terça-feira, 26 de novembro de 2013

QUIABO e DIABETES

Quando fiz a postagem em 20/Fevereiro/2011 sobre  a receita de QUIABO COM CARNE MOÍDA, não sabia das dicas de que o quiabo ajuda a controlar a taxa de diabetes.
Sábado, a amiga Claudia L. estava pesquisando na net e acabou encontrando um vídeo da KTV Canal 15,  afiliada da TV Cultura na cidade de Cacoal - RO, e percebeu que no decorrer da matéria  minha foto foi incluída (aos 38 segundos e 1:44). 
Quem quiser saber as dicas que deram aqui está o vídeo:

Alimente-se bem. Cuide-se.

Editado em 06/01/2014 para incluir as informações da Dra. Christiane Sobral Coordenadora do Centro de Diabetes do Hosptal Sírio-Libanês (SP)

É necessário tomarmos muito cuidado com reportagens e artigos que revelam que algum alimento, chá ou planta melhoram ou "curam" o diabetes. O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) que necessita prioritariamente de acompanhamento médico e ainda não tem cura.

No novo quadro do programa do Luciano Huck, o que foi apresentado é que o quiabo poderia diminuir a absorção de carboidratos (açúcares) ingeridos, pela seu alto conteúdo de fibras alimentares e, desta forma, impedir uma elevação das taxas de glicose. A ingestão de qualquer alimento não substitui as medicações diárias e necessárias para um ótimo controle do diabetes. Devemos deixar claro que não se pode abandonar o tratamento e o acompanhamento médico da doença utilizando-se um ou outro alimento. Aconselho muita cautela quando ouvirmos notícias com esses parâmetros. Não há nenhuma comprovação científica.

A utilização do quiabo em nossa alimentação é essencial, assim como outros alimentos devido ao seu alto teor de fibras. Eles deixam a digestão mais lenta e reduzem a absorção dos carboidratos da dieta. É o caso, por exemplo, do espinafre  que melhoram a ação da insulina.

Porém, o controle do diabetes depende essencialmente de cinco elementos primordiais: alimentação saudável, perda e /ou manutenção do peso ideal, atividade física (pelo menos três vezes por semana), tomar as medicações indicadas pelo seu médico corretamente e educação sobre diabetes (conhecer mais sobre a doença que não é um bicho de sete cabeças). É importante salientar que as pessoas com diabetes, principalmente crianças com DM1, em sua maioria, necessitam de aplicações diárias de insulina.

Não realizem qualquer alteração no tratamento do diabetes sem antes consultar seu médico endocrinologista.

6 comentários :

  1. Respostas
    1. rsrs fique a vontade, você é de casa. bjs

      Excluir
  2. Que dica ótima, gosto muito de quiabo e com carne moída, é um par perfeito! Obrigada, bis Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso tentar outras receitas, porque sempre que compro quiabo faço com carne moída. Fica muito bom. bjs

      Excluir
  3. Leiam a posição da Coordenadora do Centro de Diabetes do Hosptal Sírio-Libanês (SP), Dra. Christiane Sobral, sobre o Quiabo e Diabetes:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=678996898799836&set=pb.123164884383043.-2207520000.1389036087.&type=3&src=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-frc3%2F996979_678996898799836_943294873_n.jpg&size=400%2C389

    https://www.facebook.com/christiane.sobral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! É sempre bom tem a opinião de pessoas entendidas do assunto. E claro, seguir sempre as recomendações de seu médico e nunca substituir ou trocar o medicamento indicado sem conhecimento do médico. Estou transcrevendo acima o texto da Dr, Christiane Sobral.

      Excluir

Que bom que você vai deixar um comentário.
Seus comentários me incentivam e me fazem feliz.
É bom receber sua visita.
Obrigada!
Your comnents makes me happy. Thanks.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...