sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PONTO CRUZ E PATCHWORK


Esta semana estive trabalhando dando continuidade ao planejamento da apresentação das crianças de 2012 inscritas no LOVE QUILTS BRASIL. Algumas já foram apresentadas no site, e estamos com todo o material para apresentação das crianças  pronto. Logo-logo vocês irão conhecê-las  A Claudia Larosa tem sido uma voluntária dedicada e eficiente,  todas as atualizações do site tem sido feito por ela há já alguns anos. 

Sempre que temos blocos bordados em ponto cruz suficientes para atender a solicitação das crianças, elas são apresentadas com o acolchoado fechado para inscrições. Dessa forma a montagem do acolchoado é agilizada e as crianças recebem o acolchoado mais rapidamente, e isso é muito bom!

Outra etapa é a definição do lay-out de alguns acolchoados, quanto a utilização de qual jogo de blocos de patch e quais tecidos (cor e estampa) usar nas bordas e forro de cada um deles, além disso temos o bloco de assinatura  com o nome da criança que também precisa ser completado ou bordado. Fiquei varias horas esta semana estudando e decidindo sobre isto para vários acolchoados. 

Depois de vários meses sem pegar na agulha, para bordar,  bordei o nome nestes 3 blocos de assinatura:

Sinto tanta falta de bordar... ah como é gostoso passar um tempinho sentada na varanda e admirando a natureza, ouvindo os passarinhos cantando e bordando... que coisa boa! 

Algumas vezes não  temos blocos de patch que combinem com o tema solicitado pela criança, então nesses casos, será necessário montá-los.
Era o caso do acolchoado do ANDREI BRIENNE então o jeito era começar a estudar as possibilidades.

Como temos uma pequena sobra de tecido com estampa de bolas de futebol nas cores preto e branco, pensei em usá-lo.
Peguei todas as outras sobrinhas de tecidos preto e também do branco e até decidi o que ficaria legal, pensei em fazer um bloco Snowball, parecido com o que fiz para a almofada do Kauê em 2010, porem com a bola em listras de tecido preto e preto com branco colocando no centro o tecido com estampa de bolas, mas ai não havia tecidos brancos idênticos suficientes para completar um jogo...oh tristeza...ficaria tão legal... fui obrigada a descartar essa possibilidade.


Dai lembrei de uns retalhos que certa vez foram doados  ao projeto. Comecei a brincar com os tecidos de bolinhas pretas no branco e bolinhas brancas no preto. 
São retalhos irregulares, alguns quadrados outros retangulares e outros ainda de forma indefinida, e todos cortados com aquela tesoura de picote zig-zag.

Comecei juntando 2 a 2 e depois fiz um Four patch com eles, mas acabei caindo no mesmo problema anterior, faltaria tecidos idênticos para fazer as bordas desse Four Patch... e nem montando um Four Patch duplo daria.

Contei mais retalhinhos e como a quantidade seria suficiente decidi que a melhor modo para aproveitá-los seria realmente fazendo um Nine-Patch com algum tipo de moldura.

Enquanto ia unindo estes pequenos retalhos fiquei pensando no trabalho que as primeiras artesãs na arte de unir retalhos tiveram. Hoje em dia é muito mais prático. Cortamos tecidos inteiros usando régua, tapete de corte e cortador circular, mas as pioneiras fizeram trabalhos maravilhosos unindo retalhinhos e muitos foram costurados a mão. Tirei meu chapéu para elas. Levei pelo menos o dobro do tempo para conseguir montar os blocos depois de tudo definido em relação a montagem em sí.  

Acredito que tenha valido a pena. Retalhos foram aproveitados e o bloco me parece bem interessante. Concordam?

Para o acolchoado do ANDREI BRIENNE, mais esta etapa pronta! Agora é torcer para que ele curta muito o Acolchoado de Amor que será montado para ele. O resultado final saberemos quando a entrega do acolchoado dele for feita.

LEMBRETE - aproveito para lembrar que até o próximo domingo dia 23  está aberta a enquete para escolha de um lay-out para o Acolchoado de Amor da MARIA CHARLIANE. Se você ainda não votou, vote. A enquete estará disponível,  até às 18:00hs. Saiba mais sobre isto lendo a postagem 
de 17-Outubro-2011 Dê sua opinião!

6 comentários:

Irmãs Criativas disse...

Oi Ivani, tudo bem?
Sou a Marcela Souza, nos falamos por e-mail. Escrevo por esse blog q tenho com minha irmã.
Adorei esse seu espaço aqui tambem. Ficou otimo o bloco!!!
Já votei na enquete também!!!
estamos em contato! Estarei aqui sempre.
beijos e um lindo final de semana

AnaCristina disse...

ah, como eu adoro bordar ponto cruz!!! chega a ser um vicio! admiro muito quem sabe costurar e nao tem medo de costurar o dedo! rsr ficou maravilhoso o patch do andrei, meudeus, bem trabalhoso! parabens!!! ficou otimo!! agora, vamo combiná?! para que meu ponto cruz seja mais ainda prazeroso, so se eu bordasse sentada na praça afonso junqueira rsrsrs

Nice disse...

Nossa, que trabalho Ivani. Eu me lembro da minha avó e de uma amiga dela, minha mãe que é costureira, levava todos os retalhinhos para elas. Elas cortavam os quadradinhos (ou triangulos), depois desfiavam os tecidos e emendavam os pedacinhos com estes fios, para ficar harmonioso e depois naquela não tinha linhas com a gama de cores que tem hoje. Os trabalhos delas eram lindos... E você com a criatividade está produzindo peças cada vez mais lindas. Parabéns!!! Beijos,

Mamy Arteira disse...

Ivani, concordo com você, as primeiras foram de uma criatividade sem limites! E você com toda paciência, não está devendo nada a elas, mesmo com toda "tecnologia" em aproveitar retalhos. Valeu muito a pena! Bjo

Anônimo disse...

Parabéns, Ivani. De fato, uma obra de paciência conseguir resultado tão bonito a partir dos pequenos retalhos.
Bjs,
Marisa

Cantinho da Aracy disse...

Parabéns pela postagem e pela montagem dos bloquinhos, o desafio valeu, ficou lindo.
Realmente, temos que tirar o chapéu para nossas pioneiras na arte do patch.
Deus te abençoe
Beijos no coração