quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Como passar a linha na Máquina de Costura Vigorelli



Manual de Instruções - Máquina de Costura Vigorelli 

Parte 2 - Como passar a linha na Máquina

Linha Superior:  ** Com VIDEO **

1 - Coloque o retrós ou carretel de linha  em um dos porta-carretéis.

2 - Passe a linha pela ranhura superior de trás da tampa frontal. 

3 - Em seguida, a linha deverá passar entre os discos de tensão.

4 e 5 - passe a linha sobre o gancho e na mola de tensão.

6 - Leve a linha para cima e passe-a pelo furo do estica-fio (de trás para frente).

7 - Indo para baixo passe a linha no guia-fio que fica no meio da tampa frontal.

8 - Passe a linha no guia-fio da barra da agulha.

9 -Enfie a linha na agulha, da esquerda para a direita, deixando pelo menos uns 15 cm de comprimento.


Assita ao Video com o Passo a Passo:


Linha na Caixa da Bobina

1 - Puxe a chapa corrediça, abra o fecho da caixa da bobina e retire a caixa de bobina.

2 - Coloque uma bobina cheia na caixa de bobina. Passe e puxe o fio pela fenda da caixa de bobina.

3 - Traga a linha para a esquerda, por baixo da mola de tensão da caixa de bobina, até o fio entrar na abertura de saída. 

Importante:  Puxe o fio e verifique se a bobina está rodando no sentido horário.

4 - Recoloque a caixa da bobina. Segure-a pelo fecho aberto, com o bico virado para cima.  Introduza-a até o fundo do pino central da lançadeira, encaixando o bico da caixa de bobina no encaixe superior.

Puxando a linha da bobina para cima para iniciar a costura:

1 - levante a agulha e o pé calcador.

2 - Segure a ponta do fio superior.

3 - Gire o volante  na tua direção com a mão direita, para baixar a agulha e levantá-la novamente.

4 - O fio superior trará o fio da bobina numa laçada, puxe o fio até que a ponta solta do fio da bobina apareça.

5 - Passe os dois fios por entre o pé calcador, para trás, deixando aproximadamente 10 cm de linha.



Parte 1 - Conhecendo sua Máquina de Costura Vigorelli

68 comentários:

AnaCristina disse...

a bobina chamamos de CANELINHA rsrsrs

Ivani disse...

Já ouvi esse termo também Ana Cristina, mas a maioria dos manuais chama mesmo de bobina. Obrigada pela visita. bjs

Anônimo disse...

Olá Ivani sou a Ligia estou adorando as informações que voce está postando sobre a vigorelli.Aqui na minha região também chamamos a bobina de canelinha.Ainda não consigo mandar mensagens com meu nome ,por isto que vai como anonimo. um abraço.

Ivani disse...

Olá Ligia, fico muito feliz em saber que as postagens sobre a Vigorelli estão sendo úteis. Você tem conseguido bons resultados com a sua? Abraços e Feliz 2014!!

Anônimo disse...

Feliz ano novo Ivani!! Tenho conseguido sim.Este ano que passou ,fiz um curso de costura e a vigorelli está sendo muito útil.Descobri que aquele aparelhinho de pregar viés,também pode ser adaptado nela.

Ivani disse...

Oi Lígia, Que legal que você fez o curso e tem usado bastante a Vigorelli. Sobre o aparelho de viés já pensei em comprar um, mas ficou só na vontade por enquanto (rsrs) Você tem usado? Vale a pena? Abraços

Anônimo disse...

Também não comprei ainda,mas acho que vale a pena,porque os acabamentos em cavas e decotes ficam perfeitos,principalmente porque ainda estou aprendendo a costurar roupas.Mas o que eu gosto mesmo é croche, patch aplique, patchwork, fuxicos

Amanda disse...

Ivani!
Primeiro, rogo à Deus que lhe abençoe a generosidade de transmitir o seu conhecimento!
Ganhei uma máquina dessas de minha sogra e estava 'apanhando' para lidar com a belezura... Mas com sua ajuda, não levei nem 10 minutos, rsrsrs...
Beijo grande, Deus a abençoe muito!

Ivani disse...

Oi Amanda, que legal! Você não imagina o quanto fico feliz em saber que pude te ajudar. Espero que faça bom uso de seu "super" presente. Abraços

Anônimo disse...

Querida Ivani,

Obrigada pelas dicas sobre a maquina Vigorelli, tenho uma verde.

Bjs, Elaine

Diana disse...

Oi Ivani tenho uma Máquina de costura Vigorelli Robot, era da minha mãe, está parada há muito tempo, parece oxidada. O que posso fazer?

Ivani disse...

Oi Diana, acredito que o primeiro passo seria fazer uma limpeza geral, muitas vezes as máquinas de costura ficam "travadas" porque o óleo que a lubrifica secou. Limpe e lubrifique novamente checando se as engrenagens estão soltas. Veja como fiz com a minha: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/09/maquina-de-costura-vigorelli.html e aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/03/limpeza-e-lubrificacao-da-maquina.html.
Espero que você consiga fazê-la funcionar novamente. Abraços

Ricardo R Palacio disse...

Olá Ivani, tenho uma dúvida em relação ao passar o fio nos discos de tensão da máquina! o fio deve entrar nos discos (ficar invisível), ou deve ficar visível na canaleta dos discos? Estou aprendendo a mexer na máquina ainda, eu percebi que quando o fio entra nos discos ele arrebenta! eu desrosquei o regulador dos discos por completo e vi que tinha uma mola pra tencionar os discos, agora eu não sei quantas voltas preciso dar para tencionar corretamente, poderia me ajudar? Obrigado

Ivani disse...

Olá Ricadro Reis, a linha deverá passar entre os dois discos, são eles que tensionam a linha, a medida que gira o botão para um lado ou para o outro, a mola faz uma pressão maior ou menor nos discos. Se a linha está arrebentando é porque está muito apertado, com muita tensão. A tensão pode variar de uma máquina para a outra, e depende inclusive do tipo de linha (marca e grossura) que se está usando. Não existe uma tabela fixa,. A melhor forma é você apertar tudo e ir soltando um pouquinho, sempre testando a cada mudança até perceber que o ponto ficou bom. Com paciência você encontrará o ajuste ideal, Boa sorte e boas costuras.

Samuel Prado disse...

estou em duvida,pois não sei que numero da agulha comprar,tenho uma vigorelli antiga

Ivani disse...

Olá Samuel, na aba Maquinas de Costura logo abaixo do banner do blog tem uma relação de artigos que poderão te ajudar. Sobre as agulhas em 02 de maio de 2014 tem varias informações (deixo aqui o link direto): http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/05/agulhas-para-maquinas-de-costura.html.
Espero que te ajude, qualquer outra dúvida me escreva. Abraços

Anônimo disse...

ola!!!

sou Rute,
comprei hoje uma vigorelli preta antiguissima,não sei costurar nada comprei para aprender, gostaria de saber o que faço poque onde comprei vi tudo direitinho os pontos mas quando troquei a linha fiquei em duvida , comecou ficar cheio de linha na parte de baixo, muito bolo de linha, vim aqui em seu blog e vi que tem que passar a linha na mola de tensao mas nao enconrei essa mola na maquina, depois do disco de tensao ja vai para o passa fio? onde estou errando?
obrigada!!

Ivani disse...

Olá Rute, clique na primeira foto para ampliá-la. Lá você poderá notar que bem próximo aos discos, tem um arame, é a mola . A linha deverá passar pelos discos e ir para a mola e somente depois ir para o estica fio e guias até chegar na agulha. Se não passar a linha corretamente ela não funcionará direito. Tente novamente. Boa sorte e parabéns pela nova aquisição. abraços

Unknown disse...

Olá,bom dia.Achei o seu blog e estou com dificuldades para costurar na vigorelli verde.Vi sua imagem para passar a linha,conforme está aqui.Eu fiz e,na parte de baixo está tudo embolado e o ponto não está sendo feito.Ao que me parece eu não estou acertando o ponto.Já refiz a trajetoria da linha para ver se errei em algum lugar e tudo está igual,inclusive a máquina está macia para costurar,porém o resultado está lastimável.Fico aqui tentando,tentando e nada.Agora vou trocar o tipo de linha para ver se o problema é esse.Se acaso você possuir a solução me ajude informando.Abç e obrigada por enquanto.

Ivani disse...

Olá, verifique se a tensão da linha está correta. http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/02/regulagem-do-ponto.html Pode ser que esteja muito frouxa por isso a linha da bobina esteja embolando. Verifique também se a agulha foi colocada corretamente. Espero que você consiga ajustar. abraços

Felippe disse...

Olá! acabei de adquirir uma vigorelli pretinha praticamente nova, estava embalada em um tecido(por anos) quando a peguei. gostaria de saber qual a "idade" dela mais ou menos pois não tenho muitas informações sobre a marca. Obrigado.

Ivani disse...

Olá Felippe. Primeiramente parabéns pela aquisição da Vigorelli.
Infelizmente essa é uma informação que eu também não tenho e gostaria muito de ter. Como a empresa fabricante aqui no Brasil faliu, em 1986 ficou difícil descobrir. Nem o único Museu de Maquinas de Costura aqui no Brasil tem esta informação. Leia sobre isto aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/09/maquina-de-costura-vigorelli.html
Abaixo da foto de cabeçalho aqui no meu blog tem uma aba Máquinas de Costura. Você encontrará outras informações sobre a Vigorelli lá. Espero que te ajudem e que você faça trabalhos lindos em sua Vigorelli pretinha. Feliz Ano Novo!

Unknown disse...

Obrigado pelas informações ! agradeço toda a informação do seu blog.

Ivani disse...

Fico feliz em saber que as informações estão sendo úteis Felippe.

Unknown disse...

Boa tarde Ivani eu me chamo Barbara.
Tenho uma maquina de costura Vigorelli igual a sua, sendo que a minha conserva a pintura original (preta) ficou muito tempo guardada e agora minha mãe resolveu me presentear com essa maquina. Fiquei super feliz , mandei para um profissional fazer uma manutenção , ele ficou novinha. Mas não sei passar a linha nela gostaria da sua ajuda.
bjs.


Ivani disse...

Olá Barbara! Parabéns, você ganhou um presente precioso! Você tentou colocar a linha seguindo os passos conforme explico nesta página e não conseguiu? Se preciso clique nas fotos para ampliá-las e você poder ver melhor o caminho que a linha tem que fazer. Só para que você saiba a pintura da minha máquina embora seja verde também é original da Vigorelli. Se você tentar novamente passar a linha e não estiver dando certo, me avise vamos tentar uma forma de te ajudar. Abraços

Unknown disse...

Bom dia Ivani
Estou super triste, por não conseguir costurar na minha maquina .Já tentei seguir suas instruções mas não consigo a linha arrebenta. Observei com calma a foto da sua máquina e vi que as nossas máquinas são parecidas mas não são iguais. Você sabe me dizer pq a linha arrebenta?
Abraços.

Ivani disse...

Olá Barbara! É a linha superior que arrebenta?
As causas mais prováveis são:
A linha superior foi passada de forma errada, algumas vezes também a linha pode estar enroscada no pino do carretel ou em qualquer outra parte do percurso por onde a linha tem que passar. Verifique também se a agulha está colocada de maneira certa, ou se não está torta.Outro fator que pode ocasionar a quebra da linha superior é a Tensão da linha superior muito apertada. Verifique se diminuindo a tensão isso se resolve.
Espero que você identifique o que está causando o problema, porque se sua máquina passou por uma manutenção com o técnico, não pode haver um problema mecânico. Me conta se deu certo. Abraços

Anônimo disse...

Ola Ivani eu ganhei da avó do meu esposo uma vigorelli robot cinza vc poderia me ajudar a passar a linha nela sou iniciante na costura....obg

Ivani disse...

Olá "Anônimo"! Não tenho esse modelo da Vigorelli. No youtube tem um video que talvez possa te ajudar, embora não seja específico de como passar a linha, dá para ter uma idéia de como você deverá fazer: https://www.youtube.com/watch?v=G-rBeBw2lAU
No entanto se não conseguir, sugiro que visite uma loja de máquinas de costura usadas e converse com o técnico, se ele tiver uma desse modelo poderá te mostrar como fazer. Boa sorte. Abraços

CrisCriciuma38 disse...

Boa noite

Minha sogra tem uma máquina de costura vigorelli zig zag automatica. Não estamos conseguindo usá-la pois a linha arrebenta, já tentamos de tudo até a linha foi comprada nova. Alguém pode nos ajudar.

Ivani disse...

Olá Cristina, quando a linha superior arrebenta você deverá fazer as seguintes checagens:
1- confira passo a passo a forma correta de passar a linha na máquina. A linha pode estar arrebentando por ter sido passada de forma errada;
2- solte um pouco a tensão da linha que pode estar muito apertada.
3 - Verifique se a agulha não está torta e também se foi colocada corretamente. Se ela estiver torta, troque por uma nova;
4 - verifique a a linha não está enroscando no pino do carretel ou em qualquer outra parte do percurso por onde a linha tem que passar.
Estes são os principais causadores do problema e super simples de resolver. Espero que você consiga detectar a causa. abraços

cesar disse...

Boa noite

Comprei uma vigorelli 37/54 antiquíssima e não consigo passar a linha. Pode me ajudar? Abraços

Ivani disse...

Olá Cesar a 37/54 é a Robot. Não tenho esse modelo da Vigorelli. No youtube tem um video que talvez possa te ajudar, embora não seja específico de como passar a linha, dá para ter uma idéia de como você deverá fazer: https://www.youtube.com/watch?v=G-rBeBw2lAU
No entanto se não conseguir, sugiro que visite uma loja de venda e manutenção (assistência técnica) de máquinas de costura usadas e converse com o técnico, se ele tiver uma desse modelo poderá te mostrar como fazer. Boa sorte.

Anônimo disse...

oi dona ivani...sou ana gleyce..a senhora não sabe como me ajudou com essas dicas preciosas de como usar a vigorelli..comprei uma agora pretinha...um pouco pesada...mas estou me adaptando depois que li seus posts....só tinha costume de manuseiar a singer......espero me adaptar logo......a senhora tem face tbm com suas artes e conselhos preciosos?

Ivani disse...

Olá Ana Gleyce, acredito que logo você estará perfeitamente adaptada a sua no va companheira de trabalho, a Vigorelli. Fico muito feliz em saber que minhas dicas ajudaram. Eu tenho face mas somente o utilizo para contatos pessoais e para o projeto Love Quilts Brasil. Abraços.

Unknown disse...

oi Ivani...muito bom encontrar seu blog com essas dicas que não se acha em nenhum lugar a respeito desta máquina.
pois bem eu ganhei uma dessas,porém perderam a bobina dela,e está sendo muito dificil achar uma que dê certo,porque não faço idéia de como era a original e como ela tem que funcionar.Por favor será que você pode colocar aqui ou me mandar particularmente a foto dela ou se vc saberia me dizer como comprar pela internet do mesmo modelo ou uma singular que funcione nela.Não vejo a hora de começar a costurar nela,é a minha primeira máquina!muito obrigada desde já!

Unknown disse...

corrigindo..caixa de bobina

Ivani disse...

Olá Mayara, fico feliz em saber que os artigos que tenho publicado sobre a Vigorelli estão ajudando. Amanhã mesmo providencio a foto da caixa de bobina para você ver. Só que não tenho o teu email para poder te enviar. Abraços

Anônimo disse...

Obrigada, fiquei feliz por encontrar essas dicas que estou doida pra botar em pratica pois a maquina esta na roça

Ivani disse...

De nada. Costurar na roça é bom de mais! Que bom que o artigo te ajudou. abraços

Fernanda M disse...

Acabei de adquirir a minha vigorelli verdinha e linda e devo dizer que só acomprei por sua causa Ivani, tão lindo esse cuidado com a sua e mais linda sua atitude de compartilhar seu s conhecimentos, muito obrigada!!!

Ivani disse...

Olá Fernanda, ah, que coisa boa! É uma excelente máquina de costura, acredito que vocês se tornarão "grandes amigas" e que você fará lindos trabalhos com ela. Agradeço por suas palavras carinhosas. Se houver algo mais que eu possa ajudar, me escreva. Abraços

tatiane disse...

ola ivani estou adorando suas dicas acabei de comprar a minha vigoreli ela é branquinha, mas estou com um serio problema mesmo lendo sua materia não consigo entender como passar a linha naquela rodinha cho q se chama tensor rsrs, será que poderia ensinar este pedaço, ficaria muito grata. bjs e parabéns pelo lindo trabalho

Ivani disse...

Oi Tatiane, fico feliz em saber que as minhas dicas estão ajudando. Puxa, uma Vigorelli Branquinha!!! Adoraria ver uma foto dela, deve ser linda! Você clicou na foto com o tensor para ampliar? Se mesmo assim não estiver claro, me avise que tentarei fazer uma nova matéria específica. Me avise se for necessário, ok? Abraços

Giselle disse...

Oi Ivani , eu comprei uma máquina vigorelli zig zag dinâmicae não sei como usa- lá,vc poderia me orientar a como passar a linha? Obrigada querida!

Ivani disse...

Olá Giselle, infelizmente não tenho o manual da Vigorelli zig zag dinâmica para te ajudar. Acredito que a maneira de passar a linha seja bem parecido com as máquinas que possuem o tensor frontal. Espero que isto te ajude. Abraços

Anônimo disse...

Não consigo encaixar a linha na bobina

Ivani disse...

Olá Anônimo, você clicou na foto acima para ampliá-la? Qual exatamente está sendo a sua dificuldade? Você não está conseguindo passar a linha da bobina pelo porta bobina, é isso?

Adriana Ramos disse...

Boa tarde Ivani tenho uma Vigorely novinha foi dá mãe do meu ex chefe, ela está quebrando muito a linha o que devo fazer obrigado pelo carinho de compartilhar seus conhecimentos que Deus te abençoe. Bjsss

Ivani disse...

Olá Adriana, quando a linha superior arrebenta você deverá fazer as seguintes checagens:
1- confira passo a passo a forma correta de passar a linha na máquina. A linha pode estar arrebentando por ter sido passada de forma errada;
2- solte um pouco a tensão da linha que pode estar muito apertada.
3 - Verifique se a agulha não está torta e também se foi colocada corretamente. Se ela estiver torta, troque por uma nova;
4 - verifique a a linha não está enroscando no pino do carretel ou em qualquer outra parte do percurso por onde a linha tem que passar.
Estes são os principais causadores do problema e super simples de resolver. Espero que você consiga detectar a causa. abraços

maria disse...

Eu tenho uma vigorelli robot(verdinha claro/escuro)com três botoes frontal bem antiga.Tem algum post sobre ela?
Obrigada.

Unknown disse...

olá Ivani, Tenho uma vigorelli preta que sempre foi minha fiel companheira desde criança.sempre foi meu sonho em erdár da minha mãe...Fiquei super feliz qdo minha mãe á doou pra mim...Pena que já estava emperrada,Então paguei um tratamento vip pra ela,Ficou ótima.Gostaria de saber quais outra funções ela tem além da costura reta....Desde já obrigada

Ivani disse...

Olá Ana! Acredito que seja uma Vigorelli modelo Standard "pretinha", no caso ela só faz ponto reto, costura normal e retrocesso, se tiver um botão próximo ao corpo da máquina, como mostrei aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/12/conhecendo-maquina-de-costura-vigorelli.html
item 23 ele abaixa os dentes impelentes para cerzir, bordar e quiltar. Se não tiver você poderá fazer isso isolando os dentes de outra forma.
Apesar de ser uma máquina standard ela é maravilhosa e tenho certeza que você fará lindos trabalhos com ela.
Você sabe em que ano tua mãe adquiriu essa máquina?
Abraços

Rosana disse...

Oi Cristina e Ivani, boa noite. Estou justamente à procura do manual da Vigorelli zig zag automática. Tenho 56 anos e há décadas comprei esta máquina com o meu primeiro salário de professora, e a tenho até hoje. Fiquei muito tempo sem usá-la e esqueci algumas coisas. Será que vocês teriam o Manual dela ainda? Muito obrigada, Rosana Caram, de São Carlos, SP.

Ivani disse...

Rosana, infelizmente ainda não consegui este manual para poder disponibilizar. Boas recordações associadas a tua Vigorelli, né?

Carlos Alberto disse...

Ivani meu mome e Carlos e adquiri uma máquina vigorely antiga e estava com dificuldades de passar a linha, suas instruções muito me ajudaram a passar a linha corretamente e esta funcionando direito. Muito obrigado e que Deus te abençoe.

Ivani disse...

Que bom Carlos Alberto, fico feliz em saber que pude ajudar. :)

Ana disse...

Bom dia Ivani, adorei suas dicas, vc tem o manual da máquina vigorelli robot por favor anagomesco@hotmail.com obrigada

Unknown disse...

Depois de quebrar a cabeça com a maquina de minha vó fiz errado e até quebrei a agulha mas enfim.encontrei seu video finalmente entendi muito obrigado vc é um anjo!

Unknown disse...

Salvou minha vida ufa até que enfim consegui entender

j.aguiar disse...

Acabei de adquirir em um ferro velho uma máquina da Vigorelli, fui procurar outros materiais , mais não pude deixa-la lá , jogada em um canto, lembrei de minha mãe costurando barras de lençóis , para ajudar no orçamento.agora com calma e no devido tempo , vou fazer uma manutenção em regra .

Ivani disse...

Olá J Aguiar. Parabéns pelo resgate e pelas boas lembranças que esta linda te proporcionará.

Anônimo disse...

Olá Ivanir, ganhei uma vigorele verdinha da minha mãe..só que estou achando ela pesada..estou precisando colocar forças nos pés para movimentar..vc acha que pode ser a correia? Eu posso lubrificar o pedal e a roda? Obrigada

Ivani disse...

Olá! Se a correia estiver com folga fica mesmo pesada, a gente pedala, pedala e a máquina não desenvolve. Tente ajustar.
Pode lubrificar sim.
Abraços

Unknown disse...

Olá, estou apanhando com a minha maquina, pois está arrebentando o fio e não sei mexe com ela direito! Enfim , e eu agradeço as dicas acima.

Ivani disse...

Veja o artigo Como resolver problemas máquina costura
https://ivani-arteemcasa.blogspot.com/2020/05/como-resolver-problemas-maquina-de.html
Tem dicas para você identificar a causa do problema.
Boas costuras!

Unknown disse...

Muito obrigada pela sua dica pois sou iniciante nesse ramo