sexta-feira, 20 de abril de 2018

Manual de Instruções - VIGORELLI ROBOT ZZA - parte 2

COMO INICIAR A COSTURA
Pegando bem firme, com a mão esquerda, a extremidade da linha superior, gire o volantinho, sempre na direção de quem trabalha, até que a agulha cumpra um movimento de descida e subida. Puxe então a linha da agulha que sairá do furo existente na chapa da agulha, trazendo a linha infeiror, isto é, a linha da bobina. Fig. 15

Segurando ambos os fios para a frente, ponha o tecido debaixo da agulha, e abaixe a alavanca do calcador para prender o tecido e poder iniciara.
Mantenha seguras com firmeza as extremidades das linhas, até que sejam dados alguns pontos.
Não puxe nem empurre o tecido.

COMO TIRAR O TECIDO
Terminada a costura, espere que a agulha atinja o ponto mais altyo, para a máquina, suspenda o pezinho levantando a alavanca, puxe o tecido para a frente e para a esquerda, e corte as linhas deixando sempre uns 10 cm de fio.


COMO REGULAR A TENSÃO DAS LINHAS

O ajuste de tensão das linhas superior e inferior é de máxima importância. Nas costuras normais, as duas linhas devem possuir uma tensão igual, e essa tensão deverá ser regulada de modo que as linhas, se entrelacem no meio dos tecidos. Fig. 16 

Se mais tensão infeiror é mais forte do que a superior, a linha da lançadeira irá puxar para baixo a linha da agulha, e forma-se assim uma série de laçadas na parte inferior da costura. Fig. 17

Se ao contrário a tensão superior é mais forte que a inferior, formam-se laçadas na parte superior da costura. Fig. 18

Para regular a tensão da linha superior, manobre o botão do disco de tensão Fig. 19; 
girando para a direita, aumenta a tensão da linha, 
girando para a esquerda, a tensão diminui.

Para regular a tensão da linha inferior, tire a caixa de bobina da lançadeira e com uma chave de fenda pequena, vire o parafuso de tensão da mola . Veja Fig. 10 - ind (D). Aperte o parafuso se a tensão estiver fraca ou afrouxe se a tensão estiver forte.

COMO VARIAR O COMPRIMENTO DO PONTO
O comprimento do ponto é regulado através da alavanca regula   ponto, deslocando o pino na própria fenda. Veja Fig. 20 Ind (Z)

Quando estiver na posição "O", o movimento dos dentes impelentes é anulado e o tecido não será puxado pela máquina.
Para fazer pontos largos, solte o parafuso e levante ou abaixe a alavanca de acordo com o comprimento desejado conforme necessitar costurar para frente ou para trás.  O comprimento do ponto será proporcional a distância da alavanca e a posição central "O".
Quando a alavanca estiver abaixada pontos para a frente são feitos. Quando estiver para cima, a direção da costura será revertida.


A mudança do tamanho do ponto poderá ser alterado mesmo enquanto a máquina estiver em funcionamento.

O comprimento do ponto será o mesmo, tanto para frente como para trás, desde que a alavanca seja colocada no mesmo número em qualquer lado da posição "O". 

Procure, tanto quanto possiver manter as seguintes regras:
a) Reverso ou ponto atrás poderá ser  usado para acabamento.
b) quando bordar ou serzir, deixe a alavanca no "O"
c) costure tecidos leves com linhas finas aplicando pontos curtos, e em tecidos grossos e pesados com linhas grossas e pontos compridos.

COSTURA RETA COM UMA AGULHA
A posição dos botões para a costura são:


  • BOTÃO A, com o risco sobre C , costura centralizada, sobre D para fazer costura a direita e sobre L para costurar à esquerda.
  • BOTÃO B, deve ter o marcador no O
  • BOTÃO E , deve estar na posição N


COSTURA RETA COM AGULHA DUPLA
Aplicam-se as mesmas posições da descrição acima, substituindo-se a agulha normal pela dupla.

COSTURA ZIG-ZAG COM UMA AGULHA
O dispositivo para regular a costura Zig-Zag, na máquina de costura VIGORELLI,  é constituido por dois botões: A e B com índice graduado.


  • BOTÃO A  serve para mudar a barra da agulha, do centro da chapa da agulha para a direita ou para a esquerda, observando-se que o índice  coincide respectivamente com a letra D (direita) e com a letra L (esquerda). Na posição C, a barra da agulha é centrada com a chapa da agulha. O ajuste máximo de 0 a 5 é de 4mm.



  • O BOTÃO B, serve para regular o Zig-Zag e determinar a largura lateral do ponto.
  • O índice I é movido sobre a chapa graduada do Nr. 0 ao Nr. 4, que corresponde em mílímetros a largura do ponto. Esta particularidade oferece a possibilidade de criar costuras ornamentais de grandes efeitos, como demonstrado nos esquemas abaixo reproduzidos . Fig. 22


COSTURA EM ZIG-ZAG COM AGULHA DUPLA
Para fazer ponto Zig-Zag com a agulha dupla, observe que a largura do Zig-Zag não seja superior a 2mm. 
Posição do BOTÃO A sobre C e BOTÃO B com o indice I sobre a posição 2. Isto significa que se pode fazer um Zig-Zag até quanto permita o deslocamento do botão B: de zero a dois.

INSTRUÇÔES PARA O USO DA MUDANÇA AUTOMÁTICA
A Vigorelli ZZ/A se distingue das máquinas comuns em Zig-Zag pela grande inovação do grupo de discos incorporados, que servem para obter bordados variados e para poder passar, automaticamente, de um tipo de bordado a outro, ou mesmo de um bordado para o ponto normal, enquanto a máquina trabalha.

Esse grupo é constituído por 6 discos, dos quais 5 para bordados especiais e 1 para a costura em Zig-Zag. Fig. 23

Os 5 discos especiais que acompanham a máquina são intercambiáveis, podendo-se retirá-los do prolongamento em que está preso o disco para a costura em Zig-Zag e substituí-los por outros tantos, que poderão ser encontrados nas concessionárias da Vigorelli.

Para desmontar o grupo dos discos da máquina, é necessário proceder do seguinte modo:
Pressione com a mão esquerda o botão
( F) Fig 24 e com a mão direita afrouxar o botão serrilhado (G), que senti-lo livre. Removendo o botão, todo o grupo de discos sairá do pino do guia da máquina. Para retirar o disco do grupo, é necessário desparafusar o disco grande (H) do bloco de discos. Lembrando sempre que o desparafusamento é feito  conforme a indicação da flecha. Fig.23  Feito isto será possível substituir discos comuns por especiais, inserindo os no prolongamento do disco para Zig-Zag, na ordem que achar mais oportuna, tendo o cuidado de que cada cavilha sejam colocadas  nos correspondentes entalhe.
Em seguida, parafuse o disco (H) no prolongamento porta discos, recoloque-os no eixo  pressionando o botão (F), gire devagar e exercendo uma pressão leve até que todo o conjunto tenha entrado, então aperte o botão (G) e libere o botão (F)



O botão (E) é o responsável pela mudança automática dos discos.
Os números romanos I, II, III, IV e V são os números dos discos dos bordados, enquanto a indicação
N corresponde ao normal e ZZ aos pontos em  Zig-Zag. 

Nas marcas correspondentes as posições intermediárias  entre os números  a máquina  trabalhará em dois discos ao mesmo tempo fazendo os mais variados e impensados bordados.

Veja também:
Modêlos da Vigorelli Robot

Parte 1 do manual
Em breve Parte 3



7 comentários :

  1. anagomesco@hotmail.comsábado, 21 abril, 2018

    Bom dia Ivani,
    Com certeza vai ajudar muito.
    Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  2. Ivanir boa noite! Com uma Vigorelli de costura reta e uma Vigorelli ZZA Robot(com 6 discos internos) já seria possível trabalhar e produzir peças em Patchwork? Este dois tipos de máquina de costura, mesmo sendo antigas conseguem produzir bons pontos necessários para este tipo de atividade?

    Fazer bolsas ou estojos de lápis de Patchwork dá dinheiro e tem bom mercado consumidor? Eu estou fazendo faculdade pública de Pedagogia e preciso ter alguma renda, e emprego no país esta difícil. Por isso pensei em Patchwork, minha tia em Minas Gerais fez um curso na Fundação Bradesco de sua cidade e passou fazer bolsas de patchwork. Produz e vende tudo que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elder, Com toda certeza dá pra fazer patchwork com suas Vigorellis. Dá para você iniciar e ter ótimos resultados, depois se o negócio aumentar você poderá pensar em comprar uma industrial. A Costura reda da Vigorelli é perfeita, ponto lindo. E no meu blog você encontrará também várias dicas sobre patchwork entre elas de como manter uma margem de costura perfeita na montagem de blocos de patchwork dá uma olhadinha: https://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2018/01/margem-de-costura-perfeita-patchwork.html

      Excluir
  3. Olá, adorei o manual vigorelli porém os discos da minha maquina quebraram sabe onde posso encontra-los?

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriana, procure na internet e em oficinas que fazem nanutenção em máquinas de costura. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Lucirleidenatura@hotmail.comquarta-feira, 10 outubro, 2018

    A minha aquela aparelhinho que liga a luz e o pedal não funciona direito da disparando a máquina qdo ligo na tomada como faco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucirleide, Deve estar com mau contato, ou com alguma ligação de fios errada dentro da máquina. Leve em um técnico que faz manutenção em máquinas de costura, creio que seja um problema fácil de resolver. Abraços

      Excluir

Que bom que você vai deixar um comentário.
Seus comentários me incentivam e me fazem feliz.
É bom receber sua visita.
Obrigada!
Your comnents makes me happy. Thanks.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...