domingo, 25 de maio de 2014

Dentes impelentes - como abaixar

Dentes impelentes são aqueles dentinhos que ficam embaixo do pé calcador e que transportam o tecido quando se está costurando.

Para bordar, cerzir ou fazer quilting livre, é preciso abaixar  ou isolar os dentes impelentes para que o comando de movimentação do tecido fique em suas mãos.

Minha Máquina de Costura VIGORELLI tem um botão na base da máquina. É o Botão dispositivo para abaixar ou erguer os dentes impelentes.

Girando o botão para a esquerda (#) os dentes impelentes abaixam. 

Posicionando o botão para a direita (---) os dentes impelentes sobem, esta é a posição para costura reta.

Alguns modelos da VIGORELLI  e outras máquinas antigas  não possuem este botão. O que fazer?

A minha ELGIN FUTURA também não tem esse botão.

Para isolar os dentes impelentes é preciso usar um acessório isolante, também conhecido como guia isolante,ou placa de cobertura. 

Essa placa de cobertura é instalada no furo da chapa da agulha e fica presa com a chapa corrediça, assim ela cobre e isola os dentes impelentes.

Esse acessório não custa caro e pode ser adquirido em casas especializadas em conserto e manutenção de máquinas de costura. 

Algumas máquinas elétricas de costura, um pouco mais modernas, usam uma plaquinha plástica para cobrir e isolar os dentes.

6 comentários :

  1. como devo fazer para cerzir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, coloque a cobertura dos dentes impelentes, com ela instalada você é que irá mexer o tecido de um lado para o outro ou para frente e para trás. Ou se sua máquina tiver o botão dispositivo para abaixar os dentes, abaixe-os. Coloque um tecido sob o local que deva ser cerzido Vá costurando fileiras de pontos em volta do local que quer cerzir. Lembre-se que deve guiar o material, uma vez que os dentes impelentes não estão funcionando.
      Comece a costurar para frente e para trás pelo furo da roupa. Faça costuras bem próximas uma das outras e depois em direções diferentes, até estar satisfeita com o resultado. Bons trabalhos.

      Excluir
  2. Então,faço isto que voce está explicando com o próprio pé calcador ou preciso trocar?eu já tentei fazer deste jeito,mas não consigo fazer o tecido se mover.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer sim com o próprio pezinho calcador da máquina, eu não troco não. Talvez sua máquina esteja com muita pressão no pé calcador e por isso esteja sendo difícil para movimentar o tecido (roupa) que está sendo cerzida. Uma idéia que talvez funcione mas que dará mais trabalho seria costurar, rodar a peça de roupa e costurar no sentido inverso, já que você não consegue movimentá-la. Ou se sua máquina tiver a opção, utilizar o retrocesso. Abraços

      Excluir
  3. Oii como usar essa plaquinha transparente que veio na minha máquina e nem sabia para que servia ? VC poderia demonstrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a plaquinha transparente deve ser encaixada sobre a chapa da agulha, o vão central é onde a agulha irá passar.

      Excluir

Que bom que você vai deixar um comentário.
Seus comentários me incentivam e me fazem feliz.
É bom receber sua visita.
Obrigada!
Your comnents makes me happy. Thanks.