sábado, 22 de fevereiro de 2014

Testando a caneta FRIXION

Ela surgiu no mercado de patchwork, como sendo a nova sensação do momento. Fácil de usar e remover, bastando passar a ferro ou mesmo aplicar ar quente do secador e todas as marcações desaparecem.

Tudo indicando que agora as quilters e "patchworkeiras" assim como bordadeiras de ponto cruz haviam encontrado a solução pros seus problemas. Esta disponível no mercado a caneta FRIXION, importada e  fabricada pela Pilot.

Aí, outro dia, chamou a minha atenção o fato de uma de minhas amigas ter comentado que uma das cores da caneta (se não me engano a vermelha) era mais difícil de desaparecer do que a roxa e que dependendo do tecido que ela havia sido usada ficava um "fantasma".

Quase que ao mesmo tempo, encontrei por acaso um artigo em um blog de uma quilter americana, sobre problemas com a tal caneta.

Eu as havia usado para marcar um quilting em um dos trabalhos que terminei em Janeiro, (mostrei o trabalho concluído, AQUI)
Nesta primeira foto vocês poderão ver as marcas que fiz para fazer o quilting:
Marcação do Quilting com as canetas rosa e roxa
Na sequência, depois do trabalho acolchoado ele foi passado a ferro e todas as marcas realmente desapareceram:
Depois do quilting feito, remoção das marcas com o ferro de passar
Fotos do trabalho concluído, indicando que tudo estava de acordo com o esperado. 
Toalha individual americana finalizada
Decidi então fazer alguns testes. E os resultados que consegui não são nada animadores.

Se as marcas desaparecem com o calor, será que elas reaparecem com o frio?

Teste Nº 1:
Teste Nº 1
- Enrolei o trabalho, coloquei dentro de um saquinho plástico e deixei por 2 dias dentro do congelador.
- Ao retirar do congelador e abrir o trabalho...lá estavam elas, todas as marcas voltaram.


Teste Nº 2:

-Deixei de molho com sabão de coco líquido por 2 horas, passei sabão de coco em pedra, esfreguei e enxaguei.
- Coloquei no varal para secar.

OBS: Estamos em pleno verão, e nenhuma marca apareceu.


- Enrolei novamente o trabalho, coloquei dentro de um saquinho plástico e deixei por 1 dia dentro do congelador.

- Ao retirar do congelador e abrir o trabalho... as marcas voltaram a aparecer, embora um pouquinho menos perceptíveis.




Conclusão:  embora pareça que as marcas tenham desaparecido, na verdade elas continuam lá. 
Por sorte vivemos em um país tropical onde raramente as temperaturas no inverno chegam próximas a marca de 0º C, porém, à partir de agora não me sinto confortável para utilizá-la novamente em outros trabalhos. 
Nem tudo que se vê, é o que realmente é

A caneta FRIXION não foi desenvolvida para uso específico em artesanato: patchwork, quilting e bordados.
Na descrição no site de uma empresa brasileira que a comercializa as informações são as seguintes:
Descrição
- PILOT FRIXION ROLLER-BALL
- CANETA QUE APAGA
- CANETA E APAGADOR EM UMA UNICA PEÇA
- TINTA QUE APAGA COM FRICÇÃO,
- PERMITE ESCREVER, APAGAR E RE-ESCREVER FACILMENTE, SEM POEIRA E NÃO QUÍMICO.

Aprendi que antes de utilizar qualquer nova maravilha que surja, mesmo que tenha sido indicada por uma profissional da área,  é melhor testar de várias maneiras antes para não correr nenhum risco de ter um lindo trabalho estragado e marcado para sempre.

A peça na qual usei a caneta era pequena e sem grande importância, embora tenha sido catalogada como meu 1º UFO. E agora me lembrei que a utilizei também para marcar um lindo bordado em ponto cruz, que mostrei aqui...que lástima!

A dica que fica é: Façam o teste que fiz e verifiquem se com vocês acontece a mesma coisa, antes de utilizá-la em um novo trabalho.

Alerta: Cuidado!

Se descobrirem uma maneira de fazer as marcas desaparecerem definitivamente, me avisem.

14 comentários:

Jussara Machado disse...

Olá amiga,
que chato esse negócio, né? Eu ouvi falar sobre essa caneta há um tempo, mas tinha até esquecido dela, e agora não compro mesmo. Melhor ficar com aquela fantasma de sempre.
Beijos, beijos e mais beijos
Jussara

Jan disse...

Jan from Sew and Sow Farm sent me from the 5 Days x 5 Giveaways!
I love your blog.

artes e arteirices disse...

Pena saber disso, seria muito mais fácil se funcionasse de forma definitiva.... mas valeu a dica

Ivani disse...

Pois é Jussara. Agora eu aprendi (rsrs). Sem testar não dá pra confiar. Melhor mesmo ficar com as canetinhas que já usamos a muito tempo e nunca deram problemas. Boa semana. Beijos.

Ivani disse...

verdade Mara. Abraços

Paula Louceiro disse...

Ivani, eu nem conhecia essa caneta. Muito bom seu post e muito esclarecedor.
Eu uso aquelas que apagam com água, porque aquelas que somem com ar depois de uns dias pra mim não deram certo, elas já começam a apagar logo depois de riscado.
Adorei os testes que você fez.
Bjokas

Valéria Burle disse...

Acredito que se a gente usar para os contornos com a mesma cor que vamos usar nem dá problema... mas para quilting acho que não dá mesmo!!! Que Pena!!

MARLI RAMIRES disse...

ahhhh danadas! não foram feitas para isso né Ivani!?
Obrigada por compartilhar seus testes!
Se eu tiver alguma experiência te aviso!
beijus

Ivani disse...

então né?! Ok Marli, avise sim. bjs

Cris Pires disse...

Oi Ivani,usei essa caneta e pior,não apagou com o ferro de passar. É uma colcha de casal e estou tentando de tudo para tirarr o risco e nada!
Estou muito chateada e com esperança de conseguir limpar a peça que é uma encomenda.
Pesquisei na internet e o único blog q fala a verdade sobre a frixion é o seu.
Se souber uma receitinha de como tirar o risco ,por favor conte prá gente!
Obrigada!
Cristina Pires

Ivani disse...

Puxa Cristina, que lástima, sinto muito. Até o momento não consegui nada definitivo para tirar as marcações. Vamos continuar fazendo testes. Se você descobrir algo por favor me avise também. Abraços

silvia disse...

Olá Ivani, entrei no seu blog para ler o comentário sobre a caneta, mas resolvi comentar sobre o quilt da peça, que lindo!! Tenho muita dificuldade para quiltar minhas peças e no final fico com as linhas retas mesmo, parabéns! Adorei seus trabalhos. Bjs

Ivani disse...

Olá Silvia, agradeço por tua atenção e carinho. O Quilting reto também tem seu charme, gosto muito. Volte sempre. Abraços

Aline Marilac Gabeira disse...

Procurei no google sobre uma solução para os riscos não apagados da frixion da Pilot e quase entrei em pânico em saber que realmente ela não apaga! PErdi duas peças por conta dos riscos. Duas peças bordadas! Uma pena.