Sou uma pessoa que aprecia uma boa comida, principalmente se ela for preparada por outra pessoa, que não eu (rsrs). É muito bom ir a cozinha COMER. Confesso, até me viro na cozinha, mas preparar alimentos não é o meu forte, embora faça isso diariamente.
Tenho uma gaveta repleta de receitas, as mais variadas: recortes coletados de revistas, jornais e embalagens de produtos. Várias revistas e publicações específicas como: Pães, Tortas, Bolos, Doces, Salgadinhos, Biscoitos, etc, receitas trocadas com as amigas, anotadas de programas de televisão e pesquisadas na internet. E diversos livros e livretos, dos quais os mais interessantes são:
Caderno de Receitas – Quitutes da Tia Esther
Coleção União Receitas de Sucesso – Bolos – 2010
Receitas Deliciosas – Testadas e Aprovadas – Distrito 461 Rotary - 1989
A Saúde vem da Cozinha – Lydia N. Siqueira – 2ª Edição - 1980
Receitinhas para Você – Coleção SESI 17ª Edição - 1980
O Cardápio Nacional – C.M. de Mello Dias – 11ª Edição - 1961
Açúcar União – 2º caderno - 1961
Dona Benta Comer Bem - 23ª Edição – 1946
Receitas Culinárias Royal – 1945
Receitas de Cozinha com a Maizena Duryea – (1935 ?)
A maioria destes livros e livretos são heranças deixadas por minha mãe. Verdadeiras relíquias saborosas que alcançaram o século XXI.
Além de receitas deliciosas encontram-se nestes exemplares verdadeiros achados em forma de dicas e informações sobre utensílios de cozinha, conselhos úteis, importância dos alimentos, preceitos de higiene alimentar, alimentação dietética e utilização de produtos alimentícios para outros fins que não os culinários.
Curiosidades e achados que encontrei (copiei abaixo o texto com a grafia utilizada na publicação):
FERMENTO EM PÓ – Use as quantidades estipuladas nas receitas. Nos bolos, o excesso de fermento em pó tende a fazê-los crescer demais, do que pode resultar não manterem a sua estrurura, podendo, neste caso, baixarem de volume no forno. Se usarmos fermendo em pó de menos, o bolo ficará pesado e massudo. Sempre peneire o fermendo em pó 3 vêzes com a farinha, afim de evitar os buracos e a textura desigual nos bolos. Ao fazer bolos, biscoitos e outras massas, o fermento em pó nunca deve ser misturado ao leite ou aos ovos: sempre peneire-o com a farinha.
- livreto Receitas Culinárias Royal – página 3
FERMENTO – É uma composição destinada a dar mais leveza à massa, tornando-a menos indigesta. O sucesso de um bolo ou duma preparação culinária depende muitas vezes da boa qualidade do fermento empregado. Em princípio todos têm a mesma composição química, variando apenas no cuidado e esmero na fabricação. Há de diversas marcas, umas melhores que outras. O fermento de cerveja encontra-se nas padarias; os demais são vendidos, em pó, nos armazens.
Formula comum de pó (fermento). 100 grs. De cremord e tártaro, 50 grs. de bicarbonato de sódio e 100 gramas de araruta. Misturam-se bem esses ingredientes, peneram-se, tornam-se a misturar, passam-se novamente por peneira bem fina e assim se procede até se obter uma mistura perfeita.
- Dona Benta Comer Bem – página 299
Fermento em Pó
100 g de bicarbonato de sódio, 100 g de maisena, 200g de cremor de tártaro. Tomam-se os ingredientes e peneiram-se juntamente umas seis ou sete vezes. Guardar-se em vidro ou em lata hermèticamente fechada para evitar umidade.
Este fermento substitui o fermento inglês.
- O Cardápio Nacional – página 214
Anos atrás testei a receita do Fermendo em pó do Cardápio Nacional e funcionou muito bem. Então se um dia você não tiver a embalagem do Fermento em Pó e dispor dos ingredientes, faça seu próprio Fermento em casa.
sobre o AMIDO DE MILHO:
Este livrinho é dedicado ás Senhoras Brasileiras pela Refinação de Milho, Brazil S/A, unica Companhia que fabrica a MAIZENA DURYEA no Brasil.
Ha mais de oitenta annos que a marca MAIZENA DURYEA é synonimo de pureza.
A MAIZENA DURYEA vende-se exclusivamente em pacotes amarellos, já muito conhecidos, os quaes trazem o nome do seu primeiro fabricante: Duryea.
Cautela com as imitações!
EXPERIMENTE USAR A MAIZENA DURYEA NO BANHO E NA TOILETTE DO BEBÊ.
EMPREGADA NO BANHO, ESPECIALMENTE NO TEMPO DE CALOR, REFRESCA E AMACIA A PELLE.
E QUANDO NÃO TIVER TALCO EM CASA, EXPERIMENTE A MAIZENA DURYEA. É TÃO PURA E FINA QUE O SEU EFFEITO SOBRE A PELLE SERÁ SUAVIZANTE.
A MAIZENA DURYEA (uma colher de café) substitue uma gemma nos pratos que precisam de muitos ovos.
A MAIZENA DURYEA, na proporção de duas terças partes para uma terceira parte de farinha de trigo, fórma uma sêmola muito conveniente para um caso de difícil digestão.
A MAIZENA DURYEA torna a carne mais digerível.
A MAIZENA DURYEA (uma pitada num saleiro) impede que o sal se agglomere e se petrifique.
A MAIZENA DURYEA applicada immediatamente sobre óleo ou graxa, quando derramados na roupa, absorve completamente a matéria gordurosa sem manchar.
- Receitas de Cozinha com a Maizena Duryea – páginas 1, 3 e 6
EQUIVALÊNCIA DE MEDIDAS
Mais............1 colher de sopa ..............15 gramas
½ xícara de chá................50 gramas
1 xícara de chá................100 gramas
Receitinhas para você – pagina 26
Bom, por hoje é só.
Tentarei colocar outras curiosidades em breve, e claro alguma receita do tempo da vovó.
E você tem muitos livros de receitas?
Qual o livro de receitas mais antigo em sua Biblioteca Culinária particular?
Uma boa semana!
abraços,
Ivani
4 comentários:
Oi querida
Acabei de chegar e vim dar uma olhadinha das coisas.
Estou vendo que este assunto está bombando no LQ...rsrsrsrs, logo vou falar sobre meus livros também, viu?
Beijocas no coração
Oi amiga,
adorei esta postagem, sempre estamos aprendendo não é? Muito uteis todas as informações.
Eu tambem já tive muita papelada de receitas, mas ano passado, fiz uma catança e dei embora muita coisa que eu não estava usando.
Beijos
Jussara
Que legal poderia colocar as receitas da maizena e royal pra gente.
Preciso testar algumas e coloco sim. Agradeço por tua visita "Anônimo".
Abraços
Ivani
Postar um comentário