domingo, 15 de setembro de 2013

Máquina de Costura VIGORELLI

Anos atrás ganhei de meu irmão e cunhada uma máquina de costura reta, marca Vigorelli.
Produzida pela Metalúrgia Vigorelli na cidade de Jundiaí – SP. A empresa pediu concordata em 1982 e teve sua falência decretada quatro anos depois.

Comecei a pesquisar na Net, para tentar descobrir em que ano minha máquina foi fabricada e acabei descobrindo que no Brasil existe um Museu  de Máquinas de Costura – Museu Ângelo Spricigo em Concórdia – SC  com um acervo de mais de 900 máquinas de 100 marcas diferentes.

Foi lá que encontrei as duas únicas fotos de máquinas de costura semelhantes a minha. 
Uma delas possui o espelho do regulador de ponto mais moderno (?) e esta que parece realmente ser gêmea da minha.

Infelizmente  nas fotos do Museu não há nenhuma referência quanto ao ano de fabricação.

Como a empresa fabricante aqui no Brasil faliu, ficou difícil descobrir, mesmo  tendo o  número de série no corpo da máquina.

De qualquer forma , uma coisa é certa: foi antes da falência em 1986, o que já lhe dá no mínimo 27 anos!

Fiquei pensando  que ela já deve ter trabalhado bastante, tendo-se em vista as marcas de uso, ou seriam marcas de maus tratos?

Logo que ela chegou, fiz uma limpeza superficial, coloquei óleo e pedalei algumas vezes. Restaurei um String Quilt e outros pequenos trabalhos em paper piecing... Mas pra ser bem sincera acabei vencida pela modernidade e comprei uma máquina eletrônica.  E a Vigorelli  teve novo período de descanso, ficou lá, com seu gabinete servindo de apoio para várias coisas.

Resolvi dar uma nova chance para a minha Vigorelli.

Hora de fazer uma manutenção, para que ela possa desempenhar de uma forma mais adequada o seu papel. E vejam só o que encontrei:

muita poeira e sujeira incrustada
Foi um dia de muita paciência. Com um arsenal de palitos de dente, hastes flexíveis, escova de dente, chave de fenda e óleo de máquina de costura. Comecei a desincrustar depósitos e mais depósitos de material seco, poeira, restos de linha e manchas ressecadas de óleo. 
O Antes e o Depois
Limpeza dos dentes, área da bobina, lançadeira e engrenagens. Barra da Agulha, barra do Pé Calcador, pézinho, etc, etc, etc  Até o volante foi removido e limpo para que a trava da agulha  funcionasse na função encher bobina.
E para completar ela ganhou uma nova correia de couro.
os ossos do ofício
Algumas partes não são originais, já que as originais ou foram perdidas antes que a máquina chegasse a mim ou estão danificadas.  Talvez eu consiga encontrar peças para reposição em alguma empresa especializada em conserto e manutenção de máquinas de costura. Pena que aqui onde moro não existe este serviço. Preciso procurar pelas redondezas.

Por enquanto o resultado é este:
Testando a tensão do ponto
É uma máquina de costura simples. Não tem decalques dourados, a pintura não é a clássica, mas em sua simplicidade ela ficou muito mais charmosa e pronta para costurar por muitos e muitos anos por vir. Essas máquinas antigas são mesmo surpreendentes. 
Ah e eu adoro o "V" centralizado na base. 

E pelo visto, a Teka também aprovou!!
perfeito prá uma sonequinha básica.
Leiam também: 
MANUAL DE INSTRUÇÕES DA MÁQUINA DE COSTURA VIGORELLI
Parte 1 - Conhecendo a Máquina de Costura Vigorelli
Parte 2 - Como passar a Linha na Máquina de Costura Vigorelli ** COM VIDEO **
Parte 3 - Regulagem do ponto
Parte 4 - Limpreza e Lubrificação
Parte 5 - Como encher a bobina
Parte 6 - Agulhas para Máquinas de Costura

Parte 7 - Dentes Impelentes - como abaixar

Editado para incluir este link com a História da Vigorelli no Brasil: UM GIGANTE DERROTADO (grata a Sulinha Diniz pela dica!)

143 comentários :

  1. Ivani!!!

    Que tesouro essa máquina! Eu sou louca ppor máquinas e essa é linda.
    Interessante que o que lhe chama a atenção é o mesmo que chama a minha, o "V" de vigorelli no meio do corpo da máquina.
    Linda, simplesmente!

    Beijos e parabéns por ser a dona dela.

    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jussara. Estou curtindo muito.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivani,

      Você não imagina a ajuda que você me deu com estas informações sobre a Vigorelli, tenho uma verde que é da minha mãe, com suas dicas vou aprender a mexer nela rapidinho.

      Bjs, Elaine

      Excluir
    2. Que bom Elaine, fico feliz em saber, Faça bom uso da Vigorelli de sua mãe. Abraços

      Excluir
  3. IVANI EU TAMBÉM TENHO UMA MAQUINA IGUAL A SUA,A DIFERENÇA É QUE A MINHA É PRETA. ADOOOOORO ELA. GOSTARIA QUE VOCE ME TIRASSE UMA DÚVIDA. AQUELE BOTÃO QUE FICA NA BASE DA MAQUINA,ELE TEM DUAS FUNÇÕES: UMA É PRA COSTURA RETA NORMAL, VIRANDO ELE, OS DENTES DA MAQUINA SE ABAIXAM.AÍ ESTÁ MINHA DUVIDA . PARA QUE SERVE ESTA FUNÇÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para bordar e também para fazer quilt livre é necessário abaixar os dentes da máquina, só assim é possível movimentar livremente o trabalho em qualquer direção.

      Excluir
    2. IVANI TENTEI FAZER O QUILT ,MAS A LINHA FICA TODA EMBOLADA NA BOBINA.VOCE PODERIA ME ORIENTAR COMO DEVO QUILTAR?DESDE JÁ AGRADEÇO.

      Excluir
    3. 1 - revise todo o caminho da linha até chegar na agulha, e verifique se colocou a bobina de modo correto no porta bobina.
      2 - no modo costura reta a tensão está correta? Não aparecem alças nos pontos nem em cima nem embaixo da costura?
      Se a linha está embolando na própria bobina provavelmente a bobina foi colocada de maneira errada na caixa da bobina . Faça o seguinte teste: Retire a caixa de bobina da máquina. coloque-a na palma de tua mão esquerda e com a direita pegue o fio e suspenda a caixa da bobina. Se a bobina cair da caixa, é porque você a colocou do lado errado.. O normal é ela escorregar um tanto e parar, Lembre-se para cada tipo ou marca de linha a tensão provavelmente precise ser ajustada. Solucionando o problema da tensão acredito que você consiga quiltar. Que tipo de quilting você está querendo fazer, o reto ou o livre? Se for o reto não abaixe os dentes, deixe na posição de costura reta. Se for o livre lembre-se o segredo é treinar...treinar...treinar, faça um sanduiche (forro, manta acrílica e tecido superior e exercite (gostaria de saber teu nome, é gostoso saber com quem estou trocando informações). Boa sorte e bom quilting!

      Excluir
    4. meu nome é Ligia ,mandei minhas mensagens como anonimo,porque não consegui mandar com meu nome.Não tenho muita prática em mandar mensagens ainda.Obrigada pelas dicas

      Excluir
    5. Oi Lígia, depois me conta os resultados, tá? Abraços

      Excluir
  4. Eu tenho uma máquina dessa igualzinha verde com regulagem para o tecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Junior. Faça bom uso de tua Vigorelli.

      Excluir
  5. HERDEI UMA MAQUINA VIGORELLI E TENTEI FAZER COSTURA RETA, MAS O PONTO NÃO ESTA SAINDO PERFEITO, É COMO SE A LINHA DE CIMA PASSASSE RETA NO TECIDO E A LINHA DE BAIXO (CANELA), FIZESSE UM LAÇO E APARECESSE EM NA COSTURA NA PARTE DE CIMA DO TECIDO. POR EXEMPLO A LINHA DA AGULHA É BRANCA E A LINHA DA CANELA E PRETA, NA HORA DA COSTURA A LINHA BRANCA PASSA RETA E A LINHA PRETA APARECE O LAÇO EM CIMA JUNTO COM LINHA PRETA.
    O QUE DEVE SER FEITO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (Anônimo), Parabéns pela herança. Tenho certeza que assim que você conseguir ajustar a tensão da linha, fará bom uso de tua Vigorelli.
      1° passo - revise todo o percurso da linha superior para ter certeza que ela está colocada corretamente.
      2° passo - As alças que aparecem na parte superior da costura indicam que a tensão da linha superior está muito apertada. A solução é reduzir a tensão girando o botão controlador de tensão para um número mais baixo.
      Faça o seguinte teste: Coloque o mesmo tipo de linha tanto para o fio superior quanto o da bobina (canela) podem ser de cores contrastantes para facilitar o ajuste. Lembre-se diferentes marcas de linha, podem indicar variação de grossura do fio, sempre que mudar de tipo (e ou marca) de linha a tensão deverá ser ajustada novamente. Quando a tensão da linha está correta o ponto fica perfeito tanto no avesso como no direito da costura.
      Depois me conte se deu certo, OK?

      Excluir
  6. Boa Tarde Ivani!
    Nós do Museu Angelo Spricigo ainda não conseguimos identificar a data de fabricação das maquinas Vigorelli. Como você mencionou, a fabrica não existe mais. Com isto fica difícil de buscar mais informações.
    Ficamos a disposição para outras informações que o Museu possui.
    Convidamos para visitar nosso Museu. Hoje já temos mais de 1.000 unidades de maquinas de costura.
    Att.
    Valdecir Giotto
    Gestor do Museu Angelo Spricigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo a minha tem selo de fabricação de 1956 ela ja era elétrica nesta epoca tem um gabinete de mesa com extensor para tecidos, suponho que as outras sejam fabricadas até antes desta data

      Excluir
  7. Boa Tarde Ivani!
    Agradecemos vossa visita em nosso site.
    Nós não temos a informação que você procurou. Conforme você mencionou, a fabrica da Vigorelli não existe mais. Estamos buscando parcerias com universidades ou outras instituições para buscar mais informações sobre as diversas marcas de maquinas de costura de nosso acervo.
    Convidamos você a visitar nosso Museu. Hoje já ultrapassamos as 1.000 unidades de maquina de costura.
    Att.
    Valdecir Giotto
    Gestor do Museu Angelo Spricigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdecir, agradeço por sua visita ao meu blog. Está em meus planos uma viagem futura para o Sul do Brasil, incluindo Concórdia, para conhecer pessoalmente o Museu e se possível o Sr, Angelo Spricigo. Parabéns pelo acervo do Museu. Espero que as pesquisas deem bom resultado. Abraços

      Excluir
  8. Hj foi meu primeiro dia de costura e tive a sorte de ussr uma Vigarelli. O problema é que ela fucou muito tempo parada e agora está embolando a linha e esquentando o motor. Não quero estraga ela, entao levare ela num tec assim que passar o reveion. Vou torcer p qu3 ele me cobre um preço justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, é sempre bom fazer uma manutenção. O óleo necessário para o funcionamento da máquina, quando esta fica muito tempo parada acaba ressecando. É aconselhável que você faça uma limpeza e lubrifique todas as engrenagens antes de usá-la. O problema de embolar a linha deve ser solucionado com o ajuste da tensão da linha e a correta colocação da linha superior e da bobina. Agora quanto ao motor talvez ele esteja esquentando por conta do esforço extra com as engrenagens sem lubrificação adequada. Mas vale sim, levar em um técnico se você não está conseguindo resolver a situação. Peça um orçamento e só autorize a execução do serviço quando ele te passar o preço. Boa sorte com a tua Vigorelli ! Abraços

      Excluir
  9. Ivani, tenho uma máquina muito querida que precisa de uma reforma igual a da sua Vigorelli, é uma pretinha Singer 12C de quase 50 anos. Que produtos vc utilizou para a limpeza das peças ? conhece algum livro ou tutorial na net que ensine como fazer ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio Belinaro, Usei somente óleo Singer, cotonetes, escova e palito de dente, .Ah sim, também, papel toalha, flanela, chave de fenda e pinça. O óleo Singer além de lubrificar ajudar a dissolver crostas antigas .Não use spray tipo WD. Siga as instruções de lubrificação do manual da Singer. Não é complicado, com um pouquinho de paciência tua máquina Singer ficará linda e perfeita para trabalhar por muitos e muitos anos ainda. Vale super a pena você fazer uma limpeza e manutenção de tempos em tempos. Boa sorte!

      Excluir
  10. Oi Ivani, meu nome é Tatiana. Conprei uma vigorelli preta hoje e estou superansiosa esperando ela chegar. Adorei seu post e assim que chegar a minha te conto o resultado. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacaba Tatiana. Você adquiriu uma ótima máquina de costura. Isso, conta sim. Ficarei feliz em saber. Boa sorte com sua nova "amiga" de trabalho. Abraços

      Excluir
    2. Chegou hoje minha Vigorelli Ivani, estou tão feliz! Amei, é linda, funciona perfeitamente. Só preciso aprender a mexer. Mas vi que você deu algumas dicas. Adorei seu blog, espero poder compartilhas as lindas coisas que farei com minha nova amiga com você. Um beijo e obrigada.

      Excluir
    3. Oi Ivani, minha Vigorelli chegou! Estou tão feliz, é linda, funciona perfeitamente, acho que vou explodir de tanta felicidade. rsrsrs Agora só preciso me acostumar com ela. Espero poder compartilhar com você todas as coisas lindas que farei com minha nova amiga. Um beijo.

      Excluir
    4. Oi Tatiana, que legal !!! Logo logo você estará craque com ela e fazendo muita coisa bonita, tenho certeza. Claro que vou adorar ver suas artes. Qualquer dúvida que você tenha, se eu souber, será um prazer poder ajudar, ok? Abraços

      Excluir
  11. Eu que agradeço pelo apoio e tanta boa vontade em ajudar. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivani ,´é a Ligia , tudo bom com voce? Gostaria de mais uma informação,minha máquina tem uns descascadinhos,voce sabe se tem algum produto que cobre estes descascados ?,ou algum tipo de tinta que de certo nessas máquinas antigas? um abraço Ivani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia, se você notar a minha também tem. São marcas da idade. Acredito que a pintura das máquinas sejam parecidas com as pinturas de geladeira, fogão, automóveis. Se você for passar algo vai ficar feio e não conheço ninguém aqui no Brasil que faça esse tipo de serviço, talvez você até encontre um pintor mas, e ai como fica a área dos decalques, do nome Vigorelli etc, né? E o serviço de um restaurador provavelmente será caro. Eu curto até esses pequenos defeitos na pintura da minha Vigorelli, como te disse acima, são marcas da idade. Se decidir fazer alguma coisa, depois nos conta o resultado, tá? Abraços

      Excluir
  13. Voce tem razão são marcas da idade ,mas não quero pintar ela inteira,iria tirar toda a beleza dela,só queria no descascados (que também não são muitos ,é que gosto das coisas tudo muito certinho) mas como voce disse ,um restaurador é muito caro. Até mais Ivani,e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. oi ivani fiz uma troca com uma maquinaq siger e ainda dei 150 reais estou com uma vigarelli porque faço concerto de roupas, poi minha máquina esta impancando no botão girador e lea tem motor vou tentar lubrificar com óleo singer pra ver se fica ótima; pois não sei manuseiar ela direito obrigado pela atenção DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a lubrificação ajude e sua máquina fique perfeita. Não entendi direito qual é o botão girador que você se refere ao dizer que ela está impacando. Se não ficar boa com a lubrificação talvez fosse bom você levá-la a um técnico para ajustá-la e ela ficar 100%. Que ela te traga um ótimo retorno com os consertos das roupas. Suce$$o!! Abraços

      Excluir
  15. (RODRIGO)
    Olá Ivani boa tarde, tenho uma máquina Vigorelli do mesmo modelo seu mas é preta, gostaria de saber quando que foi fabricada você sabe me informar um site, ou algum lugar que consegue localizar o ano de fabricação pelo número de série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, infelizmente também não tenho essa informação. Eu também gostaria muito de saber quando a minha foi fabricada. O Museu Ângelo Spricigo está tentando conseguir essa informação, o que é bastante difícil devido a falência da empresa Vigorelli aqui no Brasil. Abraços

      Excluir
  16. Olá Ivani, sou Cláudia, li todo seu blog e estou amando!!!! muita informação e coisas legais. Acabei de ganhar uma vigorelli dessa pretinha, por fora está bonita, mas tem dezenas de anos e por dentro está maltratada, com muita ferrugem e sujeira. Pretendo limpar e consertar o que for possível pra poder usar. Não consegui descobrir como fazer para isolar ou abaixar os dentes impelentes e poder fazer quilt livre, você sabe como faz? Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia, fico feliz em saber que você está gostando e tem encontrado informações úteis por aqui. Agradeço por ter escrito. Acredito que você conseguirá colocar sua Vigorelli para funcionar, uma boa limpeza e lubrificação provavelmente a deixará "nova" outra vez, Verifique na postagem Conhecendo a Máquina de Costura Vigorelli: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/12/conhecendo-maquina-de-costura-vigorelli.html
      Se o modelo da tua máquina tiver o botão assinalado com o Nº 23, é só virar o botão que os dentes impelentes abaixam. Se a sua máquina não tiver esse botão então você deverá usar (comprar) uma plaquinha de metal para cobrir e isolar os dentes e poder fazer quilt livre. Espero que você faça bom uso e utilize bastante sua Vigorelli. Abraços

      Excluir
  17. Oi Ivani, agora tenho uma Vigorelli que foi da minha Bizavó. Minha mãe era quem fazia artes aqui em casa de costura à decoração. Ela faleceu em Janeiro deste ano, e com isso a Vigorelli passou a ser minha. estou ainda dando os primeiros passos, estou feliz por isso. E foi você quem contribuiu para isso!!! Beijos e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne Caroline, que super especial sua Vigorelli. É uma ótima máquina!
      Fico muito feliz em poder ter contribuído de alguma forma. Espero que você faça coisas lindas e que ela fique ainda por muitos e muitos anos em tua família. Abraços.

      Excluir
  18. oi Ivani, ganhei uma vigorelli de minha sogra,fazia quase 40 anos sem uso,levei pra manutenção
    ficou maravilhosa. agora estou aprendendo a usar não tenho pratica com costura, más amei ter
    encontrado seu site, pois me ajudou muito imprimi o manual e agora já aprendi muita coisa.
    muito obrigada pelas dicas.há como faço pra encher canelinha de linha. grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, que legal ! Você tem em mãos uma excelente máquina de costura, e com criatividade tenho certeza que você fará trabalhos lindos com ela. Fico feliz em saber que o material que você encontrou aqui está te ajudando. Farei uma postagem ainda esta semana sobre como encher a bobina (ou canelinha). Aguarde só um pouquinho OK? Abraços.

      Excluir
  19. Ola. Minha avó deixou de herança uma vigorelli para minha mãe e agora está comigo. O problema é que nunca costurei. Nem sei ao certo como manusear, mas mexendo aqui e ali descobri como se mexe. Mas não sei qual o caminho todo que a linha de cima tem que fazer. Quando tento costurar a linha debaixo embola toda e fica embolado até dentro da bobina. Os botões não tem nomes pois se perdeu com o tempo e não dei de fato como mexer. Sei que não está quebrada porque minha mãe sempre usou e lubrificou. Help!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid, provavelmente a linha está embolando porque foi passada errada. Dê uma olhadinha nesta postagem que fiz sobre como passar a linha:
      http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/01/como-passar-linha-na-maquina-de-costura.html
      Clique nas fotos para ver ampliadas. Acredito que irão te ajudar a solucionar esse probleminha. Depois me conta se deu certo. Fico na torcida para que sim e que você possa aproveitar bastante a Vigorelli que foi da tua avó. Abraços

      Excluir
  20. Com referencia ao texto inicial, minha mãe, antes do seu falecimento, doou para a minha esposa uma máquina VIGORELLI de cor preta que já tem aí seus quarenta e oito anos de idade funcionando bem. Fico pensando em como as coisas eram feitas para durar e feitas com capricho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, a Vigorelli é mesmo uma máquina de costura que passa de geração em geração em uma mesma família.Com toda certeza irá durar e costurar por muitos e muitos anos por vir. Você tem razão atualmente a maioria dos produtos incluindo máquinas de costura, são descartáveis. Parabéns a sua esposa pela herança recebida.

      Excluir
    2. ...É, o melhor de tudo, entre outras coisas boas, são as lembranças familiares que ficam: lembro-me que minha mãe fez nessa máquina, muitas roupas para a família, inclusive uniformes escolares que eram exigidos, camisas brancas e calças azuis- marinho. Consertava as roupas do meu falecido pai e, de vez em quando, ganhava uns trocados consertando roupas para as pessoas que a solicitavam. Em resumo existe uma Historia que foi transferida e é muito legal olhar para trás no tempo. Há também um valor sentimental... Fique com Deus !

      Excluir
    3. Muito bacana ter tantas recordações boas junto de sua Máquina de Costura Vigorelli. Com certeza o valor sentimental agregado a torna muito mais especial. Abraços

      Excluir
  21. Eu tenho uma máquina dessa que comprei de uma senhora ...mas não tenho noção de como se enfia a linha nela...rsrsrs
    vc tem algum desenho ou "manual" explicativo ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, você fez uma excelente compra a Vigorelli é uma ótima máquina de costura, Dê uma olhadinha nesta postagem que fiz sobre como passar a linha:
      http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/01/como-passar-linha-na-maquina-de-costura.html
      Espero que te ajude. Abraços

      Excluir
  22. Boa Noite, Ivani!

    Vi um comentario sobre uma máquina que possui um botão para baixar os dentes.Todos os modelos possuem este botão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Capim Dourado! Não, não são todos os modelos de máquinas que possuem o botão para abaixar os dentes impelentes. Mas quando não existe o botão, é usado uma plaquinha metálica (em outros modelos, uma plaquinha plástica) para isolar os dentes impelentes. Se a sua máquina de costura não tiver o botão e você não tenha a plaquinha, acredito que a encontre para venda em casas especializadas em manutenção de máquinas de costura. Abraços

      Excluir
    2. Eu não tenho a máquina mas gostaria de ter. Sabe de alguém que esteja vendendo?

      Excluir
  23. Boa noite, Ivani!

    (capim Dourado)Pode me ajudar vi uma máquina que tem um desenho parecido com uma pizza próximo ao desenho da máquina, este modelo baixa os dentes? Pela foto parece que tinha o botão, mas ele não está mais alí pode-se colocar outro botão no lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Capim Dourado. O Botão fica na base da máquina próximo ao logotipo da Vigorelli (desenho de uma máquina com um circulo e a letra V) que como você disse parece uma pizza. Veja nesta postagem http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/12/conhecendo-maquina-de-costura-vigorelli.html. O botão é indicado pelo item 23. Se o que estiver faltando for somente o botão, sim daria para adaptar outro. Observe se próximo ao local onde deveria estar o botão existe alguma marcação:
      do lado direito, do local onde deveria estar o botão alguns tracinhos --- indicando pontos de costura; e
      do lado esquerdo um quadriculado # que é a opção para baixar os dentes impelentes, Abraços

      Excluir
    2. Boa Noite, Ivani!

      (Capim Dourado)Consegui uma maquina de costura que baixa os dentes, me parece em perfeito estado. Agora é aguardar e tentar produzir.
      Obrigada pelas dicas.

      Excluir
    3. Que ótima notícia, Capim Dourado!!!
      Boa produção e Sucesso com sua máquina de costura.
      Abraços

      Excluir
  24. Oi Ivani, minha máquina Vigorelli que herdei da minha tia avó tem manual de instruções e comprovante de compra datado de 1962, e está funcionando muito bem, só gostaria de saber se neste modelo tão antigo consigo baixar os dentes para fazer quilt, já que ela não possui o botão na base. Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, você poderia me passar o Nr. de série da tua máquina, por favor? Sua máquina é verde ou preta?
      Bem, se ela não tem o botão de base não dá pra baixar os dentes, você teria que comprar uma plaquinha que encaixa na placa da agulha e cobre os dentes impelentes.

      Excluir
  25. Oi Ivani, mim chamo Catarina e ganhei uma vigorelli de minha mãe, e gostaria de saber algumas coisinhas. primeiro como trocar a agulha, a parte reta fica para traz como todas as outras? E que tipo de agulha usar? Industrial ou domestica? Qual a diferença entre elas? E gostaria também de saber se da pra usar sapata de zíper invisível nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina, a parte reta da agulha deve ficar de lado encostada na barra da agulha. Na Parte 6 do Manual, que você poderá achar clicando na aba Máquinas de Costura você encontrará uma postagem que fiz só sobre as agulhas. http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/05/agulhas-para-maquinas-de-costura.html
      Use sempre agulhas para máquinas domésticas. Quanto ao pezinho para ziper tem que ser um específico para o modelo da máquina OK? Boas costuras!

      Excluir
  26. Tenho uma Vigorelli ZZA mas nao sei usar ela tem uns discos para bordar mas nao sei como usar vc pode me ajudar obg
    claudete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudete, encontrei algumas informações que talvez te ajudem. Dê uma olhadinha: http://www.briansews.com/2010/05/vigo-what-vigo-who.html E assista a este video: https://www.youtube.com/watch?v=n1ijx5K41Lk
      Espero ter te ajudado. Sucesso com com a tua Vigorelli Robot ZZA.

      Excluir
    2. Obg pela ajuda, estou encantada com a Vigotelli vou manda-la para uma manutençao.
      bjs claudete.

      Excluir
    3. Olá Claudete, puxa que bom!! Faça isso sim, você não vai se arrepender. Faça bom uso de sua Vigorelli.Abraços

      Excluir
  27. Ola Ivani
    Onde que fica o numero de serie da maquina Vigorelli?
    Estou ajudando fazer uma pesquisa de trabalho de escola ( filha -09 anos), e infelizmente não temos dados desta maquina, pelo fato da fabrica ter falido.
    na máquina mostra somente o numero 01.
    Agradeço imensamente pela ajuda, segundo parentes a maquina tem uns 65 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (Anônimo), há partir de um certo momento (que não sei precisar) o número de série passou a ser gravado em números em baixo relevo na parte de baixo do corpo da máquina. As mais antigas não tem número algum. Abraços

      Excluir
  28. Ivani comprei hoje minha vigorelli antiga, preta com dourado, de pedal (amo isso de ser a pedal ) só falta a correi que ja vou pedir no mercado livre, ela está costurando, amei conhecer seu blog :) uma dúvida que tenho é se ela regula o ponto, vi que a elgin antiga aumenta ou diminui o tamanho do ponto, vc sabe se a vigorelli tem essa função tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loyda, que legal! Você tem em mãos uma ótima maquina de costura. Sim, dá pra regular o tamanho do ponto. Na aba Máquinas de Costura você encontrará um artigo: Conhecendo a Máquina de Costura Vigorelli, na foto o item 21 é a alavanca reguladora do tamanho do ponto.
      Espero que você faça lindos trabalhos com sua nova máquina! Fico feliz em saber que você gostou do blog. Abraços.

      Excluir
  29. Oi Ivani! Sou a Thaisy :) Acabo de comprar uma Vigorelli pretinha antiga e adaptada com motor. Ainda não sei manipular, seu blogue está ajudando de mais.Parabéns pela sua generosidade !
    Gostaria de saber se é possível costurar qq tecido nela. Se posso adaptar de alguma forma a costura de reta para ziguezague ou algum ponto para malhas e tecidos que esticão.
    Já Agradeço a atenção e paciência :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaisy, fico feliz em saber que estou podendo ajudar Parabéns pela aquisição de sua Vigorelli. Tecidos tipo malha e outros que esticam não ficam bons com costura reta, e a Vigorelli pretinhanão tem opção para ponto zig-zag, só faz costura reta mesmo. Aliás o ideal para costurar tecidos desse tipo seria uma máquina overloque. Qualquer outra dúvida estou a disposição. Espero que você faça lindos trabalhos com sua "nova" máquina. abraços

      Excluir
  30. OLÁ ..GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO UM MANUAL DA MAQUINA VIGORELLI CLAUDIA ZZ-A .GANHEI UMA DA MINHA IRMÃ MAS NÃO CONSIGO USA ,SEI QUE ELA TEM VARIOS TIPOS DE PONTOS ,MAS ACREDITO QUE NÃO ESTA REGULADO ..SE PUDER ME AJUDAR COM ALGUMA DICA FICO AGRADECIDA .ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lory, sobre a Vigorelli ZZA encontrei algumas informações que talvez te ajudem. Dê uma olhadinha: http://www.briansews.com/2010/05/vigo-what-vigo-who.html E assista a este video: https://www.youtube.com/watch?v=n1ijx5K41Lk
      Espero ter te ajudado. Sucesso com com a tua Vigorelli Robot ZZA Abraços.

      Excluir
  31. Olá ivani preciso de sua ajuda herdei de minha avó uma máquina vigorelli verde de pedal mas nao sei o que esta acontecendo nao esta formando o ponto so perfura o tecido me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catiane, você verificou se a agulha está na posição correta? A linha foi passada corretamente? A bobina foi colocada na posição certa? Aqui no blog você encontrará outras postagens sobre estes temas. Dá uma revisada em todos os passos. Estando tudo certinho ela fará os pontos. Qualquer outra informação adicional, me escreva. Boa sorte. abraços

      Excluir
  32. Oi Ivani,ganhei uma máquina vigorelli,o número de serie dela é 927418,e gostaria de saber se da para costurar qualquer tecido e se precisa trocar a agulha dependendo do tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, estou deduzindo que sua máquina é modelo standat, é isso mesmo? Se ela for realmente do modelo standart ela só faz costura reta, então você poderá costurar nela tecidos de lã, flanela, algodão: tricoline, popeline, cretone, percal, jeans etc. Tecidos com tramas flexiveis como malha de algodão, moleton, lycra e outros do tipo não, para estes tecidos o ideal é ter uma máquina tipo overloque. Você pode usar a agulha modelo universal código 2020 para costuras em geral. Dê uma consultada em minha postagem "Agulhas para máquinas de costura", aqui no blog mesmo, pois dependendo da grossura do tecido, você deverá usar agulhas mais finas ou mais grossas. Qualquer outra dúvida estou a disposição. Boas costuras na tua Vigorelli.
      abraços.

      Excluir
  33. Boa tarde , meu nome e Aparecida , comprei uma vigorelli zig zag ponteio n de serie 31573 ( nao sei ao certo pois alguns nr nao da pra ver direito) , mas nao consegui usar pois ela so funciona em retrocesso e eu nao entendo nada de máquinas de costura. Comprei no olx e nao tem como encontrar a pessoa q me vendeu para perguntar.Vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aparecida, provavelmente ela deve estar ajustada para fazer retrocesso, você teria como tirar uma foto dela para que possa visualizar os botões e tentar descobrir se é isso mesmo? envie para ivani.lovequilts(a)gmail.com
      Abraços

      Excluir
  34. Ganhei uma Vigorelli preta há 1 ano, toda original....mudei apenas o gabinete pq estava com cupim, ela veio até com certificado de garantia por 15 anos, foi comprada em setembro de 1954, teve apenas uma dona......e agora coloquei um motor nela....nossa ficou ótima...!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana drezzahbeatriz. Parabéns!!! Faça lindos trabalhos com sua Vigorelli. Abraços

      Excluir
  35. boa tarde Ivani, sinto o pedal da vigorelli um pouco resistente, teria como "amaciar" ele? ou ele tem mesmo uma cerca resistência ao pedalar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Loyda, talvez você precise trocar ou ajustar a correia, laceando ou apertando um tantinho. O pedal deve ser suave e atender ao comando. Se você pedala em falso ou seja pedala mas ele patina e não faz a máquina funcionar provavelmente a correia está com folga. Veja também se a parte metálica do próprio pedal não precisaria de alguma lubrificação para que os movimentos da estrutura metálica fique suave. Abraços

      Excluir
  36. Oii Ivani.... fiquei mto feliz em saber que está máquina é boa, pois meu sonho era ter uma máquina de costura, qdo solteira eu ajustada, fazia barras.... enfim me virava com uma bem velhinha que minha mãe tinha, nem lembro mais qual era a marca, mas era mto ruim... pontos frouxos embuxava td as linhas. Eu ia comprar uma nova, mas aí meu pai me disse que o amigo drle estava doando uma máquina. Cheguei lá vi uma cabeça de máquina verdinha e pensei.... poxa será que compensa arrumar? Hoje levei no conserto especializado da Singer, mas a minha e Vigorelli. Então Ivani eu li tudo o que vc relatou aqui sobre a máquina e fiquei feliz... pois estava com uma dúvida... será que vale a pena arrumar ou comprar uma nova? Vi tbm uma moça que esteve na Fátima Bernardes ela se chama Alana e faz suas costuras em uma dessas velhinhas costura reta tbm Singer. Agora tô feliz. Mto feliz!!! Vou passar horas arrumando, customizando minhas roupas. Obrigada por tirar nossas dúvidas!! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, tenha a certeza que você irá se surpreender com a sua Vigorelli. Vale a pena arrumar sim, pois é uma máquina muito boa. E depois você mesma poderá lubrificar de tempos em tempos e deixá-la sempre pronta pro trabalho. Fico feliz em saber que meu blog te ajudou. Boas costuras!!

      Excluir
  37. Oi Ivani td bem?
    Nossa eu fiquei mto feliz com tudo o que vc colocou aqui sobre a máquina Vigorelli, pois ganhei uma.
    Era o meu sonho ter uma máquina de costura e o amigo do meu pai estava doando uma e eu ia comprar uma nova. Cheguei lá e no uma cabeça de máquina Antiga Verde e pensei... será q compensa arrumar? Agora estou mto feliz, pois td o que vc relatou aqui tiraram nossas dúvidas. A minha levei para o reparo hoje... provavelmente vai ficar uns $140, 00 para arrumar e por motor. Não vejo a hora de buca-la!! Agora preciso de uma overlok... será que consigo ganhar uma? Rsrs.... Mto obrigada pelas dicas! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você ganhe e realize seu sonho, Silvia. Não sei te informar se o valor cobrado está alto ou não, mas considerando que você irá colocar motorzinho e fará uma manutenção geral, acredito que esteja valendo a pena. Abraços

      Excluir
  38. Pteciso de ajuda p usar minha vigorelli claudia zig zag....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli, infelizmente não tenho essa máquina para poder te ajudar. Espero que você consiga o manual. Se você levá-la em uma loja que venda máquinas de costura usadas provavelmente conseguirá boas dicas com o técnico. Boa sorte. Abraços

      Excluir
  39. Oi, boa tarde, estou tendo problemas com uma vigorelli antiga, ela esta embolando a linha na onde fica a bobina, eu abro pra dar uma olhada, limpo tudo, quando vou rodando com a mao aparentememte vai tudo normal mas quando ligo ela começa a embolar tudo de novo, o que pode ser? Tento achar algo na internet mas esta difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mithelly. A linha enroscada na caixa da lançadeira pode ocorrer por ter sido a máquina usada sem tecido debaixo do calcador, ou por ter começado a costura de forma errada, sem segurar os dois fios de linha atrás do pé calcador. Remova os pedaços de linhas e fiapos que estejam enroscados na lançadeira e inicie novamente.
      Verifique também se a Caixa de Bobina foi colocada corretamente.
      Veja aqui no blog: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/01/como-passar-linha-na-maquina-de-costura.html
      Se mesmo tomando estes cuidados o problema continua pode ser que a lançadeira da máquina esteja com algum problema, o que é difícil de acontecer.
      Boa sorte, espero que você consiga detectar o que está causando o problema. abraços

      Excluir
  40. Eu tenho uma vigorelli em casa,ela faz vários pontos e é elétrica e pedal mas ta com alguns problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa, talvez um técnico em máquina de costura possa regulá-la, acredito que valerá o investimento, pois é uma máquina muito boa. Abraços

      Excluir
  41. Boa tarde!! Obrigada pelo post Ivani! Estou iniciando meus trabalhos com a costura e tenho amado tudo.. A vó do meu marido me passou uma vigorelli pretinha que estava há muito tempo parada, chamamos um técnico e ele destravou ela enfim.. minha maior dificuldade está sendo em regular o ponto! O tensor é um terror para mim ,.. e eu já não posso chamar o técnico para regular já que ele cobra por cada visita.. ai menina, a linha da bobina aparece em cima, e tipo já mexi, mexi testei teste e nada... pode me dar uma dica prática para chegar nesse ponto perfeito que você nos mostrou?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, puxa que coisa o técnico deveria ter deixado a máquina ajustadinha para ser usada, que pena que ele não fez isso. Não desanime, regular a tensão do ponto é realmente uma tarefa chatinha, principalmente porque pode variar de uma linha para outra e de um tecido para outro, e é sempre um Deus nos acuda rsrs Tenha a certeza de ter colocado a linha superior corretamente. Vale a pena revisar todos os passos. Se a linha da bobina está aparecendo na parte de cima da costura ou a linha superior parecer reta (esticada) e aparecerem laçadas na parte de cima do tecido, isto indica que a linha superior está com muita tensão. Gire o botão do dispositivo de tensão para um numero menor (gire o botão para a esquerda, ou para o lado de trás da máquina). Gire um pouquinho só e faça uma costura de teste, se ainda não estiver ok gire mais um pouquinho e teste novamente até conseguir um ponto perfeito, é assim que eu faço. Boa sorte ai, espero que você tenha paciência suficiente e consiga encontra o ajuste correto. Boas Costuras!

      Excluir
    2. Ivani eu tenho uma que deve ter sido fabricada após a sua, e o ano de fabricação dela é 1956, então a sua deve ter sido anterior a isto.
      a minha tem ate um aparador para segurar o tecido enquanto costura,é eletrica, por este motivo acho que é mais nova que a sua, tenho certeza da data pq meu pai comprou qdo eu nasci e nela tem o selo do ano de fabricação e tenho certeza que a sua é bem mais rara e anterior a minha. temos relíquias. se quiser fotos eu te envio é so me mandar um email ou me procurar no Face.
      abraços

      Excluir
    3. Olá Sulinha Diniz, que legal!!!! Se você puder me enviar as fotos eu gostaria sim ♥
      pode enviar para ivani.lovequilts(a)gmail.com Desde já muito obrigada!

      Excluir
    4. Amanha eu tiro fotos dela e te envio

      Excluir
  42. Oi Ivani !! Kkkk estou com 65 anos e só hoje soube desse " quilt livre " ! Que que ę isso meu Pai do céu !!! Kkkkkk meconte pra que serve !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Aparecida, o quilting livre é uma das formas de acolchoar um quilt. Para fazê-lo os dentes impelentes da máquina deverão ser abaixados para que você possa comandar o andamento do trabalho e mover livremente formando desenhos com a costura. Falo mais um pouquinho sobre ele aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2012/04/patchwork-quilting-e-outras-definicoes.html
      abraços

      Excluir
  43. Tenho minha Vigorelli e amooo !! Comprei de minha irmã em 1972, pra fazer consertos caseiros , mas costuro de tudo , só não sabia desse tal de " quilt ! Kkk vivendo e aprendendo ! Por favor , me ensina o que é e pra que serve ! Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Maria Aparecida! E você sabe em que ano sua irmã comprou essa máquina? Acredito que no inicio dos anos 60, não? abraços

      Excluir
  44. Esqueci de dizer ! Minha Vigorelli é pretinha e tinha um móvel lindo em verniz de duas tonalidades com gavetas abauladinha ! Linda ! Mas me mudei muitas vezes de cidade e acabou danificando a madeira . , mas eu nuca quiz colocar gabinete ou outro modelo de caixa ! Quando eu souber como fazer , te mando foto ! É bem antiga e não é elétrica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma preciosidade, não é mesmo? E o ponto dela é maravilhoso, perfeito. Que bom que você manteve o móvel original. Adoraria ver a todo da tua Vigorelli, se não conseguir me enviar através do email. coloca a foto no teu G+. Vamos trocando informações. bom dia pra você!

      Excluir
  45. oi ivani estou com um problema ninha vigarelli está com o botão isolador folgado pra frente e para trás e a agulha não funciona por favor mim ajude Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Joselita, não sei ao certo como te ajudar. A folga foi no botão ou no eixo do botão? Você diz que a agulha não funciona, como assim ? ela não abaixa e levanta, é isso? Quem sabe com mais algumas informações a gente consegue uma luz, para solucionar. Abraços

      Excluir
  46. Boa Noite Ivani, eu ganhei de minha avó uma maquina dessa, preta, e ela esta embolando a linha no carrinho(bobina) ela não puxa a linha para cima, já verifiquei o carrinho, ele está rodando para o lado certo, vc tem alguma ideia do que possa ser. Tem como vc me enviar por email o manual dela, se possível com as fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia, que bacana você ganhar a máquina Vigorelli que foi da tua avó.♥
      Verifique se a agulha foi colocada corretamente. A parte plana do cabo da agulha deverá ficar encostado na barra da agulha. O olho da agulha fica de lado e a linha deve ser passada da esquerda para a direita. Segure a linha superior e abaixe a agulha rodando o volante, a linha de cima deverá laçar a linha da bobina.
      Infelizmente não tenho o manual original da Vigorelli, aqui no blog você pode encontrar o manual que fiz, todas as páginas poderão ser impressas clicando no botão verdinho "Print PDF" em baixo de cada artigo. Espero que você consiga resolver o problema. Se possivel me conte se deu certo. Abraços

      Excluir
  47. Boa noite Ivani, te agradeço pelo carinho em responder, fiz tudo que ensinou, inclusive imprimi suas informações, e desmontamos a preciosa(assim que apelidei minha máquina), lubrificados, e ufa enfim a Preciosa está funcionando e eu muito feliz, muito obrigada. Bjos carinhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E realmente ela é Preciosa! Que bom que deu certo e que ela está funcionando, fico muito feliz em saber. Espero que você faça lindos trabalhos com a sua Preciosa Vigorelli. Abraços

      Excluir
  48. Olá, minha mãe tem uma maquina vigorelli, a linha da canelinha não esta subindo para junto a outra do tubo.
    Se souber qual é o problema e/ou o que devo fazer me fala por favor.
    OBS: já conferir se a bobina esta colocada corretamente e está.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Verifique se a agulha foi colocada corretamente. A parte plana do cabo da agulha deverá ficar encostado na barra da agulha. O olho da agulha fica de lado e a linha deve ser passada da esquerda para a direita. Segure a linha superior e abaixe a agulha rodando o volante, a linha de cima
      deverá laçar a linha da bobina. abraços

      Excluir
  49. Bom dia Ivani
    Parabens por juntar todo esse povo em torno de uma Vigorellii!! Posso aproveitar teu texto inicial em meu blog (postagem "quem conhece a Vigorelli?", fazendo a referencia? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "O Antiquário". Pode sim, agradeço se colocar um link para este artigo. Abraços

      Excluir
  50. Boa noite Ivani
    Juntei tua matéria em meu blog, colocando o linck. Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Boa noite Ivani
    Mais uma vez por aqui. Descobri em Santa Cruz do Sul/RS, em antiquario, um luminoso da Vigorelli registrando: " a máquina de costura da familia brasileira".
    Vale o registro como curiosidade para os apreciadores da Vigorelli.

    ResponderExcluir
  52. A sua é irmã da minha. Idêntica. Meu marido vai mandar conserta ela pra eu aprender a coaturar.ela tem muito tempo que não foi usado. Ela deve ter mas de 30 anos. Era da minha sogra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha só que bacana!!! É ideal mesmo que seja feito uma manutenção para deixá-la pronta para uso. Boas costuras na sua Vigorelli!

      Excluir
  53. Ivani, acabei de resgatar a máquina da minha avó. Uma vigorelli linda, onde ela passou parte da vida costurando. A dela ainda tem o manual e tudo! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que preciosidade Natasha!!! Parabéns!!! Você sabe em que ano sua avó comprou a máquina? Adoraria ver uma foto dela. Que você faça lindos trabalhos com a Vigorelli da vovó. Abraços

      Excluir
  54. Priscilasantos_ipda@hotmail.comquarta-feira, 21 setembro, 2016

    Oi Ivani tenho uma vigorelli zig zag V75 sera que acho o manual? Pode me dar uma dica... obrigada
    Me responda Priscilasantos_ipda@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, Infelizmente não tenho o manual da Vigorelli V75, pra poder conpartilhar com você. Mas creio poder te ajudar se você me enviar uma foto que dê bem para ver os botões de ajustes.
      Abraços

      Excluir
  55. ola Ivani, me tira uma duvida quais os ponto q a vigorelli costura reta faz, que tipo de tecido ela costura, sou iniciante e comprei uma maquina pra mim tem 2 semanas e desde então venho procurando matérias sobre ela pois não sei costurar ainda kkkkk, desde já quero te parabenizar pois o blog é mara. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatyane, a Vigorelli tradicional só faz a costura reta mesmo. somente as máquinas mais modernas que fazem também zig-zag - algumas só fazem o ponto zig-zag mesmo.- outras tem uma vasta gama de pontos decorativos. Ela costura tecidos normal de algodão, lã e até sintéticos. Como é uma máquina resistente consegue costurar também tecidos mais pesados como Jeans, tecidos de estofamento e já ouvi dizer que algumas pessoas até fazem artesanato em couro com ela. Apenas tecidos com a trama em malha não são indicados por exigirem uma costura mais flexível como a overlock. Qualquer outra dúvida me escreve, se eu souber ficarei feliz em poder te ajudar. Bons trabalhos com sua Vigorelli. Abraços

      Excluir
  56. Olá Valdecir, Sou Milena de Jundiai, minha vó trabalhou na fabrica vigorelli quando era solteira... hoje ela está com 86 anos e lúcida. Pelo que ela me falou ela cuidava de algum setor do escritório. Eu tenho uma máquina de pedal, base de ferro completa e conservada, restaurei a madeira. Mas não tem data de fabricacao.. somente uma numeração de série em uma etiqueta e o número 8 em baixo relevo na base de ferro Se puder ajudar de alguma maneira.
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milenaa, eu sou a Ivani, que bacana você ter alguém tão próximo que fez parte da história da Vigorelli. Pois é dificil descobrirmos a data de fabricação das máquinas da Vigorelli. Alguns detalhes ajudam muito. Sua máquina é de que cor? Qual a numeração de série dela? Você teria como me enviar uma foto, pra eu poder ver alguns detalhes? abraços

      Excluir
  57. bom dia.tenho uma vigoreli programatic e nao consigo ajustar os pontos dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magaly, ajustar a tensão do ponto realmente exige um pouco de paciência e persistência, eu não tenho o manual da Programatic mas sugiro a você que coloque a tensão no zero e faça uma costura reta, ai aumente um pouquinho a tensão e faça outra costura paralela, e vá aumentando a tensão e fazendo nova costura até conseguir o ajuste ideal. Boa sorte ai. abraços

      Excluir
  58. Boa Noite Ivani! Tenho uma Vigorelli (passando de geração para geração), mas ela apresentou um problema, ao girar o volante não há movimento na barra de agulha, é coo se algo tivesse se soltado, gira normal mas a barra da agulha nem movimenta. O que você acredita que possa ser?? Me ajude... por favor...rsrsrs ... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo", verifique se o botão no centro do volante não está solto.
      Para encher as bobinas temos que liberar o volante e talvez ele tenha ficado nessa posição, ai a barra da agulha não se movimenta. Se for isso aperte o botão e a máquina voltará a funcionar normalmente. Se possível depois me diz se era isso mesmo. Abraços e boas costuras em sua Vigorelli.

      Excluir
  59. Francisco L. Takatsdomingo, 12 março, 2017

    Ola Ivani, meu nome e Francisco e eu ja lhe escrevi uma vez a respeito da Vigorelli Robot, nao sei se voce lembra. Mas voce passou meu e-mail para a Flavia de Minas Gerais onde ela pede o manual da Robot ZZ-A. Como eu tente levantar alguns dados desta maquina acabei descobrindo uma fabricada na Italia que tem quase as mesmas caracteristicas, entretanto nao sei quem a lancou de fato. O importante e que agora eu possou 3 destas preciosidades incriveis. Detalhe, eu nao costuro mas possuo cerca de 28 maquinas em perfeito estado, funcionando. Tudo começou como um hobby que acabou virando coisa seria. Hoje faço restauraçoes e recuso-me a permitir que algumas acabem parando nos sucateiros a nao ser que nao haja mais soluçao a vista. E olhe que e inacreditavel o que se joga fora!!!. Mas meu contato hoje nao e para ficar me gabando mas sim, lhe dar uma boa noticia, caso alguen necessite o manual original da Robot 45, eu posso deixa-lo a disposiçao de todos pois sei como e dificil inclusive obter-se qualquer informaçao a respeito. Eu acho tambem que a Vigorelli, infelizmente, nasceu, cresceu e morreu no pais errado, no lugar errado e na data errada. Uma verdadeira pena.
    Abracos
    Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, Muito bacana você estar "salvando" estas máquinas pois elas foram fabricadas para durar, não são produtos descartáveis. Bacana você disponibilizar o manual da Robot 45. Onde o pessoal poderá encontrar, na tua página do G+ ? Talvez essa máquina italiana tenha sido fabricada pela Vigorelli da Itália. Abraços

      Excluir
    2. Olá, você conseguiria manual da vigorelli super robot? O povo tá cobrando caro!!!

      Excluir
    3. Letícia, estou tentando conseguir.

      Excluir
  60. Olá Ivani,tenho uma Vigorelli que era da minha mãe "relíquia" não estou conseguindo usar, giro o volante e a agulha nao puxa a linha, a linha nao passa pela lançadeira a agulha nem desse, pode me ajudar po favor?
    Obrigada! Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia. Puxa que estranho. Será que o volante não está solto, na posição indicada para encher a bobina? Nessa posição a agulha não deve descer. No centro do volante tem um botão prateado, é o botão isolante, verifique se ele está apertado (veja aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/04/como-encher-bobina.html )
      Depois disso verifique se a agulha está colocada corretamente. A parte plana do cabo deve ficar encostada na barra da agulha para que ela lace a linha da bobina.
      Espero que você consiga solucionar o problema e faça lindas costuras com a tua "relíquia". Se der certo me conte. abraços

      Excluir
    2. Olá Ivani,já verifiquei o botão isolante está apertado,a agulha pelo que vi acho que está ok, quando disse a "agulha não desce" acho que não disse corretamente, a agulha desce só até perto dos dentes,não chega a dar a laçada na linha,a linha não passa pela lançadeira.O que pode ser?
      Obrigada! Lia.

      Excluir
    3. Oi Lia, pode ser que tenha pedaços de linha travando a lançadeira. Tente movimentar o volante para frente e para trás enquanto observa a área do porta bobina para ver se tem algo lá. Normalmente isso acontece quando por exemplo a linha quebra e fica enroscada em partes da lançadeira. Removendo os pedaços de linha deve liberar o funcionamento.

      Excluir
  61. Oi Ivani, ontem ganhe de presente una maquina Vigorelli portátil, pero não sei nada de nada e hoje encontre seu blog maravilhoso que ajuda a muitas pessoas. Eu quero encontrar um manual de esta maquina, pois é bem difícil para mim, so conheço a Singer antiga que era mia mãe. Agradeço qualquer ajuda. Obrigada Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarissa, que maravilha de presente!
      Você poderia me enviar uma foto da tua máquina Vigorelli portatil para eu ter certeza de qual o modelo dela? envie para ivani.lovequilts(a)gmail.com
      Fico no aguardo para poder te ajudar. abraços

      Excluir
  62. obrigada sua postagem sobre vigorelli me ajudou bastante,já estava desistindo de usar minha máquina.Muito obrigada felicidades sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lilica, fico feliz em saber. Faça bom uso de sua máquina.
      Abraços

      Excluir
  63. Oi amiga costureira. Não troco minhas máquinas singer e vigorelli antigas por essas máquinas modernas que são todas de plástico. Infelizmente a vigorelli faliu e a singer decaiu fabricando essas máquinas de péssimas qualidade.Quanto a limpeza de sujeiras encrustadas eu lavo minhas máquinas com querozene e depois de secar eu lubrifico, ficam macias para costurar.

    ResponderExcluir

Que bom que você vai deixar um comentário.
Seus comentários me incentivam e me fazem feliz.
É bom receber sua visita.
Obrigada!
Your comnents makes me happy. Thanks.