quinta-feira, 17 de novembro de 2011

BELO MONTE - NÃO!!!

Esta é uma campanha séria, de conscientização da população contra a construção da Usina Hidrelétrica de BELO MONTE no estado do PARÁ.
Este vídeo do Movimento Gota D'Água trás  questionamentos sobre  a construção  da usina. Vale a pena assistir e refletir.

www.movimentogotadagua.com.br
Temos que fazer alguma coisa enquanto ainda dá tempo.
Assine a petição! http://50.57.64.27/assinatura
Divulge!
 "Uma gota move o oceano!"
Belo Monte - NÃO!!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BLOCOS DE PATCHWORK A 4 MÃOS

Alguns acolchoados das crianças de 2012, do Love Quilts Brasil já estão sendo preparados, uma vez que pudemos apresentá-las  com o acolchoado fechado para inscrições por termos blocos bordados com o tema solicitado.  E quando temos jogos de blocos de patch que possam ser usados melhor ainda. Nessa fase verificamos os tecidos disponíveis também para as bordas e forro e que permitam a composição de um conjunto harmonioso.






No caso do Rodrigo, tínhamos blocos bordados e em patch perfeitamente de acordo. A voluntária Maria Apparecida foi muito feliz na escolha dos tecidos e no tipo de bloco. Os 13 blocos de patch que ela enviou caíram como uma luva para o tema do acolchoado do Rodrigo.







Entretanto os blocos precisariam ser refilados e notei que após fazer isso eles ficariam com menos de 30cm. 
Foi preciso então decidir...ou descartava a utilização desse jogo de blocos ou teria que dar um jeito. 
Para o Love Quilts Brasil o ideal é ter blocos que antes de serem costurados no acolchoado meçam 
31,5 X 31,5cm e que então resultem num bloco com 30cm.  
Eu não gosto de mexer nos trabalhos das voluntárias, (já fiz isso algumas vezes, embora não me sinta confortável, pois as voluntárias poderão não gostar ou não entender) mas esse jogo de patch era o ideal para este acolchoado, esta era a melhor opção, então o jeito foi "colocar a mão na massa". 

Colocar uma moldura nos 4 lados, seria uma solução fácil, só a moldura teria que ser estreita ou os blocos originais teriam que ter seus tamanhos drasticamente reduzidos, assim optei  por colocar apenas em 2 dos lados (inferior e lado direito)

Pesquisei nas sobras de tecidos o que poderia ser usado e encontrei alguns retalhos do tecido quadriculado branco e preto que lembra a bandeira utilizada nas corridas de F-1, e que havia sido utilizado anos atrás na montagem do acolchoado do Natanael em 2005, como os retalhos eram realmente pequenos, não eram suficientes para fazer as faixas da moldura, o jeito seria usar um pequeno quadrado e um outro tecido para as molduras horizontal e vertical. Como não tinha aqui tecido azul no tom exato aos dos blocos de patch nem no tom do tecido que será usado nas bordas do acolchoado, acabei escolhendo um tecido, neutro, tontom manchadinho, vermelho.

Fiz o seguinte:
1. blocos originais foram cortados com 26.5 X 26.5cm
2. tecido quadriculado cortado com 6.5 X 6,5cm
3. tecido vermelho cortado com 6,5 X 26.5cm
resultado:

Ficou interessante, não ficou? Espero que a voluntária Maria Apparecida aprove e que o Rodrigo goste. Logo mais o acolchoado dele já estará seguindo para preparação/confecção e em breve esperamos ver um lindo sorriso no rostinho dele, no momento da entrega.
Para termos uma idéia de como o acolchoado do Rodrigo ficará, aqui está o lay-out da montagem do topo central, com os blocos no meu Design Wall:


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

18 ANOS DEPOIS...SIMPLY THE BEST

Você já assistiu ao filme SENNA?

            (Trailer Oficial do Filme SENNA)
mais que um documentário é uma explosão de emoções!!
Fez 18 anos que ele ganhou a última corrida, em 5/Novembro/1993, no circuito de Adelayde na Austrália, e até hoje, continua valendo...
SENNA Simplesmente o Melhor!!

domingo, 6 de novembro de 2011

BOLO ALZIRA - CHOCOLATE

Este foi o bolo da tarde de ontem. 
Não me pergunte porque este bolo chama Alzira. 
Uma querida amiga da família  chamava Alzira, ela era a Cozinheira chefe do refeitório da Cia. Melhoramentos, e era expert no forno e no fogão.
Porém esta receita eu encontrei na Enciclopédia do Mestre Cuca. 
De qualquer forma lembrei da saudosa amiga Alzira  e o bolo ficou bem fofinho!


BOLO ALZIRA (CHOCOLATE)


4 ovos
1 1/2 xíc. (chá) de açúcar
2 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
2 1/2 colheres (sopa) de manteiga
1 xíc. (chá) de leite
3 colheres (sopa) de chocolate


Modo de preparo:
Bata as claras em neve.
Bata o açúcar com a manteiga.
Junte as gemas, a farinha, o leite, as claras, o chocolate e o fermento.
Bata tudo muito bem, até que apareçam bolhas em profusão sobre a massa. 
Leve  ao forno em assadeira para assar (preferi fazer na forma con furo no meio).

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

COLCHA DE RETALHOS

HOW TO MAKE AN AMERICAN QUILT é o nome original do filme, baseado em um romance do mesmo nome escrito por Whitney Otto, no Brasil o filme foi lançado com o nome de  COLCHA DE RETALHOS.


Como é um filme de 1995, acredito que a maioria de vocês já o tenha assistido.


Na época que o assisti pela primeira vez, eu ainda não estava tão envolvida com o Patchwork. Considero quase que uma obrigação que todas as pessoas que estão iniciando nesta arte assistam.


Na cultura norte americana os trabalhos de Patchwork e Quilting são super tradicionais. Elas não possuem apenas uma função prática, de aquecer e serem usadas como um elemento decorativo. Mas são principalmente uma expressão de arte doméstica e familiar na qual uma história é contada , passando a ter uma função emocional e afetiva.
Uma colcha de retalhos é muito mais do que simples tecidos unidos por pontos.
Muitas vezes é um trabalho que se torna especial por ter sido feito especialmente para determinada pessoa, por um grupo de amigas, ou de familiares. Como acontece com os Acolchoados de Amor do LOVE QUILTS BRASIL.


Diz a história que foi em meados do século XVII que a arte chegou aos Estados Unidos e Canadá, trazida pelos colonizadores, na época tecido era algo muito precioso e não poderia ser desperdiçado. Outra preciosidade da época eram as linhas e as agulhas que, assim como as técnicas,  eram passadas de mãe para filha.  Por volta de 1850 era tradição que uma moça fizesse 12 colchas antes de poder casar, e a última delas seria com os blocos Double Wedding Ring (Dupla de Alianças) e já seria para seu próprio enxoval.


O filme COLCHA DE RETALHOS,  é um filme feminino, onde os homens, claro, são o tema frequente, mas ocupam um papel coadjuvante.


Enquanto elabora sua tese  a jovem Finn, que  se encontra dividida entre  sua liberdade e se casar com o homem que ama, decide passar 3 meses das férias de verão na casa de sua  avó para, poder refletir sobre seus sentimentos. Na casa da avó Finn revive uma experiência já muito conhecida, desde a infância. Lá estão várias amigas da família, que preparam uma elaborada colcha de retalhos como um tradicional presente de casamento. 
O tema escolhido para a colcha é  “Onde mora o amor”. 


Observe no ínicio do filme a cena que foca o desenrolar de um carretel de linha, fazendo uma comparação entre este procedimento e o desenrolar da história de cada uma das personagens. 
Enquanto elas se reúnem para fazer a colcha,  relembram as histórias marcantes de seus relacionamentos amorosos.
Um filme rico em detalhes,  sutilezas e significados.

Cada bloco que compõe a colcha representa algo especial para quem o está fazendo. O jardim de rosas amarelas, simbolizando o cenário de um grande amor. Um retalho do tecido de um vestido usado em um primeiro encontro amoroso, é usado para representar ondas. A esposa traída faz seu bloco com aplicação de objetos de pintura representando o seu amor, e assim por diante.
No final do filme, sua avó a cobre com a colcha pronta e ao acordar enrolada pela colcha de retalhos, o corvo, que simboliza a garra e a perseverança aparece e a guia até a escolha certa,  seu verdadeiro amor.

Assista ao Trailer:


Ficha Técnica
Título original: (How to Make an American Quilt)
Lançamento:  Outubro 1995 (EUA)
Direção: Jocelyn Moorhouse
Atores: Wyona Ryder, Anne Bancroft, Ellen Burstyn e  Kate Nelligan.
Music: Thomas Newman.
Duração: 116 min
Gênero: Drama


Música Tema: Quilting de Thomas Newman - Muito linda!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...