quinta-feira, 12 de abril de 2018

Manual de Instruções - VIGORELLI ROBOT ZZA - parte 1

foto encontrada na internet
Resultado de longos anos de avançadas pesquisas e experiências, feitas pelos técnicos da Vigorelli Italiana e seguidas pela Vigorelli do Brasil, esta nova máquina vem juntar-se aos outros famosos modêlos Vigorelli, para formar a mais admirável linha de máquinas de costura do Brasil.

A máquina de costura ZZ/A ROBOT, com discos incorporados e mudança automática, é o que de mais perfeito e completo se possa imaginar no campo das máquinas de costura.

Esta máquina de emprego universal, além do serviço normal em zig-zag, permite a costureira, mesmo não sendo prática, fazer bordados de absoluta precisão, graças ao grupo de discos embutidos na máquina, que no comércio não possui nenhuma similar.

Entre as inúmeras vantagens da Vigorelli ZZ/A Robot, destaca-se a de poder trabalhar com uma ou duas agulhas, mediante a simples substituição da agulha normal pela agulha dupla, aproveitando-se sempre o mesmo conjunto de tensão especialmente criado para esse fim.

Neste livrinho, encontrarás as instruções para poder fazer os inúmeros trabalhos que a nossa máquina vos permite executar.

A imaginação da costureira poderá deliciar-se na criação de novas decorações.

Leia-o com atenção e estarás apta a realizar trabalhos de alto nível e do mais perfeito acabamento.


ADVERTÊNCIAS GERAIS

a) - O volante deve sempre virar na direção de quem trabalha.

b) - Quando a máquina está parada, o pezinho calcador do tecido dever ser conservado levantado.

c) Antes de por a máquina em movimento, observe se o tecido está na posição desejada.

d) Consulte sempre a tabela, para a escolha das agulhas e linhas adequadas ao tecido e ao trabalho que vai executar.

e) Deixe que o tecido deslize normalmente, impulsionado pela máquina, sem puxá-lo ou empurrá-lo, visto que, puxando o tecido, poderá ocasionar a quebra da agulha, arruinando também o furo da capa da agulha.

f) - A chapa corrediça da base deve ser conservada sempre fechada.

NOMEMCLATURA DAS PEÇAS EXTERNAS DO CABEÇOTE



1 - Chapa da agulha
2 - Chapa corrediça
3 - Pezinho Calcador
4 - Fixador da Agulha
5 - Lampada embutida
6 - Botão regulador da tensão
7 - Botão da barra do calcador
8 - Estica-fio articulado
9 - Botão passa-fio
10 - Tampa cobertura do cabeçote
11 - Botão de desengate do grupo de discos
12 - Sede do grupo de discos
13 - Pinos porta carretéis
14 - Botão para a mudança automática dos discos
15 - Enchedor da bobina
16 - Alavanca reguladora do comprimento do ponto
17 - Botão do zig-zag
18 - Botão para costura a direita ou a esquerda
19 - Botão para baixar os dentes impelentes
20 - Tensão do enchedor da bobina

COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A  MÁQUINA




Retire a tampa-cobertura do cabeçote pressionando a alavanca (L),conforme indicado na Fig.1








A seguir coloque um pouco de querosene em
todos os furos de lubrificação, conforme indicado nas 

figuras 2, 3 e 4. 




























Feito isso, levante o pezinho e ponha a máquina em movimento, enxugue a querosene que porventura gotejar e lubrifique todos os pontos com óleo para Máquina de Costura. Para esta operação, nunca empregue outros lubrificantes, pois tendem a ficar condensados e endurecer os movimentos da máquina. 

Recomenda-se, antes de usar a máquina, após demorada inatividade, observar os seguintes cuidados:
- limpar os calcadores

- tirar de vez em quando a chapa da agulha (Fig. 5), para limpar a poeira que se acumula na parte inferior e no transportador, limpar bem com querosene a sede da caixa de bobina, lubrificando-a depois com óleo para máquina de costura.


COMO GIRAR LIVREMENTE O VOLANTINHO

Segurando o volantinho firmemente com a mão esquerda, vire com a mão direita o botão A (Fig. 6) na direção de quem costura (sentido da flecha).

Assim, o volantinho girará só, sem acionar o mecanismo de costura. Para voltar ao estado inicial, gire o botão em sentido contrário. 

Esta operação é necessária para encher  a bobina. 





AMOSTRA E TREINO
As máquinas VIGORELLI eram fornecidas com uma amostra de tecido, colocada na posição de costura, e com a linha enfiada.

Convém praticar um pouco o movimento de transporte, colocando um pedaço de tecido debaixo do pezinho calcador, abaixe levemente a alavanca B (Fig. 7), e ponha em movimento a máquina. O tecido será transportado para a frente, é fácil aprender a dirigi-la em linha reta ou curva. Mas nunca puxe ou empurre o tecido, manobra que pode causar a quebra da agulha.
Desejando mudar a direção da costura, fazendo um ângulo, pare o movimento da máquina, deixando a agulha no tecido, levante o pezinho calcador, acionando a alavanca B, vire o tecido na direção desejada e abaixe novamente o pezinho para retomar a costura.

Lembre-se que, colocar a máquina em movimento sem deixar o tecido debaixo do pezinho calcador, estraga-se tanto este como o transportador (dentes impelentes).

COMO ENCHER A BOBINA


Siga o passo a passo, conforme demonstrado na Fig. 8
Após desligar o volantinho conforme explicado anteriormente, coloque um carretel com linha no pino porta -carretel (1), 
conduza a linha através do gancho (2),
e do disco de tensão (3),
enfiando-a na bobina, previamente colocada no pino (4), por meio da abertura existente nas faces laterais da própria bobina.
Abaixe o gancho ligador (5), de modo que o anel de borracha encoste no volantinho.
Gire o volantinho por alguns momentos, com a mão, segurando com a outra a extremidade da linha que sai da bobina, corte essa extremidade, a fim de evitar o seu enroscamento no eixo enchedor.

Em seguida, ponha novamente em marcha o volantinho com o pedal, e continue até que a bobina esteja cheia de linha.
O enchedor, que é automático, desliga-se por si.

Não desejando encher completamente a bobina, deslique o enchedor, empurrando para cima a alavanca (5).

Feito isso, retire a bobina do pino e coloque-a dentro da caixa de bobina, como explicamos mais adiante.

Tenha o cuidado de nunca usar linhas lustrosas para a bobina.

COMO TIRAR A CAIXA DA BOBINA E A BOBINA

Vire o volantinho com a mão, na direção de quem trabalha, até que a agulha fique levantada ao ponto máximo, puxe para a esquerda a chapa corrediça, que se acha na mesa da máquina, levante a dobradiça da caixa de bobina (C) e retire o conjunto de porta bobina com a bobina. - Fig. 9




COMO COLOCAR A BOBINA NA CAIXA DE BOBINA



Coloque a bobina dentro da caixa de bobina, conforme Fig. 10, dendo o cuidado de colocá-la em posição tal que a linha se desenrole da esquerda para a direita.






Em seguida, faça passar o fio pela abertura na caixa da bobina, debaixo da mola de tensão, Fig 11 até chegar ao orifício existente na extremidade da mola  Fig. 12.







Mantendo a agulha levantada ao ponto máximo, coloque a caixa de bobina já preparada no pino central da lançadeira.
Comprimindo com o polegar, deve-se ouvir um pequeno estalo, e o biquinho da caixa de bobina deve estar na fenda apropriada, situada na chapa que suporta a lançadeira Fig 9 - Ind (C)

COMO TROCAR A AGULHA


Gire o volantinho no sentido de quem trabalha, até que a barra da agulha alcance o ponto máximo. Em seguida, afrouxe a borboleta do fixador da agulha Fig 13 - Ind. (G), e tire a agulha com a mão esquerda.

Coloque a nova agulha, de modo que a face plana do cabo da agulha fique do lado oposto a quem costura, empurre a mesma para cima e aperte novamente a borboleta do fixador de agulha. 

Ao usar agulha dupla convém notar que, estando montada na máquina e uma delas se quebrando, deve-se colocar uma nova agulha dupla.  Para obter  boa costura, é preciso ter o cuidado de escolher bem as agulhas, que devem ser adequadas às linhas e aos tecidos.

COMO ENFIAR A AGULHA

Depois de girar o volantinho na direção de quem trabalha, até que a barra da agulha fique levantada ao ponto máximo, coloque um carretel de linha no pino porta carretel e conduza a linha através das seguintes passagens, conforme Fig. 14:



1 - No furo do botão superior do cabeçote
2 - Atrás do disco grande da tensão
3 - No gancho da mola da tensão
4 - No furo superior do estica fio
5 - No gancho passa linha  externo da tampa cobertura
6 - No gancho passa fio interno
7 - No furo do torniquete fixador da agulha
8 - Através do orifício da agulha, deixando um pedaço de linha comprida (uns 10 centímetros), a fim de poder iniciar com facilidade a costura.


COMO ENFIAR UMA AGULHA DUPLA

No caso da agulha dupla, as  operações  já discriminadas aplicam-se  na mesma ordem para colocar o fio na agulha direita, para a agulha esquerda, as únicas variantes são estas:
No item 2, em vez de prender a linha atrás do disco grande, do tensor, prende-se na frente; e
no item 4, a linha prende-se no furo inferior do estica fio.

Veja também:
Modêlos da Vigorelli Robot
Parte 2 do Manual
Parte 3 do Manual.

70 comentários:

Elder Sandim disse...

Bela postagem, caprichou nos textos com informações.

Elder Sandim disse...

Interessante que a caixa de bobina desta Vigorelli é igual a Vigorelli e Elgin de costura reta. Bom sempre mencionar esta informação porque pode servir de ajuda para quem precisar comprar uma caixa de bobina como eu tive que comprar. O modelo da Caixa de Bobina Vigorelli/Elgin se parece com a Caixa de Bobina da Singer 15C, mas diferença entre os modelos é que a alavanca de encaixe na lançadeira é invertida da Vigorelli/Elgin costura reta em relação as Singer 15C. A princípio se encaixa, mas não funciona e fica solta, no meio caso a caixa de bobina da Singer colocado na Vigorelli se soltou. Ela não fica fixa de uma máquina para outra, por serem invertidos os encaixes.

Ivani disse...

Sim Elder, as bobinas e caixas de bobinas da Vigorelli e da Elgin são iguais. Exatamente isso em relação a Singer 15 C o pino que faz o encaixe da caixa de bobina é na posição invertida.

Anônimo disse...

Boa Noite Ivani,
Tenho uma Vigorelli Robot 1969 de família, mas não tenho o manual. Gostei muito das suas publicações parte 1 e 2. Quando você vai postar a parte 3 do manual?
Obrigada,
Núbia

Ivani disse...

Olá Núbia, fico feliz em saber que o manual está sendo útil e está podendo ajudar. Em breve estarei colocando a parte 3, estou terminando de preparar.
Se você puder me envie uma foto da tua Robot para ivani.lovequilts(a) gmail.com
Grata

Elder Sandim disse...

Boa tarde! Eu ainda estou pensando em comprar uma Vigorelli Robot ZZa para mim. Ela também caseia ou somente faz costura reta, zig zag e bordados?

Elder Sandim disse...

Achei interessante o manual mandar pingar querosene nas partes internas da máquina de costura. Minha avó quando viva, me contou que para limpar a ferrugem das máquinas de costura de mão velhas e abandonadas(aquelas de manivela). O povo usava mergulhar as máquinas em latões com querosene. Precisaria pesquisar se o querosene não seria abrasivo sobre a pintura da máquina de costura no caso de mergulhar a máquina. Normalmente em veículos automotores e motos o querosene é usado para limpar partes mecânicas sujas e com crostas.

Márcia disse...

Ola Ivani, fiquei muito feliz em encontrar o manual da Vigorelli Robot. Máquina que ganhei de minha mãe esses dias e fiz a lubrificação em casa. Gostaria de saber quando pretende publicar o restante do manual, pois a máquina quem vai usar é minha filha que esta muito interessada em aprender a costurar. Minha mãe deve ter o manual original, mas não sabe onde esta. Muito Obrigada.

Ivani disse...

Olá Márcia, puxa que preciosidade sua filha ganhou de tua mãe. Um tesouro a ser usado e guardado. ♥ Assim que eu tiver disponibilidade estarei publicando a terceira e ultima parta que fala sobre os acessórios da ROBOT. O mais importante do manual está nas partes 1 e 2. Abraços

Elder Sandim disse...

Espero ansioso pela 3ª parte do manual da Vigorelli Robot ZZa com seus acessórios.

Elder Sandim disse...

Mas a parte 3 dos acessórios deve trazer calcadores diferentes específicos para determinadas aplicações. Que a parte 1 e parte 2 do Manual Vigorelli Robot ZZa não contempla. E até outros discos de pontos que a máquina usava n época.

Unknown disse...

Muito obrigado por esse material maravilhoso,comprei uma Vigorelli robot no ML linda a máquina ela e do ano de 1970,adorei sua pesquisa,essa aquisição q fiz tem um valor sentimental muito forte pra mim,me lembro da minha mãe,qdo ela ainda podia costurar.

Unknown disse...

Ansiosa para ler a parte três
Tenho uma vigorelli zz/A que é herança de familia seu manual me ajudou muito

Elder Sandim disse...

Eu comprei pra mim uma Vigorelli Zza Robot no ML idêntica as da foto do Manual. E fiquei meio desanimado, fui limpado, mexendo e lubrificando. Troquei agulha que era muito grossa por uma mais fina e a máquina que estava dando muitos problemas foi se ajeitando. E eu me adaptando a ela. Ainda falta uma aruela que veio faltando e trava a alavanca de ponto e estava me causando problemas nas costuras. Mas o vendedor esta me enviando pelos correios. Demorei para descobrir o problema. Mas agora estou contente e apaixonado pela Vigorelli, que no começo pensei em desfazer a compra. Era tudo falta de experiência e falta de uma peça. Graças ao manual postado pela IVANI fui conseguindo testar e aprender a mexer que a Vigorelli. Ela é uma máquina robusta que costura até Napa e Couro.

Unknown disse...

Entao como montar a caixa da bobina vigorrelli a agulha está batendo fora equebrando

Ivani disse...

Olá, não entendi. A caixa de bobina quebrou? Ou saiu da máquina e você não está conseguindo colocá-la?

Ana disse...

Boa noite Ivani, nossa como o manual está me ajudando, estou aguardando ansiosa a 3 parte. Eu não consigo regular o ponto Zig zag aqueles discos não sei como fazer. Deus abençoe sua ajuda é muito preciosa

Anônimo disse...

Me podrían decir donde prender la luz de la maquina vigorelli robot claudia.

Ivani disse...

Olá infelizmente, não tenho nem o manual nem uma máquina deste modelo para poder te ajudar.

Unknown disse...

Possuo Máquina de Costura Vigorelli Robot.É uma máquina robusta e excelente.
Ela ficou algum tempo sem uso e o manual que você publicou me ajudou demais.
Agradeço demais.
Parabéns pelo seu trabalho

Ivani disse...

Olá, fico feliz e saber que o material foi útil.
Boas costuras na tua Vigorelli Robot.

Unknown disse...

comprei uma maquina VIGORELLI RIBOT ZZA MOD, CLAUDIA, que esta costurando só para traz,no seu amplo conhecimento da pra me dizer se pode sxedr um problema mecanico que não consigo fazer a reversão? obrigado, voce possue o manual dessa maquina?

Ivani disse...

Infelizmente não tenho o manual para poder te ajudar. Nunca vi pessoalmente uma máquina do modelo Claudia para poder te orientar. Alumas máquinas tem um botão para apertar que faz a maquina fazer o retrocesso, normalmente fica junto ao seletor de tamanho do ponto, outras mais simples é na posição da alavanca também que regula o tamanho do ponto. Creio que a tua máquina esteja com essa função acionada.

aywah disse...

Até que enfim achei o manual da Vigorelli Robot, a minha está parada com um defeito. a agulha bate na canelinha, hoje vou tentar descobrir como fazer. Obrigada pela publicação do manual. Felicidades para você.

Unknown disse...

TENGO UNA MAQUINA VIGORELLI ZZ-A ROBOT ME LA REGALARON Y ESTOY TRATANDO DE USARLA HE OBSERVADA SUS INSTRUCCIONES Y ME HAN SERVIDO DE MUCHO GRACIAS



Unknown disse...

Qual é a lâmpada dela?,ganhei a máquina preciso comprar a lâmpada.

Ivani disse...

Não encontrei esta informação no manual. Verifique qual o soquete da lampada que está instalado na tua máquina para que você possa comprar uma lampada compatível.

Elder Sandim disse...

Vigorelli's usam lâmpadas de rosca tamanho E12 de 7 watts incandescente(mais barata) ou E12 de LED (dificil de ser encontrada e mais cara), a minha como veio sem soquete de lâmpada, o vendedor me enviou um soquete de rosca tamanho E14 para lâmpada de 15 watts para que eu adaptasse com algum prendedir na minha Vigorelli Robot.

Ivani disse...

Grande Elder! Grata por compartilhar aqui teus conhecimentos. Informações super úteis. Muito obrigada amigo!

Unknown disse...

Oi Ivani ! Gostei muito da sua postagem ! Me passou boas informações. Tenho uma vigorelli super robot 1963 . Gostaria de saber se vc tem o manual desta máquina ? Manda uma copia para mim . Atenciosamente obrigada !

Unknown disse...

Boa noite Ivani . Gostei muito da sua postagem .Tenho uma vigorelli super robot 1963 e preciso do manual . Vc tem ? Pode me mandar uma cópia ? Te agradeço co antecipação . obrigada !

Ivani disse...

Infelizmente não tenho. :(
Algumas funções permanecem as mesmas da Robot ZZA, mudaram alguns tipos de botões, leia o manual completo da ZZA para ter uma idéia de como são programadas as funções. Caso algum dia eu consiga o manual estarei disponibilizando aqui no blog.

Keila Adriana disse...

Boa noite Ivani! Tenho uma vigorelli verde, é a minha queridinha, o manual q vc postou é meu livrinho de cabeceira mas veja só, a minha protegida não tem uma capa... Você por acaso não conhece alguém q tenha um molde p ela? Ficarei muito grata! Obrigado!

Unknown disse...

Nossa, fiquei surpresa em saber que a máquina que ganhamos de um amigo, é modelo tão antigo e ainda funciona perfeitamente.

Unknown disse...

Vou comprar uma máquina robot V. Ela está com o móvel de madeira perfeito. Mais como será minha primeira máquina, gostaria de saber se ela é boa, se é de fácil manuseio.

Ivani disse...

Embora eu não tenha uma pra chamar de minha, é uma Vigorelli e com certeza foi fabricada para durar muito.


Lu disse...

No manual nao tem como se troca a engrenagem da lacadeira a minha máquina quebrou a engrenagem menor
e nem como regular a lacadeira?

Ivani disse...

Oi Lu, não tem. Melhor você procurar uma assistência técnica especializada em máquinas de costura.

Unknown disse...

Olá! Tenho uma vigoreli mas não sei a marca. Era de minha mae e ficou mais de 15 anos parada. Mandei limpar e ainda funciona. É vermelha e tem um disco com uns números para bordar. Tem tbm umas "sapatilhas" avulsas mas não sei como fazer para bordar. Vc pode me ajudar? Desde já agradeço!

Ivani disse...

Olá, você poderia enviar uma foto da tua máquina para o meu email,
ivani.lovequilts(a)gmail.com
Se possivel uma foto que de para ver bem os botões seletores, ai te explico
A unica vermelha, com pontos decorativos que conheço da Vigorelli é a modêlo Programatic. As "sapatilhas" podem variar um pouco mas a maioria é a mesma desde que foram inventadas, no manual da Robot ZZA que disponibilizei aqui no blog tem algumas, talvez te ajude a identificar a finalidade de alguns pézinhos calcadores.

Unknown disse...

Olá! Bom dia!!! Eu ganhei uma dessa, sou iniciante e ainda não sei como fazer para retroceder a costura. Vc poderia me ajudar!?

Ivani disse...

Olá! Verifique as demais partes do manual, aqui no blog.

Unknown disse...

Querida Ivani, estou grata por postar informações úteis e importantes.
Minha sogra tem 90 anos, ganhou do marido a máquina Vigorelli Robot um ano antes de ter seu filho (meu marido).
Meu marido vai completar 55 anos, este ano (só pra vc ter uma idéia rs), enfim, vou iniciar a costura utilizando esta peça histórica (que nem sei colocar a linha). Fico feliz em fazer parte desta história emocionante.
Estou muito agradecida por elucidar minhas dúvidas, pois estava insegura. Me ajudou muito. Acredite #gratidão.

Unknown disse...

Olá boa tarde comprei umas vigoreli zza robot ainda não sei mexer mas observei que ela tá costurando ao contrário me ajuda pô favor

Ivani disse...

Olá, clique na parte 2 do Manual.
A alavanca de regulagem do tamanho dos pontos deve estar na posição Reverso.

Ivani disse...

♥ fico imensamente feliz em ter podido ajudar. E agradeço por compartilhar a história da tua Vigorelli. Veja todas as partes do manual e boas costuras.

Unknown disse...

Vigorele é maravilhosa bem forte feita para durar amo

Ivani disse...

Exatamente.

Milena Moura disse...

Olá, vc conseguiu o manual da Cláudia?

Ivani disse...

Ainda não Milena Moura.

Anônimo disse...

Boa tarde, Sra. Ivani!
Gostei muito do seu manual.
Tenho uma máquina desse modelo. Preciso comprar as duas engrenagens da Caixa da lançadeira, porque quebrou num incidente. Sabe se de outra marca serviria? Desde já, agradeço.

Ivani disse...

Olá, infelizmente não sei te informar. Se alguém tiver essa informação, comente abaixo. Agradeço.

Unknown disse...

Para fazer o retrocesso basta levantar a alavanca que esta numerada manual como "16"

Unknown disse...

Na alavanca 16, é só levantar ela.

Elder Sandim disse...

Em algumas postagens no Youtube se comenta que a engrenagem da lançadeira da Elgin Zig Zag Super e Elgin Genius de metal(ambas utilizam a mesma engrenagem de lançadeira). Podem ser adaptadas a Vigorelli ZZa Robot e Vigorelli Zig Zag. Mesmo no Mercado Livre um vendedor me disse também estas engrenagens da Elgin podem ser adaptadas, a engrenagem maior se encaixa perfeitamente ao eixo e a menor o mecânico de máquinas de costura precisaria saber fazer uma adaptação para encaixá-la no eixo da Vigorelli ZZa. Mas não é todo mecânico segundo vendedor que saberia fazer isso. As engrenagens de plástico da Vigorelli que são importadas sumiram do mercado depois da pandemia. Creio que não estejam mais importando porque segundo os mecânicos de máquinas de costura, tais engrenagens plásticas importadas tem baixa durabilidade.

Ivani disse...

Olá Elder, você sempre nos trazendo ótimas informações. Gratidão!

Anônimo disse...

Olá, o motor da maquina da minha mãe queimou e é uma desse modelo robot do manual acima, não consigo achar informações da fabricante, o motor que estava nela não é original, ele tem 90w a 110v.
Gostaria de saber se alguem pode me informar se realmente é essa a especificação do motor? ou seria mais potente?

Rosi disse...

Em um bazar das Casas André Luiz,comprei uma Vigorelli de 1982. Me pareceu muito robusta e fiquei admirada a quantidade de pontos. Meu marido limpou e lubrificou e ela parece nova. Achei o seu post dos modelos de máquina (muito bom saber da história da fabricação desta menina). Tenho uma Singer e não vejo a hora de começar a costurar com está belezura que me cruzou o meu caminho. Obrigada por compartilhar informações. Bjs Rosi

Unknown disse...

Tenho uma máquina antiga vigorelli e agora o eixo que faz girar o volante está com jogo ele vai pra trás e pra frente e fazendo muito barulho e não sabemos como resolver essa situação me deixa muito triste se poder me ajudar c isso ficarei imensamente grata

Ivani disse...

Olá desconhecida,
Creio que o melhor que você possa fazer é levar sua máquina para um técnico de maquinas de costura dar uma olhada, talvez sua máquina tenha algum desgaste em alguma peça que esteja causando esse problema ou algo tenha saído do lugar. Somente ele para poder avaliar o problema. Boa sorte, espero que você consiga recuperar sua Vigorelli. Abraços

Claudia Mendonça disse...

Olá boa tarde. Onde posso encontrar as carretas. A engrenagem serrilhada q traciona. São duas uma dentro da outra

Ivani disse...

Olá Claudia Mendonça,
procure no Mercado Livre , caso na tua região não tenha nenhuma oficina especializada em manutenção de máquinas de costura. A engrenagem serrilhada que você comenta acima são conhecidos como dentes impelentes. Abraços

Unknown disse...

Boa noite, tenho uma a anos que foi da minha mãe vigoreli robô queria saber como bordar nela e qual o disco correspondente ao bordado e como colocar pois não possuo o manual, obrigado.

Ivani disse...

Olá, disponibilizou o manual da Robot ZZA na íntegra. Na parte 2 do Manual há instruções sobre como bordar e selecionar os pontos e uma breve explicação sobre a instalação dos discos. Boa sorte.

Unknown disse...

Olá boa noite Sra Ivani e usuários.
Meu nome é Vilson, moro e Jacobina-Ba.
Aqui faço pequenos consertos em máquinas de costura.
Hoje recebi uma Vigorelli 3A.
Pesquisando na internet, encontrei o Link da senhora que informa o ano de fabricação em 1971.
Verificando inicialmente, vi que uma engrenagem está com os dentes desgastados. Será que encontro peças de reposição para essa máquina?
Grato,

Anônimo disse...

Onde encontro uma super robot para comprar?

Ivani disse...

Procure na internet e em empresas que fazem manutenção e conserto de maquinas de costura.

Anônimo disse...

Hoje vi a publicação pesquisando, onde compro a sede do grupo de discos, a tampa trava achei outro não consigo é o item 12 do manual

Ivani disse...

Como são máquinas que não são mais fabricadas, está cada vez mais difícil encontrar peças para reposição. Procure em técnicos de máquinas de costura.

Ivani disse...

Como são máquinas que não são mais fabricadas, está cada vez mais difícil encontrar peças para reposição. Procure em técnicos de máquinas de costura.