sábado, 12 de setembro de 2020

Dia Internacional do Crochê

Esta semana, enquanto eu estava fazendo crochê, trabalhando em uma nova mantinha, fiquei me questionando e refletindo sobre quem teria inventado o crochê.

Em uma pesquisa rápida  descobri que existem várias teorias e que ninguém tem certeza absoluta sobre a origem do crochê,  e que o termo crochê é nórdico.

Alguns historiadores afirmam que os trabalhos em crochê tiveram início na Pré história. Mas como o conhecemos hoje a teoria mais fortemente aceita é que foi desenvolvida no século XVI, provavelmente tendo origem na Arábia chegando a Espanha pelas rotas comercias, através do Mediterrâneo.

Enfim nunca saberemos quem foi que um dia  teve a brilhante idéia de usar um gancho e criar algo,  ou quem mais tarde criou inúmeros pontos que nos possibilitam fazer mantas, acessórios, vestuário, peças de decoração e brinquedos.

O que sei, é com quem aprendi a fazer crochê. 

Tive o privilégio de nascer em uma família de mulheres virtuosas. Mulheres que bordavam, tricotavam, faziam crochê e costuravam. 


Cresci admirando trabalhos lindos feitos por mãos habilidosas, mãe, avó, tia, primas todas prendadas.


Foi minha mãe, Olga quem me ensinou, quando eu ainda era criança a pegar na agulha e a fazer um cordão de correntinhas, enquando ela mesma também fazia crochê.  E depois que eu estava craque e tinha feito metros de correntinhas me  ensinou, com toda paciência,  os pontos básicos.

Na escola tínhamos aula de trabalhos manuais e lembro perfeitamente de uma bolsa azul e de uma almofada que fiz em crochê e com os quais tirei nota máxima, não poderia ser diferente, com a supervisão que tinha em casa, o trabalho tinha que sair perfeito.


Esta foto, tirada quando fomos passar uns dias na casa dos primos Durval e Carminha em Ouro Fino, MG em Julho de 1973. 

Meu pai com minha mãe no centro,  e a prima Isaura, as duas fazendo hexágonos com 3 fios de lã fininha, aquelas de cone, usadas para fazer  tricô a máquina.



Assim que  voltamos para São Paulo, minha mãe  comprou os cones e fez uma 
colcha para a minha cama, com 66 hexágonos com 12 carreiras cada.
Colcha, que tenho até hoje e está em perfeito estado. 

Fala a verdade é ou não é muito amor que ela colocou em cada pontinho?

E hoje, 12 de Setembro é celebrado o dia internacional do Crochê. 

E eu não poderia deixar passar em branco, pois é uma arte que me remete a lembranças de uma época maravilhosa.

Neste 12 de setembro de 2020, um ano tão difícil, ter boas recordações enche meu coração de alegria. 

Gratidão mãe por ser até hoje a minha inspiração. Mesmo você não estando aqui ao meu lado fisicamente, está nas minhas melhores lembranças e no meu coração. Te amo mãe.


E inspirada na  colcha,  que minha mãe fez pra mim há 47 anos, fiz esta para o projeto Quadradinhos de Amor São Paulo.

Assim que conseguirmos voltar ao normal ela será entregue em algum asilo e aquecerá algum idoso. 



Você procura por mais inspiração?
Visite Slow Sunday Stitching 


10 comentários:

Unknown disse...

Que linda história! Fez me lembrar como aprendi a fazer crochê,foi com minha Tia Maria que morava em Ribeirão Preto, onde muitas vezes passei minhas férias escolares,e em uma delas minha tia começou a me ensinar, ela fazia peças maravilhosas para casa,para presentear e até mesmo vender,estava sempre cheia de encomendas. Ela me disse é importante aprender fazer uma prenda isso além de te distrair pode te ajudar financeiramente, também tornar sua casa mais bonita e sem contar que os rapazes valorizam moças que saibam fazer alguma prenda. E foi assim que minha história no crochê começou, e hoje recém aposentada retomei essa arte através dos Quadradinhos de amor,que vêm me proporcionando uma paz e muito prazer a cada pontinho que faço.

Ivani disse...

Amei conhecer sua história junto ao crochê! Muito bom podermos fazer parte desta corrente do bem chamada Quadradinhos de Amor. ♥

Quilter Kathy disse...

What a wonderful story and I love the 1973 photo of the family doing their hand work! Enjoy your hand stitching!

Kim disse...

How delightful to grow up around ladies of your family who always knitted and crocheted. You could not but help learn these fabulous skills as you watched family members stitch away. Those hexagon blankets that your mother so lovingly crocheted for you are gorgeous. I especially love the blue, white and grey one....so, so very pretty.

Vireya disse...

Happy family memories, of a skill being passed on to the next generation. That hexagon blanket your mother made for you is wonderful!

Miaismine disse...

What a beautiful heritage of strong, talented women you have! You are so blessed! Thank you for sharing such beautiful pictures and stories.

Ivani disse...

Hi Vireya, how are you doing?
Thank you I love my blanket, it carries great memories.
Thanks for visiting

Ivani disse...

Thank you so much Kim!
These blankets are handled with love and care, They carry special memories

Ivani disse...

Hi Miaismine,
Thank you for visiting !

Ivani disse...

Thank you so much Kathy!