE EXISTA E SEJA CONFIAVEL.

GRATO.

Ivani disse...

Olá Michel, aqui mesmo nesta página você encontrará o manual da Vigorelli (está dividido em 8 partes). Veja em: MANUAL DE INSTRUÇÕES DA MÁQUINA DE COSTURA VIGORELLI. O modelo standart ou universal foi fabricado durante todo o funcionamento da fábrica da Vigorelli, mesmo não sendo da mesma cor o básico da máquina é idêntico. Você poderá imprimir as páginas do manual e utilizá-lo com total segurança.

João Dualiby disse...

Olá Ivani. Você tem o manual da Vigorelli Super-Robot?
Agradeço muito sua iniciativa de preservação das informações dessas máquinas antigas, tenho uma máquina dessas em boas condições, mas preciso desse manual para entender as funções e conserta-la, pois o antigo dono desregulou ela toda.