Existem vários métodos de aplicação: a "Virada da Agulha" (Needle turn) é sem dúvida o mais tradicional.
Não sou uma expert com a "Virada da Agulha" e não consegui com ela algo que me agradasse, preciso treinar mais.
Neste Tutorial mostrarei pra vocês a maneira como eu tenho feito e conseguido ótimos resultados.
Comparado com a "Virada da Agulha" tradicional este método chega a ser um pouco mais demorado, na preparação, mas facilita muito no momento da aplicação propriamente dita, é bem fácil e com ele tenho conseguido curvas mais suaves e resultados compensadores.
Appliqué usando Goma e Cola
Material necessário:
- "Freezer Paper" ou Cartolina ou Papel Cartão: use o material que você tem disponível* – para fazer o molde
* já fiz com todos. Com a cartolina e também com o papel cartão o resultado foi tão bom quanto com o "Freezer Paper", que é um papel especial, importado.
Dica:
Se for usar o Freezer paper, faça camada dupla, pois ele é fino, cole-o passando 1 folha sobre outra, para ele ficar mais grossinho
- Goma
uso a "Goma Pox", coloco um pouquinho em um copinho descartável plástico e diluo com água na proporção aproximada de 1:1.
Dica:
A "Goma Pox",é um produto próprio para engomar tecidos. É encontrado na área de produtos de limpeza e lavanderia nos Supermercados. Se preferir faça goma caseira (no método de nossas mães e avós), ou use líquidos especiais para passar roupa comercializados em pulverizadores spray.
- Cola escolar Branca lavável
- Lápiz grafite
- Tesouras - para tecidos e para papel
- Pincel pequeno
- Desmanchador de pontos , também conhecido como abridor de casas
- Ferro de Passar* com tábua de passar ou mesa apropriada
*se você tiver o Mini Iron, use-o!
Como fazer?
1 - Se o modelo a ser aplicado não for igual em todos os lados ele deverá ser invertido, para que a aplicação fique idêntica ao modelo escolhido.
2- Copie as peças do modelo no material onde fará o molde. Se o motivo a ser aplicado for composto por varias partes, escreva em cada peça o nome ou número sequencial da ordem em que a aplicação será feita, isso facilita muito!
3 – recorte os molde com cuidado para não deixar pontas em lugares onde devem existir curvas.
4 – coloque o molde sobre o avesso do tecido.
Se estiver usando o "Freezer Paper" coloque o lado brilhante do papel em contato com o tecido e passe a ferro com temperatura moderada, até que ele esteja totalmente aderido ao tecido (é rápido!).
Se usar cartolina ou papel cartão então como eles não são aderentes prenda o molde no tecido usando Cola em Bastão, nada exagerado, apenas passe um pouquinho no centro do molde que já será o suficiente para ele não ficar dançando de um lado para o outro, enquanto é manuseado.
Dica:
Se a peça que você irá fazer tiver curvas, coloque o molde na diagonal do tecido, isso ajudará muito.
5 – agora, com a tesoura, recorte o tecido ao redor do molde, deixando aproximadamente 0,5cm de margem.
6 – Faça pequenos piques com a tesoura em curvas internas e áreas em formato de “V” (como na parte superior dos corações)
7 – Com o pincel pequeno, passe a goma na margem de sobra de tecido, evite passar diretamente sobre o papel. (foto 1)
8 – Usando a lateral próximo a ponta do ferro e com a ajuda do desmanchador de pontos, passe o ferro rente ao molde, cobrindo somente a beiradinha. O desmanchador de pontos ajuda a conduzir o tecido para cima do molde e garante que você não irá queimar seus dedos!! (fotos 2, 3 e 4)
9 – Depois de contornar todo o molde, pressione o ferro agora sobre todo o tecido de margem para ele assentar direitinho. Algumas preguinhas serão formadas. Se for preciso, molhe novamente e refaça, onde for necessário. Em áreas pontiagudas, tenha a certeza de colocar todo o tecido da margem dobrado e escondida, sem deixar que ele apareça. (fotos 5, 6, 7 e 8)
10 – remova o molde com cuidado. Ele poderá ser usado várias vezes.(fotos 9, 10, 11 e 12)
11 – Assente novamente as margens pressionando levemente o ferro, sem passá-lo de um lado para o outro. (foto 13)
12 – Pronto! O tecido está no formato do molde e pronto para ser aplicado. Prepare todas as peças da aplicação dessa mesma forma, antes de iniciar o próximo passo.
13 – Faça pequenos pinguinhos com a cola escolar branca na área da margem que está dobrada para o avesso da peça. Se for um motivo com peças sobrepostas você poderá preparar todas antes de aplica-la definitivamente no tecido de base, ou se preferir vá colando 1 por vez seguindo a ordem das peças que compõe o motivo que está aplicando. (foto 14)
14 – Coloque a peça na posição desejada e pressione o ferro quente sobre ela. Ela ficará fixa, na posição a ser aplicada, sem necessidade de prender com alfinetes ou alinhavar. (foto 15)
15 – Agora, usando uma linha que combine com a cor do tecido da aplicação, faça pequenos pontos invisíveis. (foto 16)
16 - Repita todo o processo com os demais moldes da aplicação escolhida, até colocar todos as peças nos devidos lugares e seu trabalho estará pronto! (foto 17)
Abraços,
Ivani