sexta-feira, 28 de março de 2014

Nine Patch Simple Star

Era uma vez um menino em tratamento no Hospital de Câncer de Barretos e que se inscreveu no projeto Love Quilts Brasil, solicitando um Acolchoado de Amor de Motos.
Os blocos bordados em ponto cruz estavam prontos e faltava apenas decidir qual jogo de blocos em patchwork usar. Na prateleiras tínhamos algumas opções ótimas de blocos neutros que ficariam excelentes num acolchoado para menino. Porém lembrei de um pequeno retalho com estampa de motos que sobrou da montagem de outro Acolchoado de Amor. Seria um bom momento para utilizá-lo, certo? Olhando melhor as caixas de retalhos encontrei estes outros tecidos que formariam uma combinação legal.
Bastaria decidir como montar os blocos.


Nine Patch Simple Star

Fiz alguns desenhos a mão em alguns pedaços de papel e só quando já estava cortando os tecidos é que surgiu a idéia de montar um bloco Nine-Patch com o tecido de motos no centro de uma estrela.





Procurei pela net mas não encontrei o nome deste bloco, então decidi chamá-lo de Nine Patch Simple Star. Porque é bem simples de fazer.

Tutorial Nine Patch Simple Star:

Tecidos necessários  para a montagem de 1 jogo de 13 blocos com tamanho final de 30cm:

Que serão cortados  com as seguintes medidas para cada bloco:
tecidos cortados para a montagem dos blocos

Como montar os blocos:
1 - Primeiro risque com um lápis uma linha diagonal em todas as unidades de 6,5cm. Essa linha servirá como guia de costura.

2 - Coloque 1 dos quadrados menores no canto de um quadrado do tecido neutro

3 - Costure rente a linha, de modo que a agulha encoste na marca. Faça a costura margeando a marca diagonal, do lado do canto do quadrado.

4 e 5 - Se você for como eu e odeia desperdício, antes de cortar, passe uma segunda costura paralela e depois corte com uma tesoura ou com o cortador circular bem no meio entre as 2 costuras. A margem de costura ficará um pouco menor, mas isto não será um problema.  
Ao final você terá um bônus de 104 mini HST, praticamente prontos para usar em outro trabalho, digo praticamente porque pode ser que seja necessário refilá-los antes de usar.  Aprendi isso com Bonnie Hunter - Aqui



OBS - Caso não queira aproveitar os pequenos triângulos dos cantos então corte a 0,75 da costura, removendo o excesso de tecido. E saiba que eu adoraria que se ao invés de você os jogar no lixo você os enviasse para mim, sério!  

IMPORTANTESinta-se a vontade para fazer da maneira que achar melhor. Em patchwork existem muitas maneiras de se fazer a mesma coisa, conseguindo o mesmo resultado, portanto a técnica utilizada não é algo rígido. O importante é cada um fazer como  conseguirá o melhor resultado. Afinal o que  dá certo pra uns não funciona para outros. Neste tutorial estou te mostrando como eu fiz, ok?

6, 7 e 8 - Repita o processo do outro lado, formando 2 pontas da estrela.

9 - Unidade pronta.

Agora vamos costurar as unidades e montar o bloco, usando sempre margem de costura de 0,75cm (pézinho da máquina).
1 - posição das unidades;

2 - Costure a primeira unidade com a segunda unidade de cada carreira.
Em seguida costure em cada carreira a unidade da terceira coluna;

3- coloque a primeira carreira sobre a segunda carreira (frente do trabalho com frente do trabalho) e alfinete para segurar tudo em seu devido lugar. acertando bem o encontro das costuras.  Costure. 

4- Agora una a terceira carreira, como foi feito acima. E o bloco ficará pronto. 

Passe o bloco.

Os blocos deverão estar medindo 31,50 X 31,50cm para que no quilt tenham o tamanho final de 30 X 30cm.


Veja como muda a aparência deste bloco, conforme as cores e disposições na montagem:

**Atualização para mostrar o resultado final:

Este jogo de blocos em patchwork foi feito para o Acolchoado de Amor do Gustavo,  entregue em 15 de Novembro de 2014. Clique aqui para ler o relato da entrega e ver outras fotos.

Nenhum comentário: